sábado, 13 de janeiro de 2018

Resenha:Sobre (O) Postos


Livro:Sobre (O)Postos
Autora:Bruna Fontes
Páginas:338
Editora:Duplo Sentido Editorial




Sinopse

Lavínia Lemes até tenta, mas não consegue evitar a atração que sente pelo vizinho do apartamento que fica exatamente abaixo do seu. E daí que ela só tem (quase) dezesseis anos enquanto ele já está terminando a faculdade? A garota não dá a mínima para esse pequeno detalhe, mas o mesmo não pode ser dito sobre o rapaz. Porém a diferença de idade não é a única coisa que afasta os dois: Ao passo que Eduardo Becker é um jovem universitário que passa horas com a cara enfiada nos livros de História, sempre com um copo de café nas mãos, Lavínia só pensa em se divertir com os amigos pelas ruas do Rio de Janeiro, com seus headphones vermelhos sempre explodindo com música nas alturas.
Mas, em um belo dia de verão carioca, essa distância tem fim quando Lavínia consegue cinco minutos inteiros a sós com o rapaz de sotaque apaixonante. Contudo as coisas não acontecem exatamente da maneira – ou pelo motivo – que ela imaginava e a história desses dois vizinhos opostos, sobrepostos em um prédio de doze andares, jamais será a mesma depois desse encontro.




Oi gente!Como você estão?Espero que muito bem e tenham começado o final de semana em grande estilo e claro,colocando as leituras em dia.
Vamos aproveitar pra conversar sobre um livro que já era pra eu ter trazido aqui pro blog,mas sempre acabava esquecendo,mas dessa vez não tem jeito:a resenha de hoje é Sobre (O)Postos,segundo livro da série dos Medina-Becker,escrita pela autora Bruna Fontes.
Um aviso:no momento temos dois livros publicados da série,o primeiro já tem até resenha aqui,mas não é necessário começar pelo primeiro (Sob O Mesmo Teto),mas acho interessante seguir a ordem pra não pegar nenhum spoiler de alguma situação com determinado personagem.

Lavínia,uma jovem de 16 anos que adora aproveitar a vida,ama música,de preferência tocando beeem alto.Seu ponto fraco:seu vizinho,Eduardo Becker,universitário nerd,que vive concentrado nos seus estudos,acompanhado do seu inseparável copo de café.
Lavínia vê essa paixão em Eduardo como extremamente platônica.Jamais um universitário certinho vai reparar na jovem que adora se divertir e ainda por cima nem é maior de idade.
Mas um fato faz com que essa situação possa mudar.
Resta saber se os dois vão saber lidar com a pressão da sociedade com relação a diferença de idade,mas principalmente:com o futuro.Decisões,escolhas,será que eles estão preparados para fazê-las?



Essa série é meu amorzinho,sério mesmo.A família Medina-Becker é muito bacana,divertida e engraçados,mas principalmente:unidos!
Consigo perfeitamente visualizar essa história em um daqueles seriados estilo Friends,num clima high school (alô Netflix,fica a dica!).
Eu tinha uma ideia do que poderia encontrar nessa livro,mas parece que eu estava completamente enganado.
No início a história foi se encaminhando da forma que eu imaginava que seria mesmo,inclusive com um final que eu havia imaginado,mas......do nada as coisas mudam.
Me revoltei muito depois de ler,mas quando parei pra pensar bem,tudo fazia sentido quando olhávamos a situação sobre outra perspectiva e aí vi o bacana da mensagem geral da história.
Nós temos amor sim,mas é muito mais do que isso.É sobre escolhas,decisões,conflitos internos e externos,presente,passado e futuro.Mas principalmente:amizade e o quanto ela tem influência na nossa vida.


A Bruna consegue com toda a doçura na narrativa,fazer a gente voltar aqueles tempos de escola e adolescência,onde vivemos muito no extremo.Ela mostra também que chega uma hora na nossa vida que precisamos parar de viver no extremo e voltar para a realidade,o que faz parte do nosso amadurecimento.
Particularmente me senti muito próximo dos personagens.Já tive minha fase Lavínia (muita coisa hahahahahhaa),mas já tive minha fase Eduardo também.Acho que todo mundo já passou um pouco por cada uma dessas fases,isso faz com que a história seja tão real e tão nossa.
Inclusive a Bruna soube muito bem trabalhar a personalidade dos dois dentro da história e principalmente,o amadurecimento deles.


