segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Resenha:Amityville



Título:Amityville
Autor:Jay Anson
Páginas:240
Editora:Darkside
Tradução:Eduardo Alves



Sinopse:

Cercada pela natureza, com janelas amplas e uma sacada espaçosa, ela poderia ser uma casa de bairro tranquila como todas as outras, não fosse seu passado devastador e sangrento. Em 1975, George e Kathleen Lutz resolveram recomeçar a vida em uma nova residência que compraram por uma pechincha. Vinte e oito dias depois, os cinco membros da família fugiram aterrorizados, deixando a maior parte de seus pertences para trás. Estranhos eventos começaram a acontecer, afetando a vida dos Lutz e indicando que uma presença maligna habitava a casa. Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, em especial nos jornais e nas revistas da época, muitas vezes de maneira sensacionalista, a história da casa nunca havia sido contada com riqueza de detalhes — até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não-ficção em um dos relatos paranormais mais importantes e conhecidos de todos os tempos. 




E aí leitores!!!Como vocês estão?Espero que bem.Segunda,dia daquela preguiça básica.Pra espantar essa preguiça,hoje temos resenha de um livro de terror baseado em fatos reais:Amityville.
Muitos de vocês devem conhecer a história pelo filme Horror em Amityville.
Ele foi publicado originalmente em 1977 com o mesmo nome do filme.
O livro conta o relato da família Lutz que foi morar em uma casa em um bairro tranquilo,tentando reconstruir a vida.O problema é que nessa casa há 25 anos atrás ocorreu um assassinato brutal da família DeFeo pelo próprio filho,Ronald.
Mas como a casa estava uma pechincha,resolveram passar por cima disso,afinal a casa era ampla,bonita e atendia todos os desejos dos Lutz.
O que eles não esperavam é que coisas estranhas fossem acontecer.Inicialmente mudanças significativas na personalidade de todos,inclusive dos filhos que começaram a ter um temperamento mas agressivo e intimidador.O mesmo acaba acontecendo com o pai George e a mãe Kathy,que aos poucos vão perdendo a paciência com pequenas coisas.Inclusive Geroge acaba se tornando uma pessoa mais reclusa e distante de todos.E essa mudança acaba afetando inclusive o cachorro da família.
Enquanto isso,George resolve chamar seu amigo padre Mancuso para abençoar a casa,prática muito comum na época.Mas é aí que tudo acaba começando....
Lentamente coisas estranhas acabam acontecendo (temperatura muito fria é só o começo),presenças são sentidas e influenciando a vida dos moradores e do padre,que mesmo longe é tomado pela ira do que quer que esteja dentro da casa.
A tragédia está anunciada,atitudes terão que ser tomadas......


"O que há de errado nesta casa que deixa todo mundo tão desconfortável?"



