sábado, 17 de dezembro de 2016

Resenha:Amor Plus Size



Livro:Amor Plus Size
Autora:Larissa Siriani
Páginas:280
Editora:Verus



Sinopse

Maitê Passos é uma garota linda, de dezessete anos e mais de cem quilos. Ela passou a infância e a adolescência sendo resumida ao peso. Mas e quando é justamente esse o fator que pode mudar completamente a sua vida?
Em meio ao turbilhão do ensino médio, com uma mãe obcecada por dietas, um crush antigo por Alexandre, o cara mais gato da escola, e uma amizade deliciosa com Isaac, fotógrafo amador, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual a todas as outras meninas para ser feliz. 




"Acredite em si mesma,mesmo quando ninguém mais acreditar em você...
E corra atrás do que quiser,mesmo que pareça loucura.Nem todos os dias serão fáceis,mas no fim sempre vale a pena."





E aí gente!Como anda o final de semana de vocês?Por aqui no Rio o sábado é de muita chuva e tempo frio.Ou seja:tempo mais do que perfeito pra ler.Mas resolvi dar uma pausa nas leituras para fazer mais uma resenha por aqui.
E hoje resolvi falar de mais um livro nacional e de uma autora que tenho um carinho muito grande,muito antes de ler qualquer livro dela.
Tô falando da Larissa Siriani e seu Amor Plus Size.
Antes de começar a resenha preciso contar a saga que foi pra conseguir o autógrafo dela.
O lançamento dele aqui no Rio foi exatamente no mesmo dia do lançamento do livro Não Se Enrola Não,da Isabela Freitas.E pior:o da Isa era na Barra e o da Lari na zona sul.Pra quem não conhece só digo uma coisa:é uma distância muito,mas muito grande.
Como o da Isa ia começar as 13 horas e o da Lari às 15 horas,resolvi chegar bem cedo na Barra,conseguir uma senha logo pra poder ser um dos primeiros a autografar e sair de lá correndo pra zona sul.
Até aí tudo bem,deu tudo certo,consegui uma senha legal.O problema é que em cima da hora minha amiga resolveu ir,resultado:depois que autografei ainda tive que esperar ela autografar pra depois irmos pra Larissa e nisso já eram quase 17 horas.
Saímos correndo do Barra Shopping,atravessando que nem loucos as pistas.
Chegamos em Botafogo,mais precisamente no shopping Rio Sul quase 19 horas,quase desanimados achando que não iríamos mais encontrar a Larissa.Mas não é que ela estava lá?Imaginem a felicidade das pessoas hahahahahahahhaa
Conversamos muito,tiramos foto,rimos.....e o mais legal:a Larissa ainda tava lá porque ela estava esperando uma amiga que já estava atrasada!
Quero deixar registrado aqui:amiga da Lari muito obrigado pelo atraso hahahahahahhaa
História contada vamos aos trabalhos!



Na história temos a Maitê,uma adolescente que foge dos padrões de beleza impostos pela sociedade.É uma jovem acima do peso desde criança.
Adolescência é uma fase complicada,ainda mais no ensino médio,vocês sabem,então Maitê sofre com as brincadeiras por conta do seu peso,principalmente brincadeiras vindas da Maria Eduarda,considerada a menina mais linda e também a mais esnobe do colégio.
Paralelamente a esse bullying,Maitê também sofre em casa com sua mãe que inventa mil dietas pra ela seguir,diversos psicólogos,mudanças alimentares.....praticamente uma carrasca.
Se tem algo de bom na vida de Maitê é a amizade com Isaac,seu vizinho e com as meninas Josi e Valentina.
Quando ela acha que as coisas não podem ficar mais loucas,eis que a professora resolve separar a classe para um trabalho em dupla e ela acaba fazendo dupla com Alexandre,seu crush do colégio.
Só tem um problema:Maria Eduarda é praticamente a namorada do rapaz.
Quando Maitê acha que não pode suportar mais as regras rígidas da mãe,o bullying no colégio,as piadas,o fato de não conseguir se encarar eis que surge um convite pra lá de inusitado e que vai mexer com toda a sua vida.
A questão é:terá ela coragem de aceitar esse convite e se ver de uma forma que nunca se viu antes?
Como ela vai lidar com isso?




