terça-feira, 13 de outubro de 2015

Resenha:O Diário de Samantha





Título:O Diário de Samantha
Autora:Ana Monteiro
Editora Novo Século (selo Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas:540





Sinopse:

Samantha Walker é líder da banda Nightwalkers,uma vampira que que com sua voz suave e melodiosa,torna-se em bem pouco tempo,uma estrela do rock mundialmente famosa.Só o que ela não sabia era que a sua fama repentina facilitaria a aproximação de Hadrian e sua corja,um amigo rival de Nicholas Lacroix,o vampiro que a transformou e com quem ela viveu um verdadeiro conto de fadas no passado,antes de conhecer Victor Hugo,seu amor humano.
Sentindo-se ameaçada e temendo pela vida de Victor Hugo,que ainda não sabe que ela é uma vampira,Samantha decide pôr fim à própria vida e se expõe ao sol.Porém,antes disso,ela resolve deixar este diário,no qual relata toda a sua vida e principalmente os motivos que a fizeram tomar essa drástica decisão.
Ambientado no Rio de Janeiro,O Diário de Samantha é um romance repleto de paixão,drama,erotismo e muito rock´n roll.









Ei gente,tudo bem?Aqui estou eu de novo!!Falei que assim que entrasse de férias estaria mais presente por aqui.E como prometi,hoje temos resenha sim,até porque fui reparar a última que eu tinha feito foi no início de Setembro,como assim passei tanto tempo sem fazer resenha?
Vamos imediatamente corrigir essa falha.
Hoje resolvi escolher um livro que foi uma meta minha comprar na Bienal depois de ter visto a autora em um dos eventos que costumo ir aqui no Rio,falando sobre a história.
O título escolhido foi O Diário de Samantha da autora nacional Ana Monteiro.
Vocês podem me perguntar:tudo bem que você queria o livro,mas colocar ele como meta de compra na Bienal não seria exagero?
Respondo:nesse caso não.
Quem me conhece sabe que adoro histórias de vampiros,mas já tem muito tempo que não li nada sobre eles,nenhum livro que me interessasse e isso estava começando a me incomodar.
Quando a Ana falou sobre a história e disse que era sobre uma vampira vocalista de uma banda de rock,pronto,foi o suficiente pra querer ler imediatamente.
A vontade era tanta que ele foi o primeiro que li dos que comprei lá na Bienal,
Mas vamos lá ao que achei da história.






