quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Tag - Retrospectiva Literária 2014






Oi gente!!Primeira postagem do ano!!! Como vocês foram de reveillon?Espero que tenham tido uma noite ótima,que tenham tido aquele momento de reflexão em mais um ano que se passou e é claro,já preparando a lista de leitura pra 2015 kkkkkkkkkkkkkk.
Eu ia fazer uma postagem listando os 10 melhores livros que li em 2014,mas assistindo a vídeos de alguns vlogueiros no youtube,me deparei com um vídeo que a Eduarda Menezes(vou deixar o link pro canal dela no final da postagem) fez com uma tag de retrospectiva literária separando os melhores livros de acordo com as categorias.Como eu já estava com vontade de inaugurar a sessão de tags por aqui,resolvi que esse era o momento.Algumas categorias foram bem complicadas pra responder mas vamos conferir o resultado.



1-Melhor livro de terror

 Sem dúvidas essa foi a mais fácil: O Iluminado do mestre Stephen King.O que falar da história?Aliás o que falar do autor?Acho que dele leio até a lista de compras que ele fizer kkkkkkkkkkk.Mas sério, o cara é gênio e O Iluminado foi o único livro que me deixou com medo de verdade.Pra quem curte o estilo fica aí uma excelente dica.



2-Melhor distopia

Até alguns dias atrás minha resposta teria sido diferente,mas agora com certeza A Seleção da Kiera Cass ganhou sem dúvidas.Eu adiava a leitura desse livro ao máximo,até que me convenceram a lê-lo(sim Mari,não me esqueço disso kkkkkkkkkkkk).e acho que bati meu recorde de leitura,acho q li os 3 em menos de 2 semanas ou alguma coisa parecida de tão boa que a história estava.



3-Melhor romance

      Não é totalmente romance,mas foi o que mais chamou a minha atenção:A Playlist Da Minha vida da Leila Salles.É um romance bem leve,com várias sacadas de humor e superação ao longo de toda a história,sempre tendo a música como pano de fundo.



4-Decepção do ano

Outra resposta fácil.Apesar de gostar do autor achei que A Garota Que Eu Quero foi um livro totalmente desnecessário.Ainda me pergunto o motivo do Zuzak ter escrito esse livro,não vi nenhum sentido na história e apesar do livro ser bem pequeno foi um custo pra terminar de ler.



5-Melhor livro nacional

Esse ano poderia chamar de minha redenção a literatura nacional.Foram ótimos livros lidos,mas acho que o que chamou mais a minha atenção foi A Namorada Do Meu Amigo da Graciela Mayrink.Pensem em um livro que te prende a cada palavra escrita.Graciela conseguiu com bastante simplicidade criar uma história muito bem elaborada e bem leve,com personagens que cativam o leitor.Tudo que ela escrever me sinto na obrigação de ler.



6-Aventura que me surpreendeu

Apesar de algumas críticas a determinados elementos do livro,o que me chamou atenção foi Desafio De Ferro da Cassandra Clare em parceria com a Holy Black.Confesso que o que me irritou foi o fato de ser incrivelmente parecido com Harry Potter,mas mesmo assim a história ficou muito legal,principalmente com o gancho que as autoras dão no final.



7-Melhor suspense policial

As vezes eu bato de frente com a escrita da J.K Rowling,mas desde que ela começou a escrever suspense policial ela vem se superando,então voto em O Bicho Da Seda.A autora finalmente conseguiu criar uma identidade com um personagem sem ser Harry Potter e podemos esperar outros livros sobre Cormoran Strike.



8-O livro que me surpreendeu

Outro voto tranquilo:Mentirosos da autora E.Lockhart,que conseguiu confundir a minha cabeça apesar do início bem chato.Nunca tinha ouvido falar da autora,mas vi tantos blogs falando sobre ele que tive que ler.Resultado:surpresa bem positiva,principalmente no final.



9-O livro que me marcou no ano

Desde que ele estreou achei que ia gostar e não estava errado.Meu voto vai para A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert do autor Joël Dicker.A história dá tanta reviravolta que fica praticamente impossível desvendar a trama do livro.Ponto positivo.



10-Conseguiu me emocionar

Esse livro foi uma das melhores leituras do ano sem dúvidas: Cartas De Amor Aos Mortos da autora Ava Dellaira.A história da Laurel contada através de cartas e depois que a gente descobre o motivo de toda a tristeza na vida dela sem dúvidas é de emocionar e se colocar no lugar da personagem.



11-A saga que me conquistou

Essa era minha distopia favorita do ano,mas por pouco ela perdeu o posto kkkkkkkkkk mas mesmo assim foi uma saga que realmente me conquistou:Maze Runner do autor James Dashner.Desde que lançou eu sabia que ia gostar,mas realmente a saga me conquistou não em função dos personagens mas da ideia que o autor propõe.



12-New adult que me prendeu

Na mesma vibe de leituras nacionais, o new adult que chamou demais minha atenção foi As Batidas Perdidas Do Coração da Bianca Briones.O livro já começa com um diferencial incrível que é ter letras de músicas no início de cada capítulo e cada parte dessa música tem tudo a ver com o que será contando no capítulo.



13-Livro que me fez dar gargalhadas

Gente era pra ser um new adult mas acabei dando tanta risada com esse livro que mais parecia história de comédia kkkkkkkk.O livro foi Perdendo-me da Cora Carmack.A personagem principal do livro é mega hilária,vale a pena conferir.



14-Livro mais criativo

Ler livro de auto ajuda nem sempre é fácil,mas quando o autor sabe ser criativo a situação muda de figura.Ponto positivo e voto mais que merecido para Não Se Apega Não da Isabela Freitas.Ela consegue com muito bom humor dar várias dicas sobre como devemos nos valorizar acima de tudo.Na minha opinião é leitura obrigatória para todos,independente do sexo.



15-Personagem do ano

America.Apesar de ter discutido mentalmente com ela várias vezes por tanto mimimi da parte dela,a coragem que ela teve pra ir contra um sistema que privilegiava as injustiças e uma sociedade acomodada com tudo isso,é algo que realmente merece meu respeito e é algo que valorizo demais.



16-Frase do ano

"Um amigo é alguém que dá liberdade total para você ser você mesmo-especialmente para sentir ou não sentir.Qualquer coisa que você sinta naquele momento está bom para ele.É o que o amor verdadeiro significa-deixar alguém ser ele mesmo"
Tá certo que foi um trecho,mas foi o que mais me marcou,também do livro Cartas De Amor Aos Mortos.





Gente essa foi a primeira tag aqui do blog,espero que vocês tenham gostado.Em 2015 pretendo fazer outras tags com certeza.
Então galera por hoje é só,quem quiser responder a essa tag e compartilhar comigo sintam-se  em casa,só colocar nos comentários.
Vou indo nessa então pessoal,até a próxima!!!




Créditos da imagem:http://www.daimaginacaoaescrita.com/
Canal da Eduarda Menezes no youtube:https://www.youtube.com/channel/UC_DEsOhuCBn0d0teuJmPuuA



2 comentários:

waleskaviana disse...

Oi Cláudio, tudo bom?
Adorei suas respostas! Inclusive vou procurar mais sobre alguns dos livros que você citou. Começando por A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert, hehe.

Um abraço!
http://porenseetcs.blogspot.com/

Cláudio Cabral disse...

Oi Waleska!!
Tudo ótimo e vc?
Que bom que gostou!!
Começa por ele sim,tenho certeza que você vai gostar,pode se preparar pra um suspense de confundir a cabeça do leitor :)
Grande abraço!!!

Postar um comentário