quinta-feira, 2 de abril de 2015

Resenha:Dias Perfeitos


Título:Dias Perfeitos
Autor:Raphael Montes
Editora;Companhia Das Letras
Páginas:280 



Sinopse:

O protagonista do livro é Téo,um jovem e solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e dissecar cadáveres nas aulas de anatomia.Num churrasco a que vai com a mãe contrariado,Téo conhece Clarice,uma jovem de espírito livre que sonha se tornar roteirista de cinema.De súbito,Téo fica viciado em Clarice e começa a se aproximar de forma insistente.De posse do número de seu telefone,conseguido de maneira bastante inteligente,Téo procura descobrir tudo que pode sobre Clarice até descobrir onde ela estuda,mora,quem são seus amigos,onde ela costuma sair e suas amizades.
Mais confiante após ele resgatar Clarice de uma bebedeira sem fim,resolve se declarar pra ela,mas para sua surpresa a resposta é negativa.
Não suportando essa situação Téo resolve tomar uma atitude drástica que pode destruir não só a sua vida mas a vida de Clarice também.
Será possível obrigar uma pessoa a se apaixonar por você?
Até onde estamos dispostos a ir para conquistar a pessoa amada?









Fala fala pessoal!!Como vocês estão?Espero que tenham passado bem a semana e que estejam animados com a proximidade da Páscoa :D
Eu tô na minha campanha troco chocolate por livros kkkkkkkkkkkkkk
Como prometi,hoje trago mais uma resenha pra vocês.
Pra falar a verdade,eu estava com ideia de fazer resenha de um outro livro que li há um tempo,mas depois que li Dias Perfeitos me vi quase na obrigação de fazer uma resenha dele por aqui.
Já disse pra vocês que a literatura nacional está numa fase excepcional,com grandes nomes e histórias maravilhosas e a cada dia consigo descobrir um autor/autora nacional que me conquista completamente.O mais recente é o Raphael Montes.





Pensem em uma história onde a gente tem sentimentos bem conflitantes a respeito dos protagonistas.Fiquei a leitura toda nesse conflito,às vezes torcendo pela Clarice e às vezes pelo Téo,tamanha reviravolta que temos em várias partes da história.
No início podemos achar que a história é meio mórbida,afinal um cara que tem prazer em mexer com cadáveres e ainda coloca nome em um que ele está estudando em sua aula de anatomia e que acaba criando quase que um laço ou um vínculo de amizade não é o tema mais normal de todos.De cara já achamos que o Téo é só mais um psicopata que tem prazer em ver a morte de perto.
Acontece que ele é simplesmente um rapaz comum,com algumas excentricidades e dúvidas comuns da idade;um rapaz que prefere a companhia das pessoas mortas do que das pessoas vivas.
Justamente por Téo ter esse lado comum,meio que se excluindo da sociedade,acabamos ficando com uma certa pena dele e torcendo por ele em muitas partes das história.
Só que o autor foi perfeito moldando toda a situação para que o herói acabasse se transformando no vilão da história.
Aliás a descrição dos sentimentos do Téo e da Clarissa ao longo da história é um ponto chave no livro. O leitor consegue se envolver bem com a frustração,a revolta,sentimento de vingança,amor,ódio...enfim,tudo junto e misturado com bastante detalhes.
Por sinal o detalhismo do autor faz um diferença incrível na história(quem já leu Stephen King sabe bem o que é isso).Cada cena,cada diálogo,cada viagem são carregados sempre de muito detalhe,o autor se preocupou demais com isso e sempre com muita emoção.Detalhismo sem ser prolixo,gostei disso bastante.
A construção dos personagens também foi brilhante;moldar a personalidade do Téo fazendo com que ele fosse amado e odiado no decorrer da narrativa superou minhas expectativas.
O livro também conta com umas sacadas geniais.Minha preferida foi a forma como Téo conseguiu obter o número do telefone da Clarice sem ter que pedir a ela ou a alguma pessoa ligada a ela (não vou contar o que ele fez,não vou dar spoiler kkkkkkkkkkkkkk)
O clima de suspense e mistério em que o Raphael consegue envolver o leitor merece um destaque também.Se um autor não sabe escrever histórias de mistério e suspense acaba se perdendo no meio da narrativa,algo que definitivamente não aconteceu com Dias Perfeitos e Raphael Montes.
Meu ponto negativo fica pra 2 situações:o final,sim o final.Entendo o que o autor quis surpreender e inovar um pouco no final,mas sério mesmo que precisa ser daquela forma?kkkkkkkkkk
Ao mesmo tempo talvez pelo final a gente consiga entender melhor o brilhantismo da escrita do Raphael,só uma mente louca conseguiria bolar um final daqueles kkkkkkkk (tô brincando gente,conheci o autor,ele é super gente boa,mega divertido,bem diferente do que a gente imagina).
O outro ponto negativo é que acho que em algumas partes me irritei bastante com a Clarice.Sabe aqueles filmes de terror que a gente vê e o personagem está sozinho em casa,escuta um barulho no porão e resolve ver o que é? mesmo sabendo que é burrice?Então,em alguns momentos Clarice agia justamente dessa forma,o que acabou me irritando um pouco,mas faz parte.
No geral,favoritei esse livro e dei 5 estrelas no Skoob :)







Então gente,espero que tenham gostado da resenha assim como gostei de ter feito pra vocês e de ter lido Dias Perfeitos.Sabia que esse livro era bastante comentado na blogsfera mas só agora consegui entender o real motivo.
Quero ler tudo que sair do Raphael Montes agora!!!kkkkkkkkkkk
Por hoje é só galerinha,nos vemos no próximo post!!
Abraços e boa Páscoa pra todos!!!

