quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Resenha:Confissões de Um Garoto Tímido,Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado


Livro:Confissões de Um Garoto Tímido,Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado
Autora:Thalita Rebouças
Páginas:304
Editora:Arqueiro



Sinopse

Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos.
Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto.
No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro.
A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar.



Oi gente!Como vocês estão?
Quero falar com vocês de um livro que consolidou minha paixão pela escrita de uma autora muito querida:Thalita Rebouças.
O livro escolhido de hoje é o segundo da série Confissões:Confissões de Um Garoto Tímido,Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado.
Se no primeiro livro temos a história da Tetê,aqui vamos conhecer um pouco mais sobre o Davi.
Ele é um garoto extremamente tímido,que tem a força e apoio necessário dos seus amigos Zeca,Samantha e Tetê.
Ele finalmente consegue criar coragem para começar o seu curso de astrologia,uma das suas paixões.
No curso ele acaba conhecendo Milena,uma menina encantadora que acaba chamando atenção de Davi.O problema:ele é extremamente tímido.Vai precisar de todo apoio para ultrapassar esse obstáculo.
Mas parece que as coisas estão prestes a mudar.Uma pessoa está prestes a entrar na vida do nosso protagonista e vai fazer com que Davi repense muitas coisas...seria Milena realmente a escolhida?
Seria ela a pessoa que está destinada ao Davi?
O que os astros estão reservando para sua vida?


Falar da Thalita e da habilidade dela em escrever para o público infanto-juvenil é desnecessário.Ela escreve para esse público como poucos.
Mas a principal habilidade dela é em conquistar pessoas de todas as idades com as suas histórias.
Se no primeiro livro da série Confissões tínhamos um tom mais humorístico nas situações,aqui temos uma história leve,mas com muito mais sentimento.Bem a cara do nosso protagonista.
Davi está passando por um período de transição,de decisões importantes na sua vida.
Ele precisa aprender a lidar com tudo isso e principalmente a superar sua timidez excessiva para poder arriscar e se permitir um pouco mais.



Acredito que muitos jovens vão se identificar demais com essa fase e principalmente com o Davi.Todos nós em algum momento já passamos por isso.
O jeito leve e descontraído que a autora usa pra descrever os acontecimentos chama muito a atenção.Ela não precisa criar uma trama ou uma situação mirabolante pra aproximar os leitores da história.Com muita simplicidade ela vai nos envolvendo nas emoções dos personagens,em seus dilemas.
Até mais ou menos a metade do livro fiquei um pouco em dúvida do que a autora queria com a história.Achei que ela estava conduzindo a trama por um caminho extremamente previsível.
Prazeroso sim,mas previsível demais.Já tinha inclusive imaginado o final da história na minha cabeça.
Eis que surge um personagem que foi capaz de mexer completamente com as emoções de todos.
Vemos muito também um desenvolvimento muito bom dos sentimentos,um amadurecimento que vai nos conectando pouco a pouco com toda a trama.Essa evolução é muito bonita de se ver.Tem um quê meio infantil,mas com uma inocência tão linda e tão meiga.
Os personagens secundários (que não são tão secundários assim) são incríveis.E é impressionante como a autora consegue dar importância a cada um deles.Todos tem sua parcela de responsabilidade direta ou indiretamente na história.Cada um fez a diferença e ajudou o Davi nas situações mais complexas da vida.Ele realmente tem os melhores amigos!A Tetê é simplesmente a melhor pessoa!



Além de um romance muito envolvente,Thalita conseguiu nesse livro dar um tom mais maduro do que nos seus outros livros,abordando outras questões,como representatividade.Já tinha sido assim no primeiro livro com a Tetê e foi mais evidente agora com o Davi.
Se preparem para um livro com uma reviravolta que eu não esperava (não conhecia esse lado da autora),um tapa na cara do sociedade,quebra de barreiras,descobertas,um grito de liberdade que vai emocionar muitos leitores.
Os jovens precisam ler esse livro,tenho certeza que irão se identificar com muitas partes da história e sem dúvidas pode ajudar e muito em vários aspectos,nas tomadas de decisões.
Vou parar por aqui pra não acabar revelando mais da história,mas gente:leiam,vai ser uma experiência fantástica na vida de vocês e indiquem sempre!



" - Não tem o menor problema uma pessoa ter dois lados,um lógico e coerente,e outro mais inquieto e sonhador.A gente tem que ter cabeça aberta sempre,com muitas gavetas,muitos espaços,muitos horizontes a serem descobertos."


"A saudade é um buraco esquisito no meio do peito,um sentimento com o qual não se aprende a lidar.Você simplesmente vai levando,leva do jeito que dá.Às vezes,a gente dribla a dor,às vezes mata no peito e cabeceia para longe e em outras se agarra com ela sem culpa e chora."


" ...o sem imperou:foi sem julgamento,sem crítica,sem preconceitos,e sem pré-conceito também.Só sentindo e me deixando levar por aquela sensação,a melhor de toda a minha vida até então."








" - Querido,quem precisa definir a gente são os outros,para nos entender.Esse problema é deles!A gente só precisa sentir o que a gente sente!E ser o que a gente é!Não precisamos de definições sobre o que somos para viver coisas boas."


"Não é porque não é para sempre que não pode ser eterno!
A gente vive pra hoje!
Então,vamos viver!"



É isso então gente,espero que tenham gostado dessa resenha tanto quanto eu amei escrever pra vocês.
Com certeza esse foi o livro que me fez ficar ainda mais fã da Thalita Rebouças.Além de ser uma pessoa incrível,é uma autora sensacional que tem o poder de nos encantar a cada livro lançado.
Essa série Confissões me conquistou completamente.Não só a história,mas o cenário,os personagens...simplesmente encantadores e muito reais!Dá vontade de entrar no livro e ser amigo de cada um deles kkkkkkkkkk
Bom pessoal,vou indo nessa então.Não esqueçam de comentar sobre o livro,se gostaram...vou adorar debater esse livro com vocês,mas não esqueçam:sem spoilers kkkkkkkkk
Vou indo nessa gente,até a próxima postagem!
Grande abraço!

6 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Adoroooooo a escrita da TR, impossível não se identificar em alguns momentos, a impressão que ela está conversando tipo assim no intervalo das aulas rsrs
Gosto de obras com reviravoltas, história, cenário e personagens reais, amadurecimento durante a narrativa e sem perder o Q de inocência e doçura.
Representatividade hoje é fundamental.
Com certeza vou amar ler.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Nessa disse...

Oie
Eu adoro esta autora, ela é muito querida. Ainda não li este livro, estou bem curiosa. Eu adorei o primeiro.

Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Ela é maravilhosa,é gargalhada na certa ler um livro dela,tipo a melhor amiga hahhahahahaha
Me impressionei bastante com a maturidade que a TR colocou nessa história,mostrando que acompanha o crescimento do público dela!
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Nessa!
Ela é fantástica,né?
O primeiro me tirou de uma ressaca pesada e me arrancou altas risadas kkkkkkkkk
Beijos!

Izabel Costa disse...

Amei, escreve bem. Não conheço o livro mais me despertou curiosidade para ler.

www.historiasdaiza.blogspot.com

Cláudio Cabral disse...

Oi Izabel!
Super recomendo,vale muito a pena!
Beijos!

Postar um comentário