quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Bienal do Livro - Dicas





Fala pessoal!!Tudo bom?Como prometi,mês de Agosto teremos postagens especial Bienal do Livro intercalando com as resenhas,claro.
E para a primeira postagem do mês,trago por aqui algumas dicas valiosas para o evento.
Para quem não sabe (acho difícil,mas enfim.....kkkkkkk),a Bienal acontece esse ano aqui no Rio de Janeiro no pavilhão do Riocentro do dia 3 a 13 de Setembro.
Aí vocês podem dizer:mas Cláudio,você já não fez uma postagem dessas ano passado?
Sim,fiz.Como ano passado o evento era em São Paulo,só poderia falar o básico do básico.Como moro no Rio e já frequento o evento desde 2001,acho que consigo trazer mais dicas pra vocês.
Vamos começar?




1-Planejamento

Quem vem de outros estados pra curtir o evento,já tem que ter todo um planejamento bem elaborado.Verificar passagens mais em conta,hospedagem,dinheiro e principalmente,tempo.Busquem as melhores promoções.
Se prepare com relação a dinheiro (importante) e faça uma lista com o que você busca no evento,seja livros ou autógrafos.Façam um cronograma de quais dias você vai,se vale a pena pra você....



2-Pesquisa

Tenham sempre em mente mais ou menos os valores dos livros que desejam,afinal a tentação de entrar na Bienal e sair comprando tudo pela frente é enorme,mas nem sempre o valor compensa.Muitas vezes sai mais vantagem comprar pela internet mesmo.Se a diferença não estiver muito grande,comprar na Bienal é sempre melhor kkkkkkkkkkkkkk



3-Transporte

O Riocentro é um ótimo local para um evento desse porte,isso é inegável.Porém é um local que o acesso não é dos mais fáceis.Além de ser longe,ainda enfrentamos o trânsito mega pesado da Barra e imediações por conta de várias obras que estão ocorrendo no local.Se você busca economia não acho muita vantagem ir de carro e táxi está praticamente fora de questão kkkkkkkkkkkk
A melhor opção que eu descobri foi ir para o shopping Nova America em Del Castilho e de lá pegar o ônibus 613 que vai super rápido até o local.E chegar até o Nova América é simples,é só pegar o metrô,prático pra quem vai tanto da zona norte quanto da zona sul.



4-Se organize

As coisas lá dentro pra alimentação não são das mais baratas é bem verdade.Então separe uma mochila com alguns biscoitos,sanduíches e uma garrafa de água.Além de economizar você ainda evita entrar em filas gigantescas.Lembrando que lá tem bebedouro,então podem encher a garrafa à vontade kkkkkkkkkkk
Ah e sabe aqueles livros desejados?Levem uma lista com eles,de preferência já separados por editora que vai facilitar e muito na hora de fazer as compras.



5-Praticidade

Entendam:Bienal é evento pra andar,andar muito.Então vamos com uma roupa confortável e tênis para suportar o dia.Salto alto,sapatos desconfortáveis e roupas que não nos deixem à vontade estão fora de questão.Lembrando:essa época no Rio é bem quente,então roupas leves são sempre o mais adequado.
Não esqueçam também de realizar a compra do ingresso com antecedência.Ninguém gosta de entrar em filas,então evitem isso,comprem pela internet  e imprimam.



6-Segurança

Sabemos que quando junta multidão sempre tem alguém querendo se aproveitar.Então tentem levar o mínimo possível:mochila,documento,celular que é inevitável,um mínimo de dinheiro e dê sempre preferência ao cartão de crédito/débito.Mesmo que caia o sistema para cartão de crédito sempre há vários caixas eletrônicos espalhados para saque.
Evitem também sair carregando milhares de bolsas,coloquem na mochila e se por um acaso estiverem pensando em extrapolar nas comprar,levem uma mala de rodinhas.
Outra coisa:sempre combinem um ponto de encontro,de preferência um ponto de encontro mais destacado pra que você e seus amigos possam se encontrar com facilidade.
Vão com os filhos?Sempre deixem com eles algo que contenha o nome completo da criança,nome dos pais e telefone para contato caso a criança se perca.



