domingo, 29 de outubro de 2017

Resenha:Legião


Livro:Legião
Autor:William Peter Blatty
Editora:Darkside
Páginas:320
Tradução:Eduardo Alves



Sinopse

A história começa dez anos depois do exorcismo de Regan MacNeil, a jovem menina endiabrada que Linda Blair incorporou no cinema. Só que agora o sobrenatural ganha também uma pegada de romance policial. O detetive (e cinéfilo nas horas vagas) William F. Kinderman volta à cena, investigando uma série de assassinatos brutais — entre eles, a crucificação de um garoto de apenas doze anos. O modus operandi dos crimes parece indicar a assinatura mórbida do assassino em série Geminiano. Mas como solucionar um caso em que o principal suspeito está morto há mais de uma década?




Oi gente!Como vocês estão?Halloween tá chegando aí e amo demais esse clima!Filmes,livros,contos,enfim,amo muito toda essa atmosfera (sou um amor de pessoa,juro!!hahahahahaa)
Quem não sabe,O Exorcista é o meu filme de terror favorito da vida e o livro também é excelente!Quando soube que seria lançada aqui no Brasil a continuação,eu pirei,não descansei enquanto não comprei.
Legião foi o livro que deu origem ao filme O Exorcista III,que é muito pouco falado entre os fãs de terror,mas é um filme que gostei muito também.Não tem tanto a pegada sobrenatural,mas é um thriller ótimo de se acompanhar.


Aqui temos a história do detetive William Kinderman (lembram dele?) que se vê envolvido pela investigação de vários assassinatos,onde o principal suspeito é exatamente um serial killer morto há muitos anos.
Sem saber muito bem o que fazer,Kinderman vai percorrendo por territórios desconhecidos,colocando sua sanidade e sua fé em cheque perante as provas e acontecimentos que vão se sucedendo durante a investigação.
O que é real e o que não é?
Existe o sobrenatural?

Acho que essas são perguntas que muitas vezes acabamos nos fazendo.A resposta?Na maioria das vezes um mistério.
E é nesse ambiente de mistério que o autor vai nos conduzindo por um thriller policial capaz de mexer com a mente do leitor de várias maneiras.
A narrativa do William é instigante,provocante,por muitas vezes chega a incomodar porque ele toca em assuntos polêmicos que muitas pessoas normalmente acabam não discutindo.
E essa provocação é uma maneira de nos fazer pensar,pensar mais profundamente,pensar mais a frente,pensar em outras esferas.....resumindo,pensar.
Ele não diz pra você que o que ele coloca ali é a verdade absoluta,é a opinião dele,da forma como ele quer colocar,fica para o leitor concordar,discordar e debater.
A primeira coisa que vocês devem saber ao pegar Legião:não é obrigatório ter lido O Exorcista,mas acho interessante ter lido,porque tem personagens e menções a fatos de O Exorcista.
Segunda coisa:não esperem um livro de terror.Legião é um livro de extremo thriller policial,com pegadas de sobrenatural.Tenham em mente isso para de repente vocês não se decepcionarem.
O ambiente do mistério é bem trabalhado,as cenas são bem realistas e aceleradas no tempo certo.O autor tem o cuidado de trabalhar os fatos com o psicológico de uma forma única,que vão se transformando até virarem um só.Poucos autores são capazes disso.
As cenas mais aceleradas são ótimas,mas as partes mais paradas,de maior divagação do personagem ficaram muito lentas,demorando demais a voltar ao ritmo normal da história.Isso pode prejudicar o andamento da leitura,me prejudicou um pouco,mas quando a história volta ao normal,as coisas vão se ajustando,transformando-se em uma leitura viciante.
Nosso detetive William Kinderman é extremamente sarcástico e engraçado.Adoro personagens assim,que são capazes de ter tiradas engraçadas e mesmo assim manter uma postura séria.Ele é fã de cinemas,então podem esperar muitas referências a cinema e filmes antigos.
Da metade para o final,minha gente....as coisas acontecem para valer e é impossível largar o livro até terminar a leitura.
O final é bem reflexivo,considero um final aberto,deixando a cargo do leitor imaginar o que pode ter ou não acontecido.
Só digo uma coisa:leiam!
William Peter Blatty conseguiu construir uma trama que mantém o mesmo padrão do primeiro livro,mesmo dando uma mudada nos estilos,cumprindo super bem o seu papel.
Leitura super recomendada para esse Halloween!


"...no meio desse horror existe uma criatura chamada homem que pode ver que tudo isso é horrível.Então,de onde tiramos essas noções como mal,cruel e injusto?Não é possível dizer que uma linha está um pouco torta a não ser que se tenha noção de uma linha reta."



"Qualquer motivo é possível",concluiu Kinderman."O resto é silêncio."



"Então quem é você?Qual é o seu nome?"
"Me chame de Legião,porque somos muitos."




Pessoas espero que tenham curtido a resenha de hoje.William Peter Blatty é um dos autores de terror que mais gosto,e poder compartilhar com vocês um pouco do que acho sobre as suas histórias e a sua forma de escrever me deixa muito feliz.
Pra quem tem medo de livros de terror,acho que vocês podem ler Legião sem medo,mas é o que eu disse:recomendo ler primeiro O Exorcista,e esse sim é um livro beeeeem terror.
É isso gente,por hoje então é só,amanhã nos vemos de novo por aqui.
Quem tiver alguma indicação de livros de thriller e terror podem deixar nos comentários,adoro recomendações!
Não esqueçam de falar o que acharam,se já leram,se querem ler....
Vou indo nessa!
Grande abraço e ótima semana para vocês!

4 comentários:

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Não assisti Exorcista, então não conheço nem autor e nem o personagem, mas falou em discutir temas polêmicos, é comigo mesma. Amo/sou uma polêmica hahahhaa
Só não curto muito essa capa.
Beijos
Balaio de Babados

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Puxa não pensei que fosse gostar tanto assim do livro viu?
Culpa da sua resenha excelente!
Um thriller investigativo, com pegada de sobrenatural, que trabalha bem o psicológico, um protagonista sarcástico e bem construído, e ainda tem referências ao cinema e filmes antigos!
Vai para a wishlist!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
Exorcista é sensacional.Até hoje é meu filme preferido de terror.
hahahahhahahaha
Também não gostei,acho que foi uma das mais fraquinhas da Dark.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Sério,ele é bom demais!
Pra quem curte um bom thriller policial puxado pro sobrenatural é uma excelente dica.
Depois me diz o que achou,mas recomendo ler primeiro O Exorcista.
Beijos!

Postar um comentário