A narrativa é uma delícia,muito simples,engraçada e doce,repleta de referências musicais (amo!) que me conquistou demais.
Diferentemente do primeiro livro,em determinados momentos achei a história de Sobre (O)Postos um pouco travada,sem sair do lugar,mas foram poucos momentos.
O cenário da história é bem Rio de Janeiro,verão,calor,amigos,paixão...e esses elementos fora muito bem colocados dentro da história.
Por mais que o livro seja muito engraçado,a Bruna soube dosar o humor pra não ficar banal demais dentro da trama,assim como o romance,que por mais que seja previsível em muitos momentos,não é aquela coisa extremamente melosa.Temos muitos conflitos no meio sendo desenvolvidos,lições a aprender,uma mensagem a ser passada para os personagens e para nós leitores.


Não se espantem com a quantidade de páginas,garanto que é um livro que vocês irão ler muito rápido e no final ficarão querendo mais dos Medina-Becker.Eu fiquei meio órfão depois da leitura,porque foi uma delícia ter percorrido essa jornada com os Medina-Becker,relembrar algumas coisas da minha época de escola e principalmente:acreditar que sempre temos algo a ensinar e principalmente,aprender com as pessoas que passam na nossa vida.
Acredito que vocês também serão conquistados por esse clima de nostalgia e por esse romance delicinha que a autora nos proporciona.Pra quem ainda não leu o primeiro livro da série,Sob O Mesmo Teto,temos resenha aqui,confiram porque foi uma resenha que amei fazer e a história é maravilhosa!
Pra quem quer ler mais livros da Bruna,é só conferir o perfil dela no Wattpad,tem muitas histórias dela por lá,não deixem de ver!


"Era difícil pra Eduardo se permitir à vulnerabilidade,se deixar levar pelas situações sem medir as consequências.Mas talvez,só talvez,ele devesse tentar.
E aí,quem sabe,alguma coisa boa - e não ruim,como da última vez - pudesse acontecer na sua vida."



" - Você tem que fazer o que você acha que é certo - ela continuou,delicada. - Até porque muitas vezes as pessoas que nos amam acham que sabem o que é melhor pra gente,mas elas também podem se enganar.É ótimo ouvir as opiniões dos outros,mas a decisão,no fim das contas,é sua."



"Lavínia fez uma escolha.Como adultos faziam o tempo todo.
E se sentiu feliz e triste,ao mesmo tempo,por isso.
Ela estava crescendo."



"A liberdade que mais fazia diferença era aquela que permitíamos a nós mesmos,quando finalmente paramos de tentar podar aquilo que somos,ou as nossas emoções.
Era isso o que,enfim,Eduardo Becker sentia."




Galerinha espero muito que tenham gostado da resenha de hoje.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre os e-books da autora,ouros livros da Duplo Sentido Editorial,é só clicar aqui.
E tem o perfil dela no Wattpad também.Cliquem aqui pra conferir!
Gente por hoje é só,não esqueçam de comentar se já leram,se querem ler,se já tiveram a oportunidade de encontrar essa pessoa querida que é a Bruna,vou adorar saber!
Vou indo nessa pessoal,aproveitem um pouco dos Medina-Becker com a resenha!
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço! 

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Que capa mais fofis e que resenha perfeita!
Fiquei absolutamente apaixonada pelo livro e vai para o topo dos desejados.
Gostei de saber que embora o final foi diferente do que vc imaginava, foi surpreendente no bom sentido.
Que há momentos reflexivos e uma mensagem sobre escolhas e decisões.
Também achei bacana que mesmo sendo leve e divertido, não é uma comédia, mas uma doce narrativa.
E tem referências musicais <3
Vou dar um role no wattpad da Bruna que é uma pessoinha ultra mega linda.
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Amo as capas dessa série,cada uma mais linda que a outra!
A história é mega fofa,mas com altos ensinamentos e aquele quê de nostalgia gostoso.
Foi um final que me surpreendeu e me fez pensar bastante.
A autora soube dosar o humor com as partes românticas e leves,foi muito legal isso.
Referências musicas em livros me conquistam quase sempre hahahahhaah
Vai lá,as histórias dela são ótimas,recomendo ler La La Land que é super divertida!
Ela é uma querida,super bacana e simpática!
Beijos!

Postar um comentário