quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Resenha:Adelphos - A Revelação


Livro:Adelphos - A Revelação
Autor:M.Pattal
Páginas:370
Editora:PenDragon


Sinopse

Em Oykos os preparativos para os Jogos da Liberdade estão a todo vapor. Apesar do nome positivo, os Jogos são mortais e o seu resultado pode alterar o destino de todos os habitantes daquele mundo. Enquanto isso, os rumores de que um evento chamado “A Revelação” estaria prestes a acontecer e acabar com o domínio do dragão, tornam o cotidiano dos Oykanos tenso, gerando grande instabilidade entre as Terras. Adelphos é uma saga de tirar o fôlego, repleta de aventuras, surpresas, reviravoltas e mistérios que prendem o leitor da primeira à última página, ao mesmo tempo em que o leva a refletir sobre dilemas e conflitos do mundo real.



"Para enfrentar uma realidade,às vezes se faz necessário viver uma outra."



Fala pessoal, tudo certinho?Vamos atualizando as resenhas?E vamos conversar sobre mais um livro nacional (claro!).
Pra quem curtiu ler Jogos Vorazes e ama distopias,convido vocês a conhecerem Adelphos - A Revelação, do autor M.Pattal,publicado pela editora PenDragon




"As limitações estão em nossa mente - afirmou Mila. - As sombras que enxergo são suficientes para as minhas performances. Basta não permitir que o medo me domine."


Três jovens:Mila,Enzo e Dan.Ambos tem o sonho de disputar as Olimpíadas.Cada um possui uma deficiência,mas dão duro sempre pelo seus objetivos.
Enzo é um rapaz que ama nadar,tiro com arco e lutas,principalmente MMA.Por ser surdo ele acaba enfrentando muitos problemas com a família,principalmente seu pai.
Mila também tem problemas com a família.Órfã de mãe,ela vive com seu pai e a madrasta que por conta do glaucoma da menina,praticamente a trata como inválida.
Por fim temos Dan,um rapaz que ama aventuras,principalmente escalada.Ele perdeu a perna esquerda em um acidente e por conta disso utiliza uma prótese.
Um dia algo os une:uma luz debaixo da água que os transporta para uma aventura completamente diferente de tudo o que eles imaginam.
Um mundo onde eles precisam se encontrar...um mundo que tem muito a ensinar aos três....um mundo repleto de perigos,mas também de amizades e aventuras.
Bem vindos a Oykos!


"Ao liberar perdão,você mostra a sua força.Além de ser uma atitude nobre."


Já tem um tempo que vejo esse livro em alguns blogs e redes sociais e a cada vez fui me sentindo mais interessado por essa história.
Aqui temos uma história de fantasia/distopia muito diferente,abordando aspectos sociais super importantes,com algumas críticas bem colocadas e fundamentadas.


"Não estou falando em sair por aí e agir de forma irresponsável ou em desobediência às autoridades.Estou falando de vencer o medo e seguir em direção a experiências que o farão crescer."


Não esperem personagens jovens perfeitos.Cada um tem seus problemas familiares muito claros e que refletem em muitas situações cotidianas.Além disso eles precisam provar para si mesmos que são capazes de superar todos esses obstáculos,inclusive suas deficiências físicas,não deixando que essas limitações definam quem eles são e o que eles pretendem conquistar.
Isso foi um aspecto muito positivo.O autor não deixou que as deficiências físicas dos personagens se tornasse um ambiente triste ou de pena,pelo contrário,ele mostra que os personagens mesmo com as suas limitações são capazes sim de conseguir realizar o que desejam.Essa humanidade com que os personagens e o desenvolvimento foram trabalhados foi algo que me deixou muito feliz e satisfeito de acompanhar.


"Muitos são medidos por aquilo que possuem e não pelo que são como pessoa,infelizmente.Se eu possuo riquezas,tenho muito valor,caso contrário,não sou tão valioso assim.É o que vemos muito por aí."


Por sinal meu personagem favorito foi o Dan.Ele tem um senso de humor incrível e em várias partes me divertiu bastante,sem falar o espirito de liderança que ele carrega.
A Mila é o equilíbrio desse grupo,sempre pensando na melhor estratégia para agir.
O livro é contado pelo ponto de vista dos três personagens,cada capítulo cada um vai contando a sua própria jornada até que talvez (ou não kkkkkkk) o caminho deles se cruze.
E isso é bem bacana porque vamos conhecendo várias partes de Oykos e nos mostra diferentes culturas e povos da região,cada um com seus costumes e crenças.E com certeza isso vai nos ajudar bastante para juntar as partes para chegar na grande conclusão.


