quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Resenha:Fake


Livro:Fake
Autor:Felipe Barenco
Páginas:264
Editora:Dramática


Sinopse

Téo é um jovem carioca prestes a completar vinte anos e foi aprovado no curso de Direito. Ele se sente o orgulho da família, embora esteja enfrentando um dilema: contar ou não para os pais que é gay? É nesse momento que o Téo se apaixona por um rapaz misterioso que fará ele mergulhar numa jornada intensa para o mundo adulto.


Fala pessoas!Tudo certinho com vocês?Vamos conversar sobre mais um livro nacional.E dessa vez escolhi um que talvez não seja tão conhecido assim da maioria das pessoas,mas que com certeza ele merece ser conhecido por todos:Fake,do autor Felipe Barenco,publicado pela editora Dramática.


"Dizem que conhecemos uma pessoa quando lhe damos poder.Acho que conhecemos mesmo é quando lhe damos uma má notícia."


Téo é um jovem,filho modelo estudioso e que acabou de passar para a faculdade de direito.Todos perto dele sabem que ele é gay,menos sua família.
Ele acaba conhecendo Davi,um jovem recém chegado ao Rio de Janeiro.Aos poucos o relacionamento deles vai evoluindo para algo maior.O problema é que Téo está com muito medo....medo do que está acontecendo,medo de que sua família descubra,medo de se mostrar para eles.
Téo só não imaginava que se apaixonar por Davi era mergulhar de cabeça em uma viagem muito perigosa e cheia de obstáculos.
Depois de uma grande revelação de Davi,Téo vai precisar tomar uma grande decisão que vai definir muitos rumos da sua vida pessoal e profissional.
Será que ele é capaz de lidar com tudo isso?


Quem lê a sinopse pode até imaginar que se trata de mais uma história de romance YA adolescente com um final previsível.Mas na verdade não é bem assim.
Vamos encontrar uma aqui uma história de aceitação e descobertas.Téo precisa se aceitar,estar bem com ele mesmo para criar coragem e se aceitar perante a sua família,algo que é o grande temor dele.
Descobertas porque ele vai encontrar o amor onde e quando ele menos esperava e por ter pouca experiência com relacionamentos ele vai precisar descobrir como lidar com esse sentimento.
Mais que isso:Téo vai precisar descobrir como tudo isso funciona e como a vida não é um mar de rosas,complicações seríssimas virão pelo caminho.E é aí que entra o elemento chave da história.


"Quando a gente pula fases na vida,ela volta para nos cobrar.Não passamos impunes."


O autor usou um tema muito pouco abordado na nossa literatura e que acho necessário darmos a atenção necessária:o HIV.
Infelizmente em pleno 2019 esse ainda é um assunto tabu e muitas pessoas tem enorme preconceito com as pessoas que são soro positivo.
Por meio de uma linguagem simples e direta,o Felipe consegue esclarecer algumas dúvidas sobre a doença do ponto de vista de quem tem e do ponto de vista de quem se envolve amorosamente com quem é soro positivo.
Ele utiliza de alguns termos técnicos sim,afinal temos que ter o ponto de vista médico,mas sem deixar o leitor perdido entre termos e denominações.Em poucas páginas temos um esclarecimento básico bem interessante,mas sempre com o autor deixando claro que é sempre necessário consultar o médico,tanto quem tem o vírus,quanto quem tem um relacionamento com alguém com o vírus.


"Relacionamentos são como um livro:alguns capítulos simplesmente não valem a pena."


Os personagens são criados de forma muito real.Tão real que poderiam ser pessoas que você conhece ou já conheceu.As situações vividas por eles também é bem característico do que acontece também no dia a dia,seja a parte positiva ou negativa.
Particularmente eu comecei a história me simpatizando com a família do Téo,mas aos poucos fui tomando ranço deles,menos do irmão,da avó e sua tia Eleonora.Preciso destacar também seu melhor amigo Thiago,um cara que é super alto astral,com tiradas sensacionais e não tem medo de falar certas verdades na cara do nosso protagonista.
Por sinal os personagens secundários tem um destaque muito bacana na história.Eles participam o tempo inteiro,muitas vez com participações decisivas.
Ver a interação entre os personagens,principalmente do Téo com o Thiago foi muito legal.O clima de amizade que eles tem é muito bacana.O Téo com o Davi no início era a coisa mais fofa do mundo,mas aos poucos foi ficando algo robótico demais,mas acho que essa foi a intenção mesmo (vocês vão entender quando lerem o livro kkkkkkkkk)Mas de longe o melhor personagem e mais fofo também é o amigo da faculdade de Téo,Guilherme.Melhor personagem ever,sempre discreto e sempre pronto a ajudar.


