terça-feira, 12 de abril de 2016

Resenha:Surpreendente!






Título:Surpreendente!
Autor:Maurício Gomyde
Editora:Intrínseca
Páginas:272




Sinopse:

Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.








O que fazer quando o seu maior sonho é exatamente aquele considerado ser impossível de realizar?Desistir?Se entregar?
Talvez essas sejam opções que muitas pessoas escolheriam,menos Pedro.
Diagnosticado com um problema de visão,ele se vê a cada dia mais sem opções.Até que um dia algo acontece:sua visão se estabiliza.Por mais que Pedro ainda enxergue bem pouco comparado com as outras pessoas,esse milagre é levado em conta e super valorizado pelo nosso personagem,
Mesmo contra todas as suas dificuldades ele tem o sonho de fazer seu grande filme e com ele ganhar o Cacau de Ouro,grande prêmio do cinema brasileiro.
Em um mundo onde a pirataria de filmes e o desinteresse dos jovens pelos clássicos,ele sabe que não será fácil atingir seu objetivo,mas não deixa se abater.
Nosso personagem se divide entre seu emprego de gerente em uma vídeo locadora de São Paulo,ajudas ocasionais como garçom no restaurante de seu pai e ser o anfitrião do último cine clube restante.
E é através desse cineclube que ele acaba conhecendo Cristal,garçonete no SubCultural e que acaba atraindo seu interesse.
Tudo ia bem em sua vida,até uma notícia cair como uma bomba.
Sabendo que precisa correr contra o tempo e contra todas as possibilidades,Pedro resolve cair na estrada junto de Cristal,Mayla e de seu grande amigo Fit em busca do grande milagre:filmar o melhor filme de sua vida!
Será que os milagres realmente acontecem?







Antes de qualquer comentário sobre a história,preciso dizer:edição mega caprichada,com muito azul e diagramação impecável.
Falando agora sobre a história em si:esse foi o segundo livro do Maurício que li ( o primeiro foi A Máquina de Contar Histórias,livro que merece muitos elogios).Apesar de ter gostado do que tinha lido,senti algo faltando,senti falta de me conectar com os personagens,não sei,parece que tinha ficado uma lacuna para mim.
E a resposta para essa lacuna veio em forma de um novo lançamento:Surpreendente!
Pedro é o tipo de personagem que não se curva diante de suas limitações.Ele reconhece todas elas,mas segue em frente com muito otimismo e principalmente muita fé e proteção.
Brincalhão,bom amigo,bom chefe,um amante da sétima arte.....ainda assim um ser humano.
Me incomodei um pouco com ele em certas partes por ele esperar que as pessoas o tratassem como "coitadinho" por conta das suas limitações.
Procurei enxergar isso da seguinte forma:por ele ter esse jeito alegre,alto-astral e de certa forma independente,em alguns momentos ele sentia falta que as pessoas se sensibilizassem um pouco mais com todo seu esforço.
Gostei do Pedro,acho ele um personagem com muitas qualidades,mas em algumas partes o fato acima me incomodou,porém repito:somos seres humanos e uma pessoa na situação dele em algum momento acaba tendo esses episódios de certa carência natural,precisamos entender isso.
Sua relação com a família é algo muito bonito de se ver,principalmente com o pai.



Ainda com relação aos personagens,gostei bastante dos secundários.O melhor amigo dele,Fit,é super engraçado,com altas sacadas,principalmente com relação aos desenhos animados,sua grande paixão.
Cristal é de uma doçura misturada com uma sagacidade de uma personalidade forte.
Por sinal temos aqui um dos pontos chaves:conseguimos nos envolver com praticamente todos eles!São todos tão positivos,tão humanos e tão carismáticos que é praticamente impossível ficar alheio a algum deles.
Por sinal o meu favorito é o Fit (admito que de vez em quando sempre uso alguma tirada de desenho animado em uma conversa hahahaahahaa)





A narrativa do Maurício é repleta de bom humor,com uma leveza impressionante,até nos momentos mais sérios,mais tenso.E algo que é marca registrada dele:emoção.
O leitor é capaz de sentir exatamente o que determinado personagem está sentindo em determinada situação.Durante a leitura ficamos angustiados,felizes,tristes,abalados,surpresos,tensos.....uma mistura de sensações e emoções que vivemos ao extremo a cada página lida.
Para mim o Maurício mexe com esses sentimentos brilhantemente,assim como foi em A Máquina de Contar Histórias,mas acho que no caso de Surpreendente! isso ficou bem mais evidente.
Costumo dizer que esse livro não é só uma leitura,é uma vivência por entre as páginas,com aprendizados,erros,acertos e lições,mas principalmente com muita amizade,fé,superação e otimismo.