"A diferença é que os Zoanenses ensinam seus filhos desde pequeno a renunciar àquilo que prejudica as suas vidas e a vida dos outros habitantes.A chave está na mente,nos pensamentos."


A mitologia é um ponto bem legal da história.É algo muito mágico e especial,acima de tudo completamente diferente do que encontramos em vários livros de fantasia.
Esse reino é algo muito amplo que com certeza ainda tem muito a ser explorado.São muitos personagens,muitos acontecimentos e tramas paralelas que podem render muitos livros.
Por ser o primeiro livro,aqui vamos ter uma introdução do que são os Adelphos,conhecer Adelphia,os reinos,seus povos e mistérios.Normalmente os livros introdutórios são mais lentos,com foco maior em nos apresentar os personagens e o mundo em si,mas aqui o autor além de fazer isso,ele conseguiu dar um ritmo bem intenso durante toda a leitura.Sempre tem alguma coisa acontecendo e nesses acontecimentos vamos sendo apresentados a diversos fatos e conhecer mais desse reino tão misterioso.


" - A paz não depende de fatores externos.Ela começa dentro de nós.Se você tiver em paz com Pneuma,então terá paz em todos os momentos - disse Roxx."


Isso foi extremamente importante,afinal aqui temos uma história com muitos personagens e nomes diferentes,então se o ritmo da história fosse aquela introdução mais lenta,com certeza seria um livro cansativo de ler,mas Adelphos passou longe disso.É uma leitura muito gostosa,que assusta no primeiro momento pelas nomenclaturas e quantidade de personagens,mas aos poucos vamos nos ambientando e entendendo toda a trama e no final.....ah o final.Só digo uma coisa:preparem o coração de vocês para fortes emoções.Não se deixem assustar por a todo momento sermos apresentados a mais personagens,isso assusta em primeiro momento,eu sei,mas é algo que pra mim pelo menos foi rapidamente adaptável.


"O tempo foi dado a você como um presente.Cada um decide a melhor maneira de usá-lo,mas o ideal é que o faça com sabedoria.As pessoas podem usar o tempo para o bem ou para o mal.Para criar ou para destruir.Para gerar riquezas ou perdê-las.Para investir em relacionamentos ou para se isolar.Você pode usar o seu tempo para ser mais feliz ou gastá-lo com coisas que mais tarde trarão tristeza.A questão é:como cada um de nós está usando este bem tão valioso?"


Pra finalizar,Adelphos é um livro com uma construção e uma ambientação muito rica em vários elementos,com uma pegada misteriosa e sombria em muitas partes e que com certeza acerta em cheio na proposta.Com certeza vocês encontrarão algumas semelhanças com o nosso mundo,algumas referências e críticas.


"O tempo não resolve nada,quem resolve é você."


Mas acima de tudo,é uma história que mostra que não existem limitações quando queremos realizar algo e correr atrás dos nossos sonhos e conquistas.
Às vezes o nosso maior adversário somos nós mesmos e muitas vezes precisamos ser colocados contra a parede para entendermos isso e nos permitirmos acreditar.


Então pessoal,curtiram a resenha de hoje?Espero muito que sim.Adorei ter conhecido essa história e ter sido surpreendido com tantos elementos fantásticos durante a história.
Agradeço ao autor por ter disponibilizado o exemplar para resenha.Muito obrigado pela confiança!
Quem procura uma história de fantasia nacional com uma pegada intensa e diferente,convido vocês a conferirem Adelphos. Vou deixar o link do site da editora onde vocês podem adquirir o exemplar de vocês.
Bom galerinha por hoje então é só,espero muito que tenham gostado.Me contem se já leram,se pretendem ler,o que acharam...
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!


Link Para Compra
Loja PenDragon

1 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Não conhecia o livro, nem a editora acredita?
Sou super fã de literatura nacional, acredito está em excelente fase e melhorando cada vez mais.
Amei sua resenha e gostei muito dessa premissa diferentona.
Críticas sociais bem roteirizadas sempre alcançam o objetivo de fazer refletir.
Já quero ir para Oykos porque sei que não vou encontrar personagens perfeitos, masssss sim reais, do jeito que eu gosto porque é possível criar empatia.
Vai já para a wishlist.
Ótimo fds e feriado pra ti
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Postar um comentário