quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Resenha:A Princesa de Ônix


Livro:A Princesa de Ônix
Autora:Jadna Alana
Páginas:340
Editora:Coerência


Sinopse

Em um mundo onde a magia é possível, Sete Reinos foram criados pela Trindade Iniciadora. Eles foram representados por espécies mágicas diferentes e a lei e o poder foi a única verdade absoluta para ser vivida durante os últimos séculos.
No Reino de Ônix, a princesa bruxa Amie Bell, acaba de completar dezoito anos de idade. Uma data que deveria ser comemorada com muita alegria, mas que acaba se tornando o pior dia da vida dela. Encurralada por um feitiço que deu errado, a jovem embarca em uma aventura onde descobrirá o que existe além dos muros do palácio onde viveu a sua vida inteira. Terá que despertar suas habilidades para sobreviver sem todos os caprichos que tinha como princesa e terá que lutar por sua sobrevivência com a ajuda de um Clã que vive contra as leis de Olivarum.
Você está pronto para encarar essa aventura?
Lembre-se: Se fizer a escolha errada, tudo pode acabar.




Oi gente!Tudo certinho com vocês?Espero que sim.Hoje vamos falar sobre um livro arrebatador,que me conquistou inesperadamente e mais que isso:me fez retomar com força a leitura de fantasia.Estou falando de A Princesa de Ônix,primeiro livro da duologia Os Sete Reinos de Olivarum,da autora Jadna Alana e publicado pela editora Coerência.


Temos aqui o mundo de Olivarum,um mundo com suas regras criadas pela Trindade Iniciadora.Dentro desse mundo,temos sete reinos:Diamante (reino dos anjos),Esmeralda (reino das fadas),Safira (reino das sereias),Rubi (reino dos vampiros),Jaspe (reino dos licantropos),Ônix (reino dos bruxos) e Pérola (reino dos feiticeiros).
E essa também é a divisão dos reinos conforme hierarquia mágica,ou seja,Diamante,Esmeralda e Safira são considerados a elite.Rubi e Jaspe são as classes intermediárias.Ônix e Pérola são as classes inferiores.
Nossa protagonista é Amie Bell,princesa do reino de Ônix que está completando 18 anos.Para marcar a transição para a fase adulta,é costume o reino dar uma festa onde o bruxo precisa realizar um feitiço para demonstrar seu poder na frente de todos.
O problema é que nossa bruxa está muito nervosa com tudo isso e seu feitiço acaba saindo fora do controle e ela acaba realizando um feitiço de desaparecimento,uma magia extremamente complicada de ser realizada.Ela acaba indo parar em um lugar completamente desconhecido.
Machucada e nervosa,ela acaba topando com alguns jovens de outros reinos:Hilary que é uma sereia,Milo que é um feiticeiro,Dolly que é uma fada e Cavin que é um vampiro.
Eles acabam explicando pra ela que eles fazem parte do Clã do Pacto,um grupo que não aceita as regras impostas por Olivarum e lutam junto com outros para mudar isso.
Amie não tem alternativa,para chegar em casa precisa seguir viagem com eles,mas no processo ela vai descobrir algumas coisas que vão fazer com que ela questione a quem ela deve dedicar sua lealdade e de qual lado de fato ela deveria ficar...
Qual será o destino de Olivarum?


"Quando fazemos algo de todo o nosso coração,não importa qual será o resultado final.Importa a intenção de nosso coração."


Falar sobre esse livro é muito especial pra mim em vários sentidos.Primeiro porque comecei a ler despretensiosamente no Kindle.Quando me deparei com ele na biblioteca lembrei que tinha lido opiniões muito boas sobre a história e resolvi ler.Isso era por volta de uma hora da manhã,alguns dias antes de eu voltar de férias.Comecei a ler e quando dei por mim já estava quase na metade da história.
Uma curiosidade literária sobre mim:minha formação como leitor são livros de fantasia,principalmente com HP.De uns tempos pra cá venho sentido uma enorme dificuldade com livros do gênero,então acabei perdendo um pouco o interesse.Mas desde que terminei a leitura de A Princesa de Ônix parece que minha vontade por ler fantasia retornou,tanto é que tô empolgado lendo a série Trono de Vidro.Mas enfim,terminado o momento vamos falar sobre a história.

Olhando rapidamente o leitor pode pensar que vai ser uma história confusa,afinal são muitas espécies mágicas em vários reinos.Só que isso está longe de acontecer.A autora conseguiu simplificar a história e as explicações sem que elas ficassem simplórias ou superficiais demais.Isso se deve muito pela linguagem e pela forma como ela trabalhou o reino de Olivarum.A narrativa é muito leve,com descrições objetivas e explicativas.Na minha opinião a Jadna conseguiu explicar Olivarum,seus reinos e seres mágicos sem precisar detalhar minimamente cada aspecto.Isso facilita demais a adaptação do leitor com a história e com a fantasia em sim,afinal são muitos seres e reinos,imaginem se cada mínimo aspecto disso tudo fosse abordado?Ficaria algo muito confuso,talvez até de difícil conexão da história com o leitor.

