sábado, 15 de abril de 2017

Resenha:Muito Mais Que O Acaso


Livro:Muito Mais Que O Acaso
Autor:Athos Briones
Editora:Gutenberg
Páginas:160


Sinopse

O amor não tem idade, não tem hora, ele acontece quando você menos espera. 
Victor é um garoto comum. Estudante de escola pública, ele adora jogar futebol e sonha em proporcionar um futuro melhor para a mãe e para a irmã. Tudo o que ele precisava era de uma oportunidade para que os seus sonhos, enfim, se tornassem realidade.
O empurrãozinho do destino chega quando Victor ganha uma bolsa de estudos no melhor colégio de São Paulo, graças ao seu talento no futebol. Perdido em um ambiente completamente novo e muito distante da realidade de sua vida, ele encontra refúgio entre os novos amigos e nos olhos claros de uma garota chamada Sophia, capaz de fazê-lo se sentir parte daquele mundo. Mas quando a mãe de Sophia se opõe ao relacionamento dos dois, os problemas do ensino médio surgem e as pessoas não são tão receptivas quanto parecem, Victor percebe que terá de vencer o preconceito e a discriminação para provar que o valor de uma pessoa não se mede pela sua origem, mas por suas ações.



E aí gente!Como estão?Passaram bem a semana?Espero que sim.Temos mais resenha chegando!
E é de um dos livros lidos esse mês.Trata-se de Muito Mais Que O Acaso do autor Athos Briones.
O personagem principal é Victor,um menino comum que estuda numa escola pública e que por conta de uma bolsa escolar acaba tendo que mudar de escola.O problema é que a nova escola é de um nível social muito diferente do que ele está acostumado,mas a sua mãe tem certeza que vai fazer bem a ele agarrar essa oportunidade de estudar em um lugar melhor e lutar pelo seu sonho de ser jogador de futebol.
Ainda tentando se adaptar,ele se identifica com Matheus,Leo e Sophia (por quem ele acaba tendo sentimentos que ele não imaginava).
Mas nem tudo seriam flores.Henrique faz de tudo pra que Victor não se adapte e não tenha sucesso no time da escola e muito menos com Sophia.
Victor vai ter que lutar contra muitas coisas nessa adaptação,mas principalmente com o preconceito e a discriminação por parte de alguns alunos e pais dos alunos inclusive.
E essas barreiras podem inclusive atrapalhar sua amizade e romance com a Sophia.
Será que tudo vai dar certo no final?



Pessoal esse livro foi talvez uma volta aos tempos de escola pra mim.E de fato a questão do preconceito social na escola existe e muito.Às vezes até na própria escola pública existe isso.Vivenciei isso e posso dizer que não é fácil,mas existem pessoas que podem ajudar muito:amigos de verdade que de cara você reconhece.
Por isso,posso dizer que o Athos soube retratar a situação de uma forma simples,sem precisar exagerar,mas que passa a mensagem muito bem para o leitor.Falar sobre preconceito e discriminação nem sempre é muito fácil,mas a leveza e objetividade com que esses temas foram retratados aqui são de uma maturidade muito grande.
Acho que muitas pessoas vão voltar ao seus tempos de aluno e vão se reconhecer e reconhecer também algumas cenas.
Achei que ele se perdeu um pouco em algumas partes,alguns diálogos e situações  muito forçados que eu ficava me perguntando:pra que isso?
Os personagens são muito cativantes,engraçados e simples.Gostei muito do Matheus.A Sophia foi o que menos gostei.A situação às vezes estava diante dela,mas ela preferia não acreditar.
Com relação a trama,ela é bem previsível desde o início (inclusive o romance),mas nada que incomode o leitor (pelo menos pra quem não tenha problema com esse tipo de história.).Você acaba dando altas risadas com as cenas e o mais importante é a mensagem que a história deia.Previsível ou não,essa mensagem foi passada de uma forma bem clara,objetiva,sem nenhum tipo de complicação.
Existem alguns erros de condução e construção de algumas cenas e diálogos (forçados e alguns sem sentido),é bem verdade,mas o Athos tem muito potencial pra trabalhar isso para as próximas histórias,não tenho dúvidas.
Sabe aquele livro pra ler em um dia?Então,esse é uma recomendação interessante que une o romance,com o young adult de uma forma muito bonita e que transmite o recado de forma bem bacana.Bem recomendado para o público jovem,principalmente quem está na fase escolar,com certeza irão se identificar bastante.
Quem está naquela famosa ressaca literária também pode apostar nessa leitura que com certeza vai servir pra te ajudar nesse momento.
Quem tem filhos adolescentes ou pré adolescentes,super recomendo,pelo tema e por ser uma leitura bem rápida e tranquila,eles vão acabar curtindo e tirando lições valiosas!E não esqueçam:não desistam dos seus sonhos,por mais que tudo e todos estejam contra,corram atrás dos seus sonhos e objetivos!



