sábado, 30 de dezembro de 2017

Resenha:Em Águas Sombrias


Livro:Em Águas Sombrias
Autora:Paula Hawkins
Editora:Record
Páginas:364
Tradução:Claudia Costa Guimarães




Sinopse

Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás.
Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos…
Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente.



Oi gente!Tudo certinho com vocês?Vamos para mais uma resenha antes de encerrar o ano?
E quero falar de um livro de uma das minhas autoras de thriller preferidas:Paula Hawkins.O escolhido foi o último lançamento dela no Brasil:Em Águas Sombrias.
Ela fez muito sucesso com A Garota No Trem,livro que rendeu até uma adaptação para as telinhas.
Com Em Águas Sombrias,a autora permanece no mundo dos thrillers e conduz o leitor por mais um mistério.



Poço dos afogamentos......local que é conhecido por muitos suicídios de jovens.
E é exatamente ali que Nel resolveu acabar com tudo,deixando irmã e filha.
O problema:suicídio não era a característica dela e somente sua irmã Jules tem total certeza disso.Por conta da morte da irmã,Jules se vê obrigada a voltar para a sua cidade e tomar conta da sua sobrinha e ser aterrorizada por alguns fantasmas do presente e do passado.
Não vai ser fácil descobrir o que aconteceu com Nel,ainda mais com tantas pessoas e até mesmo a própria sobrinha podendo ter algum tipo de envolvimento na morte dela.Inclusive ela mesma.
Até onde Jules está disposta a ir para descobrir o que aconteceu?
Até onde isso pode levá-la?
Quais os segredos que rodeiam os habitantes da cidade?



Se tem algo que me atraí nas histórias da Paula é a forma mais simples como ela constrói a trama e prepara todo o terreno para os acontecimentos.Muitas vezes acaba sendo previsível,mas não tira em momento algum o mérito da história.
Aqui ela consegue mudar um pouco esse estilo.Pra começar,a trama de Em Águas Sombrias é muito mais complexa do que A Garota No Trem.
A começar pelo número de personagens.São muitos e cada um vai tendo sua chance de narrar o que está acontecendo.Isso vai deixando o leitor sempre com uma pulga atrás da orelha,porque vamos vendo que todos teriam algum motivo para assassinar Nel,inclusive ela mesma teria um motivo muito forte para se suicidar.Só que a cada ponto de vista lido,as dúvidas só aumentam.
Acho que ficaria perfeito se fossem menos personagens,mas pelo número que ela colocou,essa estratégia pode soar principalmente para quem não está acostumado com thrillers,um tanto quanto confusa.Pra mim funcionou,mas demorei a entender essa proposta da autora.
Depois que a gente consegue entender a narrativa,a trama transcorre de uma forma bem melhor e envolvente.
Achei interessante o fato de termos como principal protagonista a Jules,uma mulher que está bem fragilizada,que vive com medo de tudo e todos.A autora conseguiu transformar um personagem com essas características em um protagonista que precisa tomar as rédeas para resolver os problemas e isso acontece no momento certo.


Temos muito bem abordado também as relações familiares.Logo de cara vemos que Nel e sua filha Lena não tinham o melhor dos relacionamentos.E aos poucos a autora vai nos dizendo o que aconteceu para abalar esse relacionamento,
O envolvimento dos habitantes merece ser destacado.Cada um a sua maneira participa da história,como uma grande comunidade.
Sem comparação,mas essa relação entre cidade x cidadãos me lembrou em alguns aspectos Sob A Redoma,do King,mas só por conta dessa relação mesmo e pelo fato de cada um esconder um segredo que pode ser ou não relevante para o desfecho da história.
O ambiente criado foi bem explicado na maioria das vezes,mas quando era hora de falar do rio,senti que faltou um pouco mais de objetividade e emoção.
Diferente do outro livro da Paula,não consegui me apegar demais aos personagens.Não vou falar o porquê disso....seria um grande spoiler,mas senti falta dessa conexão maior com eles.
Agora a forma como a Paula consegue prender o leitor dentro do suspense.....isso é um ponto crucial da história e dela mesma.Ela faz todas as conexões,montando pedacinho por pedacinho junto com o leitor e no final as pontas são amarradinhas.
Não achei a história previsível,mas também não achei imprevisível.Diria que eu desconfiava bastante do que aconteceu,mas não com tanta riqueza de detalhes que temos no final.
No geral,foi uma leitura que gostei bastante de fazer.Apesar das dificuldades do início,consegui entrar de fato dentro do livro e me envolver com o suspense de uma forma que me fez devorar cada página.
De fato,a autora continua sendo muito eficiente em sua escrita e na forma de preparar suas histórias.
Ainda prefiro o outro livro dela,mas ao contrário do que muitos falam,achei Em Águas Sombrias um livro bem bacana.Não é brilhante,mas que cumpre o seu papel,deixando o leitor na expectativa pelos acontecimentos e no final tudo acaba fazendo sentido.
Não vejo a hora de termos outro lançamento da Paula por aqui!


Então gente,gostaram da resenha?Espero que sim!
Recomendo essa leitura.Não é o melhor thriller do mundo,mas acabei gostando até mais do que eu esperava por tudo o que eu ouvia a respeito dele.Continuo sendo super fã da Paula e ela continua sendo uma das minhas autoras preferidas de suspense!
Bom pessoal,não esqueçam de comentar se já leram pra debatermos juntos e quem não leu,digam o que acharam a princípio,se pretendem ler....
Vou indo nessa galerinha,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!!

0 comentários:

Postar um comentário