Falando sobre nossa Amie Bell,ela é uma bruxa muito talentosa,mas que ainda não tem confiança em si mesma para consolidar isso.
Nessa jornada,vamos acompanhar nossa bruxinha descobrindo muitos mistérios sobre Olivarum,seu próprio reino e todos os acordos que fazem parte desse mundo,mas acima de tudo ela descobre mais sobre ela mesma.É uma jornada de auto descoberta que vai levá-la a tomar decisões importantes para o desenrolar da história.E são essas decisões em meio a momentos tensos que vão nos deixando sem ar ao longo da leitura.


"Nem todos os finais precisam ser felizes para serem finais dignos de um amor verdadeiro."


As cenas de ação foram conduzidas com um ritmo intenso,que não me deixou largar a leitura até pelo menos acontecer o desfecho.Bacana também é que foram cenas muito claras,sem enrolações ou elementos demais,o que deixou tudo muito fluido e muito envolvente.
Os personagens secundários tem características muito próprias que acabam se completando ao longo da jornada.Sempre tem um mais esquentadinho,outro mais ponderado,outro mais sonhador.....
E no final vemos que isso não é por acaso,na minha opinião foi fundamental para deixar o grupo unido.

Aí vocês me perguntam:não vai ter romance?
Não vamos ter somente a história da Amie aqui.Paralelamente vamos conhecer a história do irmão dela,Alek que tem um romance escondido com a princesa do reino de Safira,Becky.
Sem dúvidas o Alek foi meu personagem preferido.Senti muita empatia pela situação dele,pelo sofrimento dele.Não é fácil lidar com toda a pressão de ser o sucessor do pai e ainda por cima esconder seu grande amor de todos.
A Amie é legal,mas só fui me identificar com ela mais pra metade da história,quando ela deixa de ser uma menina assustada para se tornar alguém mais decidida,consciente do que tem que fazer e com coragem para enfrentar os desafios.Senti falta de uma conexão maior com a personagem principal,mas acho que foi algo entre mim e Amie mesmo kkkkkkkkkkk

Vamos falar também sobre a escrita da Jadna,meu povo.Alguns elementos na escrita dela me fizeram lembrar um quê fantástico da J.K.Rowling (guardadas as devidas proporções).Digo pela simplicidade na criação de um mundo fantástico tão vívido,pela magia contida em cada pequeno aspecto,pelo desenvolvimento e amadurecimento dos personagens,pelo trabalho com as relações familiares....são elementos que realmente me chamaram a atenção na escrita da Jadna.
Sem falar que ela trabalhou bem demais duas histórias paralelas sem que uma atrapalhasse a outra,mas que andassem em conjunto pra lá na frente no momento certo elas se encontrarem.
Pra finalizar,só posso recomendar fortemente essa história.Pra quem procura uma fantasia super gostosa de ler,com personagens que vão crescendo junto com a história e um mundo com muita magia,esse é o livro pra vocês.
Ah,vale lembrar que o segundo livro da duologia tá chegando por aí! (ansiedade define!)


"O amor é uma arma poderosa.Ele pode machucar,fazer sofrer,mas no final sempre valerá a pena."


Então gente,gostaram da resenha de hoje?Espero demais que sim.Podem esperar ver esse livro na lista de melhores leituras do ano,sem dúvidas.
Foi ótimo ser surpreendido por essa história  e ter voltado a ler livros de fantasia com muita vontade mesmo,como se fosse aquele Claudio adolescente que era completamente viciado em livros de fantasia.
Agora é aguardar sair O Retorno do Príncipe e ver quais surpresas nos aguardam nos reinos de Olivarum.
Pessoal por hoje então é só,espero demais que tenham gostado.
Alguém já leu A Princesa de Ônix?Me contem o que acharam,se querem ler,quais suas impressões...
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

4 comentários:

Espiral de Livros disse...

Oi Cláudio, tudo bem? Eu sempre gostei de ler fantasia (bem construída, claro), mas estive afastada do gênero e passei a redescobri-lo recentemente, por isso é ótimo ter uma indicação tão maravilhosa de um livro assim. Confesso que parecia ser tudo muito confuso no início, mas quando deixou claro que a autora consegue conduzir a história para que o leitor não se sinta perdido, já ganhou pontos.
Dica anotada!
Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/

Jadna Alana Oficial disse...

AAAAAHHHHH que coisa linda!!! Estou muito feliz em ler essa resenha! De coração! Obrigada por me proporcionar esse momento emocionante! É muito bom saber que mesmo depois de um ano de lanxlançam Olivarum ainda toda nos coraoxes de muitos leiores. O segundo livro tá chegando! Ipsa Trinitas! ��

Nessa disse...

Oie
Achei a obra interessante, não conhecia. Mas não sei se faz muito meu estilo de leitura.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/2018/10/resenha-guerra-que-me-ensinou-viver.html

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Faz tempo que não leio fantasia, mas sua resenha me deixou curiosa.
A narrativa deve ser instigante e o fato de ser uma duologia (e não 8 livros rsrs) já me convenceu.
Vai para a wishlist.
Bjs Luli

Postar um comentário