"Felizmente,assim que piso na quadra me sinto conectado ao lugar.Estou em casa outra vez.Futebol é minha válvula de escape.Nada é capaz de me atingir quando estou dentro de uma quadra."



" - Às vezes não fazer nada é justamente o caminho certo."



" - Estamos aqui para revolucionar o mundo,Victor.É na escola que tudo começa.É ali que os preconceitos são expostos e sentidos.A gente sofre,a gente erra,a gente aprende."



"Sabe,filho,acontecem coisas na nossa vida que na hora não entendemos o porquê,às vezes passamos anos sem entender,mas em algum momento vemos que aconteceu o melhor.Tudo tem um "motivo maior".Você é um garoto de ouro,Victor.Lá fora existe um mundo gigante te esperando e você é forte pra aguentar qualquer coisa que apareça em seu caminho.Encare essa mudança de escola como o fim de um ciclo que foi bom e o início de um que será maravilhoso!"



"Sofrimento não tem botão de liga e desliga.Infelizmente."



" - Sorria...sorrir em dias comuns é fácil.Mas é quando a vida aperta que a dificuldade de sorrir aparece,e quando isso acontece,precisamos respirar e agradecer pelo que temos."



"Muitas pessoas acham que nós,adolescentes,não sabemos o que é amor,não sabemos nada da vida.Eu discordo.O amor não tem idade,não tem hora,ele acontece quando você menos espera."





Então gente,gostaram da resenha?Espero que sim e que tenha sido uma recomendação bem bacana pra vocês.
O Athos é um autor iniciante,mas podemos ver que ele tem muito a evoluir e com certeza ouviremos falar bastante dele.
Preciso passar um recado pra vocês:devem ter notado que não tenho feito o nosso diário de leitura de It A Coisa,né?
Vou explicar:estou com muitos livros acumulados aqui,muita coisa mesmo e ainda tem mais pra chegar e alguns lançamentos que vou comprar,Então com o objetivo de dar uma diminuída nessa lista de não lidos,resolvi fazer uma pausa na leitura de It,mas em breve voltaremos,fiquem de olho!
Pessoas por hoje é só,espero que tenham gostado.Não esqueçam de comentar,quem já leu não esqueça de deixar a opinião sobre o que achou do livro.
É isso gente,nos vemos na próxima!
Abraços!

8 comentários:

Nessa disse...

Oie
O enredo do livro é bom e parece ser uma história boa, mas confesso que não chama muito a minha atenção.

Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Se Athos herdou o talento da mãe - Bianca - então vou amar a história.
Beijos
Balaio de Babados
Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Gostei bastantão da resenha e indicação.
Gosto demais de livros para ler de uma sentada!
Não tenho nada contra clichês, especialmente se são bem conduzidos e agradam em cheio por serem descomplicados.
Importante a temática do preconceito ter sido trabalhada de forma objetiva, com leveza e passando a mensagem com maturidade sem exagerar.
Louca para conhecer o Vic & a Soph, e o Math (olha a intimidade do serumaninho aqui)
Já vai para a lista dos desejados.
Excelente semana pra ti
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Cláudio Cabral disse...

Oi Nessa!
É uma história bem gostosinha de ler,mas que realmente não chama tanto a atenção,mas vale a pena :)
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
Ele está no caminho,não tenho dúvidas!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Jura?Que bom!É uma leitura muito gostosa,quando você menos espera,já terminou de ler kkkkkkkkk
Também não tenho,desde que seja bem estruturado e bem escrito,às vezes clichês são necessários pra dar uma relaxada na mente.
A mensagem é o ponto alto da história,sem dúvidas!
Já tá íntima hahahahahahahaa
Depois me diz se gostou :D
Ótima semana pra você também!
Beijos!

Unknown disse...

Oie Claudio
Eu ja estava interessada em ler esse livro.Agora a minha vontade só aumentou.

Amei a resenha

Meu mundinho quase perfeito

Cláudio Cabral disse...

Oi!!
Muito feliz que tenha gostado.
Depois me diz se gostou do livro :D
Beijos!

Postar um comentário