sábado, 31 de janeiro de 2015

Resenha:Doutor Sono








Título:Doutor Sono
Autor:Stephen King
Editora:Suma De Letras
Páginas:480



Sinopse:

A história nos conta sobre os acontecimentos depois do hotel Overlook em O Iluminado,nos mostrando novamente Dan Torrence,agora um homem de meia idade e uma garotinha iluminada que ele acaba conhecendo:Abra Stone que conta com um poder incrível,maior do que o do próprio Dan.
Assombrado pelos habitantes do hotel Overlook,onde passou um ano terrível de sua infância,Dan ficou à deriva por décadas,desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai.Finalmente,ele se instala em uma cidade de New Hampshire,onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso,onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo.Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes,ele se torna o "Doutor Sono".Então Dan conhece Abra Stone,uma menina com um dom espetacular,a iluminação mais forte que já se viu.Ela desperta os demônios do seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela.Uma guerra épica entre o bem e o mal,uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar todos os fãs do mestre do terror.







Oi gente!!Como vão vocês?Fim de semana começando,Carnaval praticamente batendo à nossa porta,campeonatos estaduais de futebol começando.....são muitas coisas acontecendo e claro,ocupando nossa mente.Mas não vamos esquecer de deixar aquele tempinho reservado para a nossa leitura sempre!!
Como prometi no último post,hoje trago mais uma resenha pra vocês.O título escolhido de hoje é mais uma obra prima do grande mestre  Stephen King;trata-se de Doutor Sono.
Quem é fã do King ou quem já teve curiosidade pelos seus livros,com certeza já leu O Iluminado.Muitos se perguntavam:mas o que aconteceu com Dan Torrence,personagem principal do livro?Pois bem,King resolve depois de 30 anos nos dar essa resposta e nos brindar com mais uma grande história do estilo que só ele consegue.
Nesse livro já vemos de cara o toque de mestre do King:a capacidade de nos dar aquele medo na hora certa da história.
Apesar de alguns toques aleatórios de terror,a história não é bem aquele terror a que estamos acostumados.Pra quem leu O Iluminado(não vou dar spoiler gente),nota essa diferença claramente entre os livros.Enquanto que em O Iluminado o terror está bem presente,em Doutor Sono o que predomina é mais o suspense e terror psicológico.Acho que o sentimento que mais posso descrever durante a leitura foi aflição,palavra perfeita pra descrever toda a trama criada.
É muito interessante ver o quanto King conseguiu amadurecer seu personagem mais famoso sem perder o toque e o carisma próprio do personagem.Por sinal em Doutor Sono,a construção dos personagens,até mesmo os que tem breves participações na história são de suma importância durante o decorrer do livro e o autor consegue fazer todos eles bem característicos e únicos.Por sinal essa é uma das marcas dele.
Outro ponto característico do autor e que não podia deixar de estar presente nesse livro,são as transições entre passado e presente da história.Nesse livro mais especificamente ele foi brilhante,porque além de se referir ao passado,há várias citações de passagens de O Iluminado(por sinal parece que os dois livros foram escritos na mesma época,tamanho é o fio que o autor conseguiu criar ligando as duas histórias.)
A narrativa continua daquele modo que todos conhecemos e que é bem próprio do King:bem detalhista(por isso é raro um livro dele ter menos de 400 páginas) e ao mesmo tempo bem dinâmica,não fazendo com que o leitor se canse.
Pra mim o único ponto negativo mas que particularmente nem foi tão negativo assim,é que as coisas no início demoram a acontecer,mas pra quem conhece e está acostumado com Stephen King sabe que a maioria das suas obras são assim,é questão mesmo de ter paciência que no final acaba valendo a pena.
Por falar em final,mais pro final do livro temos uma revelação e uma jogada incrível do autor,fazendo com que toda a trama do livro e o encontro entre os personagens tenha uma razão de ser e termina de um jeito belíssimo também.
Gostei muito pelo fato de alguns personagens do hotel Overlook não aparecerem toda hora,eles aparecem sempre no momento certo,afinal se quiséssemos voltar ao Overlook era só reler O Iluminado e tenho certeza que o autor se preocupou muito com o fato das histórias não soarem como meras repetições uma da outra.Se preocupou tanto que acabou conseguindo.As histórias são independentes,quem não leu O Iluminado pode ler Doutor Sono tranquilamente,apesar que eu recomendo ler O Iluminado primeiro pra que vocês possam compreender algumas situações que acontecem em Doutor Sono.


