sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Bienal 2015:Resumo







Hey gente!!!Tudo bom vocês?
Sei que fiquei um período meio ausente,mas como expliquei na última postagem isso iria acontecer até que a Bienal acabasse.Demorei um tempo maior porque esperei algumas editoras liberarem fotos oficiais e pra organizar as fotos aqui no computador pra trazer uma postagem bem bacana pra vocês,principalmente pra quem não foi ter uma dimensão de como foi a edição desse ano.
Vou dividir esse post em algumas partes:minhas impressões,autógrafos,fotos com autores e a decoração.Ah e resolvi fazer uma espécie de diário de tudo o que fiz por lá.
Gostaria demais de ter gravado vlog pra vocês lá,mas foi uma correria só,lutando pra internet pegar e tomando cuidado pra bateria do celular não descarregar.Pra compensar consegui tirar fotos bem legais pra vocês.Vamos começar!!









Impressões

Dizer que a Bienal estava cheia é irrelevante.A diferença é que esse ano mesmo estando cheio a gente conseguia circular.Lógico que haviam áreas mais cheias do que as outras,tipo o estande da editora Leya e o Trono de Ferro.Por sinal a fila pra tirar foto nele estava absurda em todos os dias,com exceção do primeiro dia que estava super tranquilo e foi quando consegui tirar nele finalmente!!
Com relação a preço,tinham livros valendo muito a pena,principalmente na Intrínseca que todo ano coloca livros a R$5,00 e R$10,00.Impossível entrar e não comprar algo.
 Os outros estandes mais famosos você encontrava uma ou outra promoção valendo a pena,no geral os valores estavam com preço normal mesmo.Aliás fica a dica,vamos abaixar um pouco mais os preços na próxima edição gente.
Marcadores....o que falar de marcadores....simplesmente fiz a festa hahahahahhaahhaaha
Os estandes da Valentina,Intrínseca e Rocco estavam repletos deles!!
No último dia achei que as outras editoras iam liberar mais marcadores,mas não foi isso que aconteceu,pena.
Em termos de organização,a edição desse ano evoluiu bastante.Lógico que ainda muita coisa precisa ser melhorada,mas já é alguma coisa.Enquanto na última Bienal aqui no Rio as filas pra entrar nos estandes eram constantes,esse ano às vezes isso acontecia apenas pra aliviar o fluxo.Assim que normalizava,a entrada ficava liberada.
As coisas estavam muito explicadas,desde organização das filas,até as senhas para autógrafos.
Alimentação....quem viu meu post com as dicas da Bienal viu que comentei da necessidade de levar algo pra comer de casa porque as coisas lá não são baratas.Dito e feito.Tem muita variedade,isso é inegável,mas os preços não compensam.Consegui achar um local por lá que o preço era razoável e com um lanche que valia a pena,milagre!!
Transporte:não podemos reclamar da variedade,porém o acesso pro Riocentro é péssimo!!É muito contramão chegar lá,trânsito e obras o tempo inteiro e dessa vez pra atrapalhar ainda mais,convivemos com chuvas constantes!!Talvez esse tenha sido o ponto negativo,mas já esperava por isso,só não contava com a chuva.
Outro ponto negativo era o bebedouro,que constantemente não estava funcionando ou então com fluxo baixo.
Enfim,conheci pessoas incríveis,tive momentos inesquecíveis (nem pensei no meu encontro com a Babi Dewet,imagina kkkkkkkkkkkk),vivi experiências maravilhosas!!
Esse ano posso dizer que vivi e fiz parte da Bienal,aproveitei bastante.
Se tivesse que dar uma nota pra edição desse ano,acho que uma nota 8 é justa.
Vou colocar por agora uma espécie de diário de como foram meus dias por lá.Lembrando que fui nos dias 3,6,12 e 13,em todos eles com companhias diferentes.Aliás,Mariana e Renzo foi ótimo ter passado esses momentos com vocês!!




Dia 3

 Primeiro dia de Bienal,eu e minha amiga Érica fomos mais pra assistir o bate-papo da Carina Rissi e ganhar os primeiros capítulos do próximo lançamento dela,Destinado.Depois de pegar no trabalho às 7 da manhã,conseguimos chegar em cima da hora pro bate-papo e por pouco ficamos sem entrar,mas acabamos conseguindo.Depois demos algumas voltas pra comprar e fomos pra fila do autógrafo da Carina no estande da Galera Record.Ficamos nos revezando na fila pra andar mais um pouco e numa dessas minhas andanças acabei conhecendo a FML Pepper e lógico aproveitei pra tirar foto e garantir meus livros autografados,Depois de conseguir autógrafo da Carina fomos tirar a foto no Trono de Ferro e andar um pouco mais até quase a hora do fechamento da Bienal.



