quinta-feira, 1 de março de 2018

Resenha:Sorrisos Quebrados

Livro:Sorrisos Quebrados
Autora:Sofia Silva
Páginas:232
Editora:Valentina
Tradução:Heloísa Leal

Sinopse

Paola:
Perante Deus, meu marido prometeu me amar. Cuidar de mim. Ser meu amigo. 
Perante todos, disse que me amava. Que seríamos felizes. Viveríamos para sempre juntos. Mentiu em tudo. Até que um dia ele me disse que me mataria. E não mentiu. A partir desse dia, vivi escondida no meu mundo, até André aparecer.
André: Eu não procurava nada. Não queria ninguém. Não depois de tudo que vivera. Meu coração estava escondido na escuridão, até Paola surgir com suas cores, pintando minha vida. 
“Sorrisos Quebrados” é um romance de cores entre duas pessoas quebradas por relacionamentos passados. Uma história de superação dos próprios medos e de promessas.





Oi gente!Tudo certinho com vocês?Finalmente Março chegou!Ia fazer outro tipo de postagem hoje,mas me deu vontade de fazer resenha.E resolvi fazer do último e-book que li,um livro que foi sensação da última Bienal do Livro,sendo sempre muito bem comentado:Sorrisos Quebrados,da autora portuguesa Sofia Silva.


"A vida é um labirinto onde todos tentamos localizar a saída e onde poucos têm a sorte de encontrar o parceiro ideal para a aventura que é vier.Alguém que não solta a nossa mão quando erramos na escolha do caminho ou porque não temos mesmo vontade de acertar,pois percebemos que mais importante do que localizar a saída é conhecer o labirinto."


Paola é uma jovem com um passado brutal.A pessoa em que ela confiava,que deveria lhe dar amor e proteção foi responsável por desfigurar não só seu corpo,mas sua vida.
Por milagre ela conseguiu sair viva da situação e tenta retomar a vida dentro de si novamente.Por conta de tudo o que aconteceu,ficar na presença de qualquer homem é praticamente impossível.
Ela busca segurança e conforto dentro das pinturas,sua grande paixão.Preencher o vazio com as cores é o que ela tenta fazer,principalmente como forma de segurança.
Tudo está prestes a mudar quando aparece na clínica André,um cara alto,musculoso e a princípio intimidador,o que a deixa completamente aterrorizada.Só que com ele surge um pequeno brilho no meio do seu pânico:Sol,filha de André, que instantaneamente se apaixona por Paola.
Mal sabe ela que Sol tem tantos traumas no passado quanto ela.
André não entende porque depois de ver a filha tanto tempo fechada e arredia,ela simplesmente se abre para uma pessoa estranha.
Não é só a Sol que será preenchida com as cores de Paola.
André também tem seus fantasmas.
Paola tem as cicatrizes do passado.
Sol morre de medo das pessoas.
Ambos vão precisar se ajudar.
Mas pra isso,segredos precisarão ser revelados.
Será que eles estão preparados para conhecer mais um do outro?



"Todo dia é um recomeço.
Todo dia eu renasço.
Todo dia eu me levanto.
Todo dia eu não desisto.
Todo dia eu vivo como se não tivesse
Todos os dias."



Fiquei super em dúvida se comprava ou não esse livro na Bienal.Até porque a autora estava por lá todos os dias,então era oportunidade de ter o exemplar autografado.Mas acredite,acabei não comprando.Não me interessei tanto pela história a princípio e eu já tinha gasto o suficiente.
Até que surgiu a oportunidade de comprar o e-book.Por que não,não é mesmo?
Não tinha parado pra ler sinopse nem nada,então não tinha ideia do que iria encontrar nessa história.


"Às vezes,encontramos conforto no lugar que um dia tememos."


O início dele é muito angustiante,com descrição bem forte do ataque que a Paola sofreu do ex marido que deixou ela com terríveis cicatrizes e psicologicamente devastada.Sério,eu me senti mal.Mal não só por ser algo tão pesado,mas porque como homem eu fiquei enojado com o que o marido de Paola fazia ela sofrer e por ter coragem de fazer o que fez.Pensar que existem homens que tratam as mulheres assim é no mínimo revoltante,isso pra não ficar o dia inteiro falando aqui de tamanha revolta.


" - E o que vamos ser?
- Felizes,Paola.Felizes como nunca somos."


O início já nos prepara para o que vai ser o desenrolar da história.A autora coloca frente a frente personagens com traumas psicológicos gigantes,que estão sofrendo internamento e externamente,que estão lutando para sobreviver e se reconstruir dia a dia.
André é o pai super protetor,que faz de tudo pelo bem estar da filha e não aguenta ver ela tão fechada para o mundo como está.E saber que ele tem influência nisso,o destrói por dentro.
Paola tenta buscar força para se reerguer e superar tudo o que aconteceu.Ela sabe que as cicatrizes sempre irão fazer parte dela,mas mesmo assim ela tem vergonha de se mostrar para as pessoas.A pintura é praticamente sua vida,sua forma de se expressar e ter segurança.