Bom,vamos falar um pouquinho da nossa protagonista.Maitê é uma adolescente de 17 anos,idade bem complicada,cheia de escolhas e indecisões.Algumas atitudes dela podem parecer infantis ou impulsivas,mas é o típico comportamento adolescente.
Ela foi uma personagem que me encantou,me divertiu bastante com as suas confusões e me ensinou muita coisa.
Uma das coisas que achei legal não só nela,mas na história em si,foi ver o desenvolvimento do relacionamento dela com a mãe.E a autora não coloca a mãe como vilã,simplesmente é uma mãe que quer o melhor para sua filha,mas que se esquece de perguntar pra ela justamente o que ela julga ser melhor.No decorrer da história esse relacionamento mãe X filha é costurado de uma maneira bem delicada e bonita de se ver.
Dificilmente um livro consegue ter tantos personagens que me cativam,então mais um ponto que me conquistou.A Josi e a Valentina são louquinhas,mas são amigas muito leais.E o que dizer de Isaac,que tem sempre o tempo certo nas ações e nas falas,aquele ombro amigo sempre com uma palavra de sabedoria.
Falando um pouquinho sobre Maria Eduarda,ela é metida,arrogante,se acha superior por ser a garota mais bonita do colégio.Mas até ela tem coisas a esconder,talvez seja o personagem de maior complexidade da história,mas é muito legal desvendarmos ela.

A escrita da Lari é muito delicada,muito envolvente,É o tipo de livro que conseguimos ler em um dia,tamanha desenvoltura da narrativa.É uma história simples,porém com pontos atuais e que precisam ser bem discutidos.O bullying é só um desses pontos,mas no decorrer da trama vemos que outros temas vão se incluindo,como bulimia,gordofobia,o que serve de alerta para todas as pessoas,principalmente para os jovens.
Aliás preciso dizer:quantas meninas e meninos também não estão passando pelo que a Maitê passa?Esse é um livro que serve de alerta,ajuda e reflexão para todos.
Além da amizade,que é algo muito presente durante toda a narrativa e que é ponto crucial para muitas decisões que nossa protagonista irá tomar e responsável também por fazer Maitê superar as adversidades,

Particularmente achei bem previsível o final do livro,mas nada que comprometa o enredo.Aliás para histórias assim,acho que o simples acaba funcionando até melhor.
Achei algumas (muitas) atitudes da Maitê bem infantis e irracionais,mas é aquilo que mencionei:ela é adolescente de 17 anos,precisamos levar isso em conta.

Mais que um livro,uma lição para todos,uma luz no fim do túnel para muitas meninas e meninos,um estímulo para passar por uma fase bem complicada que é a adolescência e o ensino médio.
É uma história sobre se valorizar,se gostar,se encontrar....antes de amar qualquer pessoa você precisa se amar,se gostar.Se você não se achar bonita (o) do jeito que é,ninguém vai te achar bonita (o).
Não precisa mudar por alguém,mude por você,se sinta bem consigo mesmo.
São lições que a Lari nos mostra no decorrer da sua história e que muitas pessoas devem ler. 
Amizade,amor,superação,auto-estima,valorização....assim posso definir Amor Plus Size e recomendo a todos,um jovem adulto que com certeza vai encantar e no final fazer os leitores suspiraram não só de felicidade,mas de satisfação e saudade.


"Você não se dá crédito nenhum.Esse cara poderia gostar de você.Não tem nada de errado nisso.Você é uma pessoa legal e divertida,e vocês são bons amigos.Isso é mais do que suficiente pra um cara ficar a fim de uma garota,sabia?"



"Mas não precisa se rebaixar só pra não criar expectativa.Não tem a ver com você não ser boa o bastante,mas com ele ser cego demais pra ver."



"Queria que ela fosse mais mãe e menos carrasca.O problema não estava no que ela achava,mas na maneira como dizia isso.Precisava mesmo ser tão cruel?"



"Acho que não dá pra ter certeza de nada. - Seu rosto ficou mais sério, e ele desviou o olhar - E às vezes a gente faz escolhas erradas.É sempre tentativa e erro."





Então galerinha,por hoje é só,espero que tenham gostado da resenha.Foi uma leitura muito deliciosa e que me encantou bastante.Valeu a pena toda a espera pela publicação de Amor Plus Size e já ficamos no aguardado dos próximos lançamentos da Lari.
Indiquem para as pessoas,pode ter alguém que esteja precisando ler exatamente as palavras que estão nesse livro,podem estar precisando de uma força,de uma ajuda,de um algo a mais.
É isso gente,vou indo nessa,até a próxima postagem!
Grande abraço!!

4 comentários:

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Eu estou louca para ler esse livro. Tenho certeza que vou gostar bastante.
Beijos
Balaio de Babados
Participe do Natal Literário
Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias
Participe do Sorteio de Final de Ano

Anônimo disse...

Oi, Cláudio! Já tinha visto esse livro em algum outro blog, mas não sabia tanto da história. Adorei sua aventura para conhecer as duas autoras! Fiquei com o coração na mão durante toda sua narração, mas fiquei mega feliz com o final feliz hahahhahaha Beijinhos, Beatriz.

O Diário de uma Escritora Iniciante

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
O livro é uma graça,super envolvente e com uma mensagem super positiva e importante!
Depois me conta se gostou:)
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Beatriz!
Olha foi uma saga,verdadeira maratona hahahahhahaha
Juro que achei que não ia conseguir chegar,mas que bom que no final deu tudo certo!
O livro é muito amorzinho,com um tema super atual.Um YA muito bacana!
Beijos!

Postar um comentário