sábado, 20 de maio de 2017

Resenha:Social Killers.Com - Amigos Virtuais,Assassinos Reais


Livro:Social Killers.Com - Amigos Virtuais,Assassinos Reais
Autores:R.J.Parker e J.J.Slate
Páginas:272
Editora:Darkside
Tradução:Lucas Magdiel


Sinopse

Social Killers - Amigos Virtuais, Assassinos Reais é um livro assustadoramente verdadeiro. Seus autores, J. J. Slate e R. J. Parker, reúnem alguns dos casos mais angustiantes de criminosos que usaram as redes sociais para se aproximar de suas vítimas. Torturadores, stalkers, predadores sexuais, canibais, assassinos. A lista, infelizmente, não é pequena. E novas solicitações de amizade continuam chegando a cada dia.
Parker e Slate deixam claro que esse não é um fenômeno novo. Muito antes da internet, criminosos usavam classificados de jornal para descobrir e atrair suas presas. Mas o anonimato da web permite que cada vez mais lobos usem roupas de cordeiro nas suas fotos de perfil.
Mas existe luz no fim do túnel. Analisando mais de trinta casos famosos, os autores demonstram como as forças da lei estão usando, com sucesso, as novas ferramentas de comunicação para investigar e prender foras da lei e desmantelar quadrilhas. E ainda ensinam dicas de segurança. Social Killers – Amigos Virtuais, Assassinos Reais é um alerta para todos nós, que passamos tanto tempo conectados.



"O mundo é um lugar perigoso de se viver,não por causa daqueles que fazem o mal,mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer." - Albert Einstein



E aí minha gente,tudo bem com vocês?Tempo frio aqui no Rio,vontade de ficar o tempo todo debaixo das cobertas,mas não poderia deixar vocês na mão.
Como prometi,hoje é dia de resenha,mas preciso fazer alguns avisos antes de começarmos.O livro escolhido hoje é o Social Killers,um livro forte de não-ficção,então pode ser que alguma parte dessa resenha seja um pouco mais forte,mas fiquem tranquilos que vou tentar passar a minha impressão dessa leitura da melhor maneira possível,ok?
Bem,esse livro faz parte da coleção Crime Scene da editora Darkside,dedicada a dissecar o mundo dos crimes,assassinos e afins.
Esse livro é bem interessante,porque trata de casos bem atuais,que são os crimes cometidos através da internet e que  muitas vezes nem temos conhecimento que ocorrem.São crimes que envolvem suicídio,canibalismo,exploração,sexo,sequestro.....estejam preparados.
O mundo virtual é bem interessante e nos ajuda muito,mas quando uma pessoa resolve utilizar essa ferramenta para o mal,os resultados podem ser trágicos.
Aqui não temos um livro se aprofundando nos casos,apenas os autores nos relatando cada um deles,o que aconteceu,suas motivações e o final dos casos,Tem alguns que inclusive tem umas 2 páginas.
Então se esperam um livro mais detalhado sobre a mente do serial killer da internet,pode ser que se decepcionem um pouco.
Eu gostei desse formato,porque cumpriu o papel dele que é mostrar as consequências e alertar sobre os perigos da internet,inclusive com dicas para que não sejamos mais uma vítima.
A narrativa é bem prática,sem enrolação.Os autores resumem bem os acontecimentos e deixam bem claro para o leitor que para maiores detalhes,consultem outras fontes.Apesar de ser uma leitura pesada,não senti tanto como achei que sentiria.Lógico que em muitos momentos eu tive que parar para absorver o que estava lendo,porque é tudo muito inacreditável e chocante,mas consegui ler até bem rápido.Pra quem inclusive tem curiosidade no assunto,esse é um bom livro pra começar.
São casos assustadores e chegam a ser inacreditáveis.Ficamos nos perguntando:como um ser humano consegue cometer uma barbaridade dessas com outro?É surreal!