Não vejam esse livro como uma história triste.É uma história de amizade,luta,muita superação,com lições a serem aprendidas.
Acho que a grande mensagem é:nunca desistir.Corra atrás dos seus sonhos mesmo contra todas as possibilidades.
Se alguém falar que é impossível,prove diariamente que é possível sim,assim como Pedro que correu atrás do seu sonho em fazer seu filme,apesar de sua visão precária.
Existe romance?Lógico,mas não é o ponto principal.Acima de tudo a amizade está super presente na história,sendo muito importante para Pedro superar todos os problemas que estão por vir.
Afinal um homem não é nada se não tiver amigos e isso é a mais pura verdade.
Amantes do cinema tenho certeza que irão se identificar com os filmes apresentados durante a leitura
e se renderão ao poder da amizade e da superação.
Me apaixonei pelas frases presentes no livro e tenho certeza que uma delas vai tocar o coração de vocês e nos fará refletir,sem dúvidas!
Se preparem para momentos de muita emoção,perplexidade,risos fáceis,reviravoltas e muitas surpresas.Uma leitura deliciosa que nos fará rir,chorar,mas acima de tudo:pensar







"Ninguém reconhecera que ele já saíra em desvantagem.Nem sequer um desgraçado colocara na balança o fato inescapável de que,para ele,tudo era dez vezes mais difícil." 



"De 70% vou fazer um inteiro",gritou ao ler seu nome na lista de aprovados."



"Sua vida seguia assim:um grande e misterioso talvez."



" - Presta atenção nisso:você foi um presente que apareceu na minha vida - Carlos repetiu - mesmo se eu acabar sozinho,sempre vou ter você."



"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis entremeados por por pouquíssimos inesquecíveis.Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?"



"Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa,enxergue ela ou não..Então você não está melhor nem pior que ninguém.E lembre-se:muita gente vê tudo ,mas não enxerga nada."






É isso gente.Gostaram da resenha de hoje?Maurício com certeza ganha cada vez mais espaço em minha estante,tamanha identificação que acabo tendo.
Vamos aguardar mais um lançamento dele e esperamos que não demore :D
Pessoal por hoje vou ficando por aqui.
Até a próxima!
Abraços!

6 comentários:

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Eu já algumas resenhas bem controversas sobre esse livro.
Nunca li nada do Gomyde, mas acho que não começaria por esse...
Beijos
Balaio de Babados
Porcelana - Financiamento Coletivo

Mandy disse...

Ooi Cláudio,
Sempre vejo comentários positivos sobre o autor mas ainda não li nada dele, acho que vou começar por esse, adorei a premissa, tem sicklit, amizade, viagem e cinema <3 Só não dá para o personagem querer se passar por coitadinho né :/
Essa edição está realmente linda e adorei os quotes \o
Beijoos,
Sétima Onda Literária

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
Também já li,mas até agora tento entender o motivo de tanta negatividade com esse livro.A história é muito bonita,dinâmica,gostosa de ser lida.
Dizem que os primeiros livros do Gomyde são muito bons,mas acho que só tem pra vender com o próprio autor.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Mandy!!
Ele manda super bem,a escrita dele é bem carregada de emoção com aquela dose certa de descontração.
A história de amizade é muito bonita,esse clima road trip também é maravilhoso!
Depois me conta se gostou.
Os quotes são maravilhosos,foi bem complicado não colocar todos aqui kkkkkkkkkkk
Beijos!

Claudia Leonardi disse...

Oi Claudio
Sou super fã do Maurício. Li todos os livros dele e gostei bastante.
Além de talentoso, ele é um querido! Super atencioso com os fãs.
Bjks mil

www.blogdaclauo.com

Cláudio Cabral disse...

Oi Claudia!
Maurício é sensacional mesmo!Ainda quero ler os outros livros que ele tem publicado,mas já tenho certeza de que vou gostar.
Ele é mesmo,tive a oportunidade de encontrar com ele algumas vezes e sempre foi mega atencioso!
Beijos!

Postar um comentário