domingo, 10 de janeiro de 2016

Resenha:Amor Amargo






Título:Amor Amargo
Autora:Jennifer Brown
Editora:Gutenberg
Páginas:256
Tradução:Guilherme Meyer





Sinopse:

Último ano do colégio:a formatura da estudiosa Alex se aproxima,assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos,Bethany e Zach,de viajarem até o Colorado,local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente.O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo,e tudo corre conforme o planejado.
Até Cole aparecer.
Encantador,divertido,sensível,um astro dos esportes.Alex parece não acreditar que o garoto está ali,querendo se aproximar dela.Quando os dois iniciam um relacionamento,tudo parece caminhar às mil maravilhas,até que ela começa a conhecê-lo de verdade...










Fala pessoal!Tudo bom com vocês?Primeiramente feliz 2016 pra todos!Espero que tenham tido uma passagem de ano maravilhosa e que tenham renovado suas energias para mais esse ano que se inicia,com perspectiva de muitas coisas boas!
Nada melhor pra começar o ano do que inciar com o pé direito com resenhas!
Hoje escolhi um livro que ficou na minha lista de melhores leituras de 2015 e que me impactou muito.Estou falando do livro Amor Amargo,da autora Jennifer Brown,a mesma que escreveu A Lista Negra..É impressionante como essa autora consegue tratar temas densos,pesados,de uma forma a passar a sua mensagem para os leitores,principalmente os jovens,sem ficar chato ou apelativo.
Vamos conferir o que achei dessa história.




A história começa com Alex,uma adolescente estudiosa,trabalhadora que está prestes a se formar.Sua fama no colégio é tão boa,que ela dá aulas de reforço para seu melhor amigo Zach na escola.Um dia porém isso está prestes a mudar.
Chegando para dar aulas de reforço para Zach,a senhorita Moody,professora responsável pela oficina de reforço,comunica que Alex tem um novo aluno e a partir daquele momento outra pessoa ficaria responsável por dar aulas para Zach enquanto ela daria aulas para o aluno novo.Seu nome é Cole,recém chegado de outro colégio.
Aos poucos durante essas aulas Alex vai se sentindo bastante atraída por ele,seu encanto,suas piadas,seus elogios....tudo isso vão deixando-a cada dia mais apaixonada e não demoram muito a se envolver em um romance.
Só que nossa protagonista vai percebendo que Cole não é exatamente o cara maravilhoso que ela achava que fosse .
Coisas acabam acontecendo e Alex vai se deixando envolver até não ter ideia de como sair dessa situação.
Será que ela vai ter forças pra enxergar o que é bem óbvio pra todo mundo?






Galera o tema central desse livro é relacionamento abusivo.Achei brilhante a escolha desse tema por parte da autora,pois é algo muito atual e que na maioria das situações as vítimas não sabem como agir,como retomar o controle da sua vida.
Essa história tem muito impacto,mas a grande virtude por parte da Jennifer Brown foi relatar exatamente como as coisas acontecem,desde o início quando tudo são flores,passando pelas transformações da vítima e do agressor até chegar ao ponto em que a pessoa se vê presa no relacionamento e não tem ideia de como se libertar.
O que está escrito ali é exatamente o que acontece na maioria dos casos.Pra quem acha que isso só acontece com pessoas de menor instrução,nossa protagonista está aí pra desmentir isso.
Alex é uma garota inteligente,uma das melhores da escola,tem um emprego,objetivos de vida,melhores amigos que todo mundo gostaria.
A habilidade da autora também em trabalhar com os personagens chamou muito a minha atenção.Aquela protagonista forte do início vai se esvaindo pouco a pouco no relacionamento,e junto com elas seus melhores amigos que passam também a ter outras atitudes com relação a ela.
Conforme Alex vai se entregando ao relacionamento,ela passa a procurar desculpas para o comportamento do Cole,desde a primeira agressão,inclusive por muitas vezes ela acaba se culpando.
Alguma semelhança com a realidade até aqui?
Chega um ponto que nossa protagonista se vê sem os amigos,sem sua vida,se equilibrando nas escolhas pra agradar Cole,com medo do que possa dizer ou fazer.Ela fica com vergonha de contar as pessoas,mesmo que algumas acabem desconfiando dos seus machucados cada vez mais aparentes.
E é aí que a autora mostra o quanto os personagens secundários são importantes para a nossa história,o quanto eles são importantes para Alex tomar uma decisão.
A escrita é bem direta,dando aquele choque de realidade no leitor,mas sem ser apelativo ou tentando de alguma forma ser sensacionalista.Pelo contrário:essa história é escrita principalmente para os jovens,então é como se Jennifer Brown estive contando para o leitor algo que aconteceu com alguém,tamanha a intimidade que temos com a sua escrita.A cada capítulo,paramos pra refletir,vamos identificando certas situações,em outras palavras:um livro bem real.
Apesar de um tema pesado,esse livro não é muito ágil.A história é lenta,sem enrolação é verdade,mas a autora vai nos conduzindo pouco a pouco por cada estágio por qual uma vítima de agressão passa.Então se vocês esperam um livro acelerado isso não é o que vocês vão encontrar,mas acreditem:vale a pena a leitura.
Pra finalizar gente,amei demais esse livro,me fez pensar,refletir e ver o quanto esse tema é pior do que imaginamos e precisamos estar atento aos sinais.Pode ser que alguém próximo esteja passando por isso,mas tem vergonha de falar,assim como nossa protagonista.
Recomendo muito a leitura,apesar de ser um livro jovem adulto,recomendo para todas as idades,inclusive não seria nem pedir demais que ele fosse objeto de debate nas escolas.






