segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Bienal 2019:Dicas


Fala pessoal!Como vocês estão?
Falta muito pouco pra Bienal do Livro 2019!Nós leitores contamos ansiosamente os dias até finalmente chegar o tão esperado dia.
Esse ano a Bienal será realizada no Rio de Janeiro,mais precisamente no Riocentro.Como moro aqui no Rio e já tenho uma certa experiência com o local,resolvi trazer algumas dicas importantes sobre o evento desse ano,que espero que ajude vocês de alguma maneira.
Preparados?





Dicas:

1-Não deixem para comprar o ingresso lá na hora.Comprar o ingresso pela internet economiza um tempo precioso na hora da entrada,principalmente se você pretende correr atrás das senhas para os autores e evita que você entre em uma fila gigantesca.

2-O Riocentro é composto por 3 pavilhões:Laranja,Azul e Verde.São três áreas amplas,então pensem que vocês terão muito espaço para andar,sem falar na área externa entre os pavilhões.Então sempre dêem preferência por roupas e sapatos confortáveis para passar o dia por lá.

3-Falando em roupas,o Riocentro é muito estranho no quesito temperatura.Procurem ir com uma roupa mais fresca,mas sem esquecer de levar um casaco ou uma camisa mais quente para colocarem em caso de necessidade.

4-Mochilas e malas de rodinha são ótimas escolhas para levar.Lembrando que não é só pelos livros que compraremos lá,mas também pelos livros que levaremos de casa para autógrafo.Normalmente vou de mochila,mas para quem tem problemas de coluna ou simplesmente não curte mochilas,fica a dica da mala de rodinhas.

5-Alimentação lá dentro é bem complexa por conta dos valores.Lembrem-se que em eventos desse porte tudo é super faturado,desde um almoço até um copo de água.Se vocês como eu pretendem passar o dia todo por lá,recomendo levar biscoitos,barrinhas de cereal,amendoim,balas,toddynho para quando bater aquela fome podermos estar abastecidos.
Normalmente por volta da hora do almoço eu paro pra comer comida mesmo lá,porque sempre tem aquele momento que nosso organismo precisa de algo mais consistente.Geralmente paro por volta de meio dia que é quando ainda está tranquilo pra arrumar um lugar pra comer.E depois ao longo do dia vou me mantendo com os biscoitos e petiscos.

6-Hidratação é fundamental em eventos assim.Tem vários bebedouros por lá nos pavilhões,então sempre levem uma garrafinha para vocês se abastecerem e não deixarem a hidratação de lado.

7-Quem costuma usar muito cartão de crédito ou débito,privilegiem realizar as compras no início do dia ou no final da feira,porque em horários de pico pode ser que haja sobrecarga na internet e o sistema de cartão saia do ar.Na última edição que fui não lembro das pessoas reclamando disso,mas podendo evitar acho uma boa.

8-Nem sempre os livros lá estão muito baratos..Procurem fazer uma listinha com os livros que desejam comprar e coloquem nessa lista o valor deles na semana da Bienal para que vocês lá dentro possam comparar e ver se vale a pena comprar lá ou pela internet.
Normalmente as editoras Record,Faro Editorial e Valentina possuem promoções excelentes,muitas vezes até com 50% de desconto,então fiquem de olho!

9-Transporte....isso é o mais complicado quando falamos de Bienal do Livro do Rio de Janeiro.Pra quem não conhece, o Riocentro é afastado demais dos grandes centros.Hoje em dia melhorou bastante por conta de ter metrô até a Barra e o BRT,mas mesmo assim ainda é um trajeto complexo e demorado.Então procurem se programar para sair de casa em um horário legal para aproveitarem bem o evento.

10-Segurança é fundamental em qualquer lugar.Quando falamos de um evento com muitas pessoas reunidas,sabemos que tem pessoas de todos os tipos,inclusive as má intencionadas.
Não deixem suas malas/mochilas afastadas ou largadas,sempre deixem próximo ou com um amigo pra guardar.Evitem ficar andando com muitas bolsas juntas para não correr nenhum tipo de risco.
Cuidado também com dinheiro,cartões e celulares.Muitas vezes na pressa acabamos guardando tudo de qualquer jeito e nem vemos se esquecemos alguma coisa,se caiu algo no chão...cuidado sempre é importante!

