segunda-feira, 2 de abril de 2018

Resenha:O Coletor de Espíritos


Livro:O Coletor de Espíritos
Autor:Raphael Draccon
Páginas:272
Editora:Fantástica Rocco

Sinopse

Quando a chuva aflige o vilarejo de Véu-Vale pelo terceiro dia consecutivo, as ruas iluminadas por tochas ficam desertas; as janelas, uma a uma, se fecham; nesses dias, quem caminha pelas ruas de Véu-Vale caminha sozinho. Em O coletor de espíritos, novo romance de Raphael Draccon, um dos principais nomes da literatura de fantasia nacional, Gualter Handam, antigo morador do vilarejo e hoje um psicólogo prestigiado, se vê obrigado a retornar ao local que povoa seus pesadelos. Depois de tantos anos, ele terá de encarar antigos fantasmas e enfrentar uma força desconhecida e furiosa, numa jornada de sacrifício e redenção que poderá finalmente libertar todo um povo das garras do medo.



Fala galerinha!Como vocês estão?Descansados depois do feriadão?Espero que sim e que a semana de vocês se incie da melhor maneira possível.
Vamos com mais uma resenha então?E mais um livro nacional!O escolhido de hoje é O Coletor de Espíritos,do autor Raphael Draccon,publicado pela editora Rocco.


Vamos conhecer o vilarejo de Véu-Vale e de um ex habitante que foi fazer sua vida fora do vilarejo.Gualter é um psicólogo renomado,sendo recomendado inclusive por muitas celebridades.A vida amorosa ia bem também,mas lá no fundo ele tinha a sensação que algo não estava completamente certo,faltava alguma coisa,algo estava fora do lugar.
O telefone toca:sua mãe está doente.Ele precisa voltar para Véu-Vale e ver como ela está.O problema é que ele não tem o menor interesse em retornar.As pessoas que permanecem lá não são muito amigáveis com Gualter justamente por ele ter saído do vilarejo.
Véu-Vale é um vilarejo misterioso,onde eletricidade,tecnologia não chegam.E como todo vilarejo,existem lendas.A principal é que na terceira noite seguida de chuva,os espíritos ficam soltos,vagando livres pelo vilarejo.Quem tem o azar de esbarrar com esses espíritos acaba morrendo.
Gualter precisa voltar a esse cenário de lendas e mistérios.Ao retornar,ele sente:há algo ali que clama por ele,algo que ele precisa descobrir por si mesmo.
Seriam as lendas apenas lendas ou fato real?


Esse foi meu primeiro contato com um livro efetivamente do Draccon,Só tinha lido o conto dele em Criaturas e Criadores.Como não estava afim de pegar trilogias pra ler,resolvi começar com esse livro dele,até porque a sinopse me chamou muito a atenção,com um clima de terror sendo bem costurado.
Só que eu comecei a ler esperando uma coisa e não foi o que eu estava esperando.O autor colocou muitos elementos dentro da história,com uma narrativa mais lenta que não estava convencendo.
O ambiente de suspense estava até sendo bem criado,mexendo com a imaginação do leitor e eu fui comprando essa ideia.Mas a história toma um rumo que sinceramente ficou estranho e confuso demais.O autor misturou algumas lendas e religiões e algumas explicações delas não me convenceram.O conhecimento das mitologias e das religiões é incrível,admito,mas acho que em certo momento o autor misturou várias coisas e acabou ficando confuso.
A narrativa mais lenta funcionou muito bem no início pra criar o clima da história,montar todo o cenário de suspense e terror que é o vilarejo de Véu-Vale.O problema é que na hora de criar o clímax para o decorrer das situações esse tempo de narrativa não se alterou.Senti falta de mais agilidade em muitas cenas.


"E apesar de vez ou outra se render ao vício que o corpo doente exigia,havia decidido ,se não parasse de beber,ao menos pararia de tentar se matar.
Entretanto,você sabe como são os pecadores.
Nem sempre é fácil cumprir essas promessas."



