quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Resenha:Sob O Mesmo Teto


Livro:Sob O Mesmo Teto
Autora:Bruna Fontes
Páginas:352
Editora:Duplo Sentido Editorial



Sinopse

Calíope Medina tem certeza absoluta de que está ficando louca. Entre cinco irmãos e uma mãe sem nenhum juízo, ela nunca foi exatamente expert em viver uma vida normal. Mas a situação sai dos eixos quando seu novo padrasto traz consigo mais quatro filhos, e agora sua nova residência parece abrigar a população de um pequeno país.
Ela acaba de se mudar para a cidadezinha onde o Novo Padrasto mora e podia jurar que não tinha como piorar... Até conhecer João, e a Lei de Murphy mais uma vez provar a sua força.
Esqueçam o nome esquisito, ter que se adaptar a um novo colégio no meio do ano, ou o fato de que metade do corpo de alunos divide o banheiro de casa com Cali: O Destino – ou quem quer que seja o ser mítico que adora sacaneá-la – lhe apresenta um garoto impossível, e ela não sabe se conseguirá ignorar a atração irrefreável vivendo com ele sob o mesmo teto.



Oi gente!Como vocês estão?Saudades!Esse mês tenho ficado num ritmo forte de leituras,então acabei entrando bem menos aqui do que eu queria.Mas não desistam de mim tá,prometo que vamos mudar isso o quanto antes.Inclusive já tô preparando projetos para 2018 e quero ver se vocês embarcam junto comigo :D
Vamos conversar sobre uma história que me deixou tão feliz,tão contente e com o coração tão,mas tão mais leve.....Sob O Mesmo Teto,da autora Bruna Fontes.
Pra quem não conhece,a Bruna começou a postar suas histórias no Wattpad.Além de ser um doce,um amorzinho de pessoa,é uma autora na qual eu estava apostando demais nas suas histórias.
Resultado:bom,terminei a leitura com um sorriso tão grande,um sentimento de satisfação e de felicidade por uma história tão simples e rica em mensagens e relacionamentos.

Calíope Medina é uma jovem que se vê cercada por seus vários irmãos e de repente sua mãe anuncia que irão morar em numa pequena cidade,com a família do seu namorado.O problema:a família dele é tão grande quanto a dela.Imaginem todos vivendo sob o mesmo teto hahahahaha
Logo ao chegar,ela conhece João,um menino que por conta de uma aposta com os amigos acaba parando-a no meio da rua e recitando um poema de Carlos Drummond de Andrade.
Uma faísca de sentimento acaba se acendendo quase que de imediato.
Mas a vida é louca mesmo,então qual não foi a surpresa de Cali ao descobrir que João é filho do seu padrasto?
E agora,como resistir aos sentimentos,principalmente morando todos juntos?
Como fingir que nada aconteceu?
É possível esquecer quando se ama?


Aos poucos vamos vendo um grande questionamento na história:relacionamento entre irmãos que não de sangue seria um relacionamento proibido?
Teriam eles culpa de ter nascido um sentimento de amor sem querer?
Eu tenho uma opinião nesse caso.Acho que desde que haja maturidade e responsabilidade (como todo relacionamento né),não tem porque não dar certo.Não vou dizer que não será complicado,mas se ambos acham que vale a pena,por que não?
Mas isso é um debate bem complexo e que rende bastante....deixo pra vocês debaterem.
Voltando então para a história,a Bruna conseguiu colocar essas questões complexas de uma forma bem leve.Não é preciso apelar ou polemizar sobre o assunto,e sim falar de um sentimento puro que vai crescendo pouco a pouco e é com isso que a autora se preocupa quando trata a relação entre Cali e João.
Eles são adolescentes com muitas dúvidas e questionamentos,principalmente com o fantasma da faculdade se aproximando,então o medo é mais do que natural entre eles.
João é mega engraçado,com tiradas bem divertidas que acabam rendendo situações muito legais para a história.
Cali é bem sarcástica,com um lado mais responsável,mas que às vezes vive com a cabeça nas nuvens.
Como diria o poeta:"todo mundo diz que ele completa ela e vice-versa que nem feijão com arroz."
(Por sinal,essa música está na história,já adianto que foi uma das melhores partes do livro).
É possível vermos muitas referências a músicas e filmes também (De Volta Para o Futuro,nem preciso dizer que me apaixonei!).
Os capítulos são intercalados pelas narrativas da Cali e do João,o que nos mostra os fatos de uma forma mais abrangente,além de termos uma ideia de como cada um está lidando com a situação e o quanto isso os afeta,seja positiva ou negativamente.
O sentimento família é muito presente na história.Por mais que seja complicado tantas pessoas viverem juntos,todos tentam da melhor maneira possível preservar a família unida,principalmente a mãe de Cali e o pai do João.
Pensem num young adult delicinha,com altas doses de romance,aventuras,descobertas (natural da adolescência),lições,responsabilidades e principalmente:muito amor.
Temos tudo isso e um pouco mais nesse livro,que conta com uma narrativa muito,mas muito leve e natural por parte da Bruna,tornando a história real para todos nós.
Parece que fazemos parte da família dos Medina-Becker e isso é incrível!
Pode parecer um clichês?Em muitas partes sim,mas a nossa vida precisa de um clichê bem trabalhado de vez em quando,sempre faz bem.
Como disse,terminei a leitura com uma sensação muito gostosa,então a conclusão é que o livro funcionou demais pra mim!Acho que pode fazer bem pra vocês também!



