segunda-feira, 18 de junho de 2018

Resenha:Caraval


Livro:Caraval
Autora:Stephanie Garber
Páginas:400
Editora:Novo Conceito
Tradução:Camila Fernandes


Sinopse

Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.
Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.
O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.


Oi gente!Tudo certinho com vocês?Acho que meio que virou tradição toda segunda feita rolar resenha por aqui hahahahahhaa
E vamos continuar com a tradição então.O livro da vez é um que desde o seu lançamento há um tempinho atrás vem me chamando atenção,mas somente recentemente tive a oportunidade de ler:Caraval,da autora Stephanie Garber,publicado pela editora Novo Conceito.


Ah o Caraval,maior espetáculo da Terra,assim conhecido por todos.Desde crianças Donatella e Scarlett são fascinadas pelo espetáculo que nunca se apresenta mais de uma vez no mesmo lugar.Scarlett desde então tem escrito cartas para o Mestre Lenda pedindo para que eles venham para a sua região para que ela possa enfim juntamente com a sua irmã ao espetáculo.Só que nunca obteve resposta.
O tempo passou e agora crescida,Scarlett foi prometida em casamento para um total desconhecido conde,o que praticamente torna seu sonho de conhecer o Caraval impossível.
Ela só não contava com a teimosia de sua irmã Donatella..E é com essa teimosia que juntamente com um misterioso marinheiro,Donatella consegue ingressos para o espetáculo que irá acontecer em uma ilha próxima e arma um plano para que consigam convencer Scarlett a se aventurar nos mistérios desse jogo.
Só que eles vão descobrir que o Caraval é muito mais que um jogo.É um perigo mortal que não irá poupar ninguém.
Nossas protagonistas estarão prontas para esse jogo mortal?

"Lembre-se.é apenas um jogo."


Como eu queria ler esse livro quando foi lançado.Só não comprei ele assim que foi lançado porque provavelmente o livro será uma trilogia e a Novo Conceito muitas vezes deixa suas séries inacabadas.Mas vi em promoção a edição capa dura,então resolvi arriscar.
O livro tem muita magia do início ao fim,o que contribui pra uma leitura muito rápida apesar das suas 400 páginas.
Nossas protagonistas são muito diferentes entre si.Enquanto Scarlett é mais contida,procura seguir as regras e o casamento com um desconhecido,Donatella é mais arisca,rebelde e sem medo de se arriscar.Por conta desse estilo,Donatella vai colocar todos em perigo,inclusive a si mesma.
Confesso que achei Donatella inconsequente demais.Parece aquele tipo de garota mimada que faz o que quer,independente das consequências.Mas é por conta disso que temos o enredo da história.

"O que quer que tenha ouvido sobre o Caraval não se compara à realidade.É mais do que só um jogo ou apresentação.É a coisa mais parecida com magia que você verá neste mundo." 


O Mestre Lenda é quase uma entidade.Ninguém nunca o viu e muitas especulações envolvem seu nome.Bom ou mal?Tudo depende do seu ponto de vista.
A magia criada autora é muito envolvente.Não é só mágica estilo bruxaria,mas magia do tipo que podemos ver em um espetáculo mágico de verdade.E isso torna a história muito visual,muito vívida para os leitores.
E essa magia vai nos trazer cenas de muito suspense e muita aventura.Só que a forma como a autora vai trabalhando isso no decorrer da história acaba ficando muito misturada.Ela foi muito bem no início,trabalhando bem os aspectos mágicos,mas aos poucos senti que ela foi perdendo um pouco o foco.E isso aconteceu com o mistério da história.Ela quis deixar o leitor na expectativa,surpreender no final,mas acabou saindo uma confusão só,dando um nó na cabeça do leitor e mesmo depois de terminar a leitura não temos totalmente certeza das respostas.Talvez isso tivesse dado certo se ela não ficasse revirando o mesmo ponto várias vezes ao longo do livro.Vou dar um desconto porque ainda temos continuações e ela deixou um gancho bacana para as continuações,mas exagerou demais no quesito mexer com a mente do leitor.

