terça-feira, 30 de janeiro de 2018

5 Livros Nacionais Que Todos Precisam Conhecer


Fala galera!Como vocês estão?Espero que estejam bem.Mais uma pausa nas resenhas,resolvi trazer pra vocês hoje indicações de alguns livros nacionais que são muito pouco comentados e falados no mundo literário seja através dos blogs ou canais literários,mas que merecem ser mais comentados.Foram cinco livros que escolhi e todos eles me renderam ótimas leituras,tenho uma história com cada um deles.
Vamos começar os trabalhos?





Uma Canção Para A Libélula
Juliana Daglio
E-Book


Ainda criança, a talentosa Vanessa compôs uma canção para expressar seu fascínio por libélulas. Sem compreender o significado desses insetos alados em sua vida, ela cresceu para se tornar uma pianista de sucesso, famosa em toda a Europa. Porém, sua alma sombria e quieta segue assombrada por uma presença cinza, uma doença inescrutável. A jovem pianista precisa retornar ao Brasil, ignorando a voz obscura que ronda sua mente, prometendo tragá-la para as memórias terríveis que cercam sua antiga casa em São Paulo. Seu reencontro com a mãe não facilita para que enfrente os sintomas de fraqueza que a acometem, levando-a a um abismo em si mesma. Contudo, Vanessa não estará mais sozinha. Em meio a todo o caos, conhece Nathan, um misterioso rapaz que se esconde por trás de meios sorrisos. Logo ele se mostra decidido na missão de ajudá-la a encarar a parte mais difícil de sua doença – a sobrevivência. 
Uma história sobre depressão, perdas e superação, que já conquistou centenas de leitores em suas primeiras edições. Agora o texto chega até o leitor em uma segunda versão, com o conteúdo renovado e cenas inéditas que compõe a mesma história. A trajetória de uma simples ninfa através de lagos sombrios, de um casulo apertado, até o romper das asas de uma imponente Libélula. 
Seja forte agora, mas não contenha suas lágrimas. 
Ouça a Canção até o final.



Já comentei inúmeras vezes com vocês o quanto amo a escrita da Ju.Ela trabalha com os sentimentos e com a construção de personagens de uma forma única e muito envolvente.
Uma Canção Para A Libélula foi publicado pela editora Arwen,dividido em duas partes,mas recentemente a Ju relançou pela Amazon em formato e-book,totalmente revisto e em uma única parte.Super vale a pena vocês conferirem a história da Vanessa,tenho certeza que ela vai tocar cada um dos leitores e a forma como a autora utiliza pra nos conectar com a personagem é muito emocional e muito verdadeira.Pretendo reler e trazer resenha pra vocês!









Fim
Fernanda Torres
Companhia das Letras


O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão. Em filmes premiados, novelas ou séries globais, ela se firmou como uma das mais versáteis atrizes brasileiras, capaz de atuar num arco dramático que vai da comédia escrachada ao denso drama psicológico. Recentemente, Fernanda começou a atuar na imprensa, em colunas do jornal Folha de São Paulo, em colaborações para a revista Piauí e na revista Veja. Com Fim, seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras e mostra que nesse âmbito é uma artista tão completa quanto no palco ou diante das câmeras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas: arrependimentos, casamentos, festas, inibições, manias e separações. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de drogas e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou uma sobrevida sexual com o viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos, mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes.



Acho que já comentei com vocês,mas se não comentei preciso falar:minha paixão pela literatura nacional começou através de dois livros e esse foi o primeiro.Eu vi por um acaso uma entrevista da Fernanda Torres no programa do Jô,falando sobre o lançamento do livro.Ela leu um trecho dele e foi aí que ela me ganhou.A história tem o humor ácido e sarcástico,que é a marca característica da Fernanda,com direito a críticas sociais.E a partir desse livro,fui lendo mais e mais dos nossos autores.
Sério,leiam,é uma garantia de muitas risadas e mais que isso:uma reflexão sobre a vida.









Meu Vício
Kell Teixeira 
Bezz

Elena Tyner é uma garota comum de dezenove anos que cursa psicologia. Devido a uma criação tradicional, assim como a sociedade em sua maioria, ela possui preceitos e preconceitos contra usuários de drogas, passando até ter repúdio pelos mesmos. Mas tudo muda quando ela faz uma entrevista com um usuário, se envolve e passa a ver o outro lado da história. 
Nesse drama é relatado de forma clara e espontânea a amarga experiência que é conviver, amar, e presenciar uma pessoa entregar sua vida para as drogas... Um caminho obscuro e muitas vezes sem volta... 
Falar sobre dependência química é muito forte, muito atual e de suma importância. Mostrar todo sofrimento do dependente e de todos ao redor de forma tão realista e interessante, faz com que a gente vivencie o sofrimento junto com Maycon e Elena. E sinta o amor surgindo no meio das trevas, da dúvida. Um amor puro e sincero, porém não aceito.