Dia 6

 Nesse dia fui com minha amiga Mariana do blog Metáfora dos Fatos.Ok,nos perdemos um pouquinho,mas o importante é que chegamos kkkkkkkkkkk
Assim que chegamos fomos parar no estande da Intrínseca onde pra variar fizemos a festa entre compras e marcadores kkkkkkkkkkk
Depois fomos parar no estande da editora Novo Século,onde tivemos o prazer de encontrar escritores promissores como Ana Monteiro,autora do livro O Diário de Samantha e a Renata Ventura,autora dos livros A Arma Escarlate e A Comissão Chapeleira.
Lógico que aproveitei pra adquirir meus exemplares e garantir autógrafo.
Fomos andar um pouco mais,principalmente pra achar o Homem De Ferro pra Mariana tirar foto,mas não conseguimos achar,então tiramos várias fotos até a hora de ir embora por volta das 16 horas.




 Dia 12

 Disparado o dia mais punk e cansativo até então.Fui com a minha amiga Érica,nos encontramos 07:30 porque ela queria garantir senha pro autógrafo da Anna Todd.Chegamos lá por volta das 09:30 e assim que os portões abriram saímos correndo.Deixei aquela maluca na fila e fui comprar o livro pra ela autografar.Deixei ela lá na fila e fui correndo garantir autógrafo da Babi :D
Por sinal fui o primeiro da fila e finalmente consegui autografar minha trilogia de Sábado À Noite e abraçar muito muito e muito a Babi!
Depois da emoção resolvi de novo ir na Intrínseca só porque tava vazio e precisava matar um pouco o tempo pra esperar Érica garantir a senha.Resultado:sai pegando todos os marcadores possíveis e imagináveis hahahahahhahahhahaa
Me encontrei com ela e fomos comer alguma coisa e nos separamos porque ela ia pro bate-papo da Anna Todd.
Fiquei vagando meio sem rumo e parei novamente na Intrínseca pra autografar meu livro do Maurício Gomyde.Andei mais um pouco tentando passar pelo mar de pessoas (sim,estava mega cheio). Não resisti ao cansaço e procurei um canto pra sentar,descansar e ler um pouco.Quando já estava decidido a ficar lendo até Érica conseguir o autógrafo,uma amiga (obrigado Singra!!)me manda mensagem dizendo que a Novo Conceito estava com uma promoção no Instagram,tinha que tirar uma foto no estande da editora,postar no Instagram com a hashtag que eles pediam e mostrar pra um dos colaboradores e você podia escolher um dos livros que eles selecionaram,mas eram só os 15 primeiros.Tinha meio que perdido a esperança porque eu tava no pavilhão Verde e a Novo Conceito era no Azul e como o fluxo de pessoas era muito grande,achei que não ai conseguir,mas o que eu tinha a perder né....acabei indo.Chegando lá tirei uma foto e fui postar.Depois de várias tentativas consegui postar e fui tentar a sorte.Não é que acabei conseguindo?Nem acreditei na minha sorte!!
Depois parei pra descansar de novo e encontrei com um amigo meu, o Renzo e fomos dar uma volta.Acabamos encontrando Érica na fila do autógrafo e assim que ela saiu fomos comer alguma coisa.Demos mais uma volta,paramos pra conversar com a autora JC Ponzi e lógico,comprar mais né.Finalmente depois dessa maratona fomos embora quase às 22 horas.



Dia 13

 Eu tinha como objetivo pessoal esse dia acordar cedo pra garantir meu autógrafo da Thalita Rebouças,Bruna Vieira,Babi Dewet e Paula Pimenta no meu livro Um Ano Inesquecível.Quem disse que consegui acordar cedo?Não tinha condições pra isso,cheguei em casa morto no dia anterior.Acabamos indo eu e Érica mais tarde porque eu queria o autógrafo do escritor Josh Malerman.A fila dava voltas na Intrínseca,mas tudo bem organizado,ainda fiquei conversando com o pessoal na fila,por sinal essa é a melhor parte de ficar numa fila de autógrafos!!
Depois de ficar um bom tempo na fila acabei conseguindo,demos uma volta por lá,tiramos mais algumas fotos e fizemos as últimas compras e finalmente encerramos nosso ciclo na bienal desse ano.













