domingo, 29 de novembro de 2015

Resenha:Depois do Que Aconteceu/Antes Que Aconteça






Fala galerinha!!Tudo certo com vocês?Então,pra variar acabei ficando um certo tempo sumido daqui infelizmente,mas por motivos de trabalho mesmo e essa loucura toda de fim de ano.Pra compensar resolvi fazer algo diferente por aqui:vai ter resenha sim,porém a resenha hoje será dupla!!E a escolha foi a duologia que se tornou meu xodó:trate-se de Depois do Que Aconteceu e Antes Que Aconteça da autora Juliana Parrini.
Tive essa ideia depois que sai da sessão de autógrafos da autora aqui no Rio de Janeiro e pensei:por que não resenhar os dois de uma vez só?
Gente vou colocar então a resenha do primeiro livro e logo em seguida já coloco a resenha do segundo.Quem não tiver lido o primeiro sugiro que não leia a resenha do Antes Que Aconteça que é o segundo livro pra que vocês não peguem nenhum spoiler ok?
Vamos começar!!











Título:Depois Do Que Aconteceu
Autora:Juliana Parrini
Editora:Suma de Letras
Páginas:344




Sinopse:

Isabel passou o último ano fugindo.Depois do que aconteceu,ela não acredita que conseguirá ser feliz novamente.O que não esperava era que o destino colocaria Daniel Clarck em seu caminho.
A atração entre os dois é imediata e irreversível:ao voltar para casa,a carioca Isabel não será capaz de esquecer os encantadores olhos azuis daquele cara que conheceu por acaso em plena avenida Paulista.A partir desse dia,a tristeza de Isabel perde espaço para uma paixão que mudará sua vida.Ficar presa ao passado vale mesmo a pena?Ou é preciso seguir em frente e dar uma segunda chance ao amor?





A história começa com Isabel,uma mulher que perdeu o gosto pela vida e dia após dia só fica trancada em seu apartamento após o término do seu relacionamento com Alex.Cansadas de verem isso acontecer,suas amigas gêmeas Lúcia e Luana,ou melhor Luci e Lua,resolvem que após isso durar um ano isso tem que acabar.
Então aproveitando  a ocasião do noivado de Luci com Iran,as gêmeas conseguem tirar Isabel da cama e levá-la para o Johnny´s Bar,local que antes de tudo acontecer era sempre frequentado por Isabel.
Chegando lá as gêmeas não perdem tempo e logo tratam de apresentar o amigo Jonatahn para Isabel.E não é que ele se encantou pela nossa protagonista?
Mas como a situação não é das mais confortáveis,ela procura logo uma maneira de se livrar do charme e do encanto de Jonathan aproveitando a primeira oportunidade para voltar ao seu apartamento,
Chegando lá ela percebe:o que está precisando nesse momento é conversar com seu pai.Sem perder tempo ela liga e acaba descobrindo que no dia seguinte ele irá viajar para São Paulo a trabalho e num impulso repentino resolve ir junto.
Só que ela mal podia acreditar que em um simples passeio pela avenida Paulista conheceria Daniel,um cara que além de ter derrubado e estragado a câmera da nossa protagonista iria mexer com sua vida completamente.






