domingo, 13 de julho de 2014

Resenha: O Iluminado




Nome: O Iluminado
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Págs: 463



Hey meu povo, como vão vocês?
Mais uma semana que vai se iniciando e a expectativa é a melhor sempre!!
Em tempos de final da Copa do Mundo, estava escolhendo qual livro ia dedicar um tempo e fazer resenha para vocês. Decidi escolher um livro que acabei de ler e por si só merece ser resenhado.
Falaremos hoje de um livro dos meus autores preferidos, o mestre do terror e do suspense Stephen King: O Iluminado. O livro fez tanto sucesso que como muitos devem saber acabou virando filme, estrelado por Jack Nicholson.




A história nos fala sobre a família Torrence: Jack o pai, Danny seu filho e sua esposa Wendy.
Jack um ex alcoólatra, acaba de ser demitido de seu emprego como professor após ter agredido um aluno...perdido  o controle como ele mesmo o diria. Mesmo assim esse argumento não foi suficiente e ele foi demitido. Buscando se reestruturar, seu amigo consegue um emprego para ele como zelador de temporada no hotel Overlook, famoso pela sua história de brilho, sujeira e máfia.
Jack vê esse emprego como oportunidade ideal para passar um tempo com a sua família e enfim poder retomar se casamento, finalmente se vendo livre da bebida, pois eles vão ficar durante a temporada de inverno sozinhos no Overlook,separados do resto do mundo por um monte de neve até o fim da estação.
O que ele não podia imaginar é que os fantasmas do Overlook não estão tão longe quantos se poderia imaginar; estão muito próximos e vão buscar cada vez mais tomar o controle dele e de sua família.
O mais impressionante é que seu filho Danny não se sente muito confortável nessa mudança para o hotel. Ele vê coisas que pessoas normais não podem ver, embora algumas possam sentir.
No hotel Danny conhece o cozinheiro, senhor Halloran, que também tem a mesma habilidade dele. Com Halloran, Danny descobre que se trata de um iluminado, pessoas que podem ver e sentir coisas que não deveriam existir. Só que essas forças dentro do hotel são muito mais poderosas que qualquer pessoa pode imaginar.
O hotel quer a família toda e aos poucos consegue ir se apossando de Jack, que vai absorvendo a ideia que o hotel é sua casa e nada e ninguém pode afasta-lo de lá e para se manter ali ele tem que fazer qualquer sacrifício, mesmo que seja matar sua família.
Danny se vê no meio de uma guerra contra o Overlook, onde ele tem que aprender a usar sua habilidade e ao mesmo tempo ter coragem de enfrentas o poder do hotel e conseguir se salvar e salvar a sua família.
Até onde Jack Torrence é capaz de ir para atingir seus objetivos?
Danny será forte o bastante para conseguir controlar sua habilidade e parar o Overlook e ainda sim salvar sua família?



Esse livro pelo menos até agora foi o melhor que li do Stephen (e olha que já li vário).
Na verdade esse foi o único livro que realmente tem partes que conseguiram me deixar com um certo medo de alguns personagens e situações. Por si só pra mim já poderia ser considerado um livro fantástico, mas a forma como as situações são conduzidas, as mudanças de diálogos, a mudança do ponto de vista dos personagens muitas vezes no próprio capítulo, fazem com que o leitor realmente fique maravilhado pelo trabalho do Stephen. A qualidade da história também, mostrando uma criança correndo riscos mas ao mesmo tempo sem oferecer esses riscos ao longo do livro também chamam bastante a atenção. E tem ainda a reflexão: até que ponto vai a mente humada quando nos vemos trancafiados, seja sozinho ou com outras pessoas?
Quem gosta de livros no estilo suspense/terror e procura uma boa história recomendo demais, aliás recomendaria qualquer um do autor, mas O Iluminado realmente é minha grande recomendação para fãs do gênero.
Por hoje é só galerinha, nos vemos no decorrer da semana com o próximo post!!
Boa semana a todos e grande abraço!!!

4 comentários:

Victor da Côrte Fernandes disse...

Livro maravilhoso, com certeza entra na lista de livros que você começa a ler e não consegue parar (mesmo eu algumas vezes fechando o livro de tanto medo, rs). Além disso a trama toda do livro é sensacional e tem uma trama ótima também. (o filme é bem fiel também)
Adorei sua resenha, parabéns.

Cláudio Cabral disse...

Realmente Victor, tem certas partes q bate aquele medo mesmo,ainda mais lendo de madrugada kkkkkkkkkkkk
O filme não deixa nada a desejar ao livro também,muito bom!!!
Valeu pelo elogio,espero ver você por aqui mais vezes...Abraço!!!

Matheus A.M. Lisboa disse...

Olá, Cláudio. Primeiramente, eu gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pelo excelentíssimo bom gosto ( King rocks!). Li apenas um livro do Stephen e realmente adorei ( Quatro Estações) e assisti Carrie ( o de 1976). O cara é gênio. Tenho O iluminado aqui em casa (na minha enorme pilha de livros para ler) e com certeza irei resenhá-lo. Agradeço pelos apontamentos em sua resenha, irei prestar atenção nos mesmo quando ler a obra.
Abraços.
penacomtinta.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Muito obrigado Matheus!!! Eu tinha minhas reservas com relação aos livros do Stephen mas quando li o primeiro tive que me render a genialidade dele. Pode ler O Iluminado que tenho certeza que não irá se arrepender, pra mim um dos melhores livros do estilo terror/suspense que já li.
Abraços!!

Postar um comentário