De todos os casos,o que mais me chocou foi o primeiro:Armin Meiwes.
Vou resumir só pra vocês terem uma ideia.
Armim Meiwes usava a internet para encomendar carne,mas não uma simples carne:ele queria carne humana.Um dia ele postou um anúncio na internet procurando por um jovem robusto que quisesse ser abatido e devorado.
E teve um cara que respondeu:Bernd aceitou e ficou por alguns dias discutindo os detalhes com seu assassino.
Chegando o dia,eles fizeram sexo,Armin deu pílulas a Bernd para dormir e assim deu início ao seu objetivo (não vou entrar em detalhes porque é bem chocante).Ele conseguiu retirar toda a carne de Bernd e armazenar no freezer para ir consumindo aos poucos.
O assassino só foi descoberto porque com o estoque de carne acabando ele resolveu procurar uma outra vítima na internet e uma pessoa viu o anúncio e denunciou.Foi preso e atualmente cumpre prisão perpétua.


Conforme vamos lendo,começamos a reparar alguns detalhes na personalidade dos assassinos:infância complicada,maus tratos,violência,abusos,transtornos (principalmente transtorno de déficit de atenção com hiperatividade),paranoias,ciúmes.....basicamente todos os assassinos presentes nesse livro tinham alguma dessas características em comum.
E o mais preocupante:um serial killer não aparenta ser um,você só descobre quando é tarde demais.Já é difícil reconhecermos um pessoalmente,imaginem pela internet,o que acaba tornando tudo mais perigoso ainda.
Os autores souberam explorar de uma forma bem básica o panorama geral dos crimes,o suficiente para nos oferecer informação e nos deixar muito alerta.
A internet está presente pra todos,qualquer um pode ser quem quiser por trás da tela,mas não imaginamos o perigo que corremos com isso.
E pra quem tem filho,é imprescindível ficar de olho no que eles andam fazendo no computador,com quem falam e sobre o que falam.Inclusive lá no final do livro os autores dão algumas dicas de segurança bem bacanas que podem ajudar bastante.Lembram do "jogo" da baleia azul?Ele começou a ser espalhado pela internet e muitos adolescentes embarcaram nele.Muitas vezes só nos damos conta de que alguém próximo está sendo atraído pra uma armadilha virtual quando é tarde demais.
A internet não é a vilã,obviamente,mas existem vilões utilizando-a,então cabe a nós ficar de olho para não nos tornarmos vítimas e orientarmos a quem pudermos sobre o uso consciente da internet.
Uma leitura forte sim,mas que tem o objetivo claro de nos mostrar as consequências de um descuido de segurança virtual e nos mostrar como podemos evitar que aconteça
Minha única crítica,é que chegando mais pro final,o livro parece ficar bem repetitivo e cansativo,com termos mais técnicos,tornando a leitura mais arrastada.
No geral,é um livro que recomendo,um bom estudo psicológico,um alerta,um objeto de estudo valioso que mostra até onde um ser humano pode ir.
Alerta:são casos chocantes,que mexem com o psicológico do leitor de uma forma impactante e arrebatadora.
Foi meu primeiro livro lido da coleção Crime Scene e com certeza pretendo ler outros (aos poucos,claro,porque não tenho tanto sangue frio assim pra ler casos reais dessa forma um atrás do outro kkkkkkkk).




"Embora o foco deste livro sejam os assassinos que se valem das mídias sociais como canais para satisfazer seus impulsos homicidas,é importante ressaltar que não foi a era da internet que deu origem a esses criminosos;na verdade,eles sempre estiveram entre nós."



"A internet converteu-se em um espaço onde qualquer indivíduo pode expressar livremente suas opiniões,um lugar onde as pessoas podem falar e se fazer ouvir.Algumas usam o Facebook ou o Twitter para expressar como se sentem,outras postam vídeos no Youtube que são vistos por milhões de internautas.Em alguns desses vídeos,vemos gente revelando talentos e paixões;mas há também aqueles que utilizam o site para exprimir o ódio."



"A morte de Asia McGowan deve servir de alerta contra a intolerância em relação às crenças e opiniões de outras pessoas,especialmente numa época em que se compartilha de tudo com o mundo inteiro."