Conheci a autora e esse livro durante um evento literário.De início nem prestei muito a atenção,mas conforme ela foi falando sobre a história e as suas experiências pessoais,misturadas com críticas políticas e sociais,fui me encantando pela trama e principalmente pela história de vida da autora que é repleta de superação.Só não comprei o livro na hora porque não estava com dinheiro,mas não perdi a oportunidade de adquirir em e-book.









O Diário de Samantha
Ana Monteiro
Novo Século


Samantha Walker é líder da banda Nicghtwalkers, uma vampira que com sua voz suave e melodiosa torna-se em bem pouco tempo uma estrela do rock mundialmente famosa. Só o que ela não sabe era que sua fama repentina facilitaria a aproximação de Hadrian e sua corja, um antigo rival de Nicholas Lacroix, o vampiro que a transformou e com quem ela viveu um verdadeiro conto de fadas no passado, antes de conhecer Victo Hugo, seu amor humano. 
Sentindo-se ameaçada e temendo pela vida de Victor Hugo, que ainda não sabe que ela é uma vampira, Samantha decide pôr fim à própria vida e se expõe ao sol. Porém, antes disso, ela resolve deixar este diário, no qual relata toda a sua vida e, principalmente, os motivos que a fizeram tomar essa drástica decisão.
Ambientado no Rio de Janeiro, O Diário de Samantha é um romance repleto de paixão, drama, erotismo e muito rock'n roll.



Mais um livro que passei a conhecer através dos eventos literários.A premissa da história me chamou demais a atenção,até porque a autora de cara já diz que a protagonista morreu.Eu pensei:como assim????
Fiquei curioso pra ver como ela iria desenvolver isso,então decidi que iria comprar o livro na Bienal do Livro (que foi em 2015).Tive a oportunidade de conhecer a autora,conversar um pouco com ela sobre a história e sobre a influência musical dela pra história.
Depois que peguei pra ler,fiquei encantado com tudo o que tinha ali.Referências musicais (rock,é claro!),referências literárias.....sério,me apaixonei demais por esse livro.
Tem resenha dele aqui,então se quiserem passem lá pra dar uma olhada no que achei.









Até Eu Te Encontrar
Graciela Mayrink
Novo Conceito


O quanto uma mudança de cidade pode afetar uma vida? Você acredita em alma gêmea? Como você se sentiria se não gostasse do grande amor da sua vida?
É o que Flávia vai descobrir ao deixar Lavras, onde mora com os tios desde o acidente que matou seus pais, quando era criança.
Aos dezoito anos, ela decide estudar Agronomia na Universidade Federal de Viçosa, trocando o sul de Minas pela Zona da Mata do mesmo Estado na esperança de uma "mudança de ares".
Em sua nova vida, ela conhece Sônia, amiga de infância de sua mãe e agora sua vizinha, que lhe conta a história de sua família materna, até então desconhecida para Flávia.
Embora o passado não seja sua maior preocupação, Flávia reluta em aceitar seu destino e ainda precisa superar uma paixão não correspondida pelo seu melhor amigo. Para se ver livre dessa rejeição, ela tenta atrair sua alma gêmea para Viçosa e descobre que o grande amor de sua vida é uma pessoa que ela não suporta.



Graciela Mayrink é uma autora que me fez mergulhar de vez na literatura nacional.Enquanto Fernanda Torres me abriu as portas,Graciela me fez entrar.E não me arrependi nem um pouco.As histórias dela são carregadas de sentimento,muito simples,mas com uma narrativa tão leve,tão amor,tão delicada....impossível não se sentir feliz ao terminar um livro dela.Até Eu Te Encontrar é um livro repleto de magia,que conquista desde a primeira página.Lembro que terminei de ler ele em um dia,tão envolvente que ele é.Recomendadíssimo! 





Então gente,espero muito que tenham gostado da postagem de hoje.Como disse,todos eles foram livros que me tocaram bastante e com cada um deles eu tenho uma história.
Como não vejo muitas pessoas falando deles,resolvi indicá-los pra que vocês possam conhecê-los e dar uma oportunidade,quem sabe vocês acabam gostando tanto quanto eu gostei.....
Bom pessoal,por hoje então é só,não esqueçam de comentar e se tiverem algum livro pouco comentado que vocês gostaram pra me indicar,vou adorar conhecer!
É isso então,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!




