Livro:Quinze Dias
Autor:Vitor Martins
Páginas:208
Editora:Globo Alt
Sinopse
Felipe está esperando por esse momento desde que as aulas começaram: o início das férias de julho. Finalmente ele vai poder passar alguns dias longe da escola e dos colegas que o maltratam. Os planos envolvem se afundar nos episódios atrasados de suas séries favoritas, colocar a leitura em dia e aprender com tutoriais no YouTube coisas novas que ele nunca vai colocar em prática.
Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho.
Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.
Mas as coisas fogem um pouco do controle quando a mãe de Felipe informa que concordou em hospedar Caio, o vizinho do 57, por longos quinze dias, enquanto os pais dele estão viajando. Felipe entra em desespero porque a) Caio foi sua primeira paixãozinha na infância (e existe uma grande possibilidade dessa paixão não ter passado até hoje) e b) Felipe coleciona uma lista infinita de inseguranças e não tem a menor ideia de como interagir com o vizinho.
Os dias que prometiam paz, tranquilidade e maratonas épicas de Netflix acabam trazendo um turbilhão de sentimentos, que obrigarão Felipe a mergulhar em todas as questões mal resolvidas que ele tem consigo mesmo.
Oi gente!Como vocês estão?Falei que tem muito livro lido pra podermos conversar sobre,então vamos colocando as coisas em ordem.
Hoje resolvi escolher uma das minhas leituras recentes:Quinze Dias,do autor Vitor Martins,publicado pela editora Globo Alt.
A história vai falar sobre Felipe,um jovem gay acima do peso que vive sofrendo bullying no colégio por conta disso.Pra sua alegria,as férias vão começar e ele não vê a hora para aproveitar,ficar em casa,colocar todas as suas leituras e séries em dia.
Ele só não imaginava ter uma grande surpresa:Caio,seu vizinho e sua grande paixão desde a infância,vai passar quinze dias na sua casa enquanto os pais dele estão viajando.
Felipe vai precisar organizar seus sentimentos e ver como ele vai lidar com a presença constante do Caio na sua vida.Ele vai precisar se abrir e dar espaço para aproximação na sua vida.
Será que ele vai conseguir se abrir para o mundo?
E Caio,o que será que ele sente por Felipe?
E no final desses quinze dias,o que vai acontecer?
"Eu tenho muito orgulho de quem você é.Das decisões que toma,de como enfrenta seus problemas,de quando me faz rir mesmo meu dia estando uma porcaria.Você é meu companheiro,filho.E qualquer pessoa que pode aproveitar sua companhia é uma pessoa de sorte."
Gente....por que demorei tanto a ler esse livro?
Ele foi lançado na última Bienal do Rio,encontrei com o Vitor várias e várias vezes nos estandes,mas em nenhum momento me interessei em comprar Quinze Dias.
"Mas por que agora comprar ele?" Vocês saberão em breve.
Comprei e pra minha surpresa me deu uma vontade repentina de pegar pra ler....melhor coisa que fiz!
Muita gente que era gordinho na época de escola com certeza se deparou com muitas situações desagradáveis e injustas por conta disso,sem falar nas piadas maldosas e apelidos mais maldosos ainda.E é por essa situação que nosso protagonista vai passar.Todo esse bullying que ele passa só vai contribuir para que Felipe seja um jovem extremamente inseguro;inseguro com ele,com a sua aparência,com os seus trejeitos,com a sua maneira de vestir,com a maneira de falar....inseguro com o mundo.
Ele possui uma relação ótima com a sua mãe que inclusive sabe sobre sua orientação sexual e apoia bastante ele em todas as questões.Por sinal a mãe dele é a melhor pessoa,extremamente amorosa e companheira.
Caio é um jovem mais retraído.Ele também é gay,mas a família não sabe e as pessoas no colégio também não.Só quem sabe é sua melhor amiga Beca,que também dá o maior apoio.
Caio é um fofo.Ele tinha tudo pra ser um garoto revoltado,mal humorado,chato,preconceituoso,afinal ele tem um relacionamento bem complicado com a sua família...mas não,ele é um amorzinho,se preocupa com quem realmente ama e com os sentimentos deles.
Felipe então,nem se fala.Dá vontade de dar um abraço nele e dizer que vai ficar tudo bem,que acreditamos nele,que ele não tem que ter medo.
Por mais que o livro tenha pouco mais de duzentas páginas,o Vitor conseguiu abordar temas fortes e que devem ser falados:gordofobia e sexualidade.
E falou sobre os dois de uma forma muito simples,mas que deixa o leitor impactado com a mensagem passada e triste por ver pelo que as pessoas gordas passam e como é difícil falar sobre a sua sexualidade com alguém e entender isso.
É aquele tipo de leitura que vai te dar um tapa na cara várias vezes.Certamente várias situações vão ser muito reconhecíveis do nosso cotidiano e acabamos percebendo que várias vezes estamos do lado de quem comete o bullying e isso deixa muita coisa em que pensar.
A história é um clichê sim,mas é tão,tão amorzinho,tão cheio de ensinamentos.É lindo ver como os personagens vão evoluindo,como o relacionamento deles vai se construindo de uma forma linda e apaixonante,o quanto Felipe vai descobrindo o mundo e entendendo que da mesma forma que o mundo pode ser cruel ele também guarda coisas lindas que devem ser aproveitadas e ele estava deixando de perceber e aproveitar.
A escrita do Vitor é muito fluida,com narrativa em primeira pessoa pelo ponto de vista do Felipe.E dessa forma vamos entender todas as inseguranças dele.Quem já esteve acima do peso sabe como é complicado por exemplo tirar a camisa em público,entrar numa piscina,experimentar roupas.....e são essas situações que Felipe vai passar e será relatado no livro.
Algo que gostei da escrita do Vitor é que ele não poupou referências geeks e musicais a longo da história seja com O Senhor dos Anéis,Linkin Park por exemplo.
Única coisa que não gostei:o final.Não o final em si,mas algumas pontas soltas que o autor deixou e que dá a entender que teremos uma continuação,quem sabe pelo ponto de vista do Caio,algo que acho que faz muito sentido.
Mais que um livro,temos aqui uma história de aceitação que poderia ser a minha ou a de vocês que vai abordar várias questões familiares e é isso que torna a sensação depois da leitura tão real.
Pra finalizar gente,pra quem curte um YA,Quinze Dias é uma leitura que vai tocar fundo,vai fazer você rever alguns conceitos e pensamentos e fazer com que você encare o mundo por uma perspectiva diferente.Não é a história mais inovadora do mundo,mas a simplicidade muitas vezes fala muito mais ao nosso coração do que qualquer outra coisa.
Nunca se esqueçam:o mundo inteiro é de vocês!
E aí galerinha,curtiram a resenha de hoje?Super espero que sim.Deu pra perceber o quanto gostei dessa leitura e o quanto vou recomendar sempre!
É tão curtinho,mas tão apaixonante....sério,só leiam porque é amor demais.
Bom por hoje então é só pessoas,espero que tenham curtido.Não esqueçam de me contar o que acharam,se já leram,se querem ler....
Vou indo nessa então,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!
0 comentários:
Postar um comentário