segunda-feira, 4 de maio de 2015

Resenha:Objetos Cortantes



Título:Objetos Cortantes
Editora:Intrínseca
Autora:Gillian Flynn
Páginas:256





Sinopse:

Recém-saída de um hospital psiquiátrico,onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado,a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago,Camile Preaker,tem um novo desafio pela frente.Frank Curry,o editor-chefe da publicação,pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.
Desde que deixou a pequena Wind Gap,no Missouri,oito anos antes,Camile quase não falou com a mãe neurótica,o padrasto e a meia irmã,praticamente uma desconhecida.Mas,sem recursos para se hospedar na cidade,é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado.
Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria,a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família,quase tão macabros quanto as cicatrizes sob as suas roupas.








Fala pessoal!!Como vocês estão?Espero que tenham tido um fim de semana  muito bom e estejam preparados para mais uma semana que se inicia.
Tinha outra coisa em mente hoje,mas de última hora me deu vontade de fazer resenha (sim,não sei o motivo,mas vida que segue kkkkkkkkkkkk).
Então decidido que ia fazer resenha só me restava escolher o título.E dessa vez não foi difícil.Resolvi escolher o mais recente lançamento da autora Gillian Flynn no Brasil:trata-se de Objetos Cortantes.


Quando vi que esse livro seria lançado tive lá minhas dúvidas.Não lembro se já mencionei por aqui,mas eu realmente não gostei de Garota Exemplar.Talvez o problema tenha sido eu ter ido com muita expectativa ou vai ver a escrita da autora naquele momento não me cativou,não sei.Mas ainda pretendo reler Garota Exemplar.
Mas quando li a sinopse de Objetos Cortantes achei interessante e me senti interessado pela história,então resolvi dar mais uma chance para a autora.E não me arrependi.


O início não é lá muito animador admito.Narrativa bem arrastada,uma protagonista sem muito carisma e com um certo senso de auto piedade por si mesma.De cara podemos achar que a história vai ser focada 100% nos problemas que ela tem com si mesma,porém tudo muda quando ela é intimada pelo seu editor-chefe a voltar para sua cidade natal e realizar a cobertura de um assassinato e assim dar mais destaque ao jornal e alavancar sua carreira.Sem muito o que fazer para recusar ela se vê no dilema entre enfrentar os dilemas de seu passado e consolidar sua carreira e assim superar seus problemas.


Assim que ela chega na casa de sua mãe percebemos que a relação entre elas é de um conflito antigo e não resolvido e conforme as situações vão acontecendo esse conflito fica cada vez mais perigoso 
e estranho.
Depois que a protagonista Camile acaba conhecendo e fazendo amizade com um policial que foi chamado para investigar o caso,vemos que o lado jornalista já não fala mais tão alto em Camile quanto deveria ser.A situação agora fica pessoal.E assim ela se vê dividida entre a necessidade de resolver o mistério e seus conflitos pessoais com a automutilação.


Gente eu me incomodei demais com a Camile,porque é impressionante o quanto um personagem pode ser ingênuo.Mas depois que terminei de ler cheguei a conclusão de que toda a pressão em uma situação de assassinato e mistério presentes na história não deixam muito espaço para racionalidade principalmente quando a personagem em questão não chega nem perto de ser policial.


O clima de mistério que a autora cria em torno das relações familiares e a forma como ela consegue fazer com que todas as peças se encaixem até a última página do livro é o ponto alto do livro.E como o livro não é longo,acaba sendo suspense na medida certa e sem enrolação, o que não dá muito espaço para nos cansarmos do livro a não ser pelo início meio arrastado.Talvez o que faltou em Garota Exemplar e sobrou em Objetos Cortantes foi a objetividade com que a história é contada,mais uma vez provando que pra fazer um grande suspense não é preciso escrever apenas por escrever.
Gostei muito das partes de enfrentamento entre a Camile e sua mãe que acaba provocando nos leitores aquele sentimento de revolta e de profunda antipatia,diria até mesmo beirando ao ódio.
Muitas pessoas estão comparando a autora com Stephen King,mas sinceramente não é pra tanto,mas consegui perceber na escrita da Gillian Flynn nesse livro algumas características do King,principalmente na construção de alguns personagens (sem mais detalhes senão vira spoiler kkkkkkkkkkkkkkk)
Até mesmo na construção da própria Camile,vemos um incrível amadurecimento dela ao longo da história,um senso de justiça que vai se manifestando ao longo da narrativa.
No geral gente,acabei gostando demais desse livro,me surpreendendo até em muitas partes e com certeza pretendo ler outros livros da autora.






