domingo, 7 de janeiro de 2018

Resenha:Tash e Tolstói


Livro:Tash e Tolstói
Autora:Kathryn Ormsbee
Páginas:376
Editora:Seguinte
Tradução:Lígia Azevedo




Sinopse

Natasha Zelenka é apaixonada por filmes antigos, livros clássicos e pelo escritor russo Liev Tolstói. Tanto que Famílias Infelizes, a websérie que a garota produz no YouTube com Jack, sua melhor amiga, é uma adaptação moderna de Anna Kariênina. Quando o canal viraliza da noite para o dia, a súbita fama rende milhares de seguidores e, para surpresa de todos, uma indicação à Tuba Dourada, o Oscar das webséries. Esse evento é a grande chance de Tash conhecer pessoalmente Thom, um youtuber de quem sempre foi a fim. Agora, só falta criar coragem para contar a ele que é uma assexual romântica ou seja, ela se interessa romanticamente por garotos, mas não sente atração sexual por eles. O que Tash mais gostaria de saber é- o que Tolstói faria?




Oi gente!Tudo certinho com vocês?Vamos com mais uma resenha de um livro muito diferente dos que já li:Tash e Tolstói,da autora Kathryn Ormsbee.
Tash é fascinada pelo mundo das histórias de Tolstói.Com essa paixão,ela juntamente com amigos resolve produzir uma websérie para o Youtube baseada no livro mais famoso de Tolstói:Anna Kariênina.Paralelamente a websérie ela possui um canal chamado chá com Tash,onde conversa sobre literatura.
Em meio ao mundo louco da escola,ela vai produzindo a websérie,mesmo com poucos acessos e praticamente sem nenhuma fama.Um dia,o canal acaba viralizando por conta de uma indicação de uma youtuber famosa,o que acaba alavancando o número de escritos e tornando o canal famoso do dia para a noite.Tão famoso que a websérie é indicada a um famoso prêmio do youtube,onde Tash pretende conhecer Thom,um youtuber com quem ela vem se correspondendo.
Um pequeno problema:Tash se define como assexual romântica,ou seja,ela só gosta romanticamente dos garotos,sem ter atração ou interesse sexual por eles.Sexo é algo que não desperta o menor interesse nela.Mas Thom não sabe disso, o que será que podemos esperar desse encontro?



Pessoas,que leitura bem diferente.Além de termos um assunto bem atual que é internet,fama,exposição,viralização e youtube,temos o desenvolvimento de uma personagem que é assexualmente romântica.Não lembro de ter lido algo com uma personagem assim.Já li sobre personagens trans,homossexuais e afins,mas assexual foi uma novidade.
Achei muito interessante a autora ter mostrado e retratado essa situação,porque com certeza muitas pessoas podem ser assexuais ou até mesmo ainda não saberem.Retratar as dúvidas,os medos,as incertezas,principalmente numa fase adolescente,foi um achado tremendo por parte da autora.
E a maneira como ela mostra tudo isso,as situações,os pensamentos....é tudo tão parte da transição adolescente para adulto que torna a história tão real e tão íntima.
Temos uma história também repleta de referências musicais,literatura e cinema,o que acaba sendo bem bacana,faz com que reconheçamos essas referências e gostando muito disso.


Falando sobre Tash,ela é uma adolescente um tanto quanto instável,muito perfeccionista em tudo o que faz,mas principalmente com a websérie.Depois da viralização então ela fica obcecada pela perfeição,pelas redes sociais,preocupada pelas opiniões negativas de algumas pessoas....
Deu vontade em muitas partes de sacudir a Tash e fazer ela voltar para o mundo real,com sua vida,as preocupações para uma futura faculdade e seus amigos.Ela foi meio que um turbilhão durante toda a leitura,com certeza não é um personagem monótono.
Consegui gostar mais dos outros personagens,principalmente da amiga dela,a Jack,uma menina que não gosta de demonstrar sentimentos,não é dada a demonstrações de afeto,mas que é uma amiga tremendamente leal,mas que não deixa de falar umas verdades na cara das pessoas.Adorei esse jeito dela,essa personalidade explosiva.
E tem o Paul,irmão da Jack e que é um cara muito engraçado,aquele tipo de amigo que está ali para todas as horas,sempre disposto a ouvir,por mais errado que você esteja.Um dos melhores amigos de Tash desde a infância e que gosta de proteger ela de todos,até dela mesma.
Não gostei de uma coisa:a autora em todo o momento fica martelando o fato de que Tash é assexual.Ok,já entendemos que ela é,não precisa toda hora fazer a personagem falar que é,ficou meio cansativo uma hora.


