sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Resenha:Tempos Extremos




Título:Tempos Extremos
Autora:Míriam Leitão
Editora:Intrínseca
Páginas:269


Sinopse:

Quantos mistérios uma antiga fazenda perdida entre as serras das Minas Gerais pode guardar?Mistérios que chegam de forma inesperada,revelando passados diversos a uma família dividida por conflitos afetivos e políticos e ali sitiada por causa das chuvas.É o que Larissa,jovem deslocada entre os seus,descobrirá,em uma estranha jornada na qual perseguirá sombras e segredos para encontrar desejos autênticos e entender os próprios sonhos.Uma história de paixões extremas,sobre tempos extremos com sutileza e convicção.Uma viagem pelos flagelos da escravidão no século XIX, e do regime militar no século XX.
A narrativa se passa no século XXI, mas as linhas temporais são rompidas.Assim,as paredes centenárias da fazenda,o cemitério onde eram lançados os negros que chegavam ao cais do porto e as celas das prisões arbitrárias da época da ditadura ditam o cenário da história.
Será que Larissa consegue resolver os conflitos de tempos extremos e ainda manter sua família unida?





Oi pessoal, tudo bem?Nesse clima de frio mais que delicioso,ótimo para nos enfiarmos embaixo daquele edredom com um ótimos livro junto que estamos aqui para mais um post.
É na onda desse frio que trago como prometi no post anterior,mais uma resenha pra vocês.
O livro escolhido foi um que acabei de ler (mais precisamente,há umas 4 horas mais ou menos) e fiquei tão encantado com toda a história e toda a atmosfera que acabei não resistindo e resolvi fazer a resenha.
O nome do livro é Tempos Extremos,primeiro romance da jornalista Míriam Leitão.Esse livro era um projeto antigo da jornalista mas só agora ela resolveu colocar em prática.E com muita maestria.
Falar da competência da Míriam como jornalista é irrelevante,como cronista também.A faceta que poucos conheciam e muitos até duvidavam eram a de romancista.
O livro trata sobre 2 temas muito polêmicos apesar de serem antigos e cada um ter marcado seu tempo na história:escravidão e ditadura militar.A autora consegue tratar dos 2 temas com bastante habilidade,mesmo deixando claro em algumas passagens uma certa alfinetada com relação a ditadura.
O cenário que é criado no livro é incrível,parece que o leitor consegue visualizar com perfeição a grande fazenda,os porões da época do regime militar entre outros cenários.
A protagonista Larissa também é de uma empatia incrível com o leitor.Não tem como não se colocar no lugar dela com seus medos,sua insegurança,suas incertezas.Ou seja,um personagem totalmente humano.
Aliás,a história que a Míriam criou realmente é bem humana.Ela te leva com perfeição a época da escravidão no Brasil,fazendo com que o leitor consiga ver um pouco do cenário daquela época lamentável da nossa história.
A história tem uma linguagem bem tranquila,transcorrendo num ritmo tranquilo.As vezes você pode se confundir sem saber se está lendo uma passagem narrada pela Larissa,pela sua mãe ou pelos personagens de tempos extremos,Paulina e Bento, mas fora isso a transição da história é muito boa,com uma linguagem bem compreensível e por oras bem popular até.
Mais importante é saber que uma história maravilhosa dessas veio de uma autora brasileira,por sinal estamos com uma safra incrível de escritores,acho que há muito tempo que não temos uma quantidade tão boa e com qualidade o que é mais importante.
Gente quem tiver a oportunidade de ler esse livro leia,é um aprendizado incrível para todos nós e um resgate dos valores da nossa história.O livro não é longo e nem muito caro (o meu eu comprei por R$13,00),compensa demais a leitura.
Galera por hoje é só,espero que tenham gostado da resenha,quem tiver lido e quiser deixar sua opinião fiquem a vontade e quem ainda não leu espero que eu tenha ajudado a incentivar vocês a lerem.E depois de ler por favor deixem sua opinião também :)
Vou deixar abaixo pra vocês o link de uma entrevista da autora falando um pouco sobre o livro.
Até a próxima!!!

http://globotv.globo.com/globonews/globonews-literatura/v/miriam-leitao-lanca-tempos-extremos-seu-primeiro-romance/3439211/


4 comentários:

Nós poéticos & Literários disse...

Esperando ansiosamente para poder ler também! Que encantadora esta história!

Lindo blog! =D
Nós Poéticos e Literários

Cláudio Cabral disse...

Pode ler sem medo,a história é ótima,me surpreendeu bastante :)
Obrigado pelo elogio :D

Gleydson disse...

Parece ser uma ótima história, talvez eu leia. Preciso ler mais literatura brasileira mesmo.

Abraços!!
www.acampamentodaleitura.com

Cláudio Cabral disse...

Esse é o meu foco atualmente,ler mais livros nacionais.
Aproveita que atualmente o mercado literário nacional está com uma ótima safra de escritores e excelentes histórias!!
Abraços!!!

Postar um comentário