"Cada pessoa tem o poder de alterar o destino se for corajosa o bastante para lutar pelo que deseja acima de tudo."


Temos um romance aqui que começa de uma forma meio infantil,mas que vai amadurecendo aos poucos em meio a alguns perigos e compromissos.Pra quem não curte romance,fiquem tranquilos que não é o principal da história.A história se baseia no desaparecimento de Donatella na ilha e a busca de Scarlett e Julian por ela.E é nessa busca que eles vão desenvolver um sentimento um pelo outro.
A escrita da autora é bem simples,com alguns toques fantásticos bem elaborados,mas com excesso de elementos sem conseguir trabalhar bem com cada um deles.
Mesmo assim,a simplicidade da sua escrita vai nos envolvendo dentro daquele mundo do Caraval de uma forma bem bacana.Praticamente entramos de cabeça dentro desse espetáculo.Faltaram explicações?Sim.Muitas coisas não ficaram claras?Sim.


"A esperança é uma coisa poderosa.Alguns dizem que é uma espécie completamente diferente de magia.Esquiva,difícil de agarrar.Mas basta um pouco."


Não sei se esse foi o propósito da autora,mas encaro esse primeiro livro como uma introdução a esse mundo fantástico,por isso ela deixou as questões mais superficiais.Pelo menos não ficamos perdidos dentro da história.Acredito que na continuação (que já foi lançada lá fora)veremos muitas pontas soltas sendo amarradas e alguns questionamentos respondidos.
De qualquer forma,Caraval é uma história que nos transporta para um mundo fantástico de magia,perigos e mistérios,que nos mostra que a linha entre o bem e o mal pode ser mais tênue do que imaginamos
Esperava mais da história,mas conseguiu me entreter bastante e me deixar curioso com as continuações.Vamos esperar que a editora traga pra gente em breve.


Então gente,gostaram da resenha de hoje?Espero demais que sim.Não vou dizer que esse livro foi uma decepção porque já tinha visto algumas resenhas e já fui me preparando para o que eu iria encontrar aqui,mas mesmo assim esperava mais.Vamos esperar que os próximos livros sejam melhores e a autora nos surpreenda.
Bom pessoal então é isso,não deixem de comentar o que acharam,se já leram,se querem ler...
Nos vemos na próxima postagem!
Ótima semana pra vocês!
Grande abraço!

4 comentários:

Caverna Literária disse...

Oi, Claudio!

Tenho muita vontade de ler esse livro também! Imagino que dê bastante vontade de ler os demais volumes como esse tem uma cara mais introdutória apenas.

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com

Espiral de Livros disse...

Oi Cláudio, tudo bem?

Tenho muita vontade de ler esse livro, mas ando esperando entrar em alguma promoção para comprar.
Gosto de mundos com bastante magia, mistério e tudo envolvido em uma história meio enrolada que vai se resolvendo aos poucos. Eu entendo que quando um mundo mágico é apresentado pode ficar confuso, mas em uma trilogia normalmente o primeiro livro traz uma ambientação mais detalhada e deixa perguntas para a sequencia.
Com certeza vou ler, fiquei ainda mais curiosa para saber o desenrolar da história e o que acontece com esses personagens.

Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/

DIVAGANDO PALAVRAS disse...

Oi Claúdio tudo bem?
Já li resenhas positivas e negativas desse livro.
Foi bom saber seu ponto de vista. Acho que vale sim a leitura.

Divagando Palavras
www.divagandopalavras.com

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Estou com esse livro parado aqui já faz um tempinho e confesso que vai esperar mais um tantão :p
De qualquer maneira depois da sua resenha quando ler vou ir sem muitassssssss expectativas.
Gratidão pela sinceridade.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Postar um comentário