"Há quem passe a vida inteira na internet.São pessoas que se entregam de tal forma à vida virtual que já não conseguem distinguir o que é real do que não é.Geralmente carecem de habilidades sociais e gostam de se esconder atrás do anonimato na internet.Algumas se tornam até um perigo para aqueles que não têm o cuidado de resguardar suas informações pessoais.Quando se rompe a linha entre a realidade e a fantasia,ninguém sabe o que pode acontecer."



A história também chamou atenção para o grande número de pessoas que passam tanto tempo na internet que começam a acreditar que suas vidas e relacionamentos virtuais são reais e se imbuem da falsa noção de que a era digital lhes garante total anonimato."



"...assassinos em potencial procuram vítimas vulneráveis em qualquer lugar,até em locais onde elas buscam conforto e segurança."



Pessoal,gostaram da resenha de hoje?Espero que não tenha ficado muito pesada e eu tenha conseguido transmitir um pouco sobre o que foi essa leitura pra mim e tudo o que senti.
Não é um livro fácil de ser lido,precisa ser pego pra ler num momento de muita estabilidade emocional,porque são casos que nos destroem mesmo.
Em muitos momentos fiquei com aquele aperto no peito,sensação de impotência com a nossa sociedade,tristeza,raiva,revolta.....são sentimentos que acredito que também sentirão nessa leitura.
O mais importante é que ele nos faz abrir os olhos pra coisas que infelizmente acontecem muito mais do que imaginamos e por nos abrir os olhos,temos a oportunidade de prestar atenção,tomar cuidado mesmo com o que compartilhamos nas redes sociais,bate-papos e afins e principalmente:com quem compartilhamos essas coisas no mundo virtual.
Em um mundo onde as redes sociais e aplicativos de relacionamento estão em alta,é muito importante nos prevenirmos para que possamos aproveitar o melhor da internet em segurança.
Pequenos atos já ajudam a nos protegermos e proteger também a quem nos cerca,vamos ficar de olho!
É isso gente,espero muito que tenham gostado e que tenha sido uma resenha informativa pra vocês.
Alguém aí já leu?Gostaram?
Não esqueçam de compartilhar a opinião de vocês!!
Um excelente final de sábado pra vocês!
Grande abraço!

6 comentários:

Rackel disse...

Oi! Aborda um assunto bem real e que infelizmente acontece muito. Eu não teria coragem de ler kkkkk mas não posso negar que a darkside arrasa nas edições. Bjos ❤

Click Literário

Na Nossa Estante disse...

Oieee! Eu até hoje não li nenhum livro desse selo, mas sendo Darkside eu tenho vontade e curiosidade!! Que bom que vc curtiu a leitura!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Cláudio Cabral disse...

Oi!
Pois é,bem pesado e real mesmo.
Deixa a gente bem assustado com a internet.
E que edição né kkkkkkkkkk
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Mi!
Esse foi meu primeiro e confesso que não me arrependi.Apesar de ser um tema forte,mas que infelizmente acontece mais do que a gente imagina.
Beijos!

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Aaaaaaaaaiiiiiinnnn não tenho coragem de ler o livro :/
Acho que eu teria noites de insônia escondida embaixo da cama :/
Pior ainda imaginar que é um tema tão real e tão atual (talvez atemporal que com a internet tornou a multiplicação dos casos e as possibilidades chegarem a uma parcela enorme da população).
Siiiiiiiiim imagino os sentimentos de revolta, tristeza e indignação.
De qualquer maneira é bom saber que os policiais e psicólogos estão trabalhando sério e com afinco na solução dos casos e as punições tem sido mais frequentes.
E claro a importância da divulgação e os alertas para proteção.
Excelente resenha, esclarecedora e muito importante.
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede


Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Ahhh poxa,queria saber sua opinião dele!
Não é um livro fácil mesmo,acho que vale a pena pra nos deixar ainda mais alerta com relação aos perigos da internet.
Esse livro é um excelente objeto de estudo principalmente pra pessoas que estão inciando na psicologia e pra quem não tem muito conhecimento desses perigos virtuais,porque não é um livro teórico totalmente.
Qualquer forma de alerta é sempre bem vinda!
Obrigado querida!
Beijos!

Postar um comentário