Então gente,eu tinha muita desconfiança com esse livro.Tanta desconfiança que nem pretendia comprar nem nada,mas eis que no último dia da Bienal não resisti e acabei levando,Não sabia sinopse nem nada,fui ler mesmo no desconhecido total.E pra minha surpresa me vi envolvido completamente pela história e pelos personagens.
Primeiramente temos nossa personagem Isabel,que por sinal não me cativou nem um pouco no início,tanto é que acabei me apegando mais as duas amigas dela que fazem de tudo pra que Isabel saia da tristeza e do marasmo que se tornou sua vida.
Aos poucos fui entendendo melhor a protagonista,suas decisões,seus pontos de vista e acabei gostando dela também.Algumas decisões equivocadas?Sim,mas temos que levar em conta o quanto ela estava fragilizada pelo término do seu relacionamento.
Aliás esse é um tipo de livro que você se apega a todos os personagens,fica difícil escolher o melhor,até mesmo Daniel com seu temperamento mais complicado é um personagem que acabamos entendendo e gostando.
Por falar de Daniel precisamos entender a insegurança e o temperamento um tanto quanto descontrolado ao longo da trama,afinal ele estava com Isabel que admitia que ainda amava o Alex apesar de tudo e conviver com esse passado não estava sendo fácil pra ele,ainda mais tendo conhecido Isabel do jeito turbulento que foi.Por sinal tem um agravante nesse início de relacionamento dos dois,um agravante que pode colocar tudo a perder,mas não vou falar pra não perder a emoção da história kkkkkkkkkkkkkkk
Com relação a escrita da Juliana achei super tranquila e ágil.Ela alterna a narrativa entre o momento presente do que está acontecendo com Isabel e Daniel com os momentos passados entre Isabel e Alex,o que nos faz conhecer um pouquinho da história da protagonista,entender como ela chegou a ficar assim,porém a autora não nos revela de cara o que aconteceu.Ela vai contando pedaços do passado entre os dois,nos faz conhecer mais o Alex até que chegar o momento crucial da história que aí sim ela nos revela o que aconteceu.Por sinal achei isso incrível,porque em nenhum momento essas lembranças ficaram chatas ou cansativas,pelo contrário,só serviu pra conhecer melhor os personagens e ela não enrola,simplesmente revela o que tem que ser revelado no momento certo.Gostei demais da forma como a Juliana trabalhou isso.Se no começo da história o leitor xinga o Alex por ter abandonado a Isabel,com essas lembranças do passado vamos aos poucos encaixando as peças do quebra-cabeça e entrando um pouco na cabeça do Alex e entendendo os seus motivos.Quando encontrei com a Juliana na sessão de autógrafos ela me perguntou qual personagem tinha gostado mais.Falei que era difícil,mas que depois que eu li tinha entendido o Alex realmente.Tudo o que ele fez tem uma razão,uma explicação.
Fazia um tempo que eu não lia um livro no qual eu visse personagens tão bem construídos e olha que normalmente quando é o caso acabam sendo livros do Stephen King,mas a Juliana conseguiu criar personagens e amadurecê-los de uma forma tão sutil que até quando eles erram a gente acaba meio que passando a mão na cabeça deles kkkkkkkkkkkkkkk
E tem o final.......Juliana Parrini quase me mata com o final,não acreditei no que ela tinha feito!!Ainda bem que quando terminei eu já tinha comprado o segundo porque senão ia enlouquecer aqui kkkkkkkkkkk
Sério gente,o final é da gente ficar tipo de boca aberta e se perguntar:como assim?
Depois que a gente sabe o que realmente aconteceu o final acaba matando o leitor de curiosidade e diria até mesmo ansiedade.
Galera esse livro foi a minha surpresa do ano,não imaginava gostar dele tanto quanto gostei,sério mesmo.Tem romance na medida certa,o lado hot na medida certa......minha única reclamação é que o pai da Isabel poderia ter sido mais presente na história,até porque sempre quando ele aparece tem uma palava de consolo,um conselho que faz nossa protagonista cair em si.As gêmeas também,aliás vislumbro um caminho pra uma história só delas,será Juliana?
A diagramação também é super confortável,fonte ótima,Um livro que dá pra ler em 1 dia.
Livro recomendadíssimo,favoritado com certeza,leiam que vocês não vão se arrepender!!






" - Sabe o que é mais legal disso tudo? - pergunta ele,com a música ainda tocando
- O que?
- Que a cada momento,Isabel,eu me apaixono mais.Sempre que descubro alguma coisa nova sobre você..." 



" - Obrigado por me fazer tão feliz - sussurra ele em meu ouvido."



" - O mundo à minha volta deixa de existir.Percebo o quanto Daniel se tornou meu mundo...Meu mundo inteiro."



" - E você ainda o ama? - pergunta ele,incrédulo.
   - Amo...E quer saber de uma coisa?Eu não me arrependo um minuto sequer disso."