De cara a autora já nos fala que a Samantha morre.Mas Cláudio.como assim???
Foi difícil digerir essa informação,mas por incrível que pareça isso também contribuiu pra que eu quisesse ler,afinal ninguém joga uma bomba dessas logo de cara por nada,alguma coisa tem e era justamente isso que eu queria descobrir.
O livro começa com a Samantha narrando o cenário de sua morte e revivendo algumas lembranças.Já no próximo capítulo alguns meses antes,mostra como ela começou a escrever o diário.Se sentindo ameaçada,ela queria que seu amor humano Victor Hugo soubesse tudo sobre ela,mesmo depois de sua morte.Sendo assim,ela começa a escrever relatando desde o ensino médio,mostrando o que ela viveu pra se tornar vampira até os dias atuais.
A partir daí os capítulos se alternam entre o passado que ela conta e o momento presente.O passado inclusive é retrato no índice com algarismos romanos enquanto o momentos presente não tem nenhuma numeração como vocês podem observar na foto acima.
Já no início,vamos começando a entender os motivos da Samantha ter escolhido essa vida.Ela era uma pessoa apegada a sua avó e após o falecimento dela,isso a abalou bastante.
Aos poucos ela acaba superando isso,principalmente conhecer seus grandes amigos,Dudu,Fraldinha e Azeitona.E após muita insistência de Azeitona pra montar uma banda de rock,Samantha acaba fazendo algumas aulas de canto e resolve se aventurar nesse mundo.
Azeitona acaba apresentando um novo integrante para a banda,o Siri,que acaba se entrosando rapidamente com todos,estando assim a banda formada e em busca de estúdio pra começar os ensaios e já se arriscando nas composições.Finalmente eles conhecem o dono de um bar, o Joca que acaba se interessando pela banda e conseguem tocar por lá todos os finais de semana.
Até aí tudo ia muito bem,tudo muito certo.Os Nightwalkers estavam indo super bem,Samantha envolvida em um relacionamento com o Joca;parecia que nada ia dar errado.
Alguns anos depois,ela acaba sonhando com a sua avó dizendo que a vida dela dará uma reviravolta.No dia seguinte ela sente que sua vida começa a desmoronar:Joca termina o relacionamento entre eles.Algumas horas depois outra notícia que vai virar sua vida de cabeça pra baixo (não vou dar spoiler gente,fiquem tranquilos).
Desnorteada com o rumo que sua vida vai tomando,ela percorre as ruas do Rio até se deparar com um casarão onde ela acaba conhecendo o misterioso e sedutor Nicholas por quem ela acaba se sentindo atraída de imediato e quando a oferta de se tornar vampira lhe é proposta,ela nem pensa duas vezes.E assim começa sua vida imortal.
Ao longo da história os Nightwalkers conseguem o sucesso que tanto almejavam,turnês,respeito.
Como sempre,nem tudo é perfeito.Nicholas acaba se afastando pelo próprio bem de Samantha..
Achando que tudo ia desandar,ela caba conhecendo Victor Hugo,um humano que se apaixona por ela e aos poucos ela acaba retribuindo essa paixão.
Mas com o vampirismo vem alguns perigos,perigos esses que a afastaram do seu grande amor imortal e põe em risco seu amor humano e todos os seus amigos,
Ao conhecer esses perigos ela só tem certeza de uma coisa:sua vida imortal está chegando ao fim,essa é a única maneira de manter a salvo todas as pessoas que ela ama.
O dia do fim está próximo....









Primeiro ponto gente:a Samantha é uma personagem bem emocional,que se abala bastante com os acontecimentos,mas que ao mesmo tempo tem um desejo de proteção com relação as pessoas que ama.Sexy na medida certa,forte quando necessário.Ao virar vampira ela ainda tem esse lado emocional bem presente,porém mais racional e controlado.
De fato gostei muito mais da protagonista vampira do que como humana.Ela vampira é mais confiante,mais certa do que está fazendo,apesar de ainda carregar algumas fragilidades da sua humanidade.
Com relação a escrita da autora,senti uma narrativa poética em algumas partes,dando um certo ar nostálgico dos vampiros de antigamente,aquele certo ar aristocrático.Ela consegue desenvolver bem as partes mais quentes do livro,sem apelar,na medida certa.
Outro ponto:a autora tem um domínio e um conhecimento do que está escrevendo impressionante.Não sobre os vampiros somente,mas com a parte musical também.Várias citações,músicas e menções a bandas e vocalistas de rock famosos.
Depois que eu terminei a leitura fiquei pensando:nossa bem parecido com o filme A Rainha dos Condenados,gostei!
Realmente tem partes bem parecidas,mas a essência da história é bem diferente.Quem viu o filme e gostou vai gostar bastante do livro.
Achei que o Victor Hugo pudesse aparecer mais na história,mas depois do final já vi que ele vai ter um papel importante no próximo livro.
Inclusive quando a autora me disse que teria continuação fiquei pensando como isso seria possível,se ainda teria história pra isso,mas depois que li eu entendi,ainda tem muita história pra ser contada,alguns segredos a serem desvendados e algumas respostas a serem dadas.Tenho algumas teorias,mas deixa quieto hahahahahhahaha
No geral,gostei bastante da leitura,a trama está bem envolvente,com boas doses de suspense,romance e rock´n roll.Talvez uma única coisa tenha me incomodado:achei os capítulos extensos.Tirando isso,achei a leitura bem envolvente,quem gosta de romance e de vampiros vai gostar bastante.Posso dizer que é uma mistura de Drácula,vampiros da Anne Rice com alguns toques sutis de Crepúsculo.
Foi uma leitura bem prazerosa de ser feita,inclusive li escutando muito rock.Vamos ficar de olho na Ana Monteiro que é uma autora muito boa e com certeza ainda ouviremos falar muito dela.