"Também não acho que toda a nossa vida esteja escrita em um livro divino,mas acredito que as coincidências,na verdade,são oportunidades.São portas que a vida abre para coisas boas ou ruins acontecerem...."



"Naquele momento,eu era a pessoa que o daria conforto,mesmo não sabendo muito bem como fazer isso.Mas é isso o que define ser irmão."



"Todo o meu mundo havia girado de cabeça pra baixo e agora eu estava aqui tentando me lembrar de como foi que isso aconteceu tão rápido que nem percebi.Nunca me apaixonei antes.Eu era o tipo de piá que experimentava por aí,me envolvia até certo ponto,mas nada que fosse tão profundo.
Não era por querer,eu simplesmente não sentia nada intenso.
Mas por ela eu sinto tudo."



"Não havia nenhum tipo de preparo psicológico para isso.A vida acontecia sem pedir passagem e você precisa aprender a se virar na marra.Sem manuais.Sem garantias.Um tiro no escuro."





Então pessoas,gostaram da resenha?
Espero muito que a história de Cali e João seja um porto seguro para vocês,um motivo para acreditar no amor e quem sabe no felizes para sempre :D
Sempre soube que iria amar as histórias da Bruna,eu só não imaginava o quanto!
Não deixem de me contar se já leram,se já ouviram falar,se pretendem ler,quero ver a opinião de vocês!
É isso gente,por hoje é só,nos vemos na próxima postagem!
Grande abraço!

8 comentários:

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Eu também fico naquela se rola ou não esse tipo de relacionamento.
Adorei a capa do livro. Super fofa, como deve ser a história.
Beijos
Balaio de Babados

Nessa disse...

Oie
Gostei do enredo do livro, parece ser uma boa história e esta capa está muito convidativa, adorei.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Que capa mais fofa e que plot mais amorzinho!
Além de ser uma leitura leve e divertida, tem a pegada adulta do relacionamento entre irmãos que não são irmãos, mas cujos pais formaram uma família enorme e moram sob o mesmo teto sendo criados juntos.
Complicado e talvez polêmico, mas a autora deve ter administrado tão bem o ponto em questão que ficou a mensagem de amor e felicidade.
Concordo com você: com responsabilidade e sensibilidade todo e qualquer relacionamento entre pessoas que se amam tem grande chances de dar certo <3
Aliás já gostei de cara do nome da protagonista: Calíope Medina, bem estilosos e singular hihihi
Já vai para a lista dos desejados :D
Sucesso para a autora!
E fique sossegado, vc mora em nossos corações, é uma inspiração para os leitores viciados com suas ótimas indicações e excelentes resenhas, não vamos te abandonar, tomando emprestado com a devida licença poética Exupery: vc é reponsável por ter nos conquistado :)
Excelente fds pra ti
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Na Nossa Estante disse...

Oi Claudio, tudo bem? Eu adoro histórias assim com famílias que se juntam, parece um bom YA, curti a indicação!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
É complicado,né?
Essa capa é uma das mais fofas que vi esse ano,exatamente como a história mesmo.
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Nessa!
A história é uma delicinha mesmo,sem falar essa capa que é linda demais,já demonstrando o que é a história :D
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Essa capa me ganhou antes de eu saber do que se tratava a história kkkkkkkkk
É muito leve mesmo,com uma pegada YA,mas com temas maduros e reflexões e situações que poderiam acontecer com pessoas de qualquer idade.
A forma como você vai falar disso é muito importante e a Bruna desenvolveu de uma forma tão amorzinho,tão linda,tão delicada....mas sem deixar de passar o recado.
O nome de protagonista me deixou meio em dúvida se eu tinha gostado ou não,mas no fim das contas acabei gostando kkkkkkkk
Lê sim,acredito que é uma história que merece ser lida por muitas pessoas,além do sucesso que foi no Wattpad.
Ahhhhhhhh obrigado!São vocês juntamente com a minha paixão pela literatura que me motivam a continuar sempre a trazer conteúdo novo,novas resenhas....muito obrigado por estar sempre por aqui :D
Super beijo!

Cláudio Cabral disse...

Oi Mi!
Tudo joia e você?
Também,uma leitura leve,com muita diversão e romance,capaz de superar qualquer ressaca literária!
Beijos!

Postar um comentário