" - Nada do que aconteceu foi culpa sua.Você sabe disso,não sabe? - sussurra ele,com lágrimas nos olhos."



" - Já estava na hora de termos essa conversa,anjinho.Acho que te dei bastante espaço até agora,mas não posso mais fazer isso.Não vejo você tentando mudar essa situação.Parece que desistiu da vida,Isabel.Não adianta ficar assim,nada disso vai fazê-lo voltar.Você,mais do que ninguém,sabe disso."





Vamos então agora pra resenha do segundo e último livro,lembrando que pode e vai conter spoiler do primeiro,então se vocês ainda não leram o primeiro livro,atenção!!













Título:Antes Que Aconteça
Autora:Juliana Parrini
Editora:Suma de Letras
Páginas:237




Sinopse:

Isabel passou um ano fugindo.Depois de uma grande desilusão,ela não acreditava que conseguiria ser feliz novamente.Até que conhece Daniel e decide recomeçar.Quando Isabel finalmente dá uma segunda chance ao amor,o destino a surpreende com uma notícia que poderá mudar sua vida para sempre.





Se em Depois do Que Aconteceu termina daquele jeito bombástico,em Antes Que Aconteça começa com Alex escrevendo a carta que promete virar a vida de Isabel de cabeça pra baixo,avisando que estará de volta.
Isabel ainda tenta lidar com essa situação,mas não está sendo fácil.O que era pra ser uma comemoração na casa em Petrópolis acaba sendo a descoberta da carta de Alex que iria mudar sua vida.Tentando entender o que pode ser feito,ela decide não contar para o Daniel,pelo menos por enquanto,mas fica claro a cada dia que passa o quanto Isabel está diferente e sempre distraída.Ela ainda não sabe como contar para Daniel sobre essa situação e nem como ele irá reagir,afinal o passado dela sempre esteve entre o relacionamento dos dois e com a volta do seu antigo amor sabe-se lá o que será do futuro dos dois.Mas seria só dos dois?
Como será que Isabel vai lidar com a chegada repentina de Alex?Será que seus sentimentos ainda permanecem os mesmos?Até que ponto isso pode afetar e interferir na sua nova vida?






Primeiramente galera,se no primeiro livro a gente tinha toda a história narrada pelo ponto de vista do presente e passado da Isabel,agora temos a narrativa dela,do Daniel e do Alex.O início do capítulo é exatamente onde termina a história do primeiro livro com a Isabel descobrindo a carta de Alex que seu pai tentou esconder dela.A partir daí mostra os momentos do Alex na Alemanha que é onde ele está morando pra que a gente entenda o que aconteceu com ele depois que ele foi embora.
Nessa narrativa ele descreve como que surgiu a ideia de ir pra lá se tratar da sua doença,como está sendo o tratamento e principalmente sua mais nova amizade com a Ester que trabalha no mesmo hospital em que ele está fazendo o seu tratamento.Lógico que essa amizade acaba virando um romance,mas a partir daí Alex sabe que precisa voltar e reconquistar Isabel.
A narrativa da Isabel é feita andando na corda bamba,pois desde que leu a carta ela acaba ficando mais temerosa e nervosa com tudo o que pode acontecer.Se no primeiro livro a gente viu uma protagonista amadurecendo e correndo atrás da sua felicidade nesse segundo tudo o que ela conquistou pode desmoronar a qualquer momento com a chegada do Alex.
Nesse livro a insegurança é constante.Daniel não consegue se controlar depois que descobre tudo,vive com medo de perder o amor da Isabel depois de tudo o que passaram.Alex por sua vez ao descobrir que ela refez a vida,fica inseguro se ele é realmente a melhor opção pra ela.E Isabel por sua vez fica insegura de como lidar com a situação.
Se no primeiro a gente já fica totalmente conectado aos personagens,agora com certeza isso se fortalece e se fortalece a tal ponto que a gente não sabe pra quem torcer no final de tudo.Confesso que fiquei super curioso pra ver como a Juliana ia lidar com esse dilema.E não é que ela conseguiu?
De uma forma que eu não imaginava,que me fez ficar por algum tempo xingando ela,mas que ao mesmo tempo acaba fechando um ciclo e se conectando no final de tudo.Em uma cena ela conseguiu deixar os leitores de boca aberta,aflitos e com o coração na mão.Eu fiquei uns 5 minutos olhando pro que tinha acabado de ler e falando em voz alta:não acredito que ela fez isso!!!Aliás há muito tempo um livro não mexia com os meus sentimentos como foi esse.
Uma coisa é certa:emoção é o que não falta no desfecho da duologia.Ele mexe com os sentimentos dos leitores,nos faz ter ataques de ansiedade extrema e revolta com a autora kkkkkkkkk
Se um livro consegue nos fazer sentir esse misto de sensações é porque cumpriu o seu papel brilhantemente!!E mais uma vez a Juliana mostrou que não é preciso ficar enrolando na trama pra fazer uma boa história.Sempre direta,com reviravoltas na medida certa,com doses de suspense sem exagero.O que tenho a reclamar é que a cena chave do livro talvez pudesse ter sido menos acelerada,não sei,mas cumpriu ao objetivo do momento.
Mantém o mesmo padrão de diagramação do primeiro,só que o primeiro é laranja por dentro e o segundo é azul :D
Com certeza essa duologia se tornou minha paixão na estante!!
Leiam e estejam prontos para se apaixonar!!






