terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Resenha:Todo O Tempo do Mundo


Livro:Todo O Tempo do Mundo
Autor:Mauricio Gomyde
Páginas:352
Editora:Astral Cultural


Sinopse

E se você um dia descobrisse que viaja ao passado toda vez em que fica muito feliz? E que vai ao futuro toda vez em que fica muito triste? Pois isso é o que acontece com Vitor Pickett.
Tudo começou na noite em que ele beijou Amanda, e Vitor nunca teve chance de descobrir se aquilo é dádiva ou maldição, porque, ao fim daquela festa, Amanda foi embora para outro canto do mundo, para nunca mais voltar.
Vinte anos depois, ele é um recluso dono de vinícola numa cidadezinha do Sul do Brasil, e acha que ela morreu num atentado; Ela, entretanto, é casada e gerente da livraria mais bonita do mundo, em Buenos Aires.
Mas um reencontro inesperado poderá mudar tudo. Vitor entenderá por que viaja no tempo? Amanda revelará que não é quem ele sempre imaginou? Aquele amor renascido será mais poderoso do que tudo que os separa? 
As respostas dependerão de Vitor subverter a lógica insana de seu corpo e conseguir alterar um fato do passado. Porque, se é verdade que quando a primeira lágrima desce do olho esquerdo, o choro é de tristeza, e quando desce do direito o choro é de felicidade, aquele poderá ser o sinal mais poderoso de suas vidas...


Oi pessoas!Como vocês estão?Espero que super bem.Vamos com mais uma resenha hoje?Quero conversar com vocês sobre essa delícia de livro que é Todo o Tempo do Mundo,escrito pelo Mauricio Gomyde e publicado pela editora Astral Cultural.

Vitor e Amanda são amigos de escola..quase mais que amigos.Na noite em que ele finalmente beijou Amanda e ia revelar seus sentimentos,Vitor simplesmente desapareceu e Amanda foi obrigada a se mudar para o outro lado do mundo.
Alguns anos depois,Vitor mora no sul do país e é dono de uma das mais famosas vinícolas da região.Ele vive atormentado e recluso achando que seu grande amor morreu num atentado.O que ele não poderia imaginar é que Amanda sobreviveu ao ataque,mora em Buenos Aires,é casada e trabalha numa famosa livraria argentina.
Um convite está prestes a colocar os dois novamente frente a frente.Velhos sentimentos surgem,há muitas complicações envolvidas,sem falar no grande segredo que Vitor esconde de quase todo mundo.
Será que dessa vez o tempo estará a favor deles?


"Por fim,aceitei a ordem do destino:eu era daquele jeito,ponto final.Viveria em dobro os momentos de felicidade,e aceitaria que o fardo dos momentos de tristeza seria mil vezes mais pesado que o normal"



Falar de um livro do Mauricio é falar sobre emoção.Suas histórias tem tanto disso,algo que mexe com seu coração bem lá no fundo.E em Todo o Tempo do Mundo não poderia ser diferente.
Normalmente os livros do Mauricio são voltados para a realidade,mas aqui ele mistura um pouco de fantasia com a realidade.Mas o quê de fantasia é tão sutil que ele acaba se misturando com a realidade e acabamos ficando com a sensação que é algo extremamente natural.


"Felicidade é...matemática pura:um nobre objetivo de vida,mais momentos memoráveis,mais saúde;multiplicamos o resultado por viajar ao mundo e dividimos as conquistas com amigos de verdade.O resultado a gente eleva ao quadrado."


Vitor é um jovem que desde cedo percebeu que havia alguma coisa diferente com ele.Quando ficava muito feliz,ele acabava voltando no tempo,quando ficava triste acabava avançando no tempo.Ele sempre ficava na dúvida se isso era uma maldição ou uma dádiva.Ele poderia ficar transtornado com isso,mas não,ele é um cara bem na dele,educado,gentil,que se esforça ao máximo pelo seu negócio,que respeita e valoriza demais seus funcionários e tem um amor incondicional pelo seu cão que se chama Cão.


"Aprenda com a mediocridade de seus detratores.Faça exatamente o que condenam e você estará no rumo certo."


Amanda depois do atentado onde seus pais acabaram morrendo foi morar em Buenos Aires,se casou com um político influente.Na teoria a vida dela é perfeita,mas ela sabe que é um mundo fantástico que ela criou para que as pessoas achem isso e pra ela mesma se convencer que é feliz no seu relacionamento,mas não.Seu marido há tempos pensa unicamente no trabalho e quando se lembra de Amanda é para manter as aparências de família feliz em público.
Apesar de tudo ela é uma pessoa amável,amiga,que fica com um sorriso no rosto,mas por dentro ela é extremamente infeliz na sua vida.


