sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Resenha:Mr Mercedes


Livro:Mr Mercedes
Autor:Stephen King
Editora:Suma de Letras
Páginas:400
Tradução:Regiane Winarski




Sinopse

Nas frigidas madrugadas, em uma angustiante cidade do Centro-Oeste, centenas de pessoas desempregadas estão na fila para uma vaga numa feira de empregos. Sem qualquer aviso um motorista solitário irrompe no meio da multidão em um Mercedes roubado, atropelando os inocentes, dando ré e voltando a atropelá-los. Oito pessoas são mortas, quinze feridos.
Em outra parte da cidade, meses mais tarde, um policial aposentado chamado Bill Hodges é ainda assombrado por um crime sem solução. Quando ele recebe uma carta enlouquecida de alguém que se auto-identifica como privilegiado e ameaça um ataque ainda mais diabólico, Hodges acorda de sua deprimente e vaga aposentadoria, empenhado em evitar outra tragédia.
Brady Hartfield vive com sua mãe alcoólatra na casa onde ele nasceu. Ele adorou a sensação de morte sob as rodas da Mercedes, e ele quer aquela corrida de novo. Apenas Bill Hodges, com um par de aliados altamente improváveis, pode prender o assassino antes que ele ataque novamente. E eles não têm tempo a perder, porque na próxima missão de Brady, se for bem sucedido, vai matar ou mutilar milhares. 
Mr. Mercedes é uma guerra entre o bem e o mau, do mestre do suspense, cuja visão sobre a mente deste obcecado assassino insano é arrepiante e inesquecível.




Oi gente!Como vocês estão?Primeira resenha do ano tem que ser de um autor mega especial pra mim e por sinal foi a última leitura de 2017 hahahahhahaha
Vamos conversar um pouco sobre Mr Mercedes,primeiro livro da trilogia Bill Hodges escrito por ninguém menos que o mestre Stephen King.

 Bill Hodges,detetive recém aposentado que está em vias de acabar com sua própria vida....isso até receber uma mensagem de Mr Mercedes,assassino responsável pela morte de várias pessoas em uma fila de emprego,partindo com o Mercedes pra cima de todos.
Um dos poucos casos que Bill não conseguiu resolver,ele acaba encarando a mensagem como um desafio e aos poucos vai voltando à ativa mesmo que clandestinamente em busca de justiça para deter o assassino.
Brady,um rapaz que se divide em dois empregos,morando com a mãe alcoólatra e com um passado conturbado.Passado esse do qual ele se orgulha.Principalmente seu ato com o Mercedes,a sensação de poder....e ele quer aquilo de novo.
Um detetive determinado a finalizar o caso.
Um assassino em busca de desafio e do grande ato.
Quem vai vencer?




