sábado, 7 de outubro de 2017

Resenha:Uma História de Verão


Livro:Uma História de Verão
Autora:Pam Gonçalves
Páginas:304
Editora:Galera Record



Sinopse

É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu irmão gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas. De um lado, o futuro em uma nova e incrível cidade, São Paulo; do outro, os amigos, a família e um amor traiçoeiro que ao mesmo tempo machuca e envolve.




Oi pessoal!Tudo tranquilo com vocês?E vamos com mais um fim de semana maravilhoso,dia de descanso,encontrar os amigos,colocar as leituras em dia.....
Quero falar com vocês sobre um livro muito amorzinho,que me conquistou demais em vários sentidos;estou falando de Uma História de Verão,da autora Pam Gonçalves.
Pra quem não conhece, a Pam,ela é uma booktuber,dona do canal Pam Gonçalves (ex Garota It).
Esse é o terceiro livro publicado por ela e segundo livro solo.


Ana Luísa é uma jovem que vive o dilema de pré faculdade.Ela sabe muito bem o que quer estudar,mas vive a pressão dos pais para que ela escolha a faculdade de Direito.
Num ato de felicidade própria,ela decide pela faculdade de Cinema,seu grande sonho,o que acaba gerando a revolta da família.
Querendo aproveitar ao máximo o verão antes de se mudar e correr atrás dos seus sonhos,ela sai em viagem com os amigos para aliviar a tensão do momento e curtir a vida.
Ela só não esperava que Murilo,seu ex namorado (que a traiu,deixando bem claro)fosse aparecer nessa equação e bagunçar sua vida novamente.
Resta para Analu decidir qual escolha a levará diretamente para o caminho da felicidade.....




Eu já sabia o que poderia encontrar nesse livro.Não peguei pra ler a sinopse antes,nem nada,apenas confiei na capacidade da Pam de criar histórias envolventes,simples e com uma mensagem de valorização de si mesmo,correndo atrás dos seus sonhos.
Com esse pensamento,mergulhei fundo nessa leitura e o resultado:amor demais!
A primeira coisa que vocês têm que ter em mente:é um livro young adult,não esperem uma trama mirabolante,com reviravoltas a todo momento,nem nada assim.
Um História de Verão é muito amor pela simplicidade como a autora conseguiu desenvolver a trama,com uma narrativa rápida,dinâmica,envolvente e sem deixar de passar a sua mensagem.Inclusive podemos ver muito da autora em cada página desse livro.


Os personagens são construídos de forma bem real.Analu e companhia poderiam perfeitamente estar ali do nosso lado conversando com a gente de tão reais que eles são.
São jovens que cometem erros,acertos,mas em nenhum momento deixam de arriscar,principalmente nossa personagem principal.
Gisele e Yuri são os melhores amigos que alguém poderia ter ever!!!
O que achei bem legal é que cada personagem no livro tem sua importância para o final da história.Por mais que não apareçam tanto,cada um deles a sua maneira tem um dedinho de importância nas escolhas de Analu,nos pensamentos dela.
A Pam teve o mérito de colocar cada integrante da história no momento certo.Eles não precisam aparecer em todo o livro,mas aparecem nos momentos cruciais onde eles realmente devem aparecer.Isso foi muito positivo,não deixa os personagens jogados no livro,nem impõe a presença deles sem necessidade.


Sobre a trama em si,ela nos mostra que é preciso correr atrás dos seus sonhos,que você não precisa que as pessoas digam o que você tem que fazer ou deixar de fazer.
E nós vemos uma força,uma esperança em cada página,em cada momento.O conflito familiar foi bem abordado,de uma forma leve,mas mostrando o que acontece.
Quem nunca viveu as sombras de um irmão ou irmã que para os pais é o tipo de filho perfeito?Não é fácil e a Pam conseguiu mostrar um pouco como é a convivência com a situação,o quanto é difícil viver sendo pressionado por esse tipo de situação.
A família de Analu é como se fosse a família perfeita para a sociedade,para as pessoas na empresa do pai dela.E ter opinião e escolhas próprias acabam sendo tidas como forma de rebeldia e infantilidade,caprichos de um adolescente,como muitos pais costumam falar.
Só que Analu está correndo atrás da felicidade dela,fazendo suas próprias escolhas e tomando suas próprias decisões.Consequentemente,ela tem que arcar com essas escolhas e em nenhum momento da história ela foge disso,muito pelo contrário,enfrenta as situações.