Galerinha,por hoje ficamos por aqui.Espero que tenham gostado da resenha de hoje.Aproveitem pra ler esse livro da autora porque parece que já tem outro a caminho em breve.Ótima dica pra que gosta de suspense.
Vamos ver se no próximo post consigo publicar o que já tinha programado ou se mudo de opinião no meio do caminho kkkkkkkkkkkkkkk
Por hoje é só pessoal,nos vemos no próximo post!!
Grande abraço!!

12 comentários:

Descafeinadas disse...

Heey ! Sou completamente apaixonada pela Gillian Flynn desde que li Garota Exemplar, quero muito ler Objetos Cortantes, maaas é tanto livro que acabo ficando sem dinheiro kkk , amei o blog ><

Bjoos Mih <3

descafeinadas.com.br

Míriam Puim - Blog Míriam, the Mermaid disse...

Estou ansiosa por ler alguma coisa dessa autora, mas é como a Miih falou no comentário ali em cima.. "é tanto livro que acabo ficando sem dinheiro" ahaha!
Parabéns pela resenha! :)

http://prologuesepilogues.blogspot.com/

Unknown disse...

Eaí, tudo bem Cláudio?

Estou participando de uma tag especial para o dia das mães, e te indiquei para fazer também.. Dá uma olhadinha lá e vê se te interessa :)

http://doce-estante.blogspot.com.br/2015/05/tag-frases-de-mae.html

Cláudio Cabral disse...

Oi Miih!!
Gostei bastante da escrita dela em Objetos Cortantes mas não tanto em Garota Exemplar,achei que ficou faltando alguma coisa mas é inegável que ela tem talento.
Nem me fale,muito livro pra pouco dinheiro kkkkkkkkkkk
Obrigado querida!
Bjos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Míriam!!
Pode começar por Objetos Cortantes que você vai gostar.
hahahahhahahaha pura verdade.
Obrigado!!
Bjos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Thayná!!Tudo ótimo e vc?
Adorei a tag!!
Vou fazer essa semana,obrigado por me indicar.
Bjos!!

Ana Books disse...

Adorei a resenha! A autora Gillian Flyn de Garota Exemplar ainda não lido todo( vou terminá -lo) e Objetos Cortantes já adorei ,pois envolve suspense.Amo Suspense e Mistério!
Obrigada pela Dica!

booksmagiclove.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Obrigado!!
Se ama suspense vai adorar o livro,não tenho dúvidas!!
E parece que tem livro novo da autora vindo por aí.
Beijos!!

Unknown disse...

Oi Cláudio,
Quero muuuito conhecer a escrita da autora e, como já assisti o filme de Garota Exemplar, quero começar por Objetos Cortantes. Às vezes o início é meio arrastado para termos aquela introdução, mas gostei de saber que depois melhora. Minhas expectativas estão bem altas!!
Um abraço,

versosenotas.blogspot.com.br

Unknown disse...

Oi Cláudio,
Quero muuuito conhecer a escrita da autora e, como já assisti o filme de Garota Exemplar, quero começar por Objetos Cortantes. Às vezes o início é meio arrastado para termos aquela introdução, mas gostei de saber que depois melhora. Minhas expectativas estão bem altas!!
Um abraço,

versosenotas.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Bárbara!
Vale super a pena conhecer a escrita da autora.
Tenha paciência com o início de Objetos Cortantes,juro que depois melhora kkkkkkkk
Abraços!!

Jéssica Neves disse...

Bom, pelo menos a personagem amadurece né? Não tem coisa mais chata do que protagonista songa monga do começo ao fim kkkkk. E eu fiquei besta com você não ter curtido Garota Exemplar HAHAHA Deve ter sido a superempolgação pra ler mesmo. Eu procurei não criar expectativa nenhuma e me apaixonei pelo livro . Está na lista dos meus preferidos. Esse com certeza não vai me decepcionar então.

Ótima resenha

Beeijos
Que Nerdisse Alice

Postar um comentário