Autógrafos


 


















































                                                                               




                   






















Em ordem:

Seduzida Pelo Perigo - JC Ponzi
O Diário de Samantha - Ana Monteiro
Sábado À Noite 3 - Babi Dewet
Não Pare! - FML Pepper (comprei o Não Olhe também,mas emprestei pra Mariana)
Sábado À Noite 2 - Babi Dewet
Sábado À Noite - Babi Dewet
Dias Perfeitos - Raphael Montes
A Arma Escarlate - Renata Ventura
Surpreendente - Maurício Gomyde
Caixa de Pássaros - Josh Malerman
No Mundo da Luna - Carina Rissi





Autores






Em ordem:

Maurício Gomyde
Josh Malerman
FML Pepper
Carina Rissi
Ana Monteiro
Renata Ventura
Babi Dewet
JC Ponzi




Decoração


























Galera essa Bienal se resume pra mim em uma palavra:perfeito!!E o mais impressionante de tudo:a maioria dos livros que comprei foram de autores nacionais,coisa que há alguns anos atrás acharia bem improvável de acontecer comigo,mas fui conquistado por histórias e escritas únicas e envolventes dos nossos escritores e a cada dia descubro algo novo.Pude pegar autógrafos,me diverti,passei perrengue,fiquei mega cansado,acordei cedo....e faria tudo de novo!!
O prazer de estar em um evento literário com pessoas que gostam desse universo é sem dúvida algo único.Foi ótimo ter podido conversar com vários autores,principalmente JC Ponzi que passei a conhecer o trabalho recentemente,mas que já adorei só de conversar.
Conheci booktubers que só tenho a oportunidade de acompanhar pelo Youtube,como a Pam Gonçalves,Victor Almeida,Gleice Couto,Renan...isso pra citar alguns.
E ainda tive o imenso prazer de mais uma vez encontrar minha escritora nacional preferida!!
Só a Bienal pra nos proporcionar esses momentos.Momentos que ficarão guardados na minha memória e no meu coração.
Pra quem nunca foi,não deixem de ir na próxima!!Vale a pena cada sufoco,cada dinheiro gasto.E olha que comprei um bocado kkkkkkkkkkkk
Por hoje é só gente,espero que tenham gostado tanto quanto gostei de escrever.
Preciso fazer um agradecimento especial aqui.Érica obrigado por compartilhar desses momentos incríveis!!Me perturbou,nos xingamos,discutimos,mas foi tudo perfeito sua pentelha!!!hahhahahahahahaa
Próxima postagem trago o que comprei por lá :D
Até a próxima!!

19 comentários:

Fabiana disse...

OIe!!!

Invejinha boa!!! Ano que vem é aqui em SP, daí o post da vez será o meu! kkkk :D
Boas novas Leituras!

www.linguaeliteratura.com.br

carlasbookblog disse...

Eu nunca fui na Bienal. Pra mim é difícil porque sou de Brasilia e teria de viajar. Mas um dia eu pretendo ir. Deve realmente ser muito legal você entrar em um ambiente e saber que lá todo mundo dividi o mesmo prazer e hobby.
Eu acho bem legal eles fazerem esses eventos, pra divulgar mais os livros. Tenho medo de um dia os livros físicos perderem o valor e as editoras brasileiras acabarem fechando as portas. Seria uma tragédia. Bom saber que o evento estava cheio.

Concordo contigo. As editoras deveriam procurar fazer uma promoção pra esses eventos especiais. Alguma coisa para chamar mais leitores. Porque acaba que a única atração disso tudo acaba sendo você conhecer o escritor.
O no meu caso, por exemplo, não me chama tanta a atenção porque eu não conheço ninguém. Infelizmente eu não tenho lido literatura nacional, coisa até que pretendo mudar porque temos de valorizar os nossos também, mas acaba que essa é a realidade.
Enfim, por mais que evoluem, sempre tem mais alguma coisa pra melhorarem né!?

Beijos, Carla!
http://lapiselivros.blogspot.com/

Alessandra Salvia disse...

Oi Cláudio!
Como eu queria ir na Bienal *----*
Ano que vem aqui em SP quero muito ir, adorei suas aquisições, fotos...
MUITO incrível!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

Guilherme Gomes disse...

Você conheceu a Renata Ventura ? invejaaa branca, rsrsr.
Parabéns pelo post ficou muito bom organizado e bom de se ler.