Imagem da Capa
LocaWeb

16 comentários:

Nessa disse...

Oie
Eu adoro e apoio os livros nacionais, mas não li nenhum dos livros citados. Vou colocar todos na minha listinha de leitura.

Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Caverna Literária disse...

Oi, Cláudio!

Adorei as indicações! A que mais me interessou foi O Diário de Samantha, muito linda essa capa!

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br

Luli Ap. disse...

Oieeeee Cláudio
Literatura nacional em excelente fase e já há algum tempo!
Já li FIM e fiquei impactada com a qualidade da escrita da Fernandinha, maravilhosa.
Gostei muito de Até eu te encontrar, acho que o livro merecia uma capa melhor, impliquei com essa :(
Eu simplesmente precisooooooooo ler Uma canção para a libélula!
Conheci a editora Arwen aqui no seu blog!
Aaaahhhhhh um dos meus nacionais favoritos é Teia Negra do Júlio Rocha, eu ameeeei!!!!
Bjsss Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Entre Histórias disse...

Oii Cláudio, amei as indicações, sempre procuro ler mais nacionais, ei fiquei bem curiosa com o diário de Samantha eu amo vampiros e bandas em livros, mas nunca li nada que juntasse os dois, deve ser incrível.
-Beijos,Carol!
http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

Alessandra Salvia disse...

Oi Cláudio,
Você já leu algo da Bianca Briones? Ela é minha autora nacional favorita.
Super recomendo as obras dela!!!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br

Tamara Mansur disse...

Olá Claudio! Tudo bem?
Adorei as suas dicas de livros nacionais, gosto muito de conhecer nossos autores! Gostaria de ler pelo menos um livro de todos hehe fiquei super interessada no primeiro, da juliana ^^
beeijo

https://lecaferouge.blogspot.com.br/

Babi Souza disse...

Oi Claudio! Tudo bom?
Confesso que não li nenhum desses livros, mas achei bacana você compartilhar com a gente livros nacionais. Eu mesma amo livros nacionais e estou lendo-os quase a todo tempo!

https://sonhoinverossimil.blogspot.com.br/

Na Nossa Estante disse...

Oi Claudio! Que post adorável <3 Eu tenho vontade de conhecer a escrita da Fernanda Torres e Até eu te encontrar parece super fofo!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Cláudio Cabral disse...

Oi Nessa!
É muito importante darmos esse apoio pra nossa literatura,tem muita gente boa que merece oportunidade :)
Se ler algum deles me diz se gostou!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Carol!
Ahhh que bom!
hahahhahahaah amo essa capa!A história é muito boa também,cheia de referências musicais e com aquela pegada sobrenatural bem legal.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Não é?Fico muito feliz em ver esse momento da nossa literatura e evoluindo cada vez mais.
A Fernanda é sensacional,esse humor ácido dela,repleto de críticas a sociedade é bem ela.Somos dois,essa capa não foi das melhores mesmo kkkkkkkkkkk
Precisa mesmo!Uma Canção Para A Libélula é uma história forte,mas muito muito muito emocional e cheia de superação.O trabalho da Arwen é muito bacana,sempre investindo na nossa literatura.
Opa,esse eu não conhecia,vou procurar!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Carol!
Que bom que gostou :D
Tenho lido muitos nacionais também e a cada um lido fico mais apaixonado.
Essa mistura de sobrenatural com bandas e rock foi sensacional,a autora acertou em cheio.Super recomendo!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Alessandra!
Sim!!!Amo os livros dela,foi meio que amor à primeira lida kkkkkkkkk
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Tamara!
Tudo joia e você?
Que bom!Sempre procuro dicas de livros nacionais,procuro conhecer e tenho lido ótimos livros.
Sou suspeito pra falar porque amo as histórias da Ju,mas esse livro em especial é bem forte,mas é uma lição de superação pra toda a vida.Recomendo.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Babi!
Tudo ótimo e você?
Eles são pouco falados na blogsfera,por isso achei interessante mostrar eles aqui.
Que legal!É bom ver nossa literatura em uma fase tao bacana.Só nos dá vontade de ler mais e mais!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Mi!
Ahhhhhh :)
Amei escrever ele também,até porque são livros muito queridos,então compartilhar eles aqui é um prazer.
Fernanda Torres é uma escritora brilhante,sempre com críticas à sociedade,utilizando de um humor sarcástico pra isso.
Até Eu Te Encontrar é fofo demais!
Beijos!

Postar um comentário