quinta-feira, 6 de abril de 2017

Resenha:Frankenstein


Livro:Frankenstein
Autora:Mary Shelley
Páginas:304
Editora:Darkside
Tradução:Márcia Xavier de Brito


Sinopse

Victor é um cientista que dedica a juventude e a saúde para descobrir como reanimar tecidos mortos e gerar vida artificialmente. O resultado de sua experiência, um monstro que o próprio Frankenstein considera uma aberração, ganha consciência, vontade, desejo, medo. Criador e criatura se enfrentam: são opostos e, de certa forma, iguais. Humanos! Eis a força descomunal de um grande texto.
Quando foi a última vez que você teve a chance de entrar em contato com a narrativa original desse que é um dos romances mais influentes dos últimos dois séculos? Que tal agora, na tradução de Márcia Xavier de Brito? Além disso, esta edição conta com quatro contos sobre a Imortalidade, em que Shelley continua a explorar os perigos e percalços daqueles que se arriscam à tentação de criar vida: “Valério: O Romano Reanimado”; “Roger Dodsworth: O Inglês Reanimado”; “Transformação”; e “O Imortal Mortal”, histórias pesquisadas e traduzidas por Carlos Primati, estudioso do gênero.




E aí gente!Como vocês estão?Voltamos com a sessão resenha e com um livro muito especial e reflexivo:estou falando de Frankenstein,um clássico da literatura escrito pela autora Mary Shelley.
Essa edição inaugura a coleção Medo Clássico da editora Darkside que já conta também com o livro do Allan Poe em uma edição de luxo.
A edição está lindíssima,contando com a introdução da Darkside apresentando a obra e no final temos outros contos da autora.
Aqui nós temos a história de Victor Franskentein,um jovem curioso pela ciência que se apaixona pelos estudos de grandes mestres (como ele mesmo diz) Paracelso,Alberto Magno e Cornélio Agrippa.
Ele era obcecado pelos estudos e pela ideia do elixir da vida,a vida eterna.
Decidido a provar suas teorias,Victor resolve gerar em seu laboratório vida,literalmente,reanimando tecidos mortos.Do seu experimento surge uma criatura que vai contra todas as leis da natureza e de imediato tem a rejeição de seu criador.
Assustado com o que criou,Victor foge para se manter longe da criatura.Quando volta,ela já se foi.
Aliviado por se ver livre de tal criação,ele resolve abandonar seu experimento.
Mal sabe ele que o pesadelo está só começando.....




Minha gente,imaginem um livro escrito de uma forma tão simples e tão poética..assim posso definir Frankenstein.
Meu maior medo ao embarcar nessa leitura era encontrar dificuldade com uma escrita mais antiga,mas acreditem:não foi o menor problema.A simplicidade que a autora usou para elaborar a história é cativante,emocionante e extremamente reflexiva.
Reflexiva sim,muitos valores e assuntos abordados se encaixam perfeitamente bem nos dias de hoje.Existem lições a serem aprendidas e naturalmente vamos entendendo isso.
A forma como a Mary Shelley vai de uma certa forma brincando com o sentimento do leitor sobre o monstro é algo genial.O leitor em muitos momentos vai se ver em um conflito sobre o que pensar,o que sentir,o que é certo e errado,justo ou injusto.
Victor é um personagem muito individualista,muito preocupado com si mesmo e sua ciência pra prestar atenção nas pessoas e coisas ao seu redor.Isso acaba tornando-o um personagem arrogante,que desafia qualquer um para provar suas teorias.
A história é super visual,com um pano de fundo em vários locais antigos que vão remontando aqueles filmes de época,por vezes de batalhas medievais.
Achei que poderia ter tido mais páginas,em algumas passagens a autora acelerou demais e em seguida faz a história ficar lenta de novo e depois a história acaba.Um problema de ritmo na minha opinião,o que não tira de forma alguma o mérito por trás do que ela quis passar pra gente.
Por ser uma narrativa bem poética,vamos ver os personagens divagando muito nas descrições,nos pensamentos,nos diálogos,o que pode ser um ponto negativo ou positivo,depende de como você vê.
Pra mim foi positivo em algumas situações e negativa em outras,tem algumas divagações que seriam completamente desnecessárias no livro.
No final o leitor vive um dilema gigante,lógico que não vou falar,mas se preparem pra entrar em confronto com seus sentimentos,sobre o certo e errado,mas principalmente:diante de uma pedido,Victor dirá sim ou não?Seria esse um final feliz ou não?
Bom pessoal essa é uma leitura que vai mexer muito com a gente,elevar as nossas emoções a níveis bem mais profundos.
Muito mais que um livro de terror,um livro sobre a natureza humana e o lado negro que habita em cada um de nós,a sede pelo conhecimento e o medo do desconhecido.
Recomendo,mas leiam sem pressa,vocês irão precisar de calma antes,durante e depois da leitura.
Estejam preparados!



"Assim,estranhamente,nossas almas são construídas,e por tais delicados ligamentos somos compelidos à prosperidade ou à ruína."



