domingo, 3 de dezembro de 2017

Resenha:Horror na Colina de Darrington


Livro:Horror Na Colina de Darrington
Autor:Marcus Barcelos
Editora:Faro Editorial
Páginas:144



Sinopse

Em 2004, Benjamin Simons deixa o orfanato em que viveu desde a infância para ajudar alguns parentes num momento difícil: com sua tia debilitada e o tio trabalhando dia e noite, precisavam de alguém para tomar conta de sua prima Carla, de apenas cinco anos de idade.
No entanto, certa madrugada, a tranquilidade da colina de Darrington é interrompida por um estranho pesadelo, que vai tomando formas reais a cada minuto. Logo, Ben descobre-se preso numa casa que abriga mistérios, onde o inferno parece mais próximo e o mal possui uma força evidente.
Passaram-se mais de 10 anos. Isso tudo aconteceu quando Ben estava com dezessete anos, e foram experiências das quais ele preferia esquecer completamente…
Mas aquele passado o acompanha de perto. Ben sente que precisa voltar e sabe que, ou desvenda tudo ou sempre viverá com medo. Então, ele decide contar, e traz numa narrativa angustiante e rica em detalhes tudo o que viveu e todas as batalhas impensáveis que travou para tentar manter a si próprio e a jovem prima em segurança. E se descobre no centro de uma conspiração capaz de destruir até a sua própria sanidade.
Onde termina o inferno e começa a realidade?




Oi gente!Tudo certinho com vocês?Final de domingo,bate aquela preguicinha ainda mais sabendo que amanhã é segunda kkkkkkkkk
Mas pra aproveitar melhor esse final de domingo,resolvi trazer mais uma resenha.
O livro escolhido é um dos que li recentemente (falaremos das leituras de novembro em breve) e superou minhas expectativas:Horror Na Colina de Darrington,do autor Marcus Barcelos publicado nessa edição lindíssima pela Faro Editorial.

Um livro curto,com menos de 200 páginas,mas intenso e misterioso a cada virada de página,a cada capítulo.
Vamos conhecer Ben Simons contando sua história,que devido ao derrame de sua tia,resolve deixar o orfanato onde vive para se mudar para a casa da colina de Darrington para cuidar da sua tia que devido ao derrame vive acamada,e sua prima Carla,ajudando seu tio nesse momento tão complicado.
Uma noite,ele encontra sua priminha no chão rindo muito de alguma situação.Ao perguntar do que ela está rindo,a resposta deixa Ben espantado: " - A moça está pendurada pelas tranças no pescoço dela...Ela está balançando. - E a Carlinha voltou a rir. - Balançando e fazendo caras engraçadas."
Quando Ben olha pra cima,ele de fato vê uma jovem pendurada,enforcada.
A partir daí,acontecimentos estranhos vão acontecendo.Ao ligar pro seu tio pra relatar esses problemas,ele só obtém a resposta de que seu tio está a caminho,mas aconteça o que acontecer,não é para ele descer para o sótão e não é para ele abrir o livro.
Após esse recado a ligação cai.Ben começa a ouvir um barulho no quarto da sua tia e resolve ir até lá checar o que está acontecendo.Ao entrar,sua tia segura no braço dele e ele acaba entrando numa espécie de sonho,onde sua tia fala para ele tomar conta da priminha,descer no sótão e ler o que está escrito no livro.
Dividido entre os dois avisos,Ben precisa fazer uma escolha...e cada uma delas têm suas consequências.
Seria tudo real ou só faz parte da sua mente?
Real ou sobrenatural?


Estou mais acostumado a ler histórias de terror mais longas,e devido a isso,com cenários mais elaborados e descritivos.
Só que muitas vezes esquecemos que numa boa história de terror,às vezes a simplicidade pode surpreender e assustar muito mais.
De cara vemos que algo muito errado aconteceu.Ben Simons está num sanatório,contando tudo o que aconteceu,ou que ele acha que aconteceu,talvez.
Em Horror Na Colina de Darrington,temos uma narrativa extremamente acelerada e direta.Desde o início o autor já mostra que as cenas mais assustadoras vão acontecer desde a primeira página.
Esse estilo de narrativa deixa o leitor sem fôlego,preso em cada página,sempre querendo saber onde aquilo tudo vai dar.Como a história é contada pelo próprio Ben,vamos tendo as mesmas dúvidas que ele tem.Ele não é um personagem confiável,então a todo momento vamos pensando se o que ele está contando é real mesmo,ou somente invenção da sua cabeça.
E o autor vai levando esses questionamentos até o final.Na verdade sou capaz de dizer que mesmo após o final vamos ficar com aquela pulga atrás da orelha kkkkkkkkk
A preparação do cenário é bem direta,com descrições chaves de cada ambiente,dando ao leitor o necessário para que possamos entrar no clima sombrio e transmitir o que o próprio personagem está sentindo.



