domingo, 15 de janeiro de 2017

Resenha:Labirinto



Livro:Labirinto
Autor:A.C.H Smith
Editora:Darkside
Páginas:272
Tradução:Giovanna Louise


Sinopse

Trinta anos sem perder a magia. Tudo começou em um pequeno “labirinto” real na cabeça de James Maury, mais conhecido pelo nome de Jim Henson. O cartunista, músico, roteirista, designer e diretor sabia acessar como ninguém o coração das pessoas e o seu maior dom foi dar vida a seres inanimados. A nova geração pode não lembrar do seu nome, mas com certeza tem seus personagens gravados na memória: Os Muppets, Vila Sésamo, Muppets Babies e até a inesquecível Família Dinossauro. Além deste, Henson também criou fábulas como “Labirinto”, em parceria com George Lucas, filme que encantou toda uma geração quando foi lançado, há 30 anos, com David Bowie como Jareth, o Rei dos Duendes, e também responsável pela trilha sonora, e uma jovem Jennifer Connelly no papel de Sarah, a protagonista que deseja que os duendes levem Toby, seu meio irmão e – para seu espanto – é atendida. Arrependida, ela é desafiada pelo Rei dos Duendes a atravessar o sombrio Labirinto, repleto de perigos e seres mágicos.


"Você tem de fazer as perguntas certas se quiser chegar a qualquer lugar no Labirinto"



Fala galerinha!Tudo bom?Curtiram o fim de semana?
Pra mim foi bem produtivo,consegui agilizar algumas leituras.
Mas vamos ao assunto central de hoje:resenha!
E como recentemente foi aniversário do David Bowie e também completou um ano do seu falecimento,resolvi resenhar Labirinto,livro que é a novelização do filme de mesmo nome estrelado pelo nosso eterno camaleão do rock.



Na história temos Sarah,uma garota que mora com seu pai,seu meio-irmão Toby e sua madrasta.Ela não consegue se dar bem com sua madrasta e constantemente sente saudades da mãe.
Numa noite quando seu pai e sua madrasta resolvem sair,ela fica responsável por tomar conta de Toby,só que ela anda tão estressada e num ataque de choro sem fim do seu meio-irmão,ela se descontrola de vez.
Cansada de tudo,ela lembra do livro que estava lendo (Labirinto) e resolve invocar os duendes para levar Toby para longe.O único problema é que ela não esperava que seu pedido fosse atendido.
O próprio rei dos duendes Jareth em carne e osso aparece.Desesperada,Sarah implora pra que ele reconsidere,mas Jareth está irredutível.A única maneira de Sarah recuperar seu meio-irmão é atravessar o Labirinto rumo ao castelo de Jareth.
Nesse caminho alguns segredos serão revelados e alguns personagens atravessarão o caminho da nossa protagonista.Amigos?Inimigos?Quem sabe....
Muitos perigos se encontram em seu caminho.Será que nossa heroína terá sucesso nessa missão?



Ler esse livro pra mim foi uma completa nostalgia.E coincidentemente comecei a ler justamente no dia do aniversário do Bowie,só fui me tocar quando vi a data.então a emoção foi muito grande.
Primeira coisa que vocês devem saber:o livro é uma novelização do filme,então pra quem viu,saiba que o livro é exatamente igual.O diferencial do livro (além da edição,claro) são as ilustrações,o diário de criação do Jim Henson.
Pra quem não curte fantasia,pode ficar um pouco incomodado,afinal a história é toda baseada nesse mundo fantástico.Uma mistura de Alice com o labirinto do Minotauro,acho que dá pra definir assim.
Não costumo ler tanta fantasia,mas gostei bastante dessa leitura.
A história é narrada pela Sarah e em alguns momentos pelo próprio Jareth.
Confesso que me surpreendi com essa leitura.O mundo criado é muito cativante,completamente encantador e muito fácil de ser visualizado durante a leitura.
A escrita é bem objetiva e fluida,afinal,o livro é bem curto e precisa ter um ritmo mais dinâmico.
A narrativa é poética,chegando quase a ser musical.Se tem um livro que tem trilha sonora é esse kkkkkkkkkk
Preciso dizer que conforme fui lendo,as músicas do Bowie me vinham à cabeça.
Achei toda a leitura muito bonita,com um mundo bem divertido.
Por incrível que pareça amei muito os personagens secundários e mesmo sendo o "vilão" da história,me apeguei demais ao rei dos duendes Jareth.Consegui entender bem suas motivações.Não achei de fato ele um vilão,só cumpria a vontade de quem o invocou e no caso da protagonista,era levar o seu meio-irmão pra longe.
Com relação a Sarah,achei ela pirracenta demais.Ela é jovem,mas parece que quer as coisas exatamente do jeito dela,não procura facilitar as coisas para sua família.Talvez ela tenha sido o personagem que menos gostei.
O final do livro,meio que me decepcionou.Conforme foi chegando o final,parece que a narrativa foi ficando acelerada demais,meio que com pressa de terminar o livro.
No geral,é um livro que recomendo pra passar o tempo,quem já viu o filme vai matar a saudade e vai ser uma leitura nostálgica,mas não esperem algo de diferente do filme.
Pra quem não viu o filme,vai ser ótimo ingressar no mundo de Labirinto e seus mistérios e depois vejam o filme porque vale muito a pena!
Tenho certeza que vão adorar a magia que está por trás da história e vão se encantar por ela e pelos personagens assim como me encantei!
O que falar dessa edição também?Capa dura,livro exatamente como o original que a protagonista lê no filme,ilustrações lindíssimas e um material extra de primeira!
Darkside arrasando como sempre!



"O zumbido que ela pensara ter ouvido no ar era bastante nítido agora,e musical.O estranho sorriu ante a hesitação da garota.Ele era certamente bonito.Isso era algo que ela não esperava."



"As coisas nem sempre são o que parecem,sabe,não aqui.Não,aqui não.Então,você não deve supor nada."



"Às vezes",observou o sábio,"precisar é...deixar ir"






Então gente,gostaram?Espero que tenham gostado e tenham ficado curiosos pra ler.
Recomendo a leitura,ótimo passatempo,ótimo pra colocar em maratonas kkkkkkkk
Tenho certeza que no final vai ficar aquele gostinho de quero mais e aquela sensação gostosa de nostalgia.
Já leram?Gostaram?Contem o que acharam!!
Pessoal vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço e boa semana pra vocês!

4 comentários:

Nessa disse...

Oie
Fiquei curiosa pelo livro e saber como tudo termina. Esta edição parece ótima mesmo. Preciso reservar um tempo para lê-lo. Adorei as fotos.

Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Alice Martins disse...

Oi Cláudio, tudo bem?

Já vi muitas pessoas falando sobre esse livro, mas não fazia a mínima ideia do que a história abordava e só de saber que se trata de uma fantasia fico extasiada! Eu amo livros com essa pegada e fiquei curiosa para ver se ela consegue trazer o meio-irmão de volta. Ótima resenha!

Beijos,

Gnoma Leitora

Cláudio Cabral disse...

Oi!
É um prato cheio pra quem gosta de fantasia,principalmente Alice.O livro tem vários elementos do País das Maravilhas!
A edição é impecável,padrão Darkside kkkkkkkkkk
:D
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Alice!Tudo ótimo e você?
É uma fantasia bem bacana.Se gosta do gênero vai adorar!
Já viu o filme?Vale a pena também.
Será que ela vai conseguir trazer o meio-irmão de volta ou ele ficará com o rei dos duendes?kkkkkkkkkk
Obrigado! :D
Beijos!

Postar um comentário