Antes de qualquer coisa,preciso dizer que o caso de Amityville foi um dos investigados pelo casal Warren e acabou ficando sem qualquer tipo de resolução.
Assombração?Fantasmas?Demônios?Entidades?Ou simplesmente explicações racionais que as pessoas não quiseram enxergar?
Esses são os principais questionamentos quando nos perguntamos o que tinha dentro daquela casa.Há quem diga que o mal até hoje faz parte de lá,outros que não se trata da casa,mas de comportamentos psicóticos por parte dos moradores.
Seja qual for a resposta,Amityville continua dando medo até hoje.
O livro começa com o prefácio do reverendo John Nicola,que nos mostra ligações entre o real,a ciência e o sobrenatural.Achei bem interessante esse prefácio,mas preciso dizer que ele não foi feito para dar respostas.
Aliás o próprio autor não dá respostas para os acontecimentos do livro e nem para as atitudes que ocorreram.Achei que o tempo todo ele fica tentando fazer o leitor acreditar que aquilo ali realmente aconteceu daquela forma e por razões sobrenaturais.Faltou o benefício da dúvida,fazer o leitor se questionar,discutir um pouco mais.Teria funcionado muito melhor se tivesse sido dessa forma.
Um grande exemplo disso está em notas do autor,que ele diz:"Até onde pude averiguar,todos os fatos contados neste livro são verdadeiros."
Apesar disso,é uma leitura que dá medo em vários sentidos,porque de fato parece que você está dentro da casa,percorrendo cada ambiente,ouvindo cada barulho.Acabamos nos impressionando bastante com algumas cenas,principalmente envolvendo o padre Mancuso,George e a filha do casal.
Não é uma leitura de muitos diálogos,mas é bem puxado para as descrições,o que acaba tornando a leitura um pouco lenta,mas nada que atrapalhe,pelo contrário.O autor conseguiu com as descrições nos envolver em Amityville,porque não são descrições cansativas e sim fundamentais para nos situar dentro do que está acontecendo e do que irá acontecer.
Com relação aos personagens,achei que eles ficam se equilibrando entre real,sobrenatural e loucura.São linhas muito tênues,mas que o autor preferiu abordar mais como sobrenatural.
Padre Mancuso foi o personagem que mais mexeu comigo,juntamente com a filha do casal que me intrigou bastante.O padre porque ele vive um dilema terrível entre tentar ajudar seu amigo ou se manter em segurança longe daquilo tudo.E a filha porque ela tem um comportamento misterioso,inclusive tendo um amigo imaginário que segundo ela é um porco. (tem uma cena no livro com esse porco que....bem,melhor deixar vocês lerem)
Fiquei numa gangorra de sentimentos nessa leitura,admito.Valeu demais a pena pelos sustos e pelas cenas de suspense criadas.Faltou mexer mais com o lado psicológico dos leitores,abordar outros lados.
Não foi aquela leitura pra não deixar dormir,mas garante alguns sustos e algumas olhadas para trás pra ver se não tem algo por perto kkkkkkkkkkkkkk
Foi uma experiência interessante saber um pouco mais do que ocorreu ali dentro,com mais detalhes e análises.Gostei do livro sim,apesar de ter esperado mais,porém valeu a leitura.Recomendo inclusive para quem está começando a se aventurar no gênero do terror.Não é um livro de medo total,mas de sustos e suspense,o que acaba nos prendendo a história.
Como disse,não é um livro feito pra dar respostas,e sim passar o que ocorreu dentro de Amityville do ponto de vista do Jay Anson.Acreditar ou não em seu ponto de vista fica para nós leitores.
Sinceramente falando,até acredito,mas não em tudo que está ali.Coisas estranhas acontecem,mas nem todas são sobrenaturais,precisamos entender isso.Acredito que exista algo dentro da casa,mas não capaz de fazer tudo o que o autor nos descreve.
Qual a opinião de vocês?



"Devido às incertezas relacionadas ao paranormal,eu,como alguém que acredita na ciência e na religião,seria imprudente se não alertasse os leitores sobre os perigos da arrogância que professa uma compreensão do desconhecido e da bravata que alardeia um controle do transcendental.O sábio sabe que ele não sabe - e o prudente respeita o que não controla."


"Quando observou a imagem,seus olhos se arregalaram de terror.Estava sentindo ânsia de vômito por causa do cheiro podre,mas não conseguia desgrudar os olhos do crucifixo agora pendurado de cabeça para baixo!"


"Assustada,Kathy chegou a sentir um corpo a pressionando,passando os braços em volta de sua cintura.Apesar disso a pressão era suave e Kathy percebeu que,como antes,era o toque de uma mulher - quase reconfortante.a presença invisível não transmitia uma sensação de perigo - não a princípio."





Gente espero que tenham gostado da resenha de hoje.Um livro enriquecedor,com as ressalvas já feitas,e que recomendo bastante,principalmente se buscam conhecer um pouco mais da história de Amityville.Existem vários vídeos também dos envolvidos nesse caso espalhados pela internet,se tiverem interesse é só buscarem que com certeza irão encontrar,até mesmo depoimento dos Warren,responsáveis por pesquisar o que havia de errado naquela casa.
É isso pessoal,essa foi a resenha de hoje.
Me contem a opinião de vocês sobre esse livro e sobre esse caso.Acreditam que realmente existe algo dentro de Amityville ou existem explicações lógicas para tudo o que aconteceu?
Até a próxima!!
Grande abraço!!

12 comentários:

Unknown disse...

