segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Resenha:Harry Potter e a Pedra Filosofal


Livro:Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora:J.K.Rowling
Páginas:208
Editora:Rocco
Tradução:Lia Wyler




Sinopse

Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo.



Oi pessoas!Tudo bom com vocês?Semana começando e que seja uma semana maravilhosa para todos nós.Vamos continuar com as resenhas?
Fiquei muito em dúvida se falaria sobre esse livro,essa série em resenhas aqui.Não porque eu não queira,mas porque já faz tanto tempo que foi publicado,não sei se vocês gostariam.Mas aí pensei:por que não?Acho que a magia dos livros está aí até hoje e sendo minha série preferida,acho legal comentar mais com vocês.
Começando então,hoje é dia de falarmos sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal,da J.K.Rowling.


Harry é um menino prestes a completar 11 anos,morando no armário sob a escada na rua dos Alfeneiros.Vive com seus tios,os Dursley desde que se entende por gente após a morte dos seus pais.
Só que não é uma convivência fácil.Seus tios praticamente não o suportam e ele vive sendo atormentado por seu primo,Duda.
Coisas esquisitas acontecem ao seu redor sem que ele queira e que vão deixando seus tios loucos.
Mas algo promete tirar Harry dessa vida.Cartas misteriosas começam a chegar para ele e quando a situação começa a ficar insustentável,tio Válter resolve ir para longe e despistar o remetente das cartas que se prova mais insistente do que eles imaginavam.E assim eles vão parar em um casebre no alto de um rochedo em plena noite chuvosa.
Segundos antes de completar seu aniversário de 11 anos,Harry se vê diante de um sujeito enorme chamado Rúbeo Hagrid que promete finalmente revelar a verdade sobre o seu passado e de quem ele verdadeiramente é.
Harry estará preparado para embarcar nessa viagem mágica?


O que eu posso falar de um livro que li e reli mais de cem vezes?Acho que já memorizei todas as falas dos personagens hahahhahahaha
Dois pontos merecem ser falados sobre esse primeiro livro.Um deles é a criação do mundo bruxo,que é simplesmente fascinante e consegue cativar a nossa atenção desde o primeiro vestígio de magia.Quando Harry está comprando seu material escolar,me vi ali querendo ir para Hogwarts também.Me senti parte desse mundo,que é extremamente visual,elaborado e ao mesmo tempo tão simples em toda a sua descrição.


O outro ponto foi a criação dos personagens.A autora ficou preocupada em colocar personagens condizentes com a idade,sem pular etapas.Eles passam pelas mesmas fases e questionamentos que nós mesmo passamos.Romance?Não aqui.Acho que a autora soube o momento certo de colocar cada parte de ser um pré-adolescente.
O que temos aqui é uma história que fala sobre união,amizade e amor,mas não o amor da forma que vemos nos livros de romance,mas o amor fraternal,pela família,pelo conjunto de situações.O olhar (que a gente imagina,claro kkkkkkkk),de surpresa e inocência que Harry carrega quando vê Hogwarts pela primeira vez,ou quando se descobriu bruxo,faz parte disso tudo,vemos amor e um sentimento de estar em casa por parte de Harry.


E Rony e Hermione?Personagens tão diferentes entre si,mas que acabam se complementando e formando o trio dos sonhos de qualquer pessoa,que defendem uns aos outros,que puxam a orelha mesmo,que falam as verdades,que brigam,que consolam....a construção e a evolução dessa relação entre os três foi muito linda de se acompanhar,chega a ser até emocionante.Sei que algumas pessoas podem ter ficando com raiva da Hermione no primeiro livro,mas ela é o meu personagem preferido,foi amor à primeira página hahahahhaahahaha
A narrativa é mega fluida,com um desenvolvimento ágil,mas sem deixar de ser explicativo,deixando no ar quando necessário,mas fechando uma etapa quando preciso.
As cenas são bem descritas,com algumas bem emocionantes como a parte do espelho de Ojesed,que promete tirar lágrimas de muitos leitores kkkkkkkkkkk
Amei muito as cenas de quadribol,super ágeis,levando a narrativa para um nível de adrenalina bem bacana.


Outro ponto que preciso destacar é a ordem que a autora coloca nesse primeiro livro.Vemos claramente um antes,durante e depois,muito bem ordenadinho,com cada fato puxando para o outro e se ligando no final.Algumas coisas vão ficar abertas e serão respondidas mais pra frente,mas faz parte do entendimento geral da série.
Só não gostei muito dos saltos repentinos que às vezes temos durante a história,algo que hoje consegui reparar melhor e tinha passado batido por mim nas outras vezes.Não atrapalhou minha leitura,mas pode ser que algumas pessoas não se sintam à vontade com isso.
Enfim,podemos ver em Harry Potter e a Pedra Filosofal muita magia,mas não é só isso:temos mistério,amor,mensagens e lições de amizade e companheirismo que vão nos acompanhar por muito e muito tempo.
Uma leitura que vai permanecer eterna,não importa o tempo e que vai conquistar muitas pessoas ainda!



"Mas,daquele momento em diante,Hermione Granger tornou-se amiga dos dois.Há coisas que não se pode fazer junto sem acabar gostando um do outro..."



"Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver,lembre-se"



" - A verdade - suspirou Dumbledore - é uma coisa bela e terrível,e portanto deve ser tratada com grande cautela."




Então gente,gostaram da resenha de hoje?
Foi e está sendo maravilhoso retornar para o mundo de Hogwarts e para todos os personagens da série.Reler os livros depois de tanto tempo está sendo uma experiência única e que super recomendo.
Consigo entender o porquê do meu eu com 12,13 anos de idade ter gostado tanto de HP e o porquê meu eu de 27 anos continua amando!
É impressionante o quanto a magia das páginas e da história nos envolve,não importa quanto o tempo passe,sempre amaremos HP.
Resenhar essa série pra mim é mais que uma resenha,é uma homenagem pra um livro que me abriu tantas portas na literatura.
Galerinha não deixem de comentar o que acharam,o que sentiram quando leram HP pela primeira vez....enfim,vamos conversar mais sobre esse mundo mágico!
Pessoal vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço e ótima semana pra vocês!

6 comentários:

Nessa disse...

Oie
Eu adoro este universo criado pela JK, eu ainda não terminei de ler a série, mas este primeiro livro eu já li 3 vezes.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Pretendo reler HP esse ano. Faz tanto tempo que li que tem algumas coisas que não lembro.
Beijos
Balaio de Babados

Luli Ap. disse...

Oooowwnn Cláudio concordo plenamente com você, mais do que uma resenha é uma homenagem, quase uma celebração.
Até porque HP é responsável por muitooooos leitores que se formaram na magia e encantamento de suas páginas.
Me senti de volta a Hogwarts e como da primeira vez inserida naquelas aventuras!!!!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Nessa!
A construção desse universo é impecável,é impressionante o quanto ela consegue nos envolver nesse mundo.
Parou em qual livro?
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
Relê sim,acho que bate um sentimento de nostalgia bem bacana,além de relembrarmos algumas coisas.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Não é?Acho inadmissível ter um blog e jamais ter resenhado HP hahahahahahaha
Exatamente,eu fui um deles.Sempre gostei de ler,mas nunca fui de ler tanto até ter lido HP.
Essa volta a Hogwarts tá sendo maravilhosa,deu vontade já de pegar os outros livros pra reler hahahahahahaa
Beijos!

Postar um comentário