11-Celular é sempre acessório indispensável em eventos assim,para registrar os momentos e tirar uma foto com aqueles autores e amigos.O evento possui local para recarregar os celulares,então quem
quiser levar o carregador é sempre uma boa.Lembrando que pela quantidade de gente pode ser que vocês tenham que esperar um pouco,por isso vai minha dica:evitem ficar mexendo no celular,principalmente para acesso a internet.Deixem para tirar fotos e utilizar no momento certo,assim vocês economizam bateria.

12-Quem curte comprar livros,fiquem sempre de olho também naquelas banquinhas de livros a R$10,00 que sempre tem na Bienal.Por lá conseguimos achar muita coisa bacana e em conta.Comprei muita coisa bacana por esses estandes na última edição e até me arrependi por não ter comprado mais.

13-Fiquem atentos ao último dia da Bienal.As editoras fazem promoções incríveis nesse dia para zerar o estoque.Só como exemplo,a editora Astral Cultural colocou todo o catálogo a R$10,00.
Então fiquem sempre de olho para garantir bons livros.

14-Vamos falar sobre as senhas para os autores?Diferente da Bienal de São Paulo,aqui no Rio não tem senha eletrônica.Todas elas são pegas na hora na área de distribuição de senhas na parte externa entre os pavilhões e muitas vezes temos que correr para garantir.Na última edição achei bem tranquilo.O pessoal conseguiu organizar as filas para que tudo corresse da melhor maneira possível,só deixando que de fato se formasse fila a partir de um determinado horário.Isso facilitou bastante para não ter confusão.Mas quem pretende garantir senha para aquele autor internacional que vocês querem tanto ver,melhor chegar cedo.

15-Não foquem só nos autores internacionais.Tem muito autor nacional disponível ali para vocês conhecerem,baterem aquele papo,super acessíveis.
Vamos prestigiar nossa literatura também!

16-Procurem sempre ter em mente com antecedência a programação do dia que pretendem ir e se organizem da melhor maneira para que não percam nada.
Eu dou preferência para os autógrafos,então sempre vejo a programação do dia pra saber qual o horário,vou anotando para não esquecer e ir me organizando.Na última edição deu super certo.Consegui ver todos os autores que eu queria,autografar todos os livros que eu queria...planejamento deu super certo.

17-Ainda sobre os autores,fiquem de olho porque tem autores que são convidados oficiais da Bienal que estão na programação oficial do evento e os autores que são convidados das editoras.Sempre fiquem de olho nas redes sociais das editoras para que não percam a oportunidade de conhecer aquele autor que você quer tanto.Às vezes ele está somente na programação oficial da editora,como é o caso da Sofia Silva.

18-Quem é de fora do Rio de Janeiro cuidado com a quantidade de livros comprados para não pagar excesso de bagagem.

19-Se vocês tiverem com muito peso na hora de ir embora pensem na possibilidade de dividir um Uber, 99 com os amigos.Dividindo sempre sai em conta para todo mundo.Falo isso até porque dependendo do horário de saída pode ser mais complexo transporte coletivo,principalmente domingos e feriados.

20-Divirtam-se!A Bienal é um excelente ponto de encontro para conhecer novas pessoas que compartilham do nosso amor pela literatura.É o momento de rever pessoas queridas também que normalmente só vemos por lá....
Enfim,aproveitem ao máximo a experiência!





Então pessoas,gostaram das dicas?Espero que elas ajudem vocês nesse experiência incrível que é a Bienal do Livro.
Até hoje elas sempre me ajudaram bastante,então não abro mão delas kkkkkkkk
Gente então é isso,espero muito que tenham gostado.Espero que aproveitem demais o evento,curtam bastante,façam ótimas compras,consigam falar com vários autores e aproveitem bastante.
Quem será que eu vejo por lá?Se me encontrarem podem vir falar comigo :D
Vou indo nessa então pessoal,esperem mais postagens da Bienal essa semana!
Grande abraço!

0 comentários:

Postar um comentário