Tinha minhas dúvidas quando esse livro foi lançado.Sei que o King é genial,escreve livros como poucos e por aí vai.Só que thriller policial.....não sabia se ele conseguiria adaptar o estilo de escrita dele para entrar de cabeça nesse mundo.
E como conseguiu,conseguiu demais!
Algo que me chama a atenção é a objetividade com que ele desenvolve a trama.Estamos mais acostumados com um King extremamente detalhista,por vezes com muitas divagações.Só que em Mr Mercedes temos isso de uma forma equilibrada e cuidadosa,dando ao leitor os elementos certos para um bom thriller policial.
De início ele já choca,porque ele não faz questão de esconder o assassino.Nas primeiras páginas já sabemos quem ele é.Isso poderia ser positivo ou negativo,é muito arriscado.Minha opinião:o autor acertou em cheio.Ele nos mostra que é possível sim manter o leitor preso no suspense mesmo sabendo quem é o vilão da história logo de cara.Esse estilo me lembrou bem Psicose,do Robert Bloch.
Bill Hodges é um personagem sensacional.Ele não é um detetive muito dentro dos padrões,mas o humor ácido,a mente aguçada,o equilíbrio dele...ele foi tão bem construído que muitas vezes eu me vi conversando diretamente com Bill.
King vai colocando várias situações e vários questionamentos ao longo da história,mas as respostas vão vindo aos poucos.Ele vai amarrando todas as pontas soltas até chegar ao seu final.
A narrativa é pelo ponto de vista do Bill e do Brady também.Essa dualidade de narrativas foi super importante,porque deu um dinamismo pra trama,dando a impressão que estamos assistindo a um filme.Sem falar que com esse estilo de narrativa,vamos entendendo o porquê da situação ter chegado a esse ponto,conhecendo os fantasmas dos principais personagens.
Não posso deixar de mencionar os personagens secundários,que gente......eles são sensacionais e têm uma importância gigante dentro da trama.Jerome,o jovem nerd que cuida do gramado de Bill e Holly,uma mulher com transtornos,inteligentíssima,prima de Janey que está ajudando nas investigações.
Enfim,o desenvolvimento da história transcorre de uma forma muito tranquila,com doses de ação bem narradas e construídas,com personagens bem característicos,cada um deixando a sua marca dentro da trama.
Tenho alguns problemas com o autor na forma como ele retrata a questão do racismo nos seus livros,como se fosse algo banal e natural (infelizmente acaba sendo mais natural do que imaginamos),e isso não é algo que reparei só nesse livro,mas em outros também.
Só digo uma coisa:olho na Holly,vocês vão adorar ela,um dos melhores personagens secundários.Não vou falar mais pra dar spoiler,mas me surpreendeu muito positivamente a forma como o King soube trabalhar ela e conduzir os personagens para que chegassem a ela.
O autor trabalha bastante também com o psicológico aqui,principalmente com Brady,onde ele vai abordar uma relação um tanto quanto estranha entre Brady e a mãe,mostrando também o que aconteceu pra chegar a isso.
Pra finalizar,Mr Mercedes é um livro que entrega um thriller muito bem elaborado,com elementos de mistério,ação e humor em algumas partes,que vão deixar os leitores grudados em cada página.King mostra que também pode se aventurar nesse mundo e continuar com o padrão de qualidade e genialidade que conhecemos.
Uma caçada de gato e rato,onde nem sempre o previsível é tão previsível assim.....


É galerinha,que livro.2017 não poderia ter sido encerrado com uma leitura melhor.Essa edição é caprichada e tanto a capa quanto a contra capa tem tudo a ver com a história.
Se querem ler algo do King,mas não querem ler as histórias mais puxadas para o terror,Mr Mercedes é uma excelente indicação,que vai conduzir vocês em uma investigação intensa e misteriosa.
Bom gente,é isso então,espero que tenham gostado.
Não deixem de comentar o que acharam!
Vou indo nessa,nos vemos na próxima postagem!
Grande abrço!

4 comentários:

Renata Bonasio disse...

Oi Cláudio!
Quero muito ler esse trilogia, ela já está há um tempo na minha estante... rs
São tantas leituras a fazer que uma vai atropelando a outra...
Feliz 2018!
bjs

Amor por Livros

Cláudio Cabral disse...

Oi Renata!
Nem me fale,acho que Mr Mercedes tá na minha estante há uns 2 anos quase kkkkkkkkkk
Não sei porque não peguei antes pra ler,mas antes tarde do que nunca hahahahahhaa
Feliz 2018 pra você também!!
Beijos!

Luli Ap. disse...

Olá Cláudio
Quero muito ler esse livro do King!!!!
Ainda mais agora depois da sua resenha.
Um thriller policial de tirar o fôlego, pontos de vista alternados e personagens secundários bem construídos.
No topo da lista dos desejados.
Bjs Luli

Cláudio Cabral disse...

Oi Luli!
Um dos melhores lidos do King em 2017,sem dúvidas!
É um King bem diferente do que costumamos ver,mas ainda sim com a mesma genialidade e personagens marcantes.
Me diz depois se gostou!
Beijos!

Postar um comentário