sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Resenha:Psicose



Título:Psicose
Autor:Robert Bloch
Editora:Darkside
Páginas:237



Sinopse:

Clássico livro de Roberto Bloch,publicado originalmente em 1959,livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin,Ed Gein.
O livro fala sobre Mary Crane,típica jovem com sonhos de se estabelecer,se casar e ser alguém na vida.Seu maior sonho é construir essa vida ao lado do seu namorado Sam,dono de uma loja de ferragens que luta para sobreviver em meio as dívidas contraídas.
Um dia que era para ser de trabalho normal,Mary recebe ordem de seu chefe para ir depositar 40 mil dólares no banco.
Pensando em construir uma vida nova,Mary resolve pegar o dinheiro e fugir.
Nessa fuga,ela acaba se deparando com o motel Bates numa noite chuvosa.Sabendo que não pode continuar em meio a chuva,o motel é sua salvação.E mais tarde ela viria a saber que também era sua perdição.
Lá acaba conhecendo o dono do local,Norman Bates,um sujeito tímido,na dele e que dirige o local junto com sua mãe.
Aparentemente um local normal,com pessoas normais,mas segredos se escondem por trás das paredes do motel Bates.Mistérios rondam assassinatos.
Pra onde será que iremos ao entrarmos no motel Bates?




Ei pessoal, tudo bom?Infelizmente tudo o que é bom dura pouco  e minhas férias não seriam exceção.Mas não vamos desanimar,afinal o que não falta são livros pra ler.
Como prometi no último post,hoje é dia de resenha.
Achei que seria mais difícil escolher o livro pra resenhas,mas pra minha surpresa até que foi bem fácil.Sei que ele não estava no meu desafio literário de férias,mas não resisti e tive que resenhar ele.Prometo que vou resenhar os outros 2 que faltam do desafio e outros extras que também li durantes as férias.
O título escolhido hoje é um que deu origem a um dos filmes mais clássicos do grande mestre Alfred Hitchcok:Psicose.




Quem me conhece sabe que sou completamente apaixonado pelo filme(a versão original).Todos os elementos de suspense que Alfred conseguiu reunir e numa época que os recursos cinematográficos eram bem menores que hoje,fizeram com que esse se tornasse meu filme preferido.
Demorei demais a comprar o livro,afinal eu dava prioridade a outros.Mas nessa última compra eu não resisti e não me arrependi.
Alguns pontos me chamaram a atenção.Um deles foi a edição mega caprichada que a editora Darkside fez.O cuidado que tiveram com a diagramação,o layout,é simplesmente incrível.Aliás a editora faz um trabalho gráfico com as suas publicações de tirar o chapéu.
Outro ponto que achei muito interessante,foi o fato do filme ser praticamente 100% igual ao livro,coisa que é tão rara de acontecer.



Todo início de capítulo tem uma chave de hotel,indicando a numeração.Detalhe fantástico,associando a história do livro a elementos gráficos.O tom vermelho e preto que a editora utilizou,dá aquela sensação de mistério que é associada a cor preta e o vermelho dando a ideia de sangue,sugerindo justamente a toda trama do livro.



Começando o capítulo também,vemos que e intenção da editora é chamar atenção,com letras bem grandes brancas sobrepondo ao detalhe das páginas pretas e sempre com um trecho da primeira frase de início de capítulo.



Gente,geralmente quando um livro tem adaptação cinematográfica,resolvo ler o livro primeiro e depois ver o filme.Nesse caso fiz justamente o contrário.Já tinha ouvido falar muito de Psicose enquanto filme,todos falando que se trata de um clássico e talz mas confesso que não prestava muito atenção e nem tinha muita vontade de ver.Mas um dia tava passando na TV e resolvi ver sem nenhuma expectativa.Sobre o filme só tenho um comentário:perfeito!!!!
Lógico que quando comprei o livro minha expectativa era a melhor possível e realmente não me arrependi.
Como já disse,a história do filme é praticamente igual ao livro,tirando umas partes ou outras o que é perfeitamente normal.
O que chamou muito a atenção na escrita do Robert Bloch,foi a clareza com que ele passa as informações sem ser muito repetitivo ou enrolando demais.Ele é claro e objetivo,mantendo o suspense da história na medida certa.
Muitos podem achar que outros personagens talvez merecessem mais destaque(sem detalhes,senão vai virar spoiler kkkkkkkkkkkk).Sinceramente,cada um teve o destaque merecido,sem mais nem menos.Quem teve menos destaque foi porque era necessário para a trama ser desenvolvida e chegarmos na obra prima que se tornou.
A única coisa que não gostei foi a fraqueza do namorado da Mary.Na maioria das partes em que ele aparece,dá a sensação que ele foi meio que jogado na história,mas nada que tire o mérito da trama.
O ponto chave do livro com certeza é manter o suspense até o último momento,sem dar margem para previsibilidade.O leitor pode até achar uma coisa,mas sempre vai ter aquela pulga atrás da orelha.
Enfim,no geral se trata de uma obra incrível,que merece todos os elogios e vai fazer a cabeça dos amantes do suspense e de quem gosta de uma boa história.Cinco estrelas para o livro.



Galerinha,espero que tenham gostado da resenha.Recomendo e muito esse livro.Tem a versão capa dura também,mas não gostei muito da capa,então comprei mesmo a versão normal.
A edição normal não é muito cara,é só pesquisar mesmo.
O livro não é muito grande,então é ótimo pra prender o leitor,principalmente aqueles que não estão muito acostumados a ler.
Me desculpem se a qualidade das fotos não foi a mesma de outras postagens,é que meu outro celular tá na assistência técnica e como não queria ficar esperando ele ficar pronto pra postar aqui,tive que tirar de outro celular com a qualidade inferior da câmera,mas é a vida.Se tudo der certo a qualidade das fotos melhora semana que vem.
Pessoal por hoje é só,aproveitem a resenha e corram pra comprar o livro,afinal esse tempo frio pede um bom suspense kkkkkkkkkkkkk
Grande abraço,bom fim de semana e até a próxima postagem!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Olá, tudo bem??
Eu quero muito ler esse livro, parece ser excelente!
Adorei sua resenha.
Abraços! ^^
http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

E aí cara,tudo ótimo e você?
Esse livro é muito perfeito,procura depois ver o filme também que é
tão bom quanto o livro.
Valeu pelo elogio!!
Abraços!!

Cláudio Cabral disse...

Oi,tudo ótimo e você?
Valeu pelo elogio.O livro é muito igual ao filme mesmo,se você gostou do filme vai amar o livro não tenho dúvidas!!
Abraços!!

Postar um comentário