"...o melhor lugar do mundo é aquele em que você está neste momento.O importante é o aqui e o agora."


É impossível não sentir empatia de imediato pelos dois.O passado deles não é fácil e o presente menos ainda.Ambos possuem dores e feridas que o tempo não curou e que somente o reencontro poderá começar o processo de libertação disso,mas claro que nem tudo é fácil assim.
Eles estão quebrados por dentro e precisam um do outro.
O grande mérito do Mauricio na criação desses personagens é que eles são perfeitos um para o outro,ambos se completam na alegria e na tristeza,não tem como imaginá-los separados.Com isso,vamos ficando na torcida pelo romance,mesmo contra todas as dificuldades.
Questionei algumas decisões da protagonista ao longo da leitura,principalmente quando o assunto é o marido.Minha vontade era entrar dentro do livro e falar:"menina larga esse cara,pelo amor de Deus,vai viver sua vida!"Mas entendo o receio que ela tinha.


" - Pai,o que é felicidade genuína para o senhor?
Como acontecia sempre com todo mundo,aquela parecia uma pergunta sobre a qual ninguém costumava pensar.E ele também demorou a responder.
- É tudo.E,no momento seguinte,pode ser nada..."


Os pontos de vista se alternam entre Amanda e Vitor.Nessas alternâncias vamos conhecer um pouco sobre Buenos Aires e seus pontos turísticos e um pouco mais sobre a serra gaúcha.Eu amei essa viagem,consegui me ver e ver os personagens perfeitamente nos dois lugares,sem falar que o autor nos situa perfeitamente no tempo e local de cada um deles,com descrições precisas e bem visuais.


"A vida é apenas uma,e não há de ter coisa pior do que chegar ao fim dela,olhar para trás e só então perceber que você deixou de fazer algo que poderia ter sido a sutil diferença entre uma vida normal e uma incrível."


Tem uma parte da história que vai ficando mais pesada e tensa e deixa a gente aflito,mas até nisso o Mauricio conseguiu ter o cuidado de não pesar a mão.As cenas mais tensas foram descritas como deveriam ser dentro do contexto,de uma forma que prenda a atenção do leitor,mas sem ser algo apelativo ou fora do contexto,com muito respeito ao cenário,ao leitor e aos personagens.Sem falar que o timing de escrita foi impecável.A história é acelerada quando precisa ser,mais lenta quando é necessário,descrita mas sem exageros e com um romance que é muito maduro e carregado de muita história.


"Ninguém é capaz de fazer alguém feliz se não for feliz sozinho antes,dentro da sua verdade e pelas próprias pernas."


Pra finalizar,essa foi uma história que me deixou com um quentinho maravilhoso no coração.Fiquei muito preocupado achando que o autor poderia se perder muito dentro da história misturando passado e presente,mas em nenhum momento foi assim.As repetições de cenas só cansaram mais lá pro final da leitura,mas nada que diminuísse o ritmo da leitura.Ao longo de todo o livro foi uma narrativa que curti bastante e que me envolveu em cada página,Me vi torcendo pelo romance,pelos protagonistas e pelas tramas secundárias que foram surgindo ao longo da leitura.
Quem ainda não teve a oportunidade de ler algo do Mauricio,fica aqui a dica de um excelente livro pra se começar.Ele tem uma história muito visual e cinematográfica que vai envolvendo desde a primeira página.
Podem esperar muita emoção,muito amor,aventura,um quê de suspense e claro,algumas viagens no tempo que vão fazer seu coração acelerar!


"- Nossa história é feita de linhas muito tortas,né?
- Que estão começando a se endireitar.."



Então pessoal,gostaram da resenha de hoje?Espero muito que sim.Fiquei tão feliz que mais um livro do autor me deixou com um sentimento tão bom no final da leitura.Isso só prova o quanto as histórias dele conseguem me atingir em cheio,independente do tema ou do momento.
Com certeza quero ler mais histórias dele e se eu não me engano esse ano vem livro novo dele por aí,mas vamos aguardar.
Galerinha por hoje então é só,espero muito que tenham gostado.Me contem se já leram,se pretendem ler,o que acharam....
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

1 comentários:

Luli Ap. disse...

Esse livro está na minha wishlist e fiquei ainda mais instigada e com mais vontade de ler depois da sua resenha.
Bjs Luli

Postar um comentário