Gualter é um personagem que tem o que todo mundo pode chamar de felicidade,mas por dentro ele sabe que tem um vazio.Ele sabe que ter se afastado da família não foi exatamente o ideal e ele precisa correr atrás para reparar seu erro.Achei legal esse conflito familiar,da forma como foi descrito.Nosso personagem precisava criar novamente o vínculo familiar.Só que mais do que retomar os laços com seus familiares,ele precisa retomar os laços com o próprio vilarejo.Ele precisa se libertar do individualismo e pensar nas consequências que seus atos podem ter na própria família.Particularmente achei ele extremamente individualista.Tudo bem que ele tinha sonhos e ambições,mas ignorar a família durante tanto tempo....é no mínimo muito individualismo.
Algumas cenas foram escritas e dignas de filme,tenho que admitir.O leitor consegue vislumbrar toda a cena se desenrolando ali na sua frente e em algumas pode ser que o leitor fique com um certo medo e preocupação.Não foi meu caso porque é difícil demais uma história de terror me provocar medo,mas algumas cenas me impressionaram pela intensidade e pelo realismo.
Como disse,o suspense foi bem costurado,deixando o leitor na expectativa pelo desfecho da situação.
Sobre o final...não curti,mas ele foi coerente com todo o restante do livro.É um final fechado com a história do Gualter,mas até o fim o autor deixa no ar a questão:até onde é lenda é uma simples lenda.Será que tudo o que ocorreu com Gualter em Véu-Vale aconteceu?Fica à critério de vocês.Pra descobrir,leiam o livro hahahahahhahaa


"Se o valor da vida de uma pessoa vinha mesmo das histórias que ela podia contar,era incalculável o valor daquela mulher.
E tu já descobriu onde é isso?
Talvez ainda houvesse tempo."



Pra finalizar,foi um livro que considerei ok,mas acho que as minhas expectativas me atrapalharam demais durante a leitura.Talvez eu tivesse tido uma experiência melhor com o livro se eu não tivesse expectativas,mas faz parte da nossa vida de leitor.Não é por isso que vou deixar de recomendar.até porque os pontos positivos foram bem legais.Não é porque não funcionou tão bem assim pra mim que não vai funcionar pra vocês.Por mais que a quantidade de informações seja grande,o conhecimento que o Raphael demonstrou pra criar cenários mais densos e a mitologia utilizada foram incríveis e merecem destaque.
Acho que é um livro que prende o leitor e entrega uma história bacana,com erros e acertos,mas ainda sim uma história interessante de ser lida.
Alguém aí quer conhecer Véu-Vale?


"Tem gente boa na prisão,tem gente boa que visita a prisão.Tem muita gente ruim fora dela também.Porque se a pessoa quiser ser melhor,ela vai ser melhor onde for.Só que o mundo olha pros outros e só vê de onde ela veio."



Então gente,gostaram da resenha de hoje?Espero demais que sim.Raphael Draccon é um autor que ainda vou dar muitas oportunidades ao longo do ano,até porque tenho certeza que vou acabar gostando demais de alguns livros deles.Quem sabe com a trilogia dos Dragões de Éter ou a trilogia do Legado Ranger?Espero que sim,até porque o cara é gente boa demais!
Já tenho todos os livros dele aqui.Talvez esse ano role ler mais uns quatro,quem sabe,então aí sim posso ter uma opinião mais abrangente sobre a escrita do Draccon.
Pessoal então por hoje é só,espero que tenham gostado da resenha.Não deixem de me contar o que acharam,se já leram o livro,se querem ler.....
Vou indo nessa ,até a próxima postagem!
Grande abraço!

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Ooouuuunnn puxa eu estava suuuuuper curiosa com esse livro, agora vou deixar ele guardadinho esperando a vez :/
Ainda bem que o final é coerente, as cenas bem construídas e descritivas, massssss se não rola identificação com o protagonista, narrativa lenta e muuuuuitos detalhes complica.
Rumo estranho então nem se fala.
Minha especialização em História é mitologia e acredite misturar muitos arquétipos nunca dá certo :(
Gratidão pela sinceridade.
Como sempre digo vc é elegante até pra falar sobre uma leitura que não corresponde às expectativas.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Acho que o maior problema pra mim é que eu esperava uma coisa e o livro entregou outra.Fiquei meio chateado com isso.
Mas o livro foi interessante em muitos aspectos.
O autor tem um bom conhecimento do que está falando,mas misturar muitas coisas não foi uma boa ideia.
Isso atrapalhou bastante a leitura.
Obrigado!Acho importante criticar de uma forma educada,até porque é o que eu sempre digo:o livro não funcionou pra mim,mas pode funcionar pra mutias pessoas.Então gosto sempre de focar nos pontos positivos da leitura :)
Beijos!

Postar um comentário