terça-feira, 18 de setembro de 2018

Resenha:O Garoto do Cachecol Vermelho


Livro:O Garoto do Cachecol Vermelho
Autora:Ana Beatriz Brandão
Páginas:294
Editora:Verus


Sinopse

Uma história comovente, recheada de drama, suspense e romance
Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão. Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo. De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos: realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho... Com esta história intensa e apaixonante, Ana Beatriz Brandão vai emocionar e surpreender o leitor, provando que é uma jovem autora que tem muito a dizer.


Oi gente!Como vocês estão?Hoje é dia de resenha aqui e o livro que escolhi foi um que li já tem um tempinho,mas acabei deixando de falar dele por aqui:O Garoto do Cachecol Vermelho,da autora Ana Beatriz Brandão,publicado aqui no Brasil pela editora Verus.


Vamos conhecer a história de Melissa,uma jovem bailarina que tem tudo o que quer,quando quer e da forma que quer.As pessoas estão acostumadas a segui-la.
A menina perdeu o pai quando era bem jovem e não tem a mãe presente.
Ela se considera a menina popular da escola,do balé e não admite menos que isso.Pra ela a vida ideal é essa.
Mas ao conhecer um jovem garoto de cachecol vermelho ela pode repensar em como sua vida tem sido vazia até agora.
Mas será que ela vai deixar o orgulho de lado para se tornar alguém melhor e aproveitar para enxergar a vida de outra forma e se dar essa oportunidade?


Admito que quando esse livro foi lançado,inicialmente não fiquei entusiasmado com a história,tanto é que só fui comprar ele esse ano.Não tinha lido nada a respeito da história,só sabia que se tratava de uma bailarina como protagonista,então não tinha muita expectativa para a história.
Só que esse livro no final foi um soco muito bem dado no meu emocional de uma forma que eu não esperava de forma alguma.
A autora conseguiu colocar uma protagonista que a gente começa odiando.Muitas vezes me peguei pensando o quanto a Melissa era fútil e simplesmente levava a vida de uma forma completamente orgulhosa e arrogante.Mas o bacana é ver o quanto ela vai se transformando ao longo do livro e sem dúvidas o maior responsável por essa mudança é Daniel,um garoto de cachecol vermelho que vai se apresentar na sua vida e inesperadamente vai esbarrar sempre com ela nos mais diferentes lugares.
Por conta disso,algo começa a surgir entre eles por mais que Melissa negue.


"Ele era como um farol no meio da noite escura,um ponto de luz que você tem que seguir se quiser sobreviver.Eu tinha que admitir:estava começando a me sentir atraída por esse farol.Alguma coisa nele mexia comigo.Eu só não sabia se era do jeito bom ou do jeito ruim."


Daniel é um garoto muito bondoso,amigo,companheiro que está sempre pronto a ajudar e ele acaba chegando a conclusão de que a Mel precisa ser ajudada.
Dan é o tipo de personagem fofo,que amamos desde a primeira aparição.Ele tem um jeito muito particular de ser,muito prestativo e que faz com que a gente queira ser amigo dele o tempo todo.Aos poucos vamos percebendo que ele tem uma tristeza dentro de si e que essa tristeza define muitas coisas em sua vida.
A escrita da Ana é bem focada no desenvolvimento dos personagens,na transformação que eles sofrem um com o outro e com as situações que vão aparecendo.
As partes descritivas são em alguns pontos cansativas demais,com algumas divagações em excesso.Não é que foram partes ruins,mas elas travaram demais a história,impedindo que a leitura fosse mais fluida.


"Nós não temos como explicar algumas coisas.Não existem palavras para descrever algumas sensações.E eu não posso explicar por que você pode confiar em mim,mas posso prometer que tudo vai dar certo.Você só tem que que fazer como fez há alguns minutos:feche os olhos e escute o que está ao seu redor.
E então eu soube que podia confiar nele.


Os diálogos entre o Dan e a Mel são super legais,com tons de humor bem bacanas,inocentes e em muitos momentos provocativos,mas provocativos de uma maneira implicante e carregada de sentimentos.
Só vamos tendo sentimentos mais fortes lá para a metade do livro,onde algumas coisas vão ser definidas e aí sim as coisas vão ficando mais intensas,bem mais emocionais e é onde a narrativa acelera de uma forma que não conseguimos desgrudar do livro até terminar.
E o final....eu não imaginava e não queria que nada daquilo acontecesse e isso me provocou uma avalanche de sentimentos no final e foi responsável por uma mini ressaca literária.

Pra finalizar,esse primeiro contato com a escrita da Ana foi interessante,com algumas coisas que me fizeram torcer o nariz,mas nada que tirasse o mérito da construção da história e da mensagem que a história passa (por sinal,muita atenção na mensagem).
É uma trama muito bonita,com personagens imperfeitos e reais que vão fazer com que a gente acredite no poder do amor,da superação e da transformação.
Estejam preparados!


E aí gente,gostaram da resenha de hoje?Super espero que sim.Me bateu uma bad no final de leitura,então nem sei quando vou pegar A Garota das Sapatilhas Brancas pra ler porque tô com medo do que posso encontrar.Mas até o final do ano acho que vou me arriscar nessa leitura.
Bom pessoal então é isso,espero demais que tenham gostado.Me contem o que acharam,se já leram,se querem ler....
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

2 comentários:

Espiral de Livros disse...

Oi Cláudio. Essas são as melhores leituras... aquelas que surpreendem de todas as formas, que mexem conosco e nos transformam como leitores e pessoas. Já tenho esse livro na minha lista de desejados, mas saber mais sobre a história a partir da tua resenha foi maravilhoso.
Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Li os livros e gostei da leitura apesar de não ser meu gênero favorito, achei sensível a narrativa e bem alinhavada especialmente o amadurecimento dos personagens.
Vai rolar filme.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Postar um comentário