quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Resenha:Caixa de Pássaros




Título:Caixa de Pássaros
Autor:Josh Malerman
Editora:Intrínseca
Páginas:272
Tradutora:Carolina Selvatici




Sinopse:

Há alguma coisa lá fora.....Algo aterrorizante que não deve ser visto.Basta uma olhadela e a pessoa é levada a cometer atos de violência mortal.Ninguém sabe o que provoca isso ou de onde veio.
As portas estão sempre trancadas.Cobertores tapam as janelas das casas.A internet não funciona mais.Nem o telefone.Os sobreviventes não sabem em quem confiar.Não se pode mais sair às ruas sem uma venda nos olhos.Há algo do lado de fora.Algo que não pode ser visto,que enlouquece as pessoas e as leva a cometer atos violentos seguidos de suicídio.
Abrigada com duas crianças,Garoto e Menina,em uma casa abandonada próxima de um rio no Michigan e obrigada a sair sempre com os olhos cobertos,Malorie logo aprende a realizar tarefas,e inclusive a percorrer distâncias mais longas,às cegas.O surgimento de uma misteriosa neblina faz com que ela decida finalmente deixar a casa e embarcar com a família numa arriscada jornada,de olhos vendados,e confiando apenas em sua perspicácia e no ouvido treinado dos filhos.Mas do que eles estão fugindo e onde pretendem recomeçar a vida?
Quatro anos antes,Malorie fez parte de um grupo liderado por Tom,seu amigo leal,e formado por pessoas que não se conheciam,mas que se uniram para resistir ao terror oculto,na tentativa de criar certa ordem a partir do caos.Contudo,quando os suprimentos chegaram perto da escassez,eles foram obrigados a ser arriscar do lado de fora e a confrontar a pergunta derradeira:em um mundo que enlouqueceu,em quem se pode realmente confiar?







Hey leitores!!Tudo bom com vocês?Ah Bienal chegando e a ansiedade só vai aumentando!
Continuando as postagens referentes ao evento,hoje trago resenha pra vocês de um autor que estará presente no último dia da Bienal,no dia 13.O livro escolhido é Caixa de Pássaros,livro de estreia do autor Josh Malerman.
Já vinha querendo fazer resenha desse livro há um tempo,mas sempre ia adiando,mas hoje chegou finalmente o dia.





Quando foi lançado,lembro que foi um burburinho muito grande,muita coisa foi falada e o clima de suspense em cima da história era total.Até demorei bastante a comprá-lo,quis esperar diminuir um pouco os comentários em cima dele.
A história é contada em dois momentos:o momento atual da nossa protagonista Malorie e das crianças que vivem com ela e o momento passado que vemos como que o mundo chegou até a situação atual.
Se pudesse escolher entre um e outro,gosto mais do ponto de vista do momento passado.O clima de suspense é mais perceptível nessas partes,onde o desconhecido é mais temido pelo simples fato da humanidade não acreditar nas notícias que estão sendo veiculadas.Justamente por não acreditar,as mortes vão ocorrendo e quando a humanidade se dá conta da gravidade da situação,a crise já está totalmente instaurada e fora de controle
Uma dessas pessoas que não acreditava,é a Malorie.Ela só se dá conta de tudo,quando ela presencia uma cena que ela jamais imaginava.
Quando ela se vê sozinha,a única alternativa é buscar ajuda,evitando olhar o mínimo possível,tendo que se acostumar com esse novo mundo.
E nessa busca por ajuda ela conhece Tom,que vai se provando ser um grande amigo e um grupo de refugiados que fazem de uma casa seu quartel general,totalmente bloqueado.
Mas um ambiente desses,carregado de tensão desperta sempre os piores sentimentos em um ser humano:desconfiança,raiva,medo,desespero que são ingredientes para uma tragédia.
E com tanta gente confinada ao mesmo tempo a lógica a se pensar é:até quando os suprimentos vão durar?
Nessa incerteza,reviravoltas irão acontecer,sentimentos vão se tornando cada vez mais fortes e uma pergunta fica no ar:até quando e até que ponto podemos confiar em alguém e em nós mesmos?





