quinta-feira, 17 de julho de 2014

Orgulho de Ser Brasileiro



Salve, salve pessoal!!! Semana quase acabando, expectativa para o fim de semana sempre a melhor possível......estava no facebook quando me deparei com uma notícia que se não é manchete de jornal, pelo menos enche a todos nós brasileiros que valorizamos a cultura com muito orgulho e satisfação: os adolescentes brasileiros estão virando cada vez mais adeptos da leitura.
Todos nós sabemos o quanto é complicado no começo adquirir o hábito de ler, principalmente para uma criança/adolescente que tem milhões de coisas para descobrir e que se vê envolvido cotidianamente pelas redes sociais e smarthphones. Por esse motivo, ao ler uma notícia dessas vemos que realmente nem tudo está perdido.
Tal situação não seria possível se não fossem os escritores que fazem a cabeça dessa nova geração. Nomes como John Green, Nicholas Sparks, Cassandra Clare, Kiera Cass entre muitos outros, conseguem prender a atenção dos jovens (e dos adultos lógico!!!) com histórias leves, com uma escrita bem compreensível e um carisma incrível com seus fãs.
Grande prova do sucesso que esses autores tem feito é olhar a lista dos 10 livros mais vendidos: a maioria é dedicada ao público infanto-juvenil e se mantém assim por várias e várias semanas
O grande símbolo da nova geração sem dúvidas é o John Green, que procura a todo momento interagir com seu público, seja por meio do seu Vlog (pra quem não sabe John e seu irmão Hank publicam vários vídeos com uma linguagem bem moderna falando sobre vários assuntos) ou por meio do seu Twitter onde procura responder aos fãs sempre que possível.
O mais legal é ver a relação que os jovens leitores tem com os livros e seus autores, praticamente uma relação de fã e ídolo mesmo, o que nos mostra o quanto é importante apostar nesse segmento para incentivar esse habito saudável e que muitas vezes acaba se perdendo ao longo da nossa vida. Essa adoração é muito vista em eventos literários como a Bienal do Livro (falarei mais a frente sobre a Bienal de São Paulo esse ano, aguardem kkkkkkkkkkkkkkk), onde as filas para conseguir autógrafo do seu autor preferido chegam a ser quilométricas, com pessoas chegando sempre muito cedo pra conseguir chegar perto do seu ídolo.
                                                   
                                                                       John Green



                                                                Cassandra Clare



                                                                 Nicholas Sparks




Bem gente, por hoje é só, espero que vocês tenham gostado do post e que como eu tenham ficado muito orgulhosos com essa notícia. Vou deixar o link da postagem completa que saiu na versão online do O Globo. Espero que incentivem vocês cada vez mais ao hábito da leitura e que ajude também aos pais e educadores a estimular esse hábito desde criança. Estimular desde cedo é sempre o caminho, comece sempre com gibis que o gosto vem naturalmente com o tempo. E se você já é adulto e não gosta de ler, só tenho algo a dizer: nunca é tarde para começar, afinal todos somos leitores, alguns são não descobriram ainda seu livro preferido :)
Até a próxima pessoal!!

link: http://oglobo.globo.com/cultura/livros/adolescentes-brasileiros-formam-legiao-de-leitores-fas-impulsionam-as-vendas-das-editoras-13281868?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo

0 comentários:

Postar um comentário