7-Foco

Muitas editoras como forma de controle,tem por hábito colocar filas para entrar no estandes.Pensando em não enfrentar uma fila muito grande,sugiro que cheguem cedo ao evento.Chegando lá,se organizem pra ir nas principais editoras e realizar suas compras com muito mais calma.Depois de ter ido nas principais,aí teremos muito mais tranquilidade para transitar no local.



8-Autógrafos

Qual leitor que não gosta de ter seu livro autografado pelo autor que gosta?Pegar autógrafo deles na Bienal não é tarefa fácil.Minha dica:se o autor estará lançando livro no evento,não deixem pra comprar lá.Comprem com antecedência,pois evita que na hora você se depare com a falta do livro no estoque.Ah e lógico:fiquem de olho na agenda dos autores por lá,e cheguem cedo para garantir as senhas.Lembrando que tem autores que ficam o dia inteiro autografando,mas outros tem limite de senhas,então é melhor garantir cedo.



9-Hospedagem

Buscando economia,não sugiro procurar hospedagens próximas ao evento.Os hotéis da região são bem caros.Procure sempre um hotel em um ponto mais central.No Centro do Rio o que não faltam são hotéis,procurem o mais em conta pra vocês.Além de economizar,se quiserem ir para outros locais conhecer um pouco da cidade,o Centro é ponto central para isso,com acesso a trem,metrô,ônibus e barca.



10-Diversão

Acima de tudo:divirtam-se.A Bienal é pra isso,conhecermos pessoas que tem o mesmo interesse,interagirmos,conhecer novas culturas,obter novas experiência e claro:passar um dia super agradável ,com muita alegria e diversão e lógico,livros novos kkkkkkkkkkkkk




Então gente,espero que tenham gostado das dicas.Se eu lembrar de mais alguma acrescento pra vocês ao longo das postagens do mês,mas a princípio essas são as principais.Espero que elas possam ajudar vocês e que aproveitem cada momento na Bienal.
Por hoje é só pessoal!!
Nos vemos na próxima postagem!
Abraços!!




créditos da imagem:http://personagenssinceros.blogspot.com.br/

24 comentários:

Um lugar qualquer disse...

Ótimas dicas Cláudio!!!
Vale ressaltar que o RJ tem um custo financeiro bem alto no quesito alimentação e transporte.. É bom vir preparado e sabendo que a Barra é um dos lugares mais caros da cidade, junto com a zona sul, então, se prepare pra pagar nove reais numa garrafa de 600ml de coca cola.. Comprem alimentos e bebida em mercados ou depósitos, as lojas estarão bem caras. Quanto a ônibus, especialmente no centro e zona sul, eles não param em qualquer ponto, eles tem pontos específicos de acordo com sua BRS, fiquem de olho no letreiro do ônibus e verifique se é compatível com o ponto que você está. E se for de fora da cidade ou so estado, tomem cuidado com assaltos, mas de uma forma geral o carioca é prestativo, então, nao fiquem com vergonha de pedir informação.
Abç

Renata Varela disse...

Post muito útil pra quem vai pela primeira vez à Bienal! Talvez eu vá até a do meu estado. Obrigada pelas dicas :D hahaha
Beijos, Cláudio
http://www.renatavarela.com.br/2015/08/pausa-para-adicionar-paris-no-dia-dos.html ♥

Alyne Barbosa Lima disse...

Meu sonho ir à bienal :'( pra quem mora no interior como eu é muito complicado ir mas espero muito conseguir algum dia! Aproveite!

Seja bem vindo ao meu blog: www.meusdespropositos.blogspot.com

Fabiana disse...

Oie!!!

Buáááá!!! Eu não irei! Sou de SP! Mas faz muito bem vc em já ir se organizando e juntando uma grana, pois a Bienal sempre me leva a falência! Bom passeio e boas compras!
Abraços!
www.linguaeliteratura.com.br

Denise Crivelli disse...

OI
interessantes essa dica para quem vai na bienal
Morro de vontade de ir em uma, mais moro longe e nem tem como ir.

momentocrivelli.blogspot.com.br

Michelly Santos disse...