"Mas Cláudio,o que podemos esperar desse livro?"
Esperem uma história repleta de amor,amizade,descobertas,escolhas.
Uma trama leve,que nos leva por caminhos complicados,de uma fase complicada,onde cada decisão pode influenciar positivamente ou negativamente na sua vida.
E o final.....gente,eu não esperava mesmo que a Pam fosse colocar esse final.A história se encaminhava toda por um caminho e no final ela muda isso kkkkkkkkk
Pensando depois em tudo o que tinha lido,o final fez todo o sentido do mundo pra mim,foi a melhor escolha para a Analu.
Temos também a questão da sexualidade,que é bem complicada nessa fase e que foi abordada de uma forma mega natural,como deve ser abordada mesmo,mas sem deixar de mostrar os conflitos internos,as dúvidas,a dificuldade de auto aceitação.
Mais uma vez ela provou ser dona da sua própria vida,independentemente do que falem.
Não vou falar demais pra não dar spoilers,mas sério,aproveitem essa leitura que é super gostosinha de ser feita,muito leve,vocês conseguem ler em pouquíssimo tempo.
A simplicidade da história vai encantar vocês e com certeza fará com que o leitor pense em muitas coisas da vida.
Não curti muito a construção do relacionamento entre os pais da Analu.Achei uma relação muito dependente,submissa,em certo ponto bizarra que acaba ficando de lado.Isso me incomodou bastante
Super recomendo para os adolescentes,pode ajudar demais nessa fase complicada que é a adolescência.




"Não entendo por que estou torcendo para que meu sonho não se realize.Por que estou tão insegura de seguir o que quero?Eu optei por ser feliz e isto deveria bastar."



" - Seja o que tiver de ser - digo.
- Não. - Gisele pega a mão de Yuri e a minha.
- Seja o que a gente quiser que seja.
Ela tem razão."



"O problema é que mesmo quando é muito bem colado,fica a cicatriz.A rachadura sempre vai ficar visível.E então vai voltar a se quebrar de novo,é só uma questão de tempo."





E aí gente,gostaram da resenha?
Amei falar um pouco mais dessa leitura que me encantou tanto!
Já tinha gostado demais de Boa Noite,que é um livro da Pam young adult também,porém com um tema mais forte,mas com Uma História de Verão eu simplesmente fiquei apaixonado!
Pretendo ler tudo o que a Pam escrever,não tenho dúvidas.
É isso galerinha,espero demais que tenham gostado da resenha.Não deixam de comentar se já leram,se pretendem ler,o que acharam....
Vou indo nessa gente,até a próxima postagem!
Bom final de semana e grande abraço!

6 comentários:

Alice Duarte disse...

Oii Claudio, tudo bom?

Pela resenha já da pra notar o quanto o livro te inspirou e encantou, isso é um ponto mais do que positivo, porque a gente sente tudo o que gerou. Por mais simples que a história possa ser, se ela é bem conduzida sempre deixa um bom sabor, e fico feliz em saber que a Pam arrasou nessa nova publicação. As fotos ficaram ótimas.

Beijos

aliceandthebooks.blogspot.com

Luiza Helena Vieira disse...

Oi, Cláudio!
Esse livro realmente foi bom pra ti hein?
Eu li o Boa Noite dela e achei razoável...
Beijos
Balaio de Babados
Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

Cláudio Cabral disse...

Oi Alice!
Me encantou demais,nem esperava que conseguisse me encantar da forma que foi.
Saber conduzir a simplicidade é mega importante,senão a história fica sem graça,mas a Pam mandou super bem nessa história.
Obrigado! :D
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luiza!
Muito,muito bom!!
Boa Noite achei bem bacana,mas esse foi simplesmente encantador!
Beijos!

Luli Ap. disse...

Olá Claudio
Ainda não li nenhum livro da autora, mas fiquei apaixonada por essa sua resenha e com certeza Uma história de verão vai para a lista dos desejados.
Estou precisando de uma leitura assim, sensível, simples mas envolvente, com personagens interessantes e um plot encantador.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Lê,ele escreve histórias com mensagens mega importantes,mas com uma leveza impressionante!
Tenho certeza que vai ficar tão encantada como eu fiquei!
Depois me conta tudo kkkkkkkk
Beijos!

Postar um comentário