quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Resenha:Um Dia





Título:Um Dia
Autor:David Nicholls
Editora:Intrínseca
Págs:411




Sinopse:

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988.Ambos sabem que no dia seguinte após a formatura na universidade,deverão trilhar caminhos diferentes.Mas,depois de apenas um dia juntos,não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Em(é assim que chamam um ao outro) levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam em ter.Porém,incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite,surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes,flashes do relacionamento deles são narrados ,um por ano,todos no mesmo dia:15 de julho.Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas,esperanças e oportunidades perdidas,risos e lágrimas.E,conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado,eles precisam acertas contas com a essência do amor e da própria vida.






Ei gente,tudo bom com vocês?Admito que demorei um pouco mais do que de costume pra atualizar o blog,mas como ainda tô me readaptando a rotina de trabalho,o cansaço começa a bater.Aos poucos vou entrando no ritmo normal e as coisas vão começar a se encaixar.
Bem,lembram que em Agosto por conta das férias eu lancei minha maratona literária?
Pois é,tô devendo a vocês resenha dos 2 últimos livros dessas maratona e dos que consegui ler fora dela nesse período de férias.
Hoje o livro escolhido foi o primeiro que li:Um Dia.
Mas chega de enrolação e vamos pra resenha.




Gente,eu comprei esse livro porque via várias resenhas sobre ele,vários comentários e coisas do gênero.Um belo dia conversando com a minha amiga Claudinha depois de termos visto o filme A Culpa É Das Estrelas, (amo amo amo e amo!!!!) ela comentou que tinha um filme também que era triste,podia ser comparado em termos de emoção com ACEDE e tinha sido adaptação de livro.
Fiquei com aquela informação na cabeça e fui pra casa.Uma semana depois resolvi fazer uma compra mega de livros e fui pesquisar o tão comentado Um Dia.
Quando chegou vi que era um livro que eu sabia que ia demorar um certo tempo pra ler,mas isso nunca me intimidou.Mas meu palpite estava certo:demorei mais de uma semana pra ler.
Aí vocês me perguntam:nossa mais de uma semana?A história é ruim?
Acho que esse foi um dos livros mais difíceis pra avaliar,porque simplesmente tenho uma relação de amor e ódio com ele.Sim,em alguns momentos da história me irritei com o fico não fico dos personagens e como eles não podem ver que o destino deles é ficar juntos .
A escrita do autor é envolvente,os comentários sobre a história logo nas primeiras páginas deixam o leitor realmente com aquela água na boca.De fato o início é bem animador,apesar de ser um pouco difícil do leitor se situar em toda a situação inicial,mas até aí tudo bem,afinal é início de história.
Só que o autor comente algumas falhas durante toda a trama na minha opinião.Como a história é contada com passagens de tempo entre Emma e Dexter,fica difícil do leitor se apegar muito aos personagens,afinal as pessoas mudam com o passar dos anos e não poderia ser diferente com os personagens.Em uma passagem a gente se simpatiza mais com a Emma,mas na outra passagem acabamos tomando partido do Dexter,enfim uma ambiguidade que chega a confundir um pouco.
Outro ponto é como a história foi se arrastando.Talvez se o autor tivesse tirado algumas partes ou então tivesse avançado no tempo um pouco mais rápido a história teria uma dinâmica bem melhor
e mais agradável.O final também me deixou bastante revoltado e tipo,é inevitável a pergunta:mas é realmente isso que acontece?
Mas nem tudo são queixas.A ideia proposta pelo autor de escrever sobre um relacionamento e sua evolução passando por diversos estágios da vida foi muito boa,apenas acho que poderia ter sido mais resumido mas tudo bem.
Outro ponto bem legal é a linguagem,bem compreensível e bem adequada tanto a história quanto aos personagens.As tiradas dos personagens também são ótimas e é bem fácil nos apaixonarmos pela Emma e odiarmos o Dexter,ou vice versa para alguns hahahahhaahahhahahahahhaa.
Juntando os prós e os contras,considero um livro legal pra passar o tempo,com uma mensagem bem legal para os leitores.Recomendo a leitura.
Dica:Black Friday tá chegando por aí e esse livro é nome fácil pra lista de promoções,só ficarem de olho






Galera espero que tenham gostado da resenha.Agora da maratona falta apenas um livro ( e com certeza pra mim o mais especial!!!)Sei que muitas pessoas gostaram de Um Dia e as críticas que fiz tenham certeza que são críticas pessoais mesmo,absolutamente nada contra o autor ou a história,apenas uma crítica mesmo.
Podem ter certeza que a próxima resenha será sobre esse último livro,não sei se no próximo post mas com certeza em breve podem cobrar.
Por hoje é só pessoal,nos vemos na próxima postagem.Aproveitem o final da semana que a sexta feira já já tá chegando!!!

1 comentários:

Cláudio Cabral disse...

Oi!!Tudo bom e você?
Tomara que goste,o livro vale muito a pena.
Depois me conta o que achou.Tem o filme dele também que é muito bom!!
Bjos!!!

Postar um comentário