sábado, 26 de março de 2016

Sexismo Literário







Hey gente!!Como foi o feriado de vocês?
Bom,sei que o título da postagem de hoje parece meio estranho em alguns aspectos,mas vão entender o que quis dizer.
Há algum tempo venho observando comentários,atitudes e afins quando digo que gosto de determinado livro.
Sempre a mesma coisa:"nossa,mas esse livro é livro de mulher,porque você está lendo?"
Acho que todos nós leitores e leitoras já passamos por alguma situação dessas.Mas afinal,por que essa associação?
Com relação a mim,no meu início como leitor lia muito livros de fantasia e infanto/juvenil.Conforme o tempo foi passando meu gosto foi sendo expandido e hoje em dia leio de tudo um pouco,inclusive livros que muitas pessoas rotulam como livros femininos.
Mas por que é errado um homem ler romances?E uma mulher ler livros de aventura,fantasia  e outros?Tem escrito em algum lugar isso?
Até entendo que às vezes a temática de uma história possa ser mais indicado a um ou outro,mas nada impede que qualquer pessoa leia e mais importante:goste
Não fico me prendendo a gêneros,se a história me chamar atenção eu vou ler,pode ser um romance,suspense,erótico,enfim, o que importa é o enredo me prender.Já li romances maravilhosos,livros hot incríveis,assim como já li fantasias ruins e vice versa.
Meu objetivo com essa postagem é:não se envergonhem!
Se você é mulher e quiser ler um Assassin´s Creed,um A Guerra dos Tronos,vá em frente e leia sem medo.Se você é homem e quer ler um Cinquenta Tons de Cinza,Crepúsculo,leia!
Importante também é vocês não se forçarem.Leiam sempre aquilo que faz bem a vocês e que consiga despertar um interesse.Não fiquem reféns do que a sociedade muitas vezes quer rotular.Não existem livros femininos e masculinos,existem LIVROS e com eles ótimas histórias,novos mundos a serem explorados e novas experiências.Não deixem que esse sexismo impeçam que novos mundos literários sejam apresentados.Muitas vezes estarão perdendo ótimas oportunidades,pensem nisso!!


Hoje foi um desabafo meio que em tom de debate gente.Reparei que há muito tempo não trazia um tema desses e fiquei com vontade de dividir por aqui.
Espero que traga ótimas reflexões e possa ajudar a quebrarem esse sexismo ou ajude alguém que possam conhecer.
Galerinha vou indo.
Bom domingo a todos!!
Até a próxima!!!

10 comentários:

Our Brave New Blog disse...

Oi!! Gostei do debate que você trouxe.
Sexismo não é bom em nenhuma área, logo, a literatura não podia ficar de fora.
Também sigo isso de ler o que eu quero. Independente de gêneros. Se a sinopse me chama a atenção e vejo boas recomendações, não tem motivos para não ler.
Beijos!!

(Carol)
ourbravenewblog.weebly.com

Unknown disse...

Olá Claudio,

Concordo perfeitamente. Adorei como impostos sua opinião.
Livros foram feitos para serem lidos, se te agrada porque não le-lo?!
Acho que o pior, nessa história é quem critica por vc ler um livro voltado para o publico feminino,ou no meu caso pra o publico masculino, é que muitas vezes essa pessoa ela nem lê ou o que lê é so para mostrar "bonito" para outras pessoas.
Parabéns pelo post e se não se importar irei divulgar nas redes sociais do meu blog.

Bjs
Bella Martins
http://thehouseofstorie.blogspot.com.br

Ludmila Cabral disse...

adorei esse seu desabafo, concordo em praticamente tudo que voce disse! é como dizer que um homem nao pode gostar de a seleção, se nao eh gay. claro que nao!! vivemos em um mundo em que grande parcela da população ainda nao avançou muito nesse aspecto, espero que possam mudar de ideia logo!
lotusimaginaria.blogspot.com

Nill Moussan disse...

Fico tão triste quando isso acontece. Um amigo meu foi duramente criticado quando disse que já tinha lido Crepúsculo e tinha gostado. Parece que, como homem, ele é obrigado a gostar de gêneros literário, cinematográficos e afins, que se remetem ao "macho-alfa": terror, ficção, heroísmo. E se por um acaso gostar de romances (românticos), é logo tachado de homossexual. Lamentável isso.

Parabens pelo desabafo. Irei mostra-lo para muito conhecidos meus.

www.viciosdevaneios.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Carol!!
Que bom!!Fico chateado quando vejo pessoas se privando de ótimas leituras por simples sexismo.
Importante é ler o que queremos :D
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Bella!!
Muito obrigado :)
Achei interessante trazer esse debate,derrubar um pouco esse pré conceito sexista que a sociedade coloca.
Tanto faz se o livro é considerado para homem ou mulher,se agrada por que não ler?
Obrigado querida!!Fique à vontade pra divulgar :D
Beijos!!

Cláudio Cabral disse...

Oi Ludmila!
É bem por aí mesmo.Ás vezes inconscientemente a gente acaba tendo esse pré conceito.Eu mesmo demorei a ler A Seleção por conta disso,mas depois vi que era besteira e acabei amando a leitura da série.Imagina se eu ficasse com esse paranoia de não ler a série porque é considerado livro feminino?Perderia uma excelente leitura!!
Tomara que a sociedade possa avançar!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Nilzete!
Nem fala,fico me achando meio alienígena quando digo que li e reli Crepúsculo e amei!Não vejo nada demais,é um livro e as pessoas acabam gostando,sejam homens ou mulheres.Chamar um cara de gay por ler livros assim ou uma mulher de lésbica porque ela lê livros considerados mais masculinos é pura besteira.
Tomara que possamos acabar com isso!
Obrigado!!
Mostra sim,muito importante que mais pessoas reflitam nisso!!
Beijos!

Unknown disse...

Amigo, eu acho horrível isso de intitular obras para sexo masculino ou feminino, poxa a gente tem que ler o que a gente gosta e não o que é imposto pela sociedade. Se o homem quer ler romance que leia, se a mulher quer ler ação, que leia, o importante é satisfazer o prazer literário. Adorei o seu desabafo.

Bjs

Cláudio Cabral disse...

Oi amiga!
Verdade!
As pessoas têm que ler o que lhes faz bem,não importa o gênero.
Beijos!!

Postar um comentário