Oi, Cláudio, tudo bem?
Fiquei curioso pelo lançamento desse livro. Não assisti ao filme e pouco ouvi falar sobre seu conteúdo, mas só pelo título, capa e ser da DarkSide já me faz querer ler hahaha
Uma pena que não é abordado da maneira certa, aposto que se o autor mudasse umas coisas aqui e ali deveria melhorar um pouco.
Gostaria de me aventurar mais em terror e levar mais sustos com livros, então acho que este será uma ótima escolha.
Particularmente, eu não acredito muito em sobrenatural e etc, mas é aquela coisa né, não vamos mexer com o que tá quieto. Haaha
Abraços!

-Ricardo, Lapso de Leitura

Adeola disse...

Nossa! Um livro baseado em algo que aconteceu de verdade é novidade para mim, certamente estará na minha lista de leituras do ano que vem.
http://izumiy.blogspot.com.br/

Cláudio Cabral disse...

Oi Izumi!
Baseado em fatos reais sim!
O que acaba tornando a leitura até certo ponto mais assustadora kkkkkkkkkk
Depois me diz o que achou!
Abraços!

Cláudio Cabral disse...

Oi Ricardo!Tudo joia e você?
A capa tá linda mesmo,Dark se superando cada vez mais.
Fiquei curioso porque já tinha visto o filme (e gostei bastante),mas confesso que achei o filme melhor.
Exatamente,se o autor tivesse trabalhado a história de outra forma tinha tudo pra ser um livro de impressionar.
Pra que mexer com o que tá quieto né hahaahahhahahhaa
Abraços!

Vamp disse...

Sou doida pra ler esse livro, tenho uma edição bem antiga (1976)
Mas essa da Darkside ficou muito linda *o*


Minha Fuga da Realidade

Miriã Mikaely disse...

Oi. Eu não sou muito adepta ao gênero terror, mas eu sempre quis ler algo que deixasse meus cabelos em pé. Eu não conheço essas histórias então tudo é bem novo para mim, mas eu adoraria conhecer mais sobre a casa. A editora DarkSide está de parabéns pela capa do livro e a diagramação, deixando tudo mais sobrenatural.
Beijo! Leitora Encantada

Michele Lima disse...

Oi Claudio, tudo bem?

Lá no blog a Rafa está lendo e tb está adorando. Eu tenho muito medo, mas tenho vontade de dar uma olhada porque a edição da darkside é sempre linda, né?

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Cláudio Cabral disse...

Oi Andressa!
Vale a pena,mas vai sem muita expectativa pra curtir melhor!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Mika!
Começa com algo mais light então pra você ir se acostumando kkkkkkkk
Existem muitas dúvidas e muitos mistérios em torno de Amityville,tanto é que nem o próprio casal Warren conseguiu resolver.
A edição tá linda demais mesmo!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Michele!
Sério?Que bom!!
É uma leitura bacana,só tive alguns problemas mesmo que comentei na resenha.
Ahhh começa com algo mais leve,acho que pra que tem medo Amityville pode ser um pouco assustador kkkkkkkkk
Depois vou fazer uma postagem indicando livros de terror pra quem não tá acostumado ou tem muito medo :)
A edição tá muito linda,primorosa como todos os livros da editora.
Beijos!

Aline Goettems disse...

Ei Cláudio :D
Esse livro está me deixando cada vez mais curiosa, eu ainda não vi o filme, mas assim que fiquei sabendo do livro já pensei 'vou ler', e até agora nada :/
Mas enfim, amei a resenha, uma pena não ter agradado tanto, mas que bom que a leitura foi boa, ficar olhando para trás enquanto lê um livro assim, quem nunca né? :D kkkk
A edição deve estar linda demais, e com certeza tem algo de sobrenatural nessa casa.
Beeeijos! <3
Lost Words

Cláudio Cabral disse...

Oi!!
É um livro instigante mesmo,até porque muita gente já viu o filme.Eu esperava mais realmente,mas foi uma boa leitura no final das contas.Ahhhh eu fiquei olhando pra trás algumas vezes hahahahahhahahaa
A edição tá maravilhosa!Eu acredito que tenha algo naquela casa sim,acredito muito.Se alguém chega pra mim e diz que minha casa é mal assombrada no mesmo momento eu já tô me mudando hahahahahhaha
Beijos!!

Postar um comentário