"Foi um grande esforço do espírito do bem,embora ineficaz.O destino era muito poderoso e suas leis imutáveis haviam decretado minha absoluta e terrível destruição."



"Aprenda de mi - se não de meus ensinamentos,ao menos de meu exemplo - quão perigosa é a aquisição do conhecimento e quão mais feliz é o homem que vê o mundo como sua cidade natal do que aquele que aspira tornar-se maior do que permite sua natureza."



"Tinha o pressentimento obscuro de que tudo ainda não havia acabado..."



"Se nossos impulsos fossem confiados à fome,à sede e ao desejo,poderíamos ser quase livres,mas agora somos movidos por cada vento que sopra,por cada termo aleatório ou cenário que as palavras possam comunicar."





Pessoal gostaram da resenha?Essa leitura foi muito emocionante pra mim e me deixou com muita coisa em que pensar sobre o ser humano e sua natureza.É tão bom quando terminamos uma leitura e ficamos pensando naquele livro dias e dias.......
Alguém já leu?Me digam o que acharam!
Galerinha pro hoje então é só,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

14 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Claúdio
Aaaaiiinnnnn eu quero *__* esse livro!
(DarkSide please pare de fazer livros tão fofos!)
Eu amei sua resenha <3
Lá se vão 200 anos do querido monstro e o tema transcende, no centro das questões filosóficas, literárias, das preocupações com o progresso científico, a ética, a tecnologia e biologia, nos mistérios da psicologia.
Atemporal!
Gostei quando vc diz que é uma leitura para se fazer com calma, reflexiva, minha única preocupação são as divagações, deve dar uma tantinho de aflição querer virar as páginas de uma vez rsrs
E siiiiiiim é bom quando terminamos um livro e permanecemos pensando nele por dias!
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Amanda Couto disse...

Olá, tudo bem?
Tenho vontade de ler esses livros de contos de fada, e esse é um deles. Só me falta dinheiro.
Beijos
http://amandastale.blogspot.com

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
É muito amor esse livro,essa edição,a Darkside hahahahahhaa
Obrigado <3
Fico impressionado como uma história tão antiga pode ser tão atual.
Muitas questões sociais,filosóficas,caráter humano.....totalmente atemporal!
Eu acho que assim dá pra absorver melhor a mensagem do livro,pelo menos comigo foi assim.
Olha,deu vontade sim,confesso,mas resisti hahahahahhahaa
Beijos!

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Esse foi um dos livros que comprei durante o intercâmbio, mas ainda não li justamente por causa desse medo da linguagem.
Creio que esse aceleramento e desaceleramento pode ser um probleminha pra mim, mas nada que me faça desistir da leitura.
Beijos
Balaio de Babados
Participe do #Sorteio1KSeguidores

Nessa disse...

Oie
A história é muito boa mesmo e faz pensar em algumas questões. Quero muito esta versão, está maravilhosa.

Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Taynara Mello disse...

Não li esse livro ainda, confesso que sempre associo Frank a susto, medo, terror. Então passo longe da leitura. No entanto, amei sua resenha. Bjs

Taynara Mello www.indicarlivros.com

Unknown disse...

Confesso que compraria só pela ediçao haha Que capa linda! Que arte linda! O tema não é taaanto assim do meu interesse, mas como é clássico, acho sempre válido ler!
Beijinhos
http://penultima-janela.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Amanda!Tudo ótimo e você?
Acredite,vale muito a pena,vai gostar :)
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
Pode ler sem medo,apesar de ser uma linguagem mais antiga,é bem tranquilo pra ler.Acho que ser um livro mais curto também facilita nesse sentido.
Esse ritmo me atrapalhou um pouco no início,mas nada que tenha me feito desistir.
Depois me diz se gostou :D
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Nessa!
Não é?Muito reflexiva e tão atual!É espantoso,até.
Olha essa edição está a coisa mais linda!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Tay!
hhahahahahahaha sei como é.
Mas esse livro está acima do terror,foca muito na natureza humano e os aspectos dela,nem dá pra tomar susto kkkkkkkk
Fico feliz que tenha gostado :D
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Ana!
Só a edição vale a pena mesmo kkkkkkkkk
Muita gente coloca esse livro como terror,mas pra mim ele está muito acima disso,levantando temas complexos e abordando aspectos da natureza humana.Um clássico,vale a pena ler!
Beijos!

Mandy disse...

Não preciso nem dizer que a Darkside ahaza né SHAUSAH
Sou louca para ler esse livro e é ótimo saber que a escrita é "fácil", e também não sabia que trazia tantos dilemas para o leitor!
Beijoos,
Sétima Onda Literária

Cláudio Cabral disse...

Oi Mandy!
Arrasa muita coisa hahahahahahahaa
É uma leitura maravilhosa,reflexiva e poética,recomendo esse livro pra todo mundo!
Beijos!

http://livreirocultural.blogspot.com.br/

Postar um comentário