Oii Cláudio!
Esse ano vou conseguir ir na Bienal, tô tããão empolgada!!! Suas dicas com certeza vão me ajudar demais! Já vou começar o planejamento! :)

http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
Mais Uma Página

Izabela Alencar disse...

ótimas dicas Cláudio, e que venha a bienal.
bjs
http://becodoleitor.blogspot.com.br/

Cabine de Leitura disse...

Adorei as dicas, quero muito ir, é só uma pena ser tão longe da minha cidade e eu trabalho direto, mas ainda não perdi as esperanças.

Beijos e uma ótima semana.
http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/08/resenha-aparencias.html

LuMartinho disse...

Oi Cláudio!
To achando super injusto ter bienal so no Rio, queria que tivesse em SP também! Ano passado fui na bienal daqui e foi uma loucurazquase não vi nada de tão cheio, mas adorei suas dicas, principalmente a última! Todo mundo tem que se divertir mesmo, foi feito pra isso!

Beijos

Lumartinho.Blogspot.com.br

Carolina Vidal disse...

Oi Cláudio,
Adorei as dicas! No meu blog saiu um post parecido esses dias! São dicas úteis que qualquer um precisa saber. Como eu queria ir na bienal, me abriga na sua casa, socorro!
Hhahahahhahaha
Beijos,
https://quetal-carol.blogspot.com/

Mandy disse...

Amo dicas da bienal, estou super empolgada porque além de ir para bienal ainda vou pro Rio que é um lugar que eu amo <3 Quero conseguir o autógrafo de pelo menos um autor, uma pena que não vou estar aí no dia da Sophie Kinsella :/
Beijoos,
Sétima Onda Literária

Cláudio Cabral disse...

Obrigado Mari!!!
Nem fala,já está tudo caro normalmente e como o Rio já tem um custo financeiro mega alto as coisas estão daquele jeito né.
Melhor coisa é levar a mochila bem abastecida e ver a melhor rota possível pra chegar ao evento.
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Obrigado Renata!
Vem sim,vai gostar do evento e amar a cidade :D
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Alyne!
Ah pena que você não vem......mas deixa pro próximo ano,vai se programando direitinho pra você vir,tenho certeza que você vai amar o evento :D
Obrigado!!
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Fabiana!!
Ahhhhhhhh não acredito!!
Poxa,mas pelo menos ano que vem tem aí em SP né (aliás pretendo ir ano que vem também,espero kkkkkkkkkkk)
Nem fala,já tô me programando pra falência kkkkkkk
Obrigado!
Abraços!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Denise!!
Obrigado!
Poxa,quem sabe numa próxima oportunidade...
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Michelly!!
Eba,quem bom!!!Aproveita bastante,você vai gostar :D
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Olá!
Obrigado,mal posso esperar!
Que venha a Bienal!!
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Olá!
Poxa,mas se não der pra ir tem mais ano que vem :)
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Lu!
Bem que podia ter todo ano no Rio e em SP,não necessariamente no mesmo período.
Eu li algumas postagens de blogueiros que foram na de SP ano passado e todos falaram a mesma coisa,loucura,muito cheio e desorganização....espero que corra tudo bem aqui no Rio e que a organização tenha aprendido né
Com certeza,o mais importante é se divertir!!
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Carol!!
Vou lá dar uma conferida,dicas nunca são demais :)
Vem pra cá hahahahahahahha
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Mandy!!
Que bom!!Estamos todos empolgados,não vejo a hora!!
Ainda tô pensando em quais dias eu vou,ô dúvida cruel hahahhahahaha
Autógrafo é sempre mais complicado,mas quem sabe né......
Beijos!!

Unknown disse...

Quando eu fui a primeira vez eu surtei queria tudo entretanto fui iludida achando que o preço era baixo hahaha sqn ahsuahsuhas. Adorei o post
Adrielli Oliveira
loading1blog.blogspot.com

Cláudio Cabral disse...

hahahaahahha conheço bem a sensação.
Não é tão barato mesmo não,tem que saber procurar.Tem standes que tem muita promoção boa,como o da Intrínseca com livros a R$5,00.
Obrigado!!
Beijos!!

Postar um comentário