"...E não conseguia entender como,em um minuto,podia estar me dando socos na cara e,no próximo,estar dizendo que me amava.E não conseguia entender como eu poderia deixar isso acontecer."



"Levantei-me e respirei fundo algumas vezes enquanto pendurava a mochila nos ombros e depois saí como se nada tivesse acontecido.E,no que dependesse de mim,era isso que todos pensariam."



"Como pôde?,me perguntava enfurecida.Como pôde fazer isso comigo?
Os pensamentos se embaralhavam.Qual deveria ser meu próximo passo?



"Mas era como ver a mim mesma da entrada de um longo túnel escuro.A pobre garota na saída,esta sim estava arrasada,confusa e cheia de hematomas.E eu morria de pena dela,quem quer que ela fosse."










Então galerinha,espero que tenham gostado da primeira postagem do ano.Resolvi começar com uma resenha também porque andei pensando e acho que fiquei devendo nesse quesito,então pretendo compensar o tempo perdido,teremos mais resenhas esse ano com certeza.
Antes de me despedir,preciso deixar um alerta pra vocês.Esse livro é um tapa na cara das pessoas,então leiam e reflitam,se atentem aos sinais,isso pode estar acontecendo mais perto do que você imagina.No final do livro a autora coloca algumas perguntas e respostas sobre o tema.
Se você é vítima de uma situação dessas,não fique com vergonha,lide com a situação,busque ajuda,hoje em dia tem inúmeros grupos que podem te ajudar a se libertar de um relacionamento abusivo.Se em algum momento procurar desculpas pra não procurar ajuda lembrem-se:quem ama não agride.Se liberte disso.
Gente por hoje é só,espero que tenham gostado da resenha.Não deixem de ler,pois na minha opinião é uma leitura obrigatória!
Até o próximo post gente!

10 comentários:

Jessica Andrade disse...

Olá,
Nossa não sabia que o livro se tratava de relacionentos abusivos, e achei super interessante a autora explorar o assunto.
Vou colocá-lo na minha lista de leitura.
Bjs
http://diarioelivros.blogspot.com.br

Kathleen Yasmin disse...

Ahhh, preciso ler esse livro pra ontem!!! Eu sempre fico babando por ele nas livrarias, mas ele é sempre muito caro (ele e A lista Negra), daí acabo deixando...
Que bom que você gostou do livro, só me deu mais vontade ainda de ler! :( hahah
Beijoss
www.vidaemmarte.com.br

Carolina Vidal disse...

Oi Cláudio,
Quando soube que fala de baile de formatura, já quero! Hahahah
Só espero não sentir uma ressaca após o fim!
http://quetal-carol.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Oi Cláudio!!! Nossa, não fazia ideia de que se tratava desse assunto, já tinha visto o livro por aí, mas não tinha nem dado uma olhada em sinopse, nada. E realmente esse é um tema bem atual e que infelizmente trata-se de algo comum em nossa sociedade, e na maioria das vezes acontece de a vítima se responsabilizar pelas agressões sofridas. Que bom termos autores atentos a essas situações, transmitindo de forma delicada, mas direta, a mensagem de que relações devem ser uma troca saudável. Um 2016 repleto de ótimas leituras como essa. Beijo, beijo.
www.ameninaquenaoparadeler.blogspot.com.br

Camila Lobo disse...

Oi, Cláudio, tudo bem?
Não é a primeira vez que leio elogios sobre essa autora. Acredito que eu nunca tenha lido críticas negativas sobre as obras dela.
Não sabia porém, que Amor Amargo era sobre relacionamento abusivo. Assunto tão atual, mas tão pouco abordado.
Apesar de me parecer uma leitura realmente bem pesada - a capa me dá essa sensação - colocarei ele para ler futuramente.
Adorei a resenha!

Abraços,
Camila

http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Jessica!
Pois é,quem olha a capa nem imagina que se trata de um tema tão forte.E a autora explora com maestria e bastante realidade essa situação que infelizmente é tão atual.
Depois me diz o que achou :)
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Kathleen!
A edição tá maravilhosa!
Em livraria física ele tá sempre muito caro,procura na internet,já encontrei ele por um preço bem em conta,principalmente no Submarino.
Realmente me apaixonei pelo livro,pela escrita da autora que realmente sabe nos contar com exatidão todos os lados desses temas tão polêmicos.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Carol!
hahahaahhahahaha
Se prepara pra quando terminar a leitura,porque você vai ficar olhando pro livro por alguns momentos e refletindo em tudo aquilo que você acabou de ler,comparando com os dias atuais....
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Regiane!
Pois é,quem passa por ele na livraria e vê a capa nem imagina que se trata de um tema desses.
Infelizmente é uma situação que acontece com mais frequência do que gostaríamos,mas é sempre importante termos autores que nos tragam esses temas,isso pode ajudar bastante.
Obrigado querida,pra você também,um 2016 maravilhoso com muitas e muitas leituras!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Camila!
Tudo bem e você?
No começo eu desconfiava um pouco sobre tantos elogios que eu lia sobre a autora,mas quando li A Lista Negra realmente comecei a entender o motivo de tantos elogios e quando terminei de ler Amor Amargo tive a confirmação definitiva:a autora é brilhante!
Quero ler tudo dela que for lançado por aqui.
É uma leitura pesada,mas tudo abordado com bastante tranquilidade e altas doses de realidade.
Obrigado :D
Abraços!

Postar um comentário