" - Você é o meu futuro...Sou feliz ao seu lado."



" - Eu preciso da Isabel.Eu posso ser feliz.Eu quero tentar....Preciso disso..."



" Converso com algumas pessoas na pista de dança.Fecho os olhos e meus pensamentos vão até Daniel.Seu rosto,seus olhos,o calor da sua pele.Só preciso disso...Só preciso do Daniel ao meu lado."



" Os dias são sufocantes.Nunca pensei que ficaria devastado por alguém dessa forma.Isabel foi responsável pelos dias mais felizes da minha vida e,agora,pelos mais dilacerantes."



" - O amor da minha vida é você - confesso de,de forma clara e direta."



"...Agora toca "Where Are You Going" e é impossível não ver a perfeição em cada palavra.Onde ela está é o lugar ao qual pertenço."







Então gente,gostaram?Espero que sim e que vocês tenham a oportunidade de se aventurar no mundo de Daniel,Isabel e Alex e se apaixonem pela história assim como me apaixonei.Romance mais do que recomendado e aprovado.E outro detalhe:não tenho dúvidas que ainda vamos ouvir muito falar da Juliana Parrini.Pra quem não sabe ele era uma autora autopublicada e que teve mais de 7 milhões de leituras na internet.Com certeza não é pra qualquer um :D
E vocês já leram?Contem aqui nos comentários o que acharam,vamos discutir sobre o livro.
Por hoje é só galerinha,nos vemos na próxima postagem!!
Grande abraço e boa semana pra vocês!

4 comentários:

Unknown disse...

Olá, parabéns pelo blog. Estou te seguindo!
Podes dar uma passadinha lá no meu cantinho também?
Link: http://sacoliterario.blogspot.com/
Beijos

Cláudio Cabral disse...

Olá!!Obrigado,super feliz que tenha gostado :D
Já passei por lá e já estou seguindo!!
Beijos!

Gislaine disse...

Ahhh amei a resenha dupla <3 Confesso que tinha um certo receio com essa história, por que imaginava um NA bem comum mesmo. Mas pelo que li ele é bem diferente disso e parece ter uma história linda. A única coisa que pode não me agradar é essas cenas mais hots, que me incomodam um pouco, confesso :P
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Gih!
Adorei que gostou!
É bem diferente mesmo,a história me surpreendeu,a escrita da Juliana me surpreendeu.Com certeza foi a minha melhor surpresa do ano.
Pode ler tranquila,porque mão é aquele hot escancarado e fora de contexto,isso que é legal :D
Beijos!

Postar um comentário