"A morte nos rondando o tempo todo.Davi com medo de morrer,eu com medo que Davi morresse.Por isso nos agarramos a todo custo.Por isso eu disse sim.Eu não aceitei o Davi.Eu aceitei a vida."


A narrativa do Felipe é um pouco diferente do que eu imaginava,então demorei a me encontrar no início.Os capítulos são bem curtos e muitas vezes construído em tópicos,o que torna a história um pouco estranha no começo,mas depois que você se acostuma a leitura flui de uma forma extremamente prazerosa,sem falar que tem inúmeras referências a músicas e programas.Outro detalhe que merece destaque é a ambientação da história.Entre as ruas do Rio de Janeiro consegui identificar cenários que fazem parte do meu cotidiano,como por exemplo a UERJ (passo todo dia lá a caminho pro trabalho kkkkkkkkk).Quem é do Rio vai se identificar bastante com os cenários,bairros,pontos turísticos.Quem não conhece é uma ótima oportunidade pra conhecer um pouquinho.


"Dizem que nosso cérebro tem 100 bilhões de neurônios,o mesmo número de estrelas no céu.Não é lindo imaginar que cada pessoa é o reflexo do cosmos que habita?"


Outro ponto que preciso destacar é como o autor trabalho o sentimento do nosso personagem principal com relação ao HIV,o quanto isso atrelado a outras situações vai provocando uma modificação extrema no comportamento dele.Aquele garoto estudioso com um futuro promissor passa a faltar as aulas,não se dedicar ao estágio,chegando as vias da depressão.E é aí que os amigos tem um papel muito importante na vida do Téo.Essa é a parte mais tensa do livro na minha opinião,é onde o autor leva o sentimento de angústia,desespero e tensão ao máximo e isso é passado para o leitor de uma forma muito verdadeira.


"Uma admiração perdida é pior do que uma confiança traída.Pois para a traição existe o perdão;para o desencanto,não."


Pra finalizar,Fake não é apenas uma história.Poderia ser a sua história,a minha ou a de qualquer outra pessoa.É um grito de alerta,um grito de libertação,aprendizados,amizade,que vai nos ajudar a abrir os olhos para muitas coisas,principalmente o preconceito.Mas acima de tudo é uma história sobre acreditar....acreditar que a vida pode sim ter o seu final feliz acima de tudo e que a gente deve se permitir ser feliz da forma que quiser,com quem quiser e onde quiser,sem ferir a liberdade de ninguém,com muito respeito amor e carinho.
Se preparem para muitas reviravoltas,com muitos segredos,mágoas,brigas,mas que também vai nos proporcionar algumas risadas e que vai mexer com nosso sentimentos bem lá no fundo.
Ah,e claro,prevenção.....esse é sempre o melhor caminho. Camisinha sempre :D


Galerinha gostaram da resenha de hoje?Espero muito que sim.Esse é o tipo de livro que dá inúmeros tapas na cara do leitor e que fica de alerta para muitas situações do nosso cotidiano e com uma crítica muito contundente ao nosso sistema de saúde pública.
Pessoas por hoje então é só,espero muito que tenham gostado.Me contem o que acharam,se já leram,se pretendem ler....
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

3 comentários:

Nessa disse...

Oie
Conseguiu me deixar muito curiosa pelo livro, e em um enredo muito bom. Gostei.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

Tanara Fagundes disse...

Parece ser um livro sensacional!
Devo confessar que não gosto muito de livros nacionais, mas a sinopse desse é bem interessante!
Talvez valha realmente a leitura!
Adorei teu blog! Peço que conheça o meu! (:
Voltarei mais vezes, certeza!
Beijinhos!

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Fiquei super curiosa com o livro.
Acho importante o tema que o autor escolheu especialmente por estar aumentando muito o número de jovens com a doença.
E deve ser incrível a ambientação da história!
Literatura brasileira em excelente fase.
Vai para a wishlist.
Bjs Luli

Postar um comentário