Silviane Casemiro disse...

Oi! Que invejinha de você! Gostaria muito de ter ido a Bienal mas infelizmente moro tão longe que não deu. :(
Beijos
SIL | Estilhaçando Livros

Mandy disse...

MOÇO VOCÊ ZEROU A BIENAL, ZEROU A VIDA HSUAHSUH Adorei, também fiz a festa nos marcadores, peguei autógrafo com a Carina e com a Pepper <3 Queria o da Babi também e o da Colleen Hoover mas não deu :/ Também me acabei nos livros nacionais, há alguns anos isso nunca aconteceria HSAUHSH Viva a evolução \o
Beijoos,
Sétima Onda Literária

Inês Gabriela A. disse...

Olá,
Ai que maravilha, você foi! Gostaria tanto de ter ido, mas infelizmente não consegui. A verdade é que adorei os resumos, as fotos ficaram ótimas e você comprou vários livros que eu queria, entre eles No Mundo de Luna e Surpreendente.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

Um lugar qualquer disse...

Ai amigo! Foi ótimo estrear na bienal com você! Foi um dia maravilhoso apesar dos contratempos kkk Vontade de voltar lá e fazer tudo de novo! hahaha Adorei o post, muito bom!

http://metaforadosfatos.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Fabiana!!
Ahhh quero ir na de SP ano que vem,tô me programando pra isso kkkkkkkkk
Obrigado querida!!
Abraços!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Carla!!
Bienal é uma experiência incrível!!Todo mundo que gosta de literatura precisa ir pelo menos uma vez.Você se sente conectado com todo mundo ali,os escritores ficam ao seu alcance com bastante facilidade,você consegue trocar experiências,conversar.......
Infelizmente os preços realmente não são aquelas maravilhas,quem sabe um dias as editoras façam promoções melhores né.
Acho que o livro físico não vai perder valor tão cedo,muita gente valoriza demais comprar um livro e olha que tinha muita gente comprando kkkkkkkkkkk
Tem muito livro nacional bom no mercado atualmente,me surpreendi que a maioria das minhas compras foram livros nacionais!!
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Alê!!
Pretendo ir na de SP ano que vem,vamos ver...mas 2017 aqui no Rio já tenho minha presença confirmada kkkkkkkkkk
Obrigado,tava tudo muito lindo lá!!
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Conheci sim,ela volta e meia está nos eventos aqui no Rio,só que dessa vez tive a oportunidade de comprar o livro dela pra autografar kkkkkkk
Valeu!!
Grande abraço!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Silviane!!
Foi muito bom,tenta ir ano que vem em SP,pretendo ir,vamos ver até lá
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

HAHAHAHAHAHHAHAAA
Essa Bienal acabou comigo só acho hahahahahahahhaa
Na Intrínseca então acabei com todos os marcadores de lá kkkkkkkk
A Pepper é muito louca,uma simpatia!
A Babi eu fui no sábado exclusivamente por ela,tanto é que fui o primeiro da fila kkkkkkkkkkkkk
Nem fala,no último dia eu tava fazendo o balanço dos livros que comprei e me dei conta que a maioria foram nacionais,só comprei livros estrangeiros naquelas promoções doidas da Intrínseca.
Viva a evolução!!!!
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Inês!!
Fui sim,esse ano me superei kkkkkkkkk
Tava tudo muito lindo,organizado por incrível que pareça.Quero mais!!
No Mundo da Luna é perfeito já terminei de ler.Surpreendente estará nas minhas próximas leituras :D
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Adorei Mari!!Minha meta era levar você pra conhecer a Bienal e consegui!!!
Apesar dos perrengues foi um dia ótimo,várias compras e autógrafos!!
Adorei cada momento!!
Quero mais Bienal pode?Vamos trocar o carnaval por mais dias de Bienal hahahahahhaha
Beijos!!

Unknown disse...

Oi Claudio,

Ainnn Babi <3
Ela é maravilhosa. Infelizmente não conseguir ir esse ano, espero ir na de SP ano que vem!

Beijos!

Cintia
http://www.theniceage.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Cintia!
Ahhh Babi é muito amor,fui o primeiro da fila de autógrafo dela hahahahahahaa
Se tudo der certo ano que vem tô lá na de SP,vamos ver :)
Beijos!!

Stéphani Torres disse...

Bienal foi incrível mesmo! E parabéns pela postagem.
Beijos!

www.stephanibooks.blogspot.com.br

Postar um comentário