A cada capítulo temos uma nova descoberta,um fato novo que contribui pra todo o desenrolar do livro até o seu final.
Admito que até pra mim que normalmente não me assusto com facilidade com filmes e livros de terror,algumas cenas me deixaram um tanto quando assustado.Na verdade a Carlinha me assustou bastante em alguns momentos.As cenas de suspense em sequência me surpreenderam demais,não esperava que fosse dessa maneira.
Esse estilo bem visceral,bem intenso e rápido pode não agradar muitas pessoas.Como falei,o autor não dá tempo pra respirar,as situações vão acontecendo praticamente em sequência.Se piscar por um momento,você pode perder algo importante.Por sinal,recomendo que essa leitura seja feita de forma um pouco mais lenta,dando tempo de vocês prestarem atenção aos detalhes e absorverem melhor a história.


Ben é um ponto de interrogação pra mim,até mesmo após o final do livro.Não consigo acreditar totalmente nele,mas também não consigo desacreditar hahahahhaha
Não consegui criar um vínculo com ele propriamente dito.Senti falta de uma sintonia maior com ele,mas consegui me colocar no lugar dele em algumas situações e quando isso aconteceu..deu medo!
Acredito que no próximo livro (sim,teremos continuação),conheceremos Ben melhor e eu possa avaliá-lo um pouco mais.
Tem um personagem que irá aparecer lá pela metade da história que também me surpreendeu.Na verdade,também não confio muito nele hahahahahhaa
Pode ser que ele apareça mais no próximo livro,mas a princípio vamos dizer que é um personagem misterioso.


E precisamos falar,claro,da reviravolta que o autor dá um pouco antes da metade do livro.Jamais desconfiaria do que aconteceu e acredito que essa reviravolta foi muito bem explorada e colocada na história.E quando a gente descobre aí sim que o medo cresce de verdade. Nesse sentindo,Marcus Barcelos trabalhou muito bem o medo dos leitores,nos levando por um terreno mais sombrio,onde o real pode não ser real e o sobrenatural pode estar à espreita quando menos se espera.
Por ser um livro curto,a história cumpriu bem demais o seu papel,mostrando os fatos e dando as explicações necessárias,não se preocupando somente com a parte terror da história e sim se preocupando em amarrar tudo dessa história.
Vamos esperar agora o próximo livro!

Sejam bem vindos a Darringnton,fiquem à vontade para entrar,mas cuidado com os perigos que os aguardam.Estejam preparados!


"Ainda não sei se estou pronto para contar a história completa.Veja,faz alguns anos,e até hoje eu sofro com as memórias como se revivesse cada momento.Os detalhes estão embaralhados e muita coisa se perdeu.Já não sei mais o que é pesadelo e o que é realidade,não consigo mais distingui-los.Mas foi terrível.Terrível!"


"É muito difícil,entenda.São detalhes pesados,perigosos...Eu me sentiria muito melhor se fosse possível apagar o que aconteceu em seguida,mas não consigo.Isso me assombra.
Você tem certeza de que quer mesmo saber a história toda?Então dê-me um tempo,por favor..."


"Atrás de mim,um bizarro barulho de cascos subindo as escadas começou a soar.Acima,a viga rangia assustadoramente.E assim,o medo também se apoderou do meu coração..."




Bom gente,essa foi a resenha de hoje.Espero demais que tenham gostado.Quem curte um bom livro de terror,tenho certeza que irão gostar bastante de Horror na Colina de Darrington.
Assim que terminei de ler já quis ter logo a continuação kkkkkkkkkk
Tomara que sai o quanto antes!
É isso então gente,não esqueçam de comentar o que acharam,se já leram,suas opiniões sobre a história.....
Por hoje é só,nos vemos amanhã na próxima postagem!
Grande abraço e ótima semana pra vocês!

4 comentários:

Nessa disse...

Oie
Tenho muita vontade de ler este livro, leio pouco terror, mas eu curto este tipo de livro. Fiquei curiosa pelo desenvolvimento da história.

Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Estou precisando de um livro exatamente assim: curto, mas intenso.
Com reviravoltas e que a cada capítulo traz surpresas.
Já vai para a listinha.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cláudio Cabral disse...

Oi Nessa!
Esse é um bom livro de terror,daquele tipo que te deixa com mais e mas vontade de ler e quando chega no final você já quer a continuação pra ontem!kkkkkkkkk
Tomara que a sequência seja lançada ano que vem :D
Beijos!

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Esse então é o livro pra você kkkkkkk
Não dá pra parar de ler,a cada página uma revelação,um fato inusitado....gostei muito!
Beijos!

Postar um comentário