Como falei,tinha expectativas grandes com esse livro.Elas foram atingidas?Não.
Não foi um livro ruim,longe disso.Apenas esperava algo a mais e explicações mais convincentes.
O autor poderia ter explorado muito mais coisas,situações,era uma história de grande potencial.Mas ele preferiu fazer um livro ok,não se arriscou muito.
Em contrapartida,as partes de suspense foram muito boas.Em algumas partes a gente se colocava no lugar dos personagens e sofria junto com eles.Pra mim a parte de maior agonia era quando algum dos personagens tinha que se arriscar no lado de fora para pegar água.A tensão era evidente em cada palavra,era algo que parecia que estava acontecendo do nosso lado naquele instante.
Aliás essas partes de suspense são o ponto forte do livro.Gostei também do amadurecimento da protagonista ao longo da história.Vemos uma Malorie no início meio que infantil e insegura e conforme as coisas vão acontecendo ela vai se tornando mais forte,mais segura,mais cautelosa com relação as pessoas e a ela mesma.E percebemos como ela ficou dura quando vemos a forma como ela criou as crianças,sempre pronta a reconhecer qualquer som,atentas ao menor sinal de perigo e sempre obedecendo rigidamente a suas ordens.
Com relação a escrita do autor,é uma escrita que tem bastante potencial.Devemos ficar de olho nele e nos próximos lançamentos,acho que poderemos ver uma escrita bem mais madura e histórias mais consistentes;
No geral foi um livro ok mesmo,com seus altos e baixos,um final que me desagradou,mas que depois de toda a história não vi como poderia ter sido diferente.Se for pra dar uma nota ficaria numa nota 3.
Quem gosta de um suspense psicológico com uma narrativa mais rápida,acho que vai gostar do livro e sim,recomendo a leitura,mas leiam sem expectativas pra aproveitar melhor a história.
E quem estiver pela Bienal no dia 13,pode conseguir o autógrafo do autor.Ele estará no pavilhão verde,às 17 horas.Acho que vou tentar autografar meu exemplar kkkkkkkkkkk






Então gente,por hoje é só,espero que tenham curtido a resenha.Ficamos na ansiedade da Bienal a cada dia que passa e com certeza até lá muitas coisas boas virão por aqui,fiquem de olho :)
Galerinha vou indo nessa,não deixem de curtir a página do blog e ficar por dentro das novidades da Bienal e daqui do blog também!
E aproveitando:querem que eu fale sobre alguma coisa mais específica da Bienal?Deixem aqui nos comentários!!
Vou indo nessa,até a próxima postagem!!

23 comentários:

Unknown disse...

Mds! Já li esse livro e adorei o final.
Sucesso!

Junior Lucas disse...

Olá, gostei do Post parabéns estou seguindo seu blog se puder seguir o meu http://alivepineapple.blogspot.com.br/ !

Denise Crivelli disse...

Oi
Na época do lançamento dele vi muitos comentários positivos, mais depois eles diminuirão.
É um livro que tenho curiosidade de ler, pois gosto de suspense mais pelo que li na resenha é para se ler sem expectativas.

momentocrivelli.blogspot.com.br

Michelly Santos disse...

Oi Cláudio!
Meu problema com esse livro são justamente as expectativas que alimento. A chance de me desapontar é muito grande, aí fico só adiando a leitura. Tenho um amigo que vive insistindo pra que eu leia essa obra, e uma hora vou acabar me rendendo. Só espero que eu não me decepcione!

http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
Mais Uma Página

Carolina Vidal disse...

Olá!
Sempre ouço falar bem deste livro. Mas o final, sempre falam mal mesmo! hahahhaha

Também vim para contar que "taguiei" seu blog para TAG Amo/Odeio.
Espero suas respostas! :)
Carol do blog - Que tal, Carol?
http://quetal-carol.blogspot.com.br/2015/08/tag-amo-odeio.html

Renata Varela disse...

Um dos lançamentos que mais me deixou ansiosa na época! Não comprei ainda, espero ler em breve. Mesmo querendo muito, não tenho expectativas, então acho que vou gostar né?
Beijos, Cláudio!
whoosthatgirrl.blogspot.com

Inês Gabriela A. disse...