" -Faça isso Nicholas!Me abraça!Termine o que você quis fazer ao me atrair até aqui! - gritei,um pouco ofegante. - Ou então,me deixa sair e escolher uma outra forma de morrer,sem que eu precise da sua ajuda!"



"No pesadelo,era como se toda aquela alegria e cumplicidade  que eu vivia com Nicholas fosse um conto de fadas.Um sonho prestes a se desfazer a qualquer momento,quando eu acordasse,mas eu já havia acordado,ali no caixão,no meio do dia e não podia fazer nada...."



"Eu não tô brincando Samantha.Existem coisas acontecendo....Certas influências que podem destruir a sua vida,a nossa vida....Num piscar de olhos.Até a humanidade,minha pequena. - Nicholas falou,com amargura no olhar."



"Despedi-me de Bella e continuei dirigindo a minha Grand Cherokee.E o que aconteceu depois,todo mundo já sabe...."







Então gente,por hoje é só,espero que tenham gostado da resenha.Foi um livro que atingiu as expectativas que tinha sobre ele e me fez voltar ao universo vampírico,o que realmente me deixou bastante feliz,voltar ao universo dos vampiros em grande estilo com uma excelente leitura!!´Recomendo bastante!
Aos amantes do rock tenho certeza que vão curtir bastante a história,afinal temos até o Ozzy juntamente com o seu Ozzfest! (festival criado pelo vocalista da banda de rock Black Sabbath)
Quem já tiver lido me conta aqui o que achou :D
Por hoje é só gente,nos vemos na próxima postagem!!
Abraços!!

10 comentários:

Unknown disse...

Gostei da resenha, mais um na minha lista de próximos livros a serem comprados!
Tchau,
Arthur. :v

Cláudio Cabral disse...

Olá Arthur!
Que bom que gostou!
Depois me diz o que achou!
Abraço!!

Brenna Damaceno disse...

Adorei a resenha. Muito boa. É um dos próximos livros que vou ler.


http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Brenna!
Muito obrigado!
Tomara que você goste da leitura :D
Beijos!

Kênya paola disse...

Oi, Claudio!
Como sempre você nós presenteia com uma linda resenha.
Não conhecia a autora Ana Nonteiro, gostei muito de conhecer ela através do seu blog.
Depois da Saga Crepúsculo, me apaixonei pelos livros com tema de vampiro.
Obrigada pela dica de livro
Beijokas!
http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Kênya!!
Ahhhhh,obrigado!!
Tudo é feito com muito carinho pra vocês e pode apostar que vem mais novidades por aí!!
Esse foi um dos motivos pra eu ter resenhado esse livro.Gostei bastante da história e que eu lembre não vi resenha desse livro em lugar nenhum,então achei importante trazer minha opinião dele por aqui pra vocês conhecerem o trabalho da autora que é fantástico!
Tenho certeza que você vai gostar :D
Beijos!!

Unknown disse...

Nossa, que livro! Não sei se fico muito empolgada com todas essas informações, essa capa é a única que me atrai realmente ao livro. Talvez, quem sabe, num futuro distante eu dê uma chance a história. Beijos,

http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Boa resenha! :)
http://resenhandoslivros.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Yasmim!!
A capa é muito linda mesmo,mas por ela eu nem imaginava que se tratava de uma história de vampiros kkkkkkk
Ah dá sim,vale muito a pena,depois me fala se gostou!
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Fala Rennan!
Valeu cara! :)
Abraços!

Postar um comentário