18 comentários:

Unknown disse...

Estou louca para ler esse livro... Adorei a resenha, bjs
www.livrandoporai.blogspot.com

Cláudio Cabral disse...

Oi Beatriz!!
Lê sim,você não vai se arrepender.
Obrigado :)
Beijos!!

Unknown disse...

Oi Cláudio, eu também amei esse livro, já resenhei ele no meu blog e devo dizer que as sensações que tive no decorrer da leitura foram as mesmas. Também achei a construção dos personagens incrível e todo o enredo foi muito bem amarrado. Obrigada pela visita. Bjs

Carol Cristina disse...

Hahaha, adorei a sua resenha, deu pra entender bem o que o livro é e não é ;)
Pretendo ler qnd tiver a oportunidade, e autor parece ser bem legal msm
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

LuMartinho disse...

OI Claudio!
Não conhecia o livro O_O
Mas, eu também fico com raiva dos protagonistas que agem como se não pensassem, só vão lá e fazem as coisas e se ferram, típico o exemplo que você deu sobre filme de terror!
Mas, pelo que você disse, o clima de mistério é muito bem feito e explorado pelo autor, acho que eu vou dar uma chance pra esse livro porque amo mistério *_* E quando é bem feito então, me apaixono.
Se você deu cinco estrelas, deve ser bom, vou ver lá no Skoob!
Beijos

LuMartinho

Anônimo disse...

Vi uma conversa com o autor no Jô Soares, onde ele falou do livro. Me pareceu interessante e eu leria esse romance.
Abraços,
Kleiton
http://kleitongoncalves.blogspot.com.br

Unknown disse...

Oi Cláudio!
Você acredita que eu não sabia que o autor fosse brasileiro?
Fiquei sabendo desse livro e me interessei bastante, mas não tinha ideia de quem era o autor rs
Adoro suspenses, já vou colocá-lo na minha lista!
Adorei a resenha, fiquei curiosa com a trama :D
Beijos!
http://choqueliterario.blogspot.com.br/

Denise Crivelli disse...

Oi
gosto de livros de suspense e esse parece ser tenso, gostei da sua resenha já tinha visto alguma coisa sobre esse livros em outros blogs e fiquei com vontade de conhecer a escrita, além de achar essa capa bonita.

momentocrivelli.blogspot.com.br

Unknown disse...

Oiie, Tudo bom?
Eu não conheci o livro, mas parece excelente.
Sua resenha ficou ótima e adorei conhecer seu blog!

Beijos,
Juh
http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

Carlos Magno disse...

MUITO bacana a sua resenha! Não conhecia o livro, mas depois disso, já coloquei como meta de leitura no skoob. É otimo ver a literatura nacional atual nessa ascendente.

Cantina do Livro

Cláudio Cabral disse...

Oi Gleyse!!
Impossível não amar esse livro!!
Mais um excelente nome da literatura nacional.
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Carol!!
Obrigado,tentei transmitir as sensações que tive durante toda a leitura.
Lê sim,depois me conta o que achou :D
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Lu!!
Nossa se você ama mistério precisa ler esse livro.
É impressionante o que o autor consegue fazer durante a história e o final....tô até agora sem acreditar!!
Depois me diz o que achou.
Beijos!!!

Cláudio Cabral disse...

Poxa não cheguei a ver essa entrevista.Lembro que vi algumas pessoas comentando mas não cheguei a ver.Vou procurar aqui.
Lê sim,vai gostar!!
Abraços!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Joyce!!
Sério??
Ouvia muito falar sobre ele e sobre seus livros,mas achava que fosse um autor super estranho,reservado e coisas assim.Conheci ele,super simpático,brincalhão toda vida kkkkkkkkkkkkkkkk
Coloca sim,depois me conta o que achou.
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Denise!!
Se gosta de suspense vai adorar esse livro.
A capa tem muito a ver com a história,gostei bastante!
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Juh!!Tudo ótimo e vc?
Amei demais a história,com certeza um dos melhores lidos esse ano até agora.
Obrigado,fique à vontade pra visitar sempre!!
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Obrigado Carlos!!
Depois me conta o que achou do livro.
Acho que a literatura nacional tá numa fase excepcional.
Grandes autores aparecendo e influenciando os jovens,muito bom isso!!
Abraços!!

Postar um comentário