A respeito da narrativa,ela é bem leve,muito atual,aquele young adult básico,bem gostosinho de ler,com mensagens bem legais,que mostra um pouco o preço da fama,lidar com as críticas e a pressão que esse mundo exerce e até que ponto vale a pena ter essa fama e do que e de quem você está disposto a abrir mão para ficar nesse mundo.É uma história que mostra alguns valores,principalmente familiares bem interessantes,mostrando o que de fato vale a pena com reflexões que levam não só os personagens a se questionarem,mas principalmente nós leitores.E mostra também que muitas vezes o que realmente queremos e precisamos está bem diante dos nossos olhos,só é necessário se desprender de algumas coisas e se arriscar para enxergar isso.
Gostei da leitura,e pretendo ler outros livros da autora,Espero que tenhamos a oportunidade de acompanhar outros livros dela por aqui.
E vocês,acham que vale tudo pela fama e sucesso?




"Mas,afinal,existe uma hora boa para essas coisas acontecerem?Quando é um momento oportuno para más notícias?



"Sei que meu salário inteiro não vai cobrir nem um semestre de livros,mas pelo menos estou fazendo alguma coisa.Estou batalhando pelo meu sonho.É assim que se faz,não?"



"Às vezes,você tem que seguir as regras injustas da vida."



"Tenho um pressentimento de que o que estamos fazendo é algo que só acontece uma vez na vida,sabe?"



"Então,tipo,você não deve ter medo de mudanças,porque elas nos lembram de que estamos vivos e de que algo está acontecendo conosco."




E aí gente,gostaram da resenha de hoje?
Essa foi literalmente a minha última leitura e achei bacana trazer essa resenha pra vocês,principalmente por ser um tema tão atual.
A edição é bem tranquila,com as fontes grandes,diagramação normal,super confortável para a leitura.
É isso galerinha,espero demais que tenham gostado.Não esqueçam de comentar o que acharam!
Nos vemos na próxima postagem!
Ótima semana pra vocês!
Grande abraço!

8 comentários:

Rackel disse...

Oi! Amei essa capa roxa e preta, muito linda. E a história parece interessante, a protagonista ser youtuber, assexuada e perfeccionista. Não deixa de ser jovem, mas a autora quis inovar. Dica anotada! Bjos ❤

Click Literário

Mundo Fantastico dos Livros disse...

Olá, tinha visto esse livro mas não tinha lido resenha. Achei a proposta do livro bem interessante, deve ser uma leitura divertida e esclarecedora em alguns momentos.

https://mundofantasticodoslivros.blogspot.com.br

Mari Zavisch disse...

Oi, Cláudio!
Eu já tinha visto uma outra resenha desse livro, também positiva, e adorei a premissa dele! Já está na minha lista de leitura :)
Beijinhos,

Galáxia dos Desejos

Cláudio Cabral disse...

Olá!
Adoro essa mistura de cores também,ficou super linda!
É uma história com temas atuais e uma protagonista diferente do que estamos acostumados a ver nos livros,o que achei incrível por parte da autora.
Depois me diz se gostou!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Camila!
Só teve uma resenha que assisti sobre ele,mas não imaginava o quanto a história teria temas tão atuais.E a forma que a autora abordou foi bem tranquila e natural,gostei!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Mari!
O tom natural e atual que a autora deu pra história proporcionou uma leitura bem divertida,com uma mensagem bem bacana e divertida mesmo.
Depois me diz se gostou!
Beijos!

Luli Ap. disse...

Oieeeee Cláudio
Que plot diferente!
Também nunca li nada sobre o tema.
Sou apaixonada por Tolstói então de cara já gostei da Tash hihihi e ela tem o chá com a Tash, eu gosto de café, vou fazer o Café com a Luli rsrsrs
Temas instigantes, leitura interessante e atual, já quero!
Bjs Luli :-*

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Muito diferente,fiquei muito curioso quando comecei a leitura.
Ahhh eu apoio o Café Com a Luli kkkkkkkkkkkk
Recomendo,foi uma leitura diferente,mas bem legal de ser feita.
Beijos!

Postar um comentário