Resumindo:achei o livro incrível,mais uma vez Stephen King se superando e mostrando que a cada livro ele demonstra todo seu talento e sabe como prender o leitor e mesmo depois de tantos anos mantém uma legião de fãs que não se cansam de ler suas obras.Alguns podem dizer que ele demorou a escrever a continuação de O Iluminado.Pra mim ele demorou o tempo certo,acho que as pessoas precisavam esquecer um pouquinho a história pra não colocarem tanta expectativa e tanta pressão na sua continuação.






Bem galerinha por hoje é só,espero que tenham gostado da resenha.Sei que os livros do King são caros,mas valem muito a pena serem lidos.Procurem por promoções,edições pocket que são mais baratas ou então pra quem gosta,comprem o e-book.Procurando tem muitas promoções dos livros dele.Eu mesmo durante a Black Friday consegui consegui promoções incríveis de dois livros dele mega caros:It A Coisa e Sob A Redoma,menos de 40 os dois(acreditem,se tratando de Stephen King tá praticamente de graça kkkkkkkkkkkkk).
Quem já leu algum livro do autor deixa nos comentários os que já leu e dizendo o que achou e recomendações,pois quero fazer coleção dos livros dele.
Vou indo nessa pessoal,nos vemos no próximo post!!!
Grande abraço!!

10 comentários:

  1. Cláudio querido;
    Você não imagina o quanto quero ler esse livro, li O Iluminado a muitos anos.
    E eu simplesmente amei sua resenha sem spoiler. Vou torcer para ter a oportunidade de ler mais essa obra do Stephen King.

    Abraços .
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/02/meu-cantinho.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!!Obrigado!!
      Os livros do King são perfeitos,quando li O Iluminado fiquei simplesmente maravilhado com o estilo de escrita dele.
      Tenho certeza que você vai adorar Doutor Sono,depois me conta o que achou.

      Abraços!!!

      Excluir
  2. Oi Cláudio!
    Li O Iluminado há anos e gostei bastante. Mas, como faz muito tempo pretendo reler antes de Dr.Sono. Estou ansiosíssima para ver o que o King aprontou nesse livro, rsrs. Bom saber que não decepcionou você.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!!
      Recomendo a releitura do O Iluminado,além da oportunidade de reler um grande livro,vai te ajudar muito na leitura de Doutor Sono.Pode ficar tranquila que mais uma vez King se superou nas suas histórias kkkkkkkkk

      Beijos!!

      Excluir
  3. Oii tudo bom?
    Cara, tenho muita vontade de ler O iluminado, mas ainda não tive a oportunidade =/ Vejo muitos elogios sobre o livro e o autor, o que me deixar com mais vontade ainda. Quando saiu esse Doutor Sono eu fiquei morrendo de vontade de ler, mas nem li O iluminado ainda =/ Mesmo vc dizendo que são historias independentes, eu prefiro ler O iluminado primeiro, so pra me me situar na historia.
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Daniel!!
      Põ sempre falo com todos que me perguntam sobre o King:leiam O Iluminado.A história é brilhante,muito bem escrita,com a característica marcante do King que é a construção dos personagens,recomendo muito.Apesar de serem histórias independentes,recomendo começar com O Iluminado mesmo.Depois me conta o que achou.

      Abraços!!!

      Excluir
  4. Oieee, nossa você acredita que eu nunca li nada do King!
    Pois é, mas sempre tive muita curiosidade, assisti o filme "O iluminado" e fiquei com muito medo rsrs. Este livro da resenha fiquei curiosíssima! Pois gostei de "O iluminado" filme.
    bjus

    http://magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meninas!!!
      Vocês precisam ler algo dele,simplesmente o cara é mestre.O filme já deu um certo medo,mas o livro dá bem mais e olha que nem sou de sentir medo com livros kkkkkkkkkk
      Depois você me contam o que acharam dos livros

      Beijos!!!

      Excluir
  5. Esse está na lista!
    Gostei da resenha. E não entregou muito do enredo.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Kleiton!!
      Valeu mesmo!!
      Nem queria entregar muito do enredo pra não soltar spoiller de O Iluminado,que bom que consegui e você gostou!!
      Grande abraço!!!

      Excluir