sexta-feira, 18 de maio de 2018

Resenha:172 Horas Na Lua


Livro:172 Horas Na Lua
Autor:Johan Harstad
Editora:Novo Conceito
Páginas:288
Tradução:Camila Fernandes


Sinopse

O ano é 2018. Quase cinco décadas desde que o homem pisou na Lua pela primeira vez.
Três adolescentes comuns vencem um sorteio mundial promovido pela NASA. Eles vão passar uma semana na base lunar DARLAH 2 - um lugar que, até então, só era conhecido pelos altos funcionários do governo americano.
Mia, Midore e Antoine se consideram os jovens mais sortudos do mundo. Mal sabem eles que a NASA tinha motivos para não ter enviado mais ninguém à Lua.
Eventos inexplicáveis e experiências fora do comum começam a acontecer...
Prepara-se para a contagem regressiva.


Oi gente!Tudo bom com vocês?Finalmente final de semana começando!Tô fazendo alguns testes com relação as postagens por aqui.Vou tentar a partir de agora postar de segunda à sexta,porque aí aproveito o final de semana pra deixar conteúdo novo programado pra vocês.Comecei o teste essa semana,então ainda não posso dizer se vai dar certo,mas curti bastante o resultado.
Mas voltando a nossa programação normal,vamos conversar sobre um livro que com certeza mais do que absoluta estará na minha lista de melhores leituras do ano.E olha que se  trata de um livro relativamente mais antigo:172 Horas Na Lua,do autor Johan Harstad,publicado pela editora Novo Conceito.


"Todo mundo disse que a viagem à Lua seria a maior oportunidade da vida deles...Mas quem pode realmente saber o que existe lá fora?"


Muito tempo se passou desde que o homem foi à Lua.E a NASA está preparada para investir nesse projeto novamente,para explorar a base lunar DARLAH 2,até então desconhecida do grande público.E dessa vez junto com os astronautas e em busca de uma maior aceitação,a NASA resolve promover um concurso onde alguns adolescentes serão escolhidos para embarcar nessa missão.
Após tantas inscrições,eis que surgem os selecionados:Mia,Midore e Antoine.Três jovens que não estavam empolgados pra participar,mas que por algumas situações pessoais acabaram se inscrevendo.
Eles vão passar por um intenso período de treinamento até que chegue o grande dia.
Mas o que poderia ser um sonho de reconhecimento e grandeza,pode se tornar o pior pesadelo de suas vidas.....


Se eu não me engano,esse livro foi lançado na Bienal do Livro de 2015.Lembro que inclusive o vendedor lá do estande da Novo Conceito me recomendou bastante o livro e insistiu demais pra que eu comprasse.Isso sem falar que todo o mundo booktube falava sobre esse livro na época.Só que eu sempre olhava e deixava pra lá,imaginando que seria uma ficção científica adolescente,um gênero que não costumo ler e nem chama minha atenção.
Esse ano me bateu um estalo e resolvi comprar.Comecei a ler assim como quem não quer nada e gente....eu jamais poderia imaginar o que encontraria nessa história.
A começar pelo início.Só pelo prólogo a gente percebe que tem algo errado e a gente quer saber onde tudo isso vai dar..


"Pois agora estava decidida.
Faria a viagem.E tiraria o melhor dela.Agarraria as oportunidades que aparecessem pelo caminho."




Midori,Antoine e Mia são adolescentes muito diferentes entre si.A única coisa em comum?O fato de nenhum deles querer ter se inscrito para esse projeto.Sendo assim,eles precisam aprender a trabalhar juntos.Essa interação entre os personagens foi muito bacana,parecia que eles já se conheciam há bastante tempo,com muitas conversas,brincadeiras e claro,apoio entre eles.
Tem um princípio de romance sim,mas gostei da forma sutil e mais adolescente como ele foi abordado,acho que ficou bem de acordo com os personagens e com a própria história,afinal não é um enredo onde o romance poderia tomar protagonismo.Não temos um protagonista claro,por isso a história tem capítulos narrados pelos três.
Aos poucos os personagens vão passando a aceitar a ideia da missão e a se entusiasmarem com o que está por vir.Só que esse entusiasmo vai se transformando em um sentimento completamente diferente,forçando cada um deles a um nível de responsabilidade e frieza para lutarem por suas vidas.




Como falei,achei que seria muita ficção científica,com temas muito complexos,que demandaria mais tempo pra terminar de ler.Só que esse livro me entregou algo completamente diferente.Tem ficção científica,claro,afinal é uma história que se passa na Lua.Mas não é aquela viagem tranquila que a gente poderia imaginar.O autor explora o lado do suspense e do terror em uma trama intensa,chocante,mas que principalmente:dá um medo completamente diferente de tudo o que senti lendo livros de terror.
O autor com muita tranquilidade,vai deixando o leitor de cabelo em pé,sem precisar apresentar de cara o que de fato está por trás dos acontecimentos na Lua.Ele utiliza de pequenos artifícios,como um barulho diferente,algumas falhas,comportamentos estranhos....e isso vai provocando sensações curiosas no leitor.O que era uma simples história de ficção científica,se transforma em uma corrida contra o tempo,uma luta pela sobrevivência dentro de um ambiente completamente desconhecido e repleto de mistério e terror.