Olá,
Ando lendo coentários incríveis sobre esse livro, estou morta de curiosidade de ler e conhecer logo essa história.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

Carolina Trigo disse...

Oi Cláudio!
Sempre ouvi falar MUITO bem desse livro.
Até comprei ele e tudo o mais, apesar de ainda não ter lido... Mas depois da sua resenha, vou esperando menos, para não me decepcionar.
Bjss

http://www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

João Victor Muniz disse...

Hahahah estou louco pra ler esse livro! Essa será umas das minhas próximas leituras, ainda nessa semana!

Cláudio Cabral disse...

Que bom que gostou!
Espero que o autor publique logo outro livro,ele tem potencial.
Obrigado!!
Abraços!

Cláudio Cabral disse...

Oi Junior!!
Obrigado,vou dar uma passada lá :D
Abraços!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Denise!
Eu lembro disso,muitas pessoas falando demais na época do lançamento.Com certeza é pra ler sem expectativa...é uma história boa mas não chega a ser mega surpreendente.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Michelly!
Nem fala,nós leitores e essas expectativas kkkkkkkkkkk
Eu adiei bastante essa leitura por conta disso.
Lê no tempo certo,quando realmente tiver vontade que irá aproveitar mais essa leitura :D
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Carol!!
Pois é,o final.....ainda me pergunto o que o autor quis com aquele final,mas enfim.....hahahahahahaa
Obrigado querida,próximos posts com tag irei responder :D
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Renata!
Nem fala,fiquei super empolgado quando lançou,mas esperei baixar um pouco a euforia inicial pra comprar.Ah ótimo,vai aproveitar bem mais a leitura,depois me diz o que achou!
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Inês!
É uma história que te envolve,principalmente no início,mas vai perdendo um pouco o ritmo,mas no geral é uma história é boa :D
Depois me conta o que achou!
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Carolina!!
Quando foi lançado o comentário em cima dele era avassalador!
Lê sem expectativas,é o que recomendo pra esse livro.
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Fala João!!
Nossa,que coincidência hahahahaahhaa
Depois me diz o que achou!
Abraços!

Unknown disse...

Oi Cláudio!
Confesso que depois de tantos comentários sobre esse livro é inevitável não ficar curiosa para conhecer a história. No entanto, a maioria das pessoas também estão reclamando do final... uma pena.
Um abraço,

http://versosenotas.blogspot.com.br/

Brenda Motta disse...

Quando vi, que tinha uma resenha do livro em seu blog, fiquei curiosa pra saber o que você comentou, pois fiz a resenha do mesmo livro.
É pelo visto não fui só eu que fiquei um pouquinho decepcionada com o final, mas ao mesmo tempo gostei bastante do livro.

adorei, estarei te acompanhando adorei seu conteúdo. Sucesso

Spoiler Mania

Cláudio Cabral disse...

Oi Bárbara!!
Realmente escutando opiniões,lendo a sinopse não tem como não ficar curioso.
Mas realmente o final não correspondeu muito com as minhas expectativas kkkkkkkkkkk
Abraço!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Brenda!!
Jura?Vou lá ver!!
Achei que era só eu que tinha ficado decepcionado com o final hahahahahhaa
No geral foi um livro bom de se ler,mas ficou a sensação que poderia ser melhor.
Obrigado querida,fique à vontade por aqui :D
Beijos!!

Unknown disse...

Já comigo, esse foi um dos favoritos do ano até agora! Mas entendo perfeitamente os que não curtiram o final. Mas diferente de você, já achei que o autor ousou bastante no fim (você comenta na resenha que acha que preferiu não ousar). Fiquei chateadíssima em saber que ele vai na Bienal e eu não vou poder ir! :'(
Se ele continuar como começou, há grandes chances de virar um dos meus autores favoritos! :D
Tenho curtido quando não nos dão todas as respostas mastigadas, fica algo no ar! hehehe
Tomara que você goste mais das próximas obras dele. ;)

Samy :)

Postar um comentário