sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Resenha:O Vilarejo





Título:O Vilarejo
Autor:Raphael Montes
Editora:Suma de Letras
Páginas:96
Ilustração:Marcelo Damm






Sinopse:

Um vilarejo que sumiu do mapa.
O tempo apagou do mundo,da história,da mente das pessoas.A única prova de que o local existiu é a vida de seus moradores,as histórias que ficaram registradas em um caderno com ilustrações macabras.Explore um lugar perdido no passado e,através de um quebra-cabeça cheio de surpresas,conheça o destino de seus habitantes,há muito esquecidos.
No vilarejo falar que o pecado mora ao lado é mais do que um dito popular:é uma verdade ameaçadora da qual os moradores se dão conta pouco a pouco.E,para alguns,é tarde demais.Como resistir ao mal?À luxúria,à ganância,à ira?
Como não ceder aos pecados da carne quando a guerra chega e o inverno castiga,quando o frio e a fome tomam conta,quando uma força maior parece conspirar e rodear os moradores para que eles se entreguem a seus piores instintos?
Descubra o que acontece no vilarejo quando a noite cai,as portas se fecham,e sua única companhia - e seu maior inimigo - é você mesmo.








Oi leitores,tudo bom?Outubro chegando ao final e infelizmente as férias também!!Mas falemos de coisas boas.Fiquei pensando em qual livro no estilo de terror ia resenhar dessa vez por aqui.Então resolvi escolher um dos que li esse mês que é O Vilarejo do Raphael Montes.
Não é muita novidade que eu virei fã do cara,da escrita e do estilo dele.
Então seguindo nessa vibe achei que fazer a resenha desse livro teria tudo a ver com o mês do Halloween.
Primeiro preciso dizer:essa edição está super caprichada,as ilustrações muito bem feitas.Vou deixar aqui embaixo as que eu mais gostei.








Nesse livro o autor aborda os 7 pecados capitais e os demônios a quais eles são atribuídos.Pra essa abordagem o autor nos mostra um vilarejo e na forma de 7 contos ele vai contando a história de algum personagem desse vilarejo.A cada capítulo é contado sobre um personagem e é atribuído um demônio também para esse capítulo e a história é baseada no pecado que esse demônio representa.
Os demônios são Asmodeus (luxúria),Belzebu (gula),Mammon (ganância),Belphegor (preguiça),Satan (ira),Leviathan (inveja) e Lúcifer (soberba)
Como se trata de Raphael Montes a gente sabe que algumas coisas bem perturbadoras acontecerão ao longo da narrativa.E o final..........digamos que vocês tenham que prestar atenção em cada detalhe dos 7 contos pra entender melhor o final.
A história começa com um caderno de Elfrida Pimminstoffer que acaba parando nas mãos do tradutor Raphael Montes (sim,ele gosta de se inserir nas histórias kkkkkkkkkk).Nesse caderno estão divididos 7 capítulos contando a história do Vilarejo.





Gostei bastante desse livro,mais até do que Dias Perfeitos que era o outro que eu tinha lido do autor.Mas é um livro forte pra quem não está acostumado com esse tipo de leitura.Quem já está acostumado vai acabar curtindo bastante a leitura,afinal o Raphael consegue nos transportar pro cenário das suas histórias.Aquela angústia,aquela agonia,tudo isso é bem presente nas obras do autor e dessa vez não poderia ser diferente.E esses sentimentos são tão presentes que acabamos sentindo a mesma coisa,os mesmos medos,agonias.Enfim,nos colocamos mesmo no lugar dos personagens.
Quem não gosta dessa pegada mais terror e mesmo assim quer ler algo do Raphael,sugiro ler Dias Perfeitos que tem uma pegada mais suspense.
Na capa tem uma referência da Fernanda Torres comparando o autor a Stephen King.Exagero sim,sem dúvidas,mas quando terminei a leitura consegui entender melhor essa comparação.O autor consegue trafegar muito bem no estilo thriller/terror,trabalha os personagens e suas emoções com muita maestria (algo que é bem característico do King) e tem algo que é praticamente sua marca registrada:ele gosta de se inserir nas histórias,algo que dificilmente um escritor faz (por sinal,nem lembro o último autor que li e fez isso).
O que me chama a atenção nesse livro é como o autor consegue explorar bem o lado ruim do ser humano e mostra que ninguém está imune a ele.Somos humanos,temos lados bons e ruins dentro de nós,uns mais outros menos,mas todos tem.
O livro é bem curto,tem menos de 100 páginas,o que me incomodou um pouco,Não que eu ache que ele tivesse que escrever algo de 500 páginas,mas alguns contos poderiam ter sido um pouco mais explorados.Alguns deles são bem diretos,inclusive.Talvez isso gere um impacto maior,não sei,mas gostaria de ver algumas dessas histórias um pouco mais detalhadas.
Acho que cabe uma adaptação desse livro,acho que como uma mini-série talvez ficasse muito show!!
Se vocês procuram um livro pra ler nesse Halloween,tenho certeza que O Vilarejo é uma ótima pedida,mas fica o aviso:é terror puro,não digam que não avisei kkkkkkkkkkkkkkkk