"Às vezes precisamos olhar para as pessoas com o coração e não com os olhos,pois só assim nós vemos quem realmente são."


Sol é uma garota encantadora.Toda a inocência de criança conseguimos ver nela.Mesmo sabendo que ela tem seus temores,a alegria dela com a Paola é contagiante e inspiradora.
A relação que a autora conseguiu criar entre os três personagens juntos foi lindo demais!Sem perceber,eles vão sendo necessários um para o outro.Não é uma relação de dependência,mas sim de companheirismo.Mesmo sem perceberem,vão fazendo a diferença um na vida do outro.
Essa relação além de linda,é emocionante.Aos poucos vamos vendo os segredos serem desvendados e percebendo que o que a gente achava que era complicado,é mil vezes pior.


"Nossas expressões podem não ser verdadeiras.Um sorriso pode esconder tristeza ou falsidade.Podemos aparentar apatia,quando,por dentro,estamos vivenciando todos os sentimentos com intensidade,ou fingir tristeza quando é mentira."


E a autora não desvendou o mistério de uma vez só.Aos poucos os personagens vão se abrindo,confiando mais um no outro,revelando detalhes do passado,o que possibilita o leitor entrar devagarzinho na história pesada de cada um deles e começar a juntar as peças.
Existe uma cena linda que particularmente é minha favorita,que envolve uma certa caixa...é linda demais,muito emocionante e emocionalmente forte ao mesmo tempo.


"Alguns príncipes são os monstros que atacam de dia e precisam estar camuflados de beleza para ninguém gritar quando são vistos."


Existe um porém que me incomodou durante a leitura.Pela história em si,achei que a quantidade de cenas de sexo foram muitas e principalmente muito longas,dando um tom cansativo nessas partes.Nada contra cenas de sexo,só achei excessivo e cansativo aqui.Não vi necessidade,mas tudo bem,foi a forma como a autora colocou.Só deixando claro que não foram todas as cenas de sexo que foram cansativas,algumas foram até muito bonitas pela forma como ocorreu.


" - Que o amor dói.O amor não dói.O amor não nos faz sofrer.O amor não nos machuca,não nos amedronta.Amar não provoca lágrimas de tristeza.
... - Quem machuca é a pessoa que amamos.Quem nos faz sofrer é a pessoa que deveria nos proteger e fazer felizes.Que,no amor,as lágrimas deveriam ser sempre de felicidade.Que o amor pela pessoa certa pode ser a experiência mais bela da nossa existência,e por isso não conseguimos defini-la.Não sabemos,porque,quando amamos alguém com tanta intensidade e somos correspondidos,é como perceber que voamos sem asas."


Finalizando,a história tem elementos de drama que nos deixam angustiados,principalmente depois de descobrirmos algumas coisas,um romance que nasce de uma forma linda e sem julgamentos,uma superação que mexe com o leitor de uma forma muito forte.
Podemos aprender muito com Paola,André e Sol e colorir nossas vidas.Se só vemos preto e branco pela frente,porque não a tornarmos mais colorida e alegre?
Fica a reflexão....


"A vida não deve ser medida por "mais um dia".Não.Ela é feita por pequenos e efêmeros momentos que mudam tudo."




Bom gente,essa foi a resenha de hoje.Espero muito que tenham gostado.Quando terminei a leitura admito que me bateu um pouco de arrependimento por não ter comprado o livro físico,mas importante foi que consegui realizar a leitura.
E ele é um livro que carrega muitas lições,muita emoção e muitos ensinamentos.E cada personagem a sua maneira vai ser responsável por isso,o que é muito bacana.
Galerinha por hoje então é só.Não esqueçam de comentar se já leram,se querem ler...
Vou indo nessa pessoal,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Já li o livro, gostei muito, tem resenha lá no bloguito
Ele é reflexivo, forte, intenso, dá medo, massssss tb é a possibilidade de recomeçar, de acreditar e de amar novamente.
Fiquei apaixonada pela Sol e torci muitoooooo por ela :), André e Paola
Deu saudades deles.
Ahhhhh podemos e devemos colorir o cinza dos nossos dias.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
A Sol é a melhor personagem,que garotinha mais encantadora e meiga.A inocência dela mesmo com tudo que ela sofreu é inspiradora demais.
Gostei bastante do emocional que esse livro trouxe pros leitores,isso nos aproxima demais de todos os personagens.
Quero que lancem logo o próximo livro!
Beijos!

Postar um comentário