sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Resenha:Confissões On-Line


Livro:Confissões On-Line
Autora:Iris Figueiredo
Páginas:240
Editora:Generale



Sinopse

Prudência é uma característica que só consta no sobrenome de Mariana Prudente. A menina viu sua vida mudar de cabeça para baixo em poucos meses: perdeu a popularidade, o namorado, a melhor amiga e o grande sonho de fazer um intercâmbio. Agora, Mariana vê seu nome rabiscado nas cabines do banheiro da escola e escuta fofocas sobre ela pelos corredores do colégio e fica sem rumo. O vestibular se aproxima, sua irmã está enlouquecida por causa do casamento marcado, e tudo que ela quer é não pirar enquanto suporta os últimos meses no ensino médio.
Sem lugar para desabafar, Mari vê no ambiente virtual uma chance de descarregar todas as angústias do mundo off-line, criando o vlog "Marinando". Com sua banda preferida como trilha sonora, ela conta com a ajuda de Arthur e Carina para mergulhar no mundo virtual e esquecer os problemas do mundo real. Com uma câmera na mão e alguns vídeos na internet, Mariana Prudente vê sua vida mudar mais uma vez, pois chegou a hora de sair dos bastidores e ser a protagonista novamente.


Fala galerinha!Como vocês estão?Espero que super bem.É dia de conversarmos sobre mais um livro lido.Esse inclusive li bem recentemente.
Quero conversar com vocês hoje sobre Confissões On-Line,da autora Iris Figueiredo,publicado pela editora Generale.


"Olhar para elas me fez pensar como os anos fazem objetos,lugares e principalmente pessoas mudarem - e,quando acontece diante do nosso nariz,é muito mais difícil perceber os detalhes." 


Mariana era uma jovem extremamente popular,amada por todos dentro da escola,com notas ótimas,um namorado....exemplo de filha perfeita.Mas isso tudo se desmorona após um boato se espalhar pela escola,o que faz com que ela perca tudo isso.
Sua vida que era um mar de rosas simplesmente virou um inferno.Ir a escola agora é uma tortura diário,sendo vítima de bullying e provocações.
Sua esperança é o intercâmbio,mas nem isso ela consegue,afinal sua irmã Melissa está prestes a se casar e o sonho do intercâmbio terá que ser adiado.
Buscando uma válvula de escape de todo o estresse que está passando,ela resolve criar um canal no Youtube para colocar pra fora tudo o que estava sentindo.Surge assim o Marinando.
Sem nenhuma pretensão,o canal a cada dia ganha mais visualizações,inscritos e curtidas.Sem falar que é a melhor terapia da Mariana.
As coisas vão crescendo muito rapidamente,mas sua vida ainda está fora de controle...seu passado ainda é muito vivo.....seu presente,muito complexo....futuro?Ela nem imagina.Um amor?Quem sabe,Arthur é um amor de pessoa,mas também é mais velho.
Resta ver como ela vai lidar com tudo isso...


Sabem aquele tipo de história que quando a gente começa sabe muito bem como vai terminar,mas mesmo assim a gente vibra e sente como se nem imaginasse o que ia acontecer?
Pois é,esse é um desses livros.Vocês sabem que não resisto a um bom livro YA e esse aqui não vou dizer que é uma surpresa,até porque é uma mistura de muitas histórias do gênero que já li,mas por algum motivo isso não me incomodou.
Só posso acreditar que a grande responsável por isso foi a autora Iris Figueiredo.Desde o início a autora não inventou,a fórmula estava bem clara,com muitos clichês do YA,porém clichês que foram levando a situações muito sérias,que são temas de muitos debates e devem ser debatidas nas escolas,no trabalho,na nossa sociedade de uma forma geral.


"Grandes mentiras têm o poder de destruir vidas.E não há borracha que apague os danos causados por elas."


Falando sobre nossos personagens,desde o início Mariana é um ponto de interrogação.A gente fica pensando em como uma garota extremamente popular se tornou de uma hora para a outra o patinho feio,a garota que todos implicavam.Desde então a gente passa a saber que aconteceu algo muito sério que levou a essa situação.Algo que deixou marcas profundas na nossa protagonista.E isso tem consequências dentro da sua própria casa.
Por conta disso vamos vendo também o lado frágil com incertezas e dúvidas que ela evita mostrar pra todos.
Ver Mariana descrita de uma forma tão íntima é voltar a nossa época de adolescente.Ver situações que nós já passamos,o quanto elas nos afetavam....tudo isso contribui para o leitor torcer pela Mari em todos os sentidos.

Achei que em muitos momentos faltou um apoio da família dela.Era claro que ela estava passando por uma situação bem complexa,mas o foco era o casamento da irmã,tudo girava em torno disso apesar do óbvio que era o estado emocional da Mari.A irmã dela então era extremamente egocêntrica em boa parte da história.Ela me irritou muito,algumas atitudes dela eram muito forçadas também.Embora a Mari seja uma personagem com que a gente se identifica de cara,a família dela em si foi muito forçada quase que o tempo inteiro.


"Não importa o que a gente escolhe,nas o quão bom somos com aquilo e o quanto gostamos e nos esforçamos para fazer algo."


O romance criado pode não ter sido mirabolante,mas foi justamente por isso que funcionou tão bem dentro do enredo.Mais que um romance,a amizade que surge entre eles é fundamental para os dois superarem seus medos,inseguranças e principalmente para seguirem em frente.Existe a diferença de idade,mas isso não é nenhum obstáculo para os dois.

A escrita da Iris trouxe alguns temas interessantes para serem discutidos,como a perfeição,a obsessão pelo corpo perfeito e o quanto a gente se cobra por algo que as pessoas nos impõem.
E isso é bem característico dessa fase da adolescência,mas que pode acontecer com qualquer pessoa de qualquer idade.
Pra finalizar,essa é uma história que nos traz uma memória afetiva muito grande e o sentimento que isso proporciona é muito gostoso e muito lindo.
Tenho certeza que vocês vão se identificar muito com a leitura e principalmente com toda a leveza e delicadeza da escrita da Iris,que mesmo criando um ambiente leve e descontraído,dá o seu recado falando de temas complicados com muita desenvoltura e delicadeza.
Espero em breve poder ler a continuação :D


Então gente,curtiram a resenha de hoje?Espero muito que sim.A Iris Figueiredo tem me chamado muito a atenção com as suas histórias e certamente ficarei atento a tudo que ela publicar mais pra frente,seja livro físico ou alguma história no Wattpad.
Galerinha por hoje então é só,espero muito que tenham gostado da resenha.Me contem o que acharam,se já leram,se querem ler....
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

1 comentários:

Luli Ap. disse...

E quem resiste a um bom YA?
Eu não resisto 😉😉
Ainda mais quando os personagens proporcionam empatia e a autora escreve com sensibilidade e leveza.
Já quero ler.
Bjs Luli

Postar um comentário