segunda-feira, 6 de maio de 2019

Resenha:Coração Satânico


Livro:Coração Satânico
Autor:Willian Hjortsberg
Páginas:320
Editora:Darkside
Tradução:Carla Madeira


Sinopse

Coração Satânico se passa em Nova York, em 1959. Harry Angel é um detetive particular contratado para encontrar Johnny Favorite, um músico famoso que desaparecera após a Segunda Guerra Mundial. Psicologicamente transtornado com os campos de batalha, Johnny retornaria aos Estados Unidos em estado catatônico. Dias depois, ele some do hospital de veteranos, sem deixar rastros. O caso leva Harry Angel a se envolver com seguidores do vodu, assassinos e um cliente que não ousa perdoar velhas dívidas. 


Fala pessoal!Tudo certinho com vocês?Espero que sim.Prontos para mais uma resenha?E hoje vamos com um livro bem trevoso e que se tornou uma leitura completamente alucinante pra mim:Coração Satânico,do autor Willian Hjortsberg,publicado por aqui pela nossa caveirinha querida,editora Darkside.

Vamos conhecer o detetive Harry Angel.Ele é contratado para investigar o desaparecimento de ninguém menos que Johny Favorite,músico super famoso.Johny voltou da guerra transtornado psicologicamente com tudo o que viu por lá,por conta disso acabou internado em um hospital em um estado completamente catatônico.
Após a guerra Johny acaba misteriosamente desaparecendo do hospital,sem pistas,sem nada.o que seria impossível ter sido feito sozinho,afinal ele estava em estado vegetativo há algum tempo.
E é nessa trama misteriosa que nosso detetive vai entrar.Ele vai acabar descobrindo muito mais do que gostaria:vodu,ocultismo,macabro,mortes,assassinatos.....e uma corrida por respostas.O grande problema é que às vezes as respostas acabam sendo o grande problema.....


Primeiro de tudo:essa não é uma história pra todo mundo.É uma leitura pesada,com elementos fortes,com descrições muito precisas que podem incomodar algumas pessoas.Então quem quiser se aventurar nessa história,estejam preparados e vão com o coração aberto a algumas situações que irão encontrar ao longo da leitura.

A história se inicia de uma forma lenta,porém envolvente.De cara a gente vê o detetive Harry Angel se encontrando com o seu cliente e se vendo cara a cara com um caso bem peculiar:o desaparecimento de um músico famoso anos atrás.O problema é que o desaparecimento desse músico seria impossível,afinal ele está internado,não se comunica e não anda.
Só por esse início ficamos loucos com tudo o que está acontecendo.Afinal,o que aconteceu com Johny?
Harry vai investigar e se depara com situações bem estranhas.


"A verdade,sr.Angel,é uma caça que pode nos iludir."


Preciso ressaltar aqui a escrita do autor.Ele não é descritivo em excesso.Ele foca no que é importante pra posicionar o leitor e tornar o clima da história naquele ambiente de suspense e mistério o tempo todo,o que acaba acontecendo.Você termina um capítulo já querendo ir para o outro imediatamente.A narrativa é muito cadenciada,dando tempo do leitor assimilar os fatos e formular a sua teoria.
Outro detalhe importante foi a transição que ele conseguiu trazer para a história.O que de início seria apenas um thriller policial com investigação,aos poucos vai se tornando uma trama macabra que vai dando rumo e contornos de terror que vai se mantendo até o final do livro.

Ainda sobre a escrita,o autor não poupa o leitor.As cenas são pesadas tanto no quesito terror,quanto na parte do suspense.Ele não tem medo de escrever,sem ser apelativo,respeitando o rumo da história,cada cena e descrição sendo coerente com a trama,sem precisar ser apelativo.Isso é um ponto importantíssimo pro sucesso da narrativa.
Sem falar que o estilo dele deixa o leitor vidrado em cada página.Ele consegue manter a aura de suspense o tempo todo,o que é muito difícil.


"Zero,o ponto intermediário entre o positivo e o negativo,é um portal através do qual todo homem deverá eventualmente passar."


Os personagens são trabalhados de forma a surpreender o leitor,mas acima disso,surpreenderem a si mesmos.Pode parecer estranho,mas acreditem,isso vai fazer todo o sentido quando vocês terminarem a leitura.
Harry é um detetive muito perspicaz,que sabe até onde pode ir,mas não tem medo de cruzar essa fronteira se for realmente necessário.
Ele age com emoção em excesso muitas vezes,o que acaba o levando a situações complicadas.
A história é pelo ponto de vista do Harry,então vamos junto com ele descobrindo as pistas,pistas essas que parecem ser pouco sólidas,mas que quando vão começando a fazer algum sentido.....simplesmente leva o leitor em uma viagem a um nível bizarro.


"Não importam as artimanhas para escapar do espelho,seu reflexo sempre vai encará-lo olho no olho."


As cenas lembram muito os filmes policiais mais antigos em preto e branco,com uma viagem pela cidade em busca de pistas.Aquele tipo detetive raiz mesmo,em busca de pistas e conexões.
Quando ele descobre alguns elementos é aí que a história fica num ritmo completamente alucinante.
Em nenhum momento temos o indício de que a história pode tomar o rumo que tomou e confesso que fui mega surpreendido com isso.

E o final.....meu povo,que final foi esse?????Se preparem para um jogo de desgraçamento mental completo.Depois de algumas dicas comecei a pensar que a história se encaminharia para aquele final,mas não tinha ideia do quão surpreendente isso poderia ser.
Terminei o livro com um olhar desconcertado.Simplesmente foi um livro que fundiu minha mente.
Um perigoso jogo de perguntas e respostas que leva a uma caçada onde as respostas podem não ser exatamente aquilo que se procura.
A verdade?Ah a verdade.Pode ser muito mais assustadora que qualquer filme de terror.

Pra finalizar,vou frisar novamente:vão para essa leitura com a mente aberta.Há questões religiosas sendo abordadas,algumas opiniões controversas,mas lembrem-se:é a história.O autor não colocou tudo isso pra chocar,a história foi se encaminhando pra isso e ele soube respeitar muito bem todo o enredo.
Galerinha fã de thrillers e terror,se ainda não leram,embarquem urgentemente nessa leitura,mas estejam preparados:o desgraçamento mental é certo!


Então pessoal,gostaram da resenha de hoje?Espero muito que sim.Não sei se coloco esse livro na categoria melhores do ano,mas com certeza foi um dos melhores,sem dúvidas.
Não é a toa que vi comentários bem positivos dessa leitura,mesmo não tendo visto muitas resenhas do livro.
Bom gente,por hoje então é só,me contem o que acharam!
Nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

0 comentários:

Postar um comentário