"Precisava ver o lado bom da coisa.
Mas ver o lado bom da coisa tinha o hábito desagradável de levar à decepções."




As descrições são bem feitas,parece que estamos de fato embarcando numa viagem rumo a Lua.Pra quem assim como eu desconfia de histórias de ficção científica por serem mais complicadas,aqui temos uma trama que é bem estruturada,com explicações fáceis de serem assimiladas,explicando mas sem se aprofundar demais em temas mais complexos,o que torna o livro uma leitura bem rápida e fácil.Inclusive pra mim esse foi o grande acerto do autor.Do início ao fim é possível compreender todas as explicações ao longo do livro,por mais que no final alguns detalhes sejam mais,digamos estranhos.
O livro é divido em três partes:o antes,o durante e o depois da viagem na Lua.O início é mais lento mesmo,onde o autor vai nos apresentando um pouco da vida de cada um dos personagens e porque eles resolveram se inscrever.
Na segunda parte temos o início do treinamento deles e o início da jornada rumo à Lua e todos os eventos que irão acontecer por lá.O depois....é a viagem rumo à Terra,mas é um depois beeeem diferente.


"De repente,todo o seu corpo se retesou.Não conseguia respirar.Naquele instante,ficou completamente claro onde é que ele vira aqueles desenhos antes,e seu rosto mudou de uma expressão vazia e apática para uma de pavor absoluto.
Ele gritou.
E até na rua o grito fez-se ouvir.
Era o lamento de alguém que acabava de perceber que toda a esperança se fora."


Quem me conhece sabe que não sou de sentir medo com livros,mas conforme fui lendo e principalmente no final,fiquei pensando e trazendo a história para o nosso mundo e preciso dizer que me deu um arrepio e um frio incomum na espinha.
Pra finalizar,esse é o tipo de livro que vai me acompanhar por muito e muito tempo.É impossível terminar de ler e não transportar alguns fatos para o nosso mundo.E é isso que torna tudo mais assustador.Quem garante que algumas coisas que vimos nessa jornada à Lua no livro não existem de fato na Lua?Quem garante que a NASA não esconde algumas informações perigosas sobre as viagens espaciais e o que foi visto por lá?Quando terminei a leitura fiquei pensando em tudo isso e tornou toda a história ainda mais assustadora,dando um bug total na minha mente.
Quem procura uma história diferente,com muito mistério,viagens espaciais,suspense e uma boa dose de terror,com certeza irão gostar muito desse livro.Uma história repleta de possibilidades que vai manter o leitor vidrado em cada página.
Será que todos voltarão em segurança dessa viagem?


É meu povo,fazia tempo que não me deparava com uma história dessas.Aquele tipo de livro que te faz mergulhar de cabeça,com tamanho envolvimento que chega assustar.
Esse tipo de história com certeza dá o que pensar e nos faz questionar muitas coisas a respeito do nosso planeta e de alguns fatos obscuros.Estejam preparados pra isso.Acho que vocês não irão encarar a Lua da mesma maneira depois dessa leitura kkkkkkkk
Pessoa por hoje então é só,espero demais que tenham gostado.Não esqueçam de comentar o que acharam,se já leram,se querem ler....
Vou indo nessa ,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

3 comentários:

Na Nossa Estante disse...

Oi Claudio tudo bem? Eu acho que quanto mais, melhor rsrsrsrsrs Mas sei que demanda tempo, entendo bem. Quanto à resenha, é visível sua empolgação e um tanto contagiante rsrsrs Uma trama adolescente com ficção pareceu bem interessante!

Bjs, Mi


O que tem na nossa estante

Espiral de Livros disse...

Oi Cláudio!

O quanto eu gostei desse post? Não consigo dizer!
Sempre quis ler um livro com ficção científica e adorei saber que o livro é do gênero, mas não só isso, além disso tem um pouco de romance (ai, que amorzinho... adoro demais quando tem um pouquinho de romance, mesmo que seja só um pouco mesmo). A única coisa que me faz esquivar um pouco do livro seria a parte do terror (sou muito muito muito medrosa mesmo), mas te digo que fiquei super interessada nessa leitura. Adorei a tua resenha que me deixou com mais vontade de ler esse livro, nossa!
Ah, detalhe, essa capa é assustadora, hein! Acho que eu compraria em ebook pra não ficar me apavorando com ela, hahahaha!

Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/

Luli Ap. disse...


Olá Cláudio
Caraca estou apaixonada por essa resenha!
Querooooo muito ler esse livro!
Sci-fi, suspense e uma das coisas que me encantam em narrativas que é o depois, o epílogo, no caso a volta pra Terra e com mais aventuras ainda.
Um frio percorrendo a espinha e leitura que permanece com a gente muito tempo depois que terminamos de ler são imprescindíveis, os melhores e mais queridinhos.
Simplesmente ameeeeeei.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Postar um comentário