domingo, 11 de junho de 2017

Resenha:O Sol Também É Uma Estrela


Livro:O Sol Também É Uma Estrela
Autora:Nicola Yoon
Editora:Arqueiro
Páginas:288
Tradução:Alves Calado


Sinopse

Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.
Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.
O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?




E aí minha gente!Tudo bom com vocês?Fechando então esse domingo vamos com mais uma resenha e de uma autora que gosto muito que é a Nicola Yoon,mesma autora de Tudo e Todas As Coisas que em breve estará chegando por aqui nas telas do cinema.
Hoje falaremos então do lançamento dela pela editora Arqueiro:O Sol Também É Uma Estrela.

Nesse livro temos uma história que se passa em um dia.
Natasha é uma menina que está às vésperas de ser deportada para o seu país natal Jamaica.O grande problema é que ela não quer,é muito apegada aos Estados Unidos que é onde ela cresceu.Buscando uma solução,ela tenta todas as possibilidades para reverter a deportação.
Nessa busca,ela acaba conhecendo Daniel,um garoto oriental que está indo para uma entrevista,mesmo contra sua vontade,mas que faz de tudo para agradar sua família.
Natasha é muito ligada na parte prática das situações,da lógica,da ciência.Daniel é muito ligado na parte escrita,emocional e teórica das coisas.
Em tese,um não foi feito para o outro,mas o destino é engraçado e em meio aos próprios problemas,um sentimento acaba surgindo entre eles.
Será que esse relacionamento irá sobreviver a tantos turbilhões e problemas?



Pessoal essa é uma história até relativamente curta,até por se passar em um dia.Ou seja,24 horas para que as coisas aconteçam e se resolvam.Ou não kkkkkkkkkk
Bem,vamos falar um pouco da narrativa da autora.Ela tem um estilo tão bonito,tão reflexivo e poético de escrever.Ela nos faz pensar,mas de uma forma muito doce,muito delicada e simples.
Foi assim em Tudo e Todas As Coisas e foi também em O Sol Também É Uma Estrela.
Ela segue uma linha muito clara na história,sem se perder ou inventar muito.
Nesse livro ela se arriscou.Fazer uma história que se passe em um dia é bem complicado,você tem que ter um bom domínio pra não perder o tempo da história.Não vou dizer que ela conseguiu com sucesso porque senti em alguns momentos um atropelo em algumas partes.Nada muito gritante,mas ainda assim está ali.
Tirando isso,não tira a mágica e o brilhantismo da forma como a autora conduz suas tramas e personagens que acabam emocionando o leitor.
Falando em personagens,Daniel e Natasha....o que dizer?
São personagens muito fofos,mas que me lembraram em muitas coisas os personagens do primeiro livro dela.
Ambos têm medo de se arriscar.Natasha emocionalmente e Daniel profissionalmente.E o encontro entre eles é vai deixando isso bem evidente.E nesse encontro eles vão acabar se ajudando,dando um ao outro a força necessária para superaram isso.
É muito bonito como a autora conduz o destino dos personagens e a forma como eles são necessários um para o outro,muito bonito de ser lido.
Natasha é um pouco mais explosiva e Daniel mais contido.Dizem que os opostos se atraem e nesse caso é bem isso o que acontece.Além da iminente imigração,eles ainda vão ter que lidar com a rejeição da família de Daniel com Natasha.Como eles são uma família oriental conservadora,não admitem que ele se relacione com meninas não orientais.Mais um obstáculo a ser ultrapassado.
Ah outro detalhe:temos além do romance outros detalhes importantes ao longo da história,como os conflitos familiares,os costumes,a imigração....e a Nicola conseguiu navegar sobre esses temas com muita maestria,dando seu recado de uma forma bem visível,mesmo que em poucas páginas.
Pra finalizar gente,achei a história muito linda e emocionante,com doses de romance e comédia na medida certa,daquelas que deixa nosso coração apertadinho até o fim.
Mais do que nunca a autora nos prova que a força do amor ainda é possível e que deve ser experimentado por todos!




"Hoje é minha última chance de tentar convencer alguém - ou o destino - a me ajudar a descobrir um modo de ficar nos Estados Unidos.
Só para esclarecer:não acredito no destino.Mas estou desesperada."



"Vejo nós dois velhos.Não consigo enxergar nossos rostos;não sei quando nem onde estamos.Mas tenho uma sensação estranha e feliz que não consigo descrever de modo exato.É como conhecer todas as palavras de uma música mas ainda assim achar que são lindas e surpreendentes."



"Sem obstáculos na queda,por favor.Ninguém quer se machucar quando cai de amor.Só quero cair como todo mundo cai."



"Fato observável:não acredito em magia.
Fato observável:nós somos magia.



"Talvez não precisemos do segundo e do terceiro atos.Talvez o amor seja melhor no primeiro."



"Rob diz que eu não acredito no amor verdadeiro.E está certo.Não acredito.
Mas posso querer acreditar."



"Talvez todo o objetivo dos dançarinos seja apenas trazer um pouco de surpresa para nossa vida.E não é um objetivo tão válido quanto qualquer outro?"



"Têm a sensação de que a duração de um dia é mutável,e que do início jamais dá para ver o final.Têm a sensação de que o amor muda todas as coisas o tempo todo.
É para isso que existe o amor."




E aí pessoal,gostaram da resenha de hoje?Deu pra notar que foi um livo que me emocionou bastante e me deixou muito feliz por ter lido.
Gosto muito dessa autora e espero que venham mais livros dela aqui para o Brasil que com certeza vou querer ler!
Alguém aí já leu?Gostou?Não esqueçam de deixar suas opiniões!
Vou indo nessa pessoal,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço e ótima semana pra vocês!

6 comentários:

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Ainda não li esse livro porque li o outro dela e super me decepcionei com a história. Super pé atrás com esse, principalmente porque todo mundo está amando.
Beijos
Balaio de Babados
Sorteio Três Anos de A Colecionadora de Histórias

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Estou com esse livro aqui esperando a vez dele 😁😁
Eu gosto da narrativa da autora, como vc disse, leve, sensível e delicada.
Gosto tb dessa pegada de trazer para as páginas do livro 24 hs do dia das pessoas, não é fácil, perder o fio condutor fica a uma tecla da digitação rsrs
Mas gostei muito de saber que além do romance, a autora passeia com maestria por outros assuntos, conflitos culturais e familiares.
Excelente resenha, ameeeeeei 😍😍
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
Sério que não gostou do outro?
Achei ele tão bonitinho....
Nesse caso melhor você vir pra essa leitura depois que passar toda a empolgação das pessoas em cima dele.
Depois me fala se gostou!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Jura?Lê logo kkkkkkkkkkk
Narrativa bem leve mesmo,super simples e delicada.
Verdade,qualquer instante ela poderia perder a mão.Até perdeu em alguns momentos,mas ela se recuperou rapidamente.
Obrigado querida!!
Beijos!

Babi Bueno disse...

Ola Claudio
Eu li esse livro esse ano e me apaixonei pela escrita dessa autora .Os personagens são cativantes e como você disse a escrita dela é envolvente e poética.Acho um dos melhores livros que eu li esse ano.

Amei a resenha

Beijos
Meu mundinho quase perfeito

Cláudio Cabral disse...

Oi Babi!
Tem como não se apaixonar pela escrita dela?
Já tinha gostado muito de Tudo e Todas As Coisas e esse foi tão bonito quanto.
Ela te prende de uma forma incrível e apaixonante!
E o final é muito amor :D
Obrigado!
Beijos!

Postar um comentário