O Caráter do Homem É O Seu Demônio - Heráclito







Então gente,gostaram?Ótima pedida para os amantes do terror.Mais uma obra prima do Raphael que não deixa nada a deseja para os autores internacionais.Aos poucos a escrita dele foi me cativando e hoje posso dizer que ele é um dos autores nacionais que mais gosto.
Como falei anteriormente,é uma leitura pesada,se vocês não gostam de livros assim puxados pro terror recomendo outros livros dele,como Dias Perfeitos e Suicidas (também pesado,mas só que puxado pro suspense)
Já leram esse livro?O que acharam?
Deixem aqui nos comentários,vou adorar saber a opinião de vocês!!
Grande abraço gente e bom Halloween pra vocês!!Até a próxima postagem!!

9 comentários:

Silviane Casemiro disse...

Oi! Nunca li nada desse autor mas ultimamente só tenho lido elogios. Confesso que não tinha me interessado muito em O Vilarejo mas após ver essas ilustrações meus olhos ficaram brilhando aqui. A premissa é interessante, mas com esse adendo vou tentar dar uma chance.

Beijos
SIL ~ Estilhaçando Livros

Unknown disse...

Nossa, já li e amei demais! Pena que é bem pequeno.
bjs,
Arthur.

Tamires Marins disse...

Oi, Cláudio, tudo bem?

Tenho lido muitas resenhas desse livro nas duas últimas semanas. As pessoas adoram o livro e as resenhas só me deixam com mais vontade de ler o livro do Raphael. Nunca li nada dele, mas ele é muito bem quisto pelos leitores!
Ele está na minha estante do skoob e eu lerei assim que der! ;)

Beijo
- Tamires
Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

Plínio Mendes disse...

Ei, Cláudio!
Ultimamente tenho visto ótimas resenhas sobre esse livro, e me interesso cada vez mais.
Adorei seu post!

Até mais,
http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Silviane!
Ele merece todos os elogios possíveis.O cara escreve muito!
Essas ilustrações que coloquei foram só as que eu mais gostei,ainda tem muitas outras!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Fala Arthur!
Muito bom mesmo né...ficou aquele gosto de quero mais!!
Abraços!

Cláudio Cabral disse...

Oi Tamires!
Tudo ótimo e você?
E ele realmente merece todos os elogios que tem recebido.Virei fã do Raphael depois que li os 3 livros dele,principalmente Suicidas que é simplesmente um thriller de tirar o fôlego!
Lê sim,vai gostar :)
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

E aí Plínio!
É difícil falar mal desse livro,o Raphael conseguiu se superar no terror!Já leu algum livro dele?
Obrigado :D
Abraços!

carlasbookblog disse...

Poxa parece legal esse livro, não conhecia a premissa da história. Essa coisa de 7 pecados me lembrou daquele filme maravilhoso com o Brad Pitt, acho que até se chama 'Os 7 pecados capitais'.
Legal essa coisa de ilustrações também.
Mas confesso pra ti que ultimamente não tenho curtido muito livro de terror não. Pelo menos não tanto quanto eu era nova. Li vários do Stephen King. Vai entender né!? Rss
Bjos!
http://lapiselivros.blogspot.com.br/

Postar um comentário