sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Resenha:As Perguntas


Livro:As Perguntas:
Autor:Antônio Xerxenesky
Páginas:184
Editora:Companhia das Letras


Sinopse

Alina enxerga sombras e vultos desde criança. Doutoranda em história das religiões, especializada em tradições ocultistas e aferrada à racionalidade que tudo ilumina, ela se acostumou a considerar as aparições como simples vestígios de sonhos interrompidos. 
Certo dia, um telefonema da delegacia desarruma sua rotina de tédio programado. A polícia suspeita de que uma seita vem causando uma onda de surtos psicóticos em São Paulo. A única pista disponível é um símbolo geométrico desenhado por uma das vítimas. Intrigada e ansiosa para fugir da rotina, Alina decide investigar por conta própria um mistério que a fará questionar os limites entre razão e religião, cultura e crença. 
Em 'As perguntas', Antonio Xerxenesky costura o tédio da vida cotidiana com o desconforto do horror em um livro repleto de referências ao universo dos filmes, da música e do ocultismo.



Oi pessoal!Como estão?
Vamos conversar um pouquinho sobre uma das minhas leituras de Outubro.
E o escolhido de hoje foi um livro que recebi de cortesia com o grupo Companhia das Letras.
As Perguntas,do autor Antônio Xerxenesky,
É um livro relativamente curto,tem menos de 200 páginas,mas ele fala sobre temas polêmicos e atuais,assuntos bem densos e fortes.
Alina é uma jovem que se vê presa na sua vida cotidiana,sem nada novo,sem emoções novas.
Um chamado da polícia acaba colocando essa tranquilidade em xeque.
Sendo estudante doutorada da história da religião,Alina é chamada na delegacia para identificar um misterioso símbolo que vem mexendo com a mente das pessoas.
Nem ela mesma sabe do que se trata,mas não tira o símbolo da cabeça.
Formulando várias teorias e como uma desculpa pra ter alguma ação em sua vida,Alina resolve sair em busca de explicações.
Ela só não sabia que iria encontrar muito mais......


Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor.Quando soube que esse seria o livro que a editora iria me enviar,corri pra ler a sinopse e de cara já me interessei,afinal autor nacional escrevendo um suspense/terror psicológico,com questionamentos religiosos?
Sim,eu precisava ler esse livro.
Não se enganem,apesar do livro ter menos de 200 páginas não é uma leitura muito simples de ser realizada.
Falo isso porque ele é repleto de teorias,pensamentos,reflexões,mas que não dá nenhum tipo de resposta ao leitor.
Aliás esse é um livro onde não teremos respostas para os questionamentos,teremos muitas perguntas e teorias.O autor deixa a cargo do leitor responder as perguntas com base em tudo o que ele vai nos mostrando.
O bacana é que vamos embarcando nessa viagem de descobertas junto com a protagonista.Ela vai ficando confusa a cada novo passo dado,mas aos poucos vai tirando suas próprias conclusões do que viu e ouviu e é assim que vamos nos sentindo.
A escrita do Antônio é densa,com referências a cultos religiosos,crenças religiosas e costumes religiosos do Brasil.Por sinal historicamente o autor demonstra um enorme conhecimento para trabalhar isso tudo em um história de ficção.
A história é bem direta,com começo,meio e fim bem definidos.Temos a fase de apresentação dos personagens,investigação,descoberta e conclusão,tudo sendo bem descrito,mas de uma forma que os fatos sejam mostrados para o leitor de uma forma mais dinâmica.
Em alguns momentos me incomodei com algumas divagações ao longo da narrativa,o que acabava  fugindo um pouquinho da trama e freando por vezes em excesso o ritmo da narrativa.
Alina é uma jovem muito curiosa,mas que não aguenta a rotina da sua vida.Lógico que qualquer oportunidade que ela tiver de mexer na sua rotina ela irá aproveitar e a descoberta do símbolo foi só o incentivo que ela precisava.Por isso ela acabou sendo inconsequente em muitos atos no decorrer da leitura.Só que pela personalidade dela já vemos que ela não é do tipo que deixa um enigma sem solução,ela quer chegar ao fim da história.
Sabem quem ela me lembrou por diversas vezes?Nosso querido Robert Langdon dos livros do Dan Brown.
Não sei se o autor teve alguma inspiração no personagem ou nos próprios livros do Dan Brown,mas em alguns aspectos consegui identificar uma certa semelhança.
Essa leitura me surpreendeu.Eu esperava encontrar uma história de investigação com heróis e vilões,só que......bem,não existem vilões nem heróis aqui.Não existem respostas.Não existem um certo ou errado como conhecemos.Existem muitas perguntas e acontecimentos que vão levando o leitor a mergulhar numa viagem de reflexão sobre a mente e a natureza humana,sobre a nossa maneira de encarar determinadas situações e a nossa maneira de compreensão.
Certamente uma leitura que tem tudo para bugar a mente de vocês.Acreditem,a minha deu um nó completo quando terminei de ler hahahahahhaa
Se gostam de um suspense com assuntos reflexivos e com uma certa polêmica,esse é um livro interessante pra ser lido.Não é uma leitura fácil,mas que no final acaba sendo um livro interessante.
Mas estejam preparados:se querem respostas,não é aqui que iram encontrar.mas se quiserem perguntas,estejam preparados pra embarcar nessa louca viagem rumo ao labirinto chamado mente humana.



"O problema com obsessões é que,mesmo quando queremos dar um fim a elas,acabamos nos enredando mais e mais."



"Quando foi que tudo mudou?Quando passou a ter manhãs longas,nas quais não se sentia apta a sair da cama?Foram esses anos de trabalho,o emprego deixando de ser novidade,a rotina se dissolvendo numa poça de tédio e repetição?Teria sido como um relacionamento,de início a gente só enxerga maravilhas na pessoa amada,ignorando toda sorte de defeitos,até mesmo os mais óbvios para quem vê a cena de fora,mas,com o passar do tempo,a situação se reverte,as qualidades viram coisas comuns,indissosciáveis da rotina,enquanto os problemas soam cada vez mais ruidosos?



"Pois,se certas tradições foram mantidas e conseguiram escapar da história,da ciência,bem,é porque há algo de verdadeiro nelas,não?"




E aí gente,gostaram da resenha de hoje?
Apesar de ser um livro de estilo que costumo ler,preciso dizer que foi algo completamente diferente de tudo o que já li ultimamente e isso é algo positivo.É legal pegar um livro que mexa mais com a nossa mente,que nos leve por caminhos que não costumamos ir.Foi basicamente assim que me senti com essa leitura.
Bom pessoas,por hoje é só,espero demais que tenham gostado.
Não sei se esse livro é conhecido de vocês,mas vou adorar saber se já leram pra discutirmos um pouco sobre essa leitura.
Quem não leu,espero que eu tenha aguçado um pouquinho a curiosidade de vocês kkkkkkk
Por hoje é só pessoal.Que vocês tenham um final de semana maravilhoso.
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

8 comentários:

Jessica Andrade disse...

Oi Cláudio,

Não conhecia o livro, mas parece mexer muito com a gente por essa questão de questionamentos e mistério.
Parece ser bem interessante.
Bjs e uma ótima noite!
Diário dos Livros
Siga o Instagram

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Caramba fiquei tipo assim: preciso desse livro!
Não conhecia o título nem o autor.
Terror, suspense e investigação são motes que amoooo e escritos de maneira diferente devem ser absolutamente instigantes.
Com começo, meio e fim além de que gosto muito quando não há vilões nem mocinhos, geralmente nos surpreendemos.
Já quero, já está anotado!
Excelente semana pra ti
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Mariana Fontana Szewkies disse...

Oi Claudio!
O livro não tinha me despertado interesse, mas gostei dessa frase "costura o tédio da vida cotidiana com o desconforto do horror", porém a comparação com o Robert Langdon me desanimou completamente. Eu até gostava do personagens nos 2-3 primeiros livros, mas depois comecei a achar tudo repetitivo demais e acabei ficando com uma má impressão.
Beijos,
Alem da Contracapa

Nessa disse...

Oie
Não conhecia o livro, mas pela sua resenha me pareceu ser muito bom e fiquei curiosa pelo desenrolar da trama.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Jessica!
Eu também não,foi uma grande surpresa pra mim.
Mas isso que é bacana,quando um livro surpreende positivamente!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
hahahahahahaa te entendo.
Também não conhecia.Quando chegou aqui em casa eu juro que fiquei tentando lembrar do autor,mas não consegui.
Mas quando li a sinopse....praticamente surtei!
É um terror investigativo bem diferente,não vai dando de mão beijada as informações para o leitor e mistura a parte do sobrenatural com a realidade de uma forma bem interessante.
Lê sim,vai gostar!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Mariana!
A gente olhando de cara ele não chama muito a atenção,mas depois que vamos lendo a sinopse....não tem como não querer ler.
Foi só uma lembrança mesmo,nada que deixe o personagem parecido com o Robert Langdon,mas em alguns momentos lembrou.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Nessa!
Foi uma surpresa mega positiva pra